Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Palpites para a semana 3 da NFL

Hmm então, a idéia era postar o Especial NBA com Magic e Isiah ontem a noite (faltava terminar) e fazer, como sempre, os palpites da NFL na sexta feira. Mas como um imprevisto me forçará a ficar longe do computador durante boa parte da quinta e toda a sexta feira, eu acabei com duas opções: Terminar Magic e Isiah no tempo que me restava, ou fazer os palpites pra Semana 3 e terminar o Especial NBA semana que vem. Acabei preferindo fazer os palpites por ium motivo simples, eles tem prazo de validade (tem que ser postados antes da rodada), preferindo fazer o Especial com calma. 

Peço desculpas e garanto que semana que vem sai.

Enquanto isso, vamos pros palpites pra semana 3 da NFL sem perda de tempo, time da casa em caixa alta.


PANTHERS ganha do Giants

Mudei de ideia entre 10 e 15 vezes nessa partida ao longo da semana, mas finalmente fechei nesse palpite quando soube que Hakeem Nicks (além dos já confirmados fora Ahmad Bradshaw, David Dahl e uma boa parte da defesa) não joga. Mesmo com a volta do Prince Amukamara, acho que a secundária do Giants vai ter um prato cheio com o Panthers, especialmente porque o Pass Rush do Giants, tão poderoso em 2011, ainda não engrenou em 2012. Pode engrenar agora e amassar o Panthers, claro, e o Giants é um time que joga bem melhor fora de casa... Mas sem Nicks, sem TEs e com marcação dupla no Victor Cruz o jogo todo, parece uma receita muito ruim pro Eli Manning essa rodada, especialmente depois de um jogo desgastante contra o Bucs semana passada e apenas três dias de descanso. Mas promete ser um bom jogo, ainda que eu ache que Cam Newton vai ser demais pro Giants.


BEARS ganha do Rams

Foi bonitinho a semana passada a NFC West indo 4-0 e fazendo muita gente acreditar que ela possa escapar de ser o saco de pancadas da NFL (aliás, não descarte isso tão rapidamente), mas a Semana 3 vai ser mais difícil, com Seahawks enfrentando o Packers e o Rams enfrentando o Bears no Soldier Field. Jay Cutler teve um péssimo jogo contra o Packers semana passada e matou meu time de Fantasy, mas não acredito em outra performance igual àquela, por mais que o Cutler tenha sido muito inconsistente ao longo da sua carreira, ele é um bom QB que sabe ter grandes jogos. E ainda não me convenci totalmente com o Rams, apesar da melhora enfrentou duas defesas bem baleadas. Mas mesmo com uma secundária surpreendentemente boa, não vejo o Rams capaz de parar o ataque aéreo E terrestre do Bears enquanto tenta ultrapassar a forte defesa de Chicago com um Steven Jackson baleado.

O que me preocupa mais no Bears é o ambiente: Diversos jogadores criticaram Cutler abertamente depois do jogo contra o Packers por ter humilhado seu LT depois de um sack na partida. Engraçado que Cutler sempre teve uma reputação de ser alguem de quem os companheiros de time gostavam, pelo visto pegou mal mesmo isso... Ou vai ver o time gosta dele menos do que a gente imaginava. Vai saber. Eu acho isso preocupante pro longo prazo, mas não pro time dar a volta por cima depois de uma derrota humilhante pro Packers em cima dos fracos Rams.


Bills ganha do BROWNS

Brandon Weeden jogou bem semana passada, Trent Richardson é um ótimo RB, o Browns talvez não seja tão ruim quanto muita gente esperava... Ou pelo menos quando o seu melhor defensor, Joe Haden, voltar aos campos depois de uma suspensão de quatro jogos. Haden tem no Browns um papel estilo Darrelle Revis no Jets, o esquema defensivo da equipe se baseia em torno dele pra tirar um WR do jogo, e sem ele a defesa do Browns precisa se abrir mais... E os resultados são obvios. Além disso, a melhor forma de se ganhar do Bills é forçando o ataque a cometer erros sozinho, especialmente as interceptaçōes do Ryan Fitzpatrick, e isso fica mais difícil quando você está sem seu melhor Cornerback. Acho que o Bills ganha porque vai pressionar mais o Weeden do que a decepcionante defesa do Bengals semana passada, e porque o Browns está com um buraco na secundária se Haden, mas vale ligar aqui o "Upset alert"... Por via das dúvidas.


