Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Palpites para a Semana 2 da NFL

Agora que a NFL já está oficialmente funcionando, hora de voltar a uma das minhas colunas favoritas: Os palpites da semana.

Eu confesso que nem sei porque gosto tanto dessa coluna, na verdade. Nao adiciona muuuito, é meio aleatória (como todo palpite, tem muita margem de erro) e acaba me gerando mais reclamaçōes do que quase qualquer outra coluna. Then again, é um jeito fácil e prático de mostrar meu posicionamento em relação aos diversos times, é divertido pra mim (espero que pra voces tambem), e é bom pra indicar quais os atrativos de cada jogo (e tambem os melhors jogos) pra quem ainda está começando a assistir. So there!

Antes de começar, dois comentarios rapidos. Pra aqueles que estão esperando novos posts da série Especial NBA - Os times históricos, queria pedir desculpas pela demora pra sairem novos capítulos (o próximo? Magic e Isiah). Mas espero que entendam: Um post desses envolve muito mais trabalho e tempo do que um post normal. Eles são maiores, tem uma quantidade maior de informaçōes e eu sou um pouco mais rigoroso com relação a qualidade com eles, por isso demora mais pra pesquisar e escrever o post em si. De qualquer forma, semana que vem devemos ter um post novo (terça ou quarta) com Magic e Isiah, e vou tentar soltar um por semana... Mas não posso prometer. Valeu pela compreensão.

Segundo, que minha semana começou ruim, com meu palpite pelo Bears indo pro espaço... Embora eu ainda ache meu motivo legítimo. Mas esqueci de um detalhe: Jay Cutler não consegue jogar bem em jogos a noite. Lembro até que uns anos atrás a teoria era de que ele tinha problemas com a visão por conta da sua diabetes, sendo que sua visão ficava prejudicada com a menor luz disponível (a teoria tem um fundo de verdade, mas...). Mas tudo bem, eu aguento. Só não aguento que escalei o Cutler no meu fantasy e ele terminou com 2 pontos. 

Mas bem, faz parte. Vamos agora para nossas picks pros jogos dessa rodada, time da casa em caixa alta...


Chiefs ganha do BILLS

Um dos palpites mais difíceis dessa semana, mas com Tamba Hali e Brandon Flowers de volta, o Chiefs vai voltar a parecer o time que é de verdade e dar trabalho pro Bills. O Chiefs pareceu pior do que realmente é semana passada porque, sem seus melhores defensores, acabou vendo o Falcons abrir o placar cada vez mais, e com isso o Chiefs teve que abandonar seu jogo confortável (uma versão bem piorada do Niners, controlando o ritmo do jogo e confiando na sua defesa) pra jogar mais intensamente pelo ar e confiar demais na força do braço do Matt Cassell. Contra Ryan Fitzpatrick e o Bills, e com a defesa completa, acho que não terão que fugir do seu plano de jogo e vão conseguir se impor, especialmente nos turnovers.

Embora a defesa do Bills deva melhorar depois de uma pessima semana 1, e o Bills jogue em casa, Fitzpatrick realmente não conseguiu me convencer até agora. Sem Fred Jackson, a bola deve ficar ainda mais nas mãos de Fitzpatrick, e como em todo jogo entre duas boas defesas (no papel...) vou apostar no time que tem potencial de cometer menos turnovers. No caso, o ataque conservador do Chiefs.


PANTHERS ganha do Saints

Essa talvez seja a pick mais difícil do dia. Mas eu vou com o Panthers. O motivo? Simpesmente por ser o time da casa. Ok, tem mais motivos, mas esse é um dos principais.

Os dois times causaram uma má impressão semana passada, mas de formas diferentes: O Panthers foi fisicamente dominado por um time secretamente bom do Bucs (mais disso em um instante) e o Saints se afundou numa sucessão de erros e péssimos ajustes táticos que foram incapazes de parar o ataque do Redskins. O Panthers joga seu melhor quando consegue impor seu jogo terrestre, enquanto o Saints joga melhor quando... Bem, quando não está sendo comandado pelo técnico interino do técnico interino (sério!). O Panthers vai ter a volta do Jonathan Stewart e enfrenta uma defesa com muitos problemas para parar o jogo terrestre, um time menos físico do que o Bucs foi semana passada... E no que depender de ajustes por parte dos técnicos, o Panthers tem uma grande vantagem. Mas o Saints tem Drew Brees e um ataque mais confiável. Então o desempate fica por conta do time que joga em casa. Meu palpite especial de zebra: Panthers 24, Saints 20.


