Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Palpites para a Semana 4 da NFL

Essa rodada, junto com os palpites, eu queria falar algumas palavras sobre arbitragem na NFL. Mais especificamente, os juizes reservas que tanto causaram polêmica nessas três primeiras rodadas. No entanto, como o acerto entre NFL e NFLRA aconteceu essa quinta e já tivemos os juizes normais apintando a rodada, achei melhor deixar passar uma rodada com os juizes normais antes de tocar no assunto.

Portanto, sem mais delongas, vamos aos palpites da semana, time da casa em caixa alta.


RAVENS ganha do Browns

Unica pergunta aqui: Porque diabos esse jogo é um Thursday Night? Sério que não tinha nenhum jogo melhorzinho pra passar na quinta feira?? De verdade??


FALCONS ganha do Panthers

O Giants jogou um jogo impressionante contra o Panthers no meio da semana que fez o time de North Carolina parecer bem fraco, mais fraco do que é de verdade. Mas não deixem isso esconder a verdade, o Panthers é realmente um time fraco. Tem bons jogadores, tem um bom número de playmakers no ataque, tem jogadores muito explosivos, mas tem buracos demais e falhas demais como um time pra eu achar que eles vão ir longe esse ano. Enquanto isso, o Falcons é o time mais completo da NFL até o momento e, embora ainda não tenha enfrentando nenhum adversário de peso que o testasse para que pudessemos ver o Falcons sendo obrigado a aumentar seu nível, tem convencido e mostrado um bom futebol americano até aqui. Bem mais que o Panthers.

Se eu fosse torcedor do Panthers, though, o que me preocuparia nem era enfrentar o Falcons em casa (onde eles são bem melhores) nessa rodada, e sim Cam Newton. Lembra quando ele foi a 1st Pick do Draft que tinham muitas questōes sobre se seu talento daria certo na NFL, mas também sobre seu caráter e dedicação pra evoluir em um Franchise QB? Bom, as questōes sobre seu talento ele respondeu ano passado, ele tem talento de sobra, muito bom nas bolas longas e seu atleticismo permite a ele jogadas que quase nenhum QB da NFL consegue. Talento ele tem pra ser um Franchise QB e ponto. Mas sobre sua cabeça e sua dedicação, as coisas só complicaram quando o Steve Smith veio a público criticando Newton por, ao sentar no final do jogo contra o Giants, nunca ter se preocupado em estudar as jogadas, aprender o que deu errado e evoluir, ao invés disso ficando sentado sem olhar o jogo. Pode parecer frescura, mas não é, pegue qualquer grande QB da NFL quando vai pro banco e ele sempre vai estar estudando jogadas e observando o adversário pra assimilar o máximo que puder. Aprender com os outros e com os erros é uma etapa fundamental do desenvolvimento contínuo de um QB, em uma posição que depende demais de estudo, mas as vezes parece que Cam está mais interessado no próprio umbigo e deixa pra lá essas partes do jogo. E pior, não é a primeira vez que Cam é criticado abertamente por um companheiro por causa desses maus hábitos de estudo, e dizem que existe alguma desconfiança no vestiário por parte dos jogadores quanto ao desejo de Newton de evoluir, ao invés de confiar só no seu talento. Ainda é cedo demais pra levantar uma bandeira de "perigo", mas se ele não mudar sua atitude, seu desenvolvimento pode acabar sendo muito comprometido.


Patriots ganha do BILLS

Ainda que eu esteja muito desconfiado do Patriots e que o Bills venha de duas boas partidas (contra adversários fracos, mas whatever) e o Bills jogue em casa, eu mantenho o que disse sobre Pats e Ravens: O Pats vai vir babando. Contra o excelente time do Ravens jaá foi um jogo extremamente apertado e decidido na última jogada (e com arbitragem extremamente polêmica), então depois de mais uma derrota e com ainda mais motivação, essa derrota não vai escapar do Patriots. Apesar da defesa do Pats ter mostrado que sua evolução nesse ano se deveu mais a ter enfrentado adversários com ataques fracos, e ter tido muito trabalho contra o Ravens, acho que contra o fraco ataque do Bills ela vai aproveitar sua energia e atleticismo pra dar um pouco de trabalho. E embora a defesa do Bills seja boa, eles não tem condiçōes de cobrir Wes Welker e cia com uma secundária razoavelmente frágil. Típico jogo "Eff-You" que o Patriots adora.


Vikings ganha do LIONS

Meu palpite doido da semana... Mas não tão doido assim, though. Eu vi Niners e Vikings e, embora o Niners tenha jogado muito mal e não sido o Niners de costume, o fato é que o Vikings é um time bem arrumadinho que sabe jogar contra adversários mais fortes. Eles tem boas linhas, tem Adrian Peterson e Christian Ponder está tendo uma ótima temporada até aqui, vindo de um jogo muito bom contra uma boa defesa. Ainda acho cedo pra falar que Ponder despontou no QB que o Vikings esperava que ele fosse, mas ele tem dado muitos sinais promissores até aqui e eu tenho gostado do que tenho visto. E contra uma defesa do Lions que tomou 44 pontos do Titans semana passada mesmo com Chris Johnson não passando de 30 jardas, acho que Ponder vai continuar sua boa temporada. O Lions ainda não engrenou seu ataque na temporada e, mesmo jogando em casa, acho que a boa defesa do Vikings vai ser o diferencial nessa partida, mais uma partida de placar alto decidida no final... Mas decidida pelo time que tem uma identidade e encontrou a forma de jogar com um time mais limitado. Gosto desse time do Viks, e esse é um bom jogo para colocá-los à prova.


TEXANS ganha do Titans

A defesa do Texans não é a do Bears de 85, como alguns tentam vender, ainda não enfrentou um grande adversário e ainda não sentiu a falta do Demeco Ryan, mas é uma defesa muito boa e bem melhor do que a do Lions, o que significa que o Titans vai ter