Bucs ganha do COWBOYS

Tudo ou nada pra minha teoria de que o Bucs vai ser uma surpresa positiva na NFL esse ano. O Cowboys joga em casa, mas ta vindo de um péssimo jogo contra o Seahawks e se o Bucs jogar de forma física como o Hawks, eles podem incomodar o Cowboys o suficiente. E não confio em Tony Romo passando pra 510 jardas como o Eli Manning semana passada caso o Dallas entregue a mortadela e se encontre em um buraco. 

Claro, isso depende do Bucs conseguir colocar o Cowboys nele fora de casa em primeiro lugar. Mas eles fizeram isso muito bem contra o Giants semana passada, ganharam de um bom time do Panthers fora de casa na primeira rodada, e em geral mostraram muita vontade e um jogo bem físico nessas partidas. Acho que eles conseguem de novo contra o Cowboys, que também tem um potencial autodestrutivo bem alto. Then again, eu tenho uma grande chance de quebrar a cara e ver o Cowboys jogando um bom jogo. Se isso acontecer, eles perdem a próxima partida. Podem anotar.


COLTS ganha do Jaguars

Depois de um ótimo jogo semana passada, comecei a me sentir mais confiante com o Andrew Luck mesmo com esse time horrível do Colts. O Jaguars fez muito feio em casa semana passada, o jogo aéreo voltou a ter um setback depois de uma melhora na primeira semana, e a defesa do time parece mais confusa do que deveria ser (sendo um bom grupo). Algo no Jaguars sempre me inspira alguma confiança, seja por Maurice Jones-Drew ou pela defesa, mas não tou vendo isso esse ano. E acho que o Colts pode tirar vantagem disso jogando em casa. Luck está ganhando confiança, a torcida comparecerá em peso...

Isso me faz pensar... Nessa fraca AFC (tirando Ravens, Pats e Texans, não tem nenhum outro lock aos playoffs) e enfrentando duas vezes Jaguars e Titans, será que o Colts não consegue garantir algo como 8-8 e de repente tentar brigar por uma vaga nos playoffs? Quantas vitórias serão necessárias essa temporada pro 6th seed da AFC? Será que um golpe de sorte pra fazer esse record 9-7 consegue colocar o Colts nos offs? E qual será o hype em cima de Luck se isso acontecer? 

Ok, ok, empolguei demais. Um jogo de cada vez, e depois a gente pensa nos playoffs. Mas se o Colts quer sonhar alto, tem que começar fazendo o dever de casa dentro da divisão contra os times fortes. E o Jaguars é um bom candidato.


DOLPHINS ganha do Jets

Agora isso está ficando bom... E eu ainda acho o Dolphins um time com boas chances de vencer esse jogo porque o Jets joga fora de casa e porque... Como colocar isso... O ataque do Jets é uma droga. Mas eu ainda acho que se o Jets for ultra conservador no ataque e confiar na sua defesa contra Ryan Tanehill, com Revis de volta, acho que vai ser suficiente pra ganhar um jogo muito feio. Então eu tive que pensar bastante antes de pegar Dolphins... E explico o porquê.

O Jets, com Mark Sanchez sendo ruim, depende muito do jogo terrestre. Semana passada vimos o que aconteceu quando o jogo terrestre não encaixou, e não foi bonito. Sanchez com responsabilidade demais, fora de casa, nunca é um bom caminho pro sucesso. E o Dolphins tem feito um excelente trabalho contra o jogo terrestre, datando de temporada passada. Se nao me engano, tem 15 jogos que nenhum RB passa de 100 jardas terrestres contra essa defesa. Então ainda que o Jets seja um time melhor, a falta de jogo terrestre do Jets e um Sanchez fora de casa parecem uma receita pro fracasso. E se o Jets perder sem ataque, podem esperar pros primeiros cantos de "TEEEEEEEBOOOOOOOOW!"