BENGALS ganha do Browns

Acho que o Bengals é um time mais fraco que foi ano passado... Mas e dai? Contra o Browns (cuja defesa está sem Joe Haden, suspenso) isso não deve ser problema. Mas vai ser um jogo feio pra burro, com muitos turnovers e mais um jogo fraco do inexplicável Brandon Weeden... Mas vale o interesse criado entre o RB Trent Richardson, do Browns, e o MLB Rey Maualuga, do Bengals, que trocaram provocaçōes durante a semana. Se o Browns aprendeu a lição e insistir no jogo terrestre, como deveria, Maualuga e Richardson provavelmente vão ficar frente a frente muitas vezes nessa partida. Num jogo que tem tudo pra ser um dos mais chatos da rodada, pelo menos é um duelo particular pra se acompanhar.


Texans ganha do JAGUARS

Hmm... Acreditam se eu falar que estou com sérias dúvidas aqui? Eu gosto do Texans, acho um bom time dos dois lados da bola... Mas o Houston tem problemas sérios pra jogar fora de casa, especialmente dentro da AFC West, e o Jaguars é um time melhor do que muita gente pensa. Se a defesa terrestre do Jaguars funcionar (e deve funcionar), esse jogo pode ficar muito apertado em Jacksonville... Mas não consigo apostar no Jaguars mesmo assim. Não pra vencer o jogo. Se fosse uma aposta em Vegas (+7 o spread a favor do Jaguars)? Hmm... Outra história. Nessas horas o record do Gary Kubiak fora de casa, mas dentro da divisão, acabaria pesando (4-14), e eu lembraria que o Jaguars provavelmente não vai produzir tantos turnovers como o Dolphins... Vamos em frente antes que eu mude de ideia.


Vikings ganha do COLTS

Hmm eu mudei de ideia umas cinco vezes nesse jogo, porque acho que o Andrew Luck vai ter um bom dia contra o Viks em seu primeiro jogo em casa e não acho o Viks grande coisa. Then again, eu simplesmente não consigo vislumbrar o Colts parando o Adrian Peterson. Eu vi o suficiente de Colts e Bears pra saber que o Colts a) Não tem jogo terrestre e a linha ofensiva em geral fede; e b) que o Colts não sabe dar tackles. Contra Jared Allen e Adrian Peterson, isso deveria significar alguma coisa... certo? E o Viks ganha de presente a baba de começar o ano contra Colts e Jaguars (Em casa) pra começar 2-0, alguém achar que eles podem ser bons... E vocês sabem o resto. Não confio em Christian Ponder...


Raiders ganha do DOLPHINS

Eu simplesmente acho o Dolphins horrível, não consigo evitar. Prefiro Carson Palmer a Ryan Tannehil e Darren McFadden sobre o time inteiro do Dolphins. O Raiders simplesmente tem um time melhor, é fácil assim.

Mas mais importante, esse jogo vai ser uma tortura psicológica do mais alto grau pra quem se dignar a assistir. Escutem seu blogueiro: Fujam desse jogo. Sério.


PATRIOTS ganha do Cardinals

Kevin Kolb contra Tom Brady, fora de casa? Preciso explicar essa pick? De verdade??

Único tópico de interesse nesse jogo: Ver como o ataque do Patriots se comporta contra uma defesa melhor. Um numero surpreendentemente alto de torcedores do Patriots vieram me procurar depois da minha ultima coluna pra falar que estão um pouco preocupados com o ataque terrestre, que está tendo sua dose de desconfiança sobre os recebedores, cuja linha ofensiva é bem fraca... E até algumas questōes sobre o próprio Brady (35 anos tem sido uma idade de declinio para grande parte dos QBs). Por motivos que eu já expliquei (pessima defesa terrestre, falta de pass rush, ataque confuso e sem Kenny Britt, etc) eu acho o Titans um péssimo time pra avaliar se o Patriots mudou ou não em relação ao ano passado. O time jogou bem contra o Titans, correu com a bola, mas o interessante aqui é ver como esse ataque se comporta como uma defesa superior, mais preparada para dar trabalho. Ainda que  o Cardinals ainda seja um péssimo parâmetro pra essa jovem defesa do Pats, é um teste interessante pro ataque da equipe. 


Bucs ganha do GIANTS

Yes, hora de deixar todo mundo confuso. Bucs ganhando do Giants?? Você ta overreacting tanto assim pra semana 1?? O jogo é em New York ainda!!! Minha defesa em três partes:

A) Por motivos que eu já expliquei, eu acho o Bucs um time que vai ter um breakout year essa temporada. O Bucs foi um dos times mais interessantes em 2010 e ficou a uma derrota na prorrogação e em casa pro Lions (Sem Matthew Stafford) de ir pros playoffs no lugar dos eventuais campeōes Packers. Cheio de jovens talentos, era o candidato de muita gente pra estourar em 2011... Só que problemas com um técnico muito ruim fizeram o time se afundar sozinho e perder 10 jogos seguidos. E agora, com um novo técnico e uma nova mentalidade (e um pouco de saúde), o Bucs tem tudo pra retomar de onde parou em 2010... Sabe, que nem o Niners fez depois de um bom 2009, todo mundo achando que ia estourar em 2010, onde esbarrou em Mike Singletary... E daí Jim Harbaugh chegou em 2011 e fez o time ganhar 13 jogos? Tipo isso, em menor escala.