Niners ganha do VIKINGS

Sabia que o Christian Ponder tem o melhor aproveitamento nos passes em toda a NFL depois dessas duas semanas, com mais de 75%? Tudo bem, contra as defesas aéreas de Colts e Jaguars, mas ta valendo. Then again, ele enfrenta agora a melhor defesa da NFL e um time que muito possivelmente vai jogar pra tirar o jogo terrestre do Vikings e forçar Ponder a lançar o máximo possível. Numa nota relacionada, Alex Smith tem o segundo melhor Rating e o segundo melhor QBR da NFL depois de duas rodadas (atrás do Matt Ryan). E o Niners tem a melhor defesa da NFL. So there!

Interessante notar que o Niners não só tem a melhor defesa da NFL, ela também é extremamente versátil e o coordenador defensivo Vic Fangio sabe tirar o máximo de cada situação. Contra o Packers, o Niners tirou o jogo terrestre de GB e forçou o Packers a jogar apenas pelo ar. Contra o Lions, outro grande ataque aéreo, o Niners colocou cinco homens atrás (deixando a linha de frente com jogador a menos) pra tirar os passes longos pro Calvin Johnson e forçou o Lions a tentar jogar pelo chão pra abrir a secundária (não funcionou). Vamos ver como o Niners vem para enfrentar o Viks. 


SAINTS ganha do Chiefs

Já dizia o grande Ace Ventura, você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. E o Chiefs causou uma péssima esse ano. A primeira derrota pro Falcons era explicável mesmo sendo dentro de casa pela ausência de Tamba Hali e Brandon Flowers, dois melhores defensores da equipe. Mas a surra que o time tomou do Bills semana passada, deixando o fraco Fitzpatrick fazer o que quis... Com a defesa quase completa (só com Kendrick Lewis fora)? Causou uma impressão muito ruim. A defesa do Chiefs simplesmente não conseguiu dar tackles quando um jogador tinha espaço. Embora alguém possa colocar isso na conta da ausência de Lewis, a habilidade de uma defesa em conseguir tackles quando o adversário tem espaço é muito importante para qualquer time que queira ter sucesso desse lado da bola. E o Chiefs foi péssimo nisso.

Ok, eu estou muito descrente do Saints esse ano. Numa NFC bem competitiva, não vejo New Orleans nos playoffs. Mas acho que jogando em casa e com um Drew Brees puto da vida, e com uma defesa incapaz de parar jogadores depois de recepçōes (Darren Sproles, alguém?) acho que o Saints vai ter um bom caminho pra vitória, especialmente porque a melhor forma de vencer o Saints é tendo um QB capaz de fazer estrago pelo ar, e eu não confio no jogo aéreo do Chiefs. Inclusive esse é um aspecto que tem atrapalhado bastante o Chiefs, a dificuldade em impor o jogo terrestre pra proteger Matt Cassell. Se o Saints não conseguir segurar pelo chão, podemos ter um jogo apertado do Chiefs. Mas num Dome barulhento, estou descrente, o Saints é um matchup ruim.


Lions ganha do TITANS

O Lions é um bom time que simplesmente esbarrou num time melhor semana passada. Mas com a péssima defesa do Titans, acho muito difícil Megatron ser contido da mesma forma que foi contido pela do Niners semana passada. O Lions tem feito esforço pra impor mais o jogo terrestre e tirar um pouco do peso que ta nas costas do Matthew Stafford, e o Titans foi o time que tomou 150 jardas do Stevan Ridley. Acho que o Titans não vai tomar uma surra porque a secundária do Lions ainda está bem desfalcada, e é um bom teste pro Jake Locker, mas sem ataque terrestre nenhum (a confirmar, mas acho que eu tenho mais jardas terrestres que o Chris Johnson essa temporada) e com uma defesa incapaz de gerar turnovers ou... bem, defender, o Titans vai ter uma temporada muito difícil. Prefiro apostar num bom retorno do Lions do que na primeira vitória do Titans. 


Bengals ganha do REDSKINS

O Redskins recebeu uma dura notícia semana passada, ao saber que dois dos seus melhores defensores (inclusive o excelente Brian Orakpo) estão fora do resto da temporada. Mesmo com Robert Griffin tendo bons jogos, o Redskins ainda tem muitas falhas no seu time e ainda perdeu armas muito importantes no seu bom sistema defensivo. Acho que o Redskins ainda vai ter um bom ano, mas acho que no momento essas perdas vão falar mais alto e o Redskins vai perder um jogo em casa pros medianos Bengals.

A defesa do Bengals está jogando muito mal, e acho que RG3 vai ter mais um bom dia contra aquela fraca secundária, mas o jogo contra o Rams deixou claro que a idéia de Mike Shanahan de importar o esquema usado por RG3 em Baylor pra NFL pra suavizar a adaptação do calouro aos profissionais (btw, uma ótima ideia) também torna mais fácil pros adversários se prepararem contra o ataque do Redskins. Depois do Rams fazer isso com alguma eficiência, Shanahan provavelmente vai começar a mudar um pouco o ataque pra aproximá-lo mais do real ataque que ele quer usar, de forma a tornar o seu time menos previsível. E acho que isso vai significar um pouco mais de dificuldade pra Griffin. E tambem acho que o Bengals vai saber usar isso a seu favor e ganhar um jogo bem apertado.


CARDINALS ganha do Eagles

Quando o Cardinals ganhou do Patriots semana passada, levantou uma importante pergunta: O Cardinals é um time secretamente bom, ou o Patriots que foi explicitamente ruim? Ainda que a resposta que mais se aproxime da realidade provavelemente seja "Um pouco dos dois", isso também significa que o Cardinals É um time acima das nossas expectativas. Sim, o ataque ainda é muito ruim, isso não vai mudar num futuro próximo. Mas mais importante, a defesa do Cardinals tem sido muito boa, especialmente na linha de frente com Calais Campbell e Darnell Dockett. Ainda que o Cardinals tenha dado muita sorte (especialmente pro ataque) pra ganhar do Patriots, a defesa fez um excelente trabalho incomodando Tom Brady e tirando o jogo terrestre de New England. Basicamente, o Cardinals fez o Patriots jogar o seu jogo. Enquanto isso, o Eagles ganhou dois jogos apertados por um ponto (um deles com ajuda da arbitragem) e parece um time melhor do que é de verdade. O Eagles tem uma defesa boa, mas o Cardinals também tem. O Eagles tem um ataque mais explosivo com LeSean McCoy e Michael Vick, mas o Eagles também cede mais turnovers. E num jogo entre defesas fortes, prefiro confiar no time que joga em casa e comete menos turnovers, pois jogos assim são decididos em posiçōes de campo (e também acho que o Kevin Kolb vai estar muito motivado pra esse jogo, mas enfim, é o Kevin Kolb).


Falcons ganha do CHARGERS

Não estou 100% confiante no Falcons desse ano por diversas razōes, mas eles tem jogado bem contra uma tabela muito favorável e em geral é um time muito bom (e Matt Ryan está jogando muito bem). Do outro lado, o Chargers é uma incógnita, que mudou muito nos últimos dois anos e também tem se beneficiado de uma tabela muito fácil nesse começo, e ainda não vimos do que o Chargers realmente é capaz pela falta de um bom adversário. Por isso acho esse jogo tão interessante: Enquanto que o Falcons é um time que nós sabemos ser bom, mas que tem parecido melhor pela tabela favorável, é o primeiro time que a gente realmente pode usar pra conhecer o Chargers e saber exatamente quais são suas aspiraçōes na temporada. E apesar do Chargers jogar em casa, eu vou no seguro e apostar no Falcons, mas confesso que esse é um dos palpites mais difíceis, pois o Chargers é um time novo que ainda não precisou jogar pra valer, e portanto naão da pra avaliar como eles vão jogar aqui.


Texans ganha do BRONCOS

Um dos jogos mais interessantes da rodada. Peyton Manning jogou muito mal semana passada contra o bom time do Falcons, mas isso foi fora de casa e em um Dome (o que atrapalha o no huddle do Broncos). Agora o Broncos enfrenta outro bom time com uma boa defesa (que bateu em dois times bem fracos, mas enfim), mas dessa vez em casa e com sua torcida do lado vai ser uma situação diferente. Muito legal pra ver como Manning se recupera de um jogo bom, e como o Broncos joga em casa contra um time que gosta de correr. Acho que vai ser bem melhor pro Broncos jogar em casa, dificilmente a equipe vai ter um começo tão ruim como semana passada... E de certa forma, talvez o Texans tenha mais dificuldades agora que enfrenta um bom QB.