B) O Giants é MUITO inconsistente quando joga em NY. Na verdade, o Giants tem um aproveitamento 50% na temporada regular (desde 2006) quando joga fora de casa em relação a jogar em casa. Se eu vou apostar num upset do Bucs pra cima do Giants, prefiro bem mais apostar com esse jogo sendo em NY do que fora de lá. De alguma forma, isso faz sentido.

C) O Bucs é um matchup chato pro Giants. Eles marcam bem os WRs e tem problemas pra marcar os TEs, por exemplo... O que significa que o Giants teria que se adaptar ao jogo curto sem Mario Manningham nem um TE bom o suficiente pra causar preocupação na defesa. Além disso, o jogo terrestre não é o forte do Giants, e se a defesa do Bucs continuar sendo física como foi contra o Panthers, eles vão ter dificuldades pra correr com a bola com aquela linha ofensiva. E pra terminar, a secundária do Giants ainda ta muito destruída, o que vai facilitar a vida do Josh Freeman.

Some tudo e eu realmente aposto numa vitória do Bucs. E que o Giants vai dar a volta por cima e ganhar 5 jogos seguidos no final da temporada e ir aos playoffs 10-6. Como sempre. 


Ravens ganha do EAGLES

O Eagles quase conseguiu perder semana passada do Browns, mesmo com o Brandon Weeden lançando quatro interceptaçōes... Eu realmente não confio no Eagles, e eu realmente confio no Ravens esse ano. Acho que o ataque ta se ajustando e a defesa, ainda que menos intimidadora sem Terrell Suggs, ainda consegue segurar suas pontas muito bem. E o Eagles só vai a algum lugar quando Michael Vick parar de lançar interceptaçōes e começar a jogar o que ele pode. A defesa não se encaixou como devia (ainda), e o Andy Reid foi muito mal no primeiro jogo da temporada, ao insistir com os passes do Vick ao invés de continuar dando a bola no LeSean McCoy. Contra o Ravens, mais do que nunca é importante evitar o excesso de passes longos e deixar o McCoy correr ou se virar com os passes curtos... Mas isso seria a coisa lógica a se fazer, e portanto não vai acontecer. E mesmo se acontecer, o Ravens consegue viver com isso se o Joe Flacco continuar jogando bem no ataque. So there.


SEAHAWKS ganha do Cowboys

Em toda a NFL, talvez não tenha um time que tenha um home-field advantage tão grande como o Seattle Seahawks jogando no Qwest Field. A torcida é tão fanática e contagia tanto o time que eles parecem outra equipe quando jogam em casa. Some isso a uma boa defesa, um bom jogo terrestre e um QB que foi uma das sensaçōes  da offseason (ainda que calouro, eu gosto do Russell Wilson)... E lembre-se que do outro lado está o time mais bipolar da NFL. Eu acho que vai ser apertado, mas acho que o Cowboys vai acabar entregando e o Hawks vai aproveitar isso pra sair com a vitória. Se tem um lugar pro Cowboys voltar a entregar, vai ser no estádio mais barulhento da NFL.


Redskins ganha do RAMS

Muito dificil tambem. O Redskins ganhou bem do Saints e o Rams deu muito trabalho pro Lions, mas não sei exatamente em que acreditar, porque ainda não estou convencido com nenhum dos dois times. O Rams teve um jogo que me fez acreditar que eles não vão ser o saco de pancadas que muita gente imaginava antes da temporada começar, mas ainda não estou pronto pra acreditar que eles serão bons. E embora eu não confie no Redskins, tem uma boa defesa e Robert Griffin vai enfrentar uma defesa relativamente fraca, com boas chances dele ter outra boa partida. Fico com Reds.


STEELERS ganha do Jets

Eu ainda acho o Steelers um time pior do que muita gente imagina (não horroroso, mas não acima de 8-8 ou 9-7) com as lesōes na defesa e a péssima linha ofensiva. E ainda acho o Jets um time que vai brigar até o final pelos playoffs com uma boa defesa em uma AFC muito fraquinha, por mais que seu QB seja Mark Sanchez. Mas em Pittsburgh, o Jets não vai ganhar do Steelers mesmo sem Troy Polamalu e James Harrison. Btw, outro candidato a jogo feio da semana, cuidado.