No fundo, a questão aqui é: Voce confia em Manning, ou não? Eu acho que ele ainda pode ser um bom QB, mas não acho que ele pode voltar aos níveis de 2009 (seu ultimo ano de elite) e levar o Broncos nas costas. Seu fracasso contra o Broncos deixou claro que ele não consegue arremessar mais como antes (nas suas interceptaçōes, a bola ficou pendurada tempo demais, faltou força e toque na bola) e que tem dificuldade jogando em velocidade como fazia antes (em duas interceptaçōes, Peyton tentou acelerar o passe como fazia no Colts, mas nas duas falhou ao ler a cobertura em velocidade). Ainda pode jogar em bom nível, mas não acho que será suficiente pra ganhar de um bom time como o Texans. Mas se tem um QB que pode me provar errado, é Peyton Manning. Nunca descarte-o. Nunca.


Steelers ganha do RAIDERS

Ainda acho que o Steelers não é time de playoff esse ano (se bem que nessa AFC...), mas estou seriamente pensando se não superestimei o Raiders ao falar que eles não eram tão ruins assim... Tudo bem, foi fora de casa, mas aquele desastre contra o Dolphins deixou claro que eles são bem ruins. E eu quero distância deles até me provarem errado. O que não vai acontecer aqui.


Patriots ganha do RAVENS

Ravens tem uma defesa melhor, perdeu na semana 2 de um time melhor (e com ajuda dos juizes), joga em casa... Tudo aponta pro Ravens ganhando essa rodada. E eu acho até que o Ravens vai mesmo ganhar esse jogo, um jogo de placar surpreendentemente baixo entre duas das três potencias da AFC. Ate que eu comecei a sentir algo estranho. Ta tudo a favor do Ravens, especialmente depois do Patriots perder pro Cardinals em casa. Tom Brady não tem sido Tom Brady e o Patriots parece uma enorme confusão depois de duas semanas. So... Não tem tudo pra ser um tremendo jogo "Eff-You" do Patriots?? Ainda que tudo racional aponte pro Ravens ganhando o jogo, não consigo deixar de achar que o Patriots vai vir soltando fogo pra provar todo mundo errado. Nunca duvide do "Ninguém acredita na gente!". Então eu acho que o Ravens vai ganhar o jogo... Mas vou confiar nos meus instintos e apostar no Ravens. So there.

E acho que não preciso explicar porque esse é o jogo da semana, certo? Tirando Texans, sao os dois melhores times da AFC. Os dois times estão vindo de uma derrota decepcionante, o Ravens quer provar que seu ataque pode ganhar jogos mesmo sem a defesa tendo uma grande noite, e o Patriots quer provar que sua nova e jovem defesa não é a peneira que foi ano passado. Ao mesmo tempo, o ataque do Pats tem tido muitos problemas internos (Wes Welker no banco jogo passado? Com Randy Moss foi a mesma coisa em 2010...) e não tem produzido como se espera, ainda mais agora sem Aaron Hernandez, o jogador mais versátil do elenco. Coisa demais de interesse pra não ser o SNF da semana.


Packers ganha do SEAHAWKS

Tem uma enorme chance de eu me arrepender dessa pick, o Seahawks em casa é um time totalmente diferente, a defesa do time é bem sólida e o ataque do Packers - o ponto forte da equipe - não parece até aqui ser o mesmo de outros anos, inclusive Aaron Rodgers. O principal motivo do time ter vencido o Bears semana passada foi o péssimo jogo do Jay Cutler e o fato de que o Clay Matthews sozinho engoliu a O-Line do Bears. Então contra um time secretamente bom, com uma boa defesa e no estádio mais barulhento da Liga, eu não estou exatamente confiante em escolher o Packers pra vencer esse jogo. Then again, eles ainda tem um ótimo ataque no papel e o Seahawks ainda tem um QB calouro que vai enfrentar Matthews pela primeira vez, e dificilmente vai ver Rodgers entrando em combustão como o Cowboys fez semana passada. Jogo duro, e muito bom, mas o Packers leva.


Week 2: 8-8
12' Season: 8-8

2 comentários:

  1. "Então eu acho que o Ravens vai ganhar o jogo... Mas vou confiar nos meus instintos e apostar no Ravens."
    Você quis dizer Patriots, né?

    Bom, estou começando a acompanhar agora a NFL, vamos ver se até o final da temporada já arranjei um time pra torcer.

    ResponderExcluir