Talvez o principal motivo dessa descrença no Jets seja que o Darrelle Revis vai perder o jogo com uma concussão leve. Revis não é só o melhor CB da NFL, ele é o pilar de toda a defesa do Jets. Todo o esquema defensivo de NY revolve em torno do fato de que Revis sozinho consegue tirar um WR do jogo. Sem Revis e sem um substituto decente, a defesa vai ter que se virar com um plano de jogo totalmente novo contra um time cheio de opçōes explosivas. Ainda que o Jets provavelmente vá ter sucesso indo pra blitz, mas vai ser pouco, especialmente porque a defesa do Steelers ainda vai dar trabalho pro Sanchez. E em Pittsburgh, sem chance.


CHARGERS ganha do Titans

Jake Locker é dúvida, a defesa do Titans está muito ruim e o ataque está muito confuso, e Chris Johnson corre menos do que eu ultimamente. A não ser que o Kenny Britt volte em forma e o ataque terrestre volte a funcionar, o Titans vai ser um time bem pior do que eu esperava em 2012 com essa defesa. Enquanto isso, o Chargers sabe que tem que ganhar gordura na disputa pelo título de divisão, se reconstruiu bem do ano passado pra cá e sabe que pode engrenar com mais uma vitória. Jogando em casa, eu acho que vai ser o Chargers que vai vir babando e o Phillip Rivers vai brincar o dia todo com a secundária do Titans. E se eles não conseguirem correr com a bola, ainda pior, porque o Locker vai ter trabalho pra passar contra essa boa secundária.


NINERS ganha do Lions

Deixando de lado o Handshake Bowl, eu acho que esse jogo bem interessante. Mesmo assim, o Lions teve bastante trabalho contra um medíocre Rams mesmo conseguindo correr bem com a bola... E eles não vão ter esse luxo contra o 49ers. O Niners também já deixou claro que está muito tranquilo tirando o jogo terrestre do adversário e obrigá-los a viver do passe como fizeram contra o Packers, e o Packers tem um ataque aéreo muito melhor que o do Lions. Portanto, se o Lions quiser vencer, eles vão ter que parar o jogo terrestre e forçar turnovers... Sabe, contra o time que talvez tenha o melhor ataque terrestre da NFL e ta pra bater o recorde da história da Liga de mais tempo sem cometer turnovers? No chance. 

Btw, perdido no meio de todo o hype do Niners depois da vitória sobre o Packers (Sério, o Niners bateu um recorde, foi de "Ninguem acredita na gente!" pra "Todo mundo acredita na gente!" em três horas... Se nosso técnico não fosse Jim Harbaugh, eu estaria preocupado) está um fato: Alex Smith está jogando muito bem. Nos seus ultimos três jogos, ele jogou melhor que Drew Brees e Aaron Rodgers, e jogou pelo menos de igual pra igual com Eli Manning. Ele não é aquele QB explosivo como esses três, que vai ganhar muitas jardas pelo ar e ganhar jogos sozinho, nem nunca será um QB da elite da NFL... MAs ele é um dos melhores da NFL em tomar (boas) decisōes, pensar rapidamente, trabalhar o play action, e conduzir um ataque com liderança e altruísmo e, principalmente, tomar conta da bola. E contra uma fraca e esburacada secundária de Detroit, e com o jogo terrestre funcionando contra uma defesa terrestre fraca... Sinto muito, mas o Lions não vai parar Alex Smith. Eu estou satisfeito que ele seja o QB do meu time (Sim, eu esperei ansiosamente 7 anos pra escrever essas duas frases. E nunca achei que fosse fazê-lo).


FALCONS ganha do Broncos

Falcons não tem o pass rush nem a secundária pra causar problemas pro Peyton Manning, que provavelmente vai ter um bom jogo com tempo e liberdade pra fazer o que ele sempre fez. Mas ai está, agora ele está enfrentando um ataque mais explosivo ainda. Manning pode controlar o relógio, mas o ataque do Broncos não tem o potencial explosivo do ataque do Falcons, e ambas as defesas são semelhantes (especialmente se a linha ofensiva do Falcons conseguir controlar o pass rush). Ou seja, acho que esse jogo vai ser decidido no volume de ataque e quem consegue controlar melhor o relógio. E o Falcons tem o melhor ataque terrestre e os melhores WRs. 

Então é, não é exatamente um grande teste pro Manning contra uma grande defesa (especialmente com Brent Grimes fora pra temporada). Pra mim o grande teste de Manning será contra uma defesa física que vá pro rush e atinja ele repetidamente. Mas é um jogo interessante porque, pelo menos no papel (e a não ser que a dupla Elvis Dumervil - Von Miller desequilibre o jogo derrubando Matt Ryan), o Falcons tem uma pequena vantagem no ataque pelo conjunto, e se o Broncos quiser vencer, Manning vai ter que superar Ryan e tirar essa diferença. Claro que não é tão simples e racional assim, mas vocês entenderam: Esse é um jogo interessante pra ver até onde Manning pode levar o Broncos, nem que seja apenas um primeiro teste de vários. Can't miss!


Semana 2: 0-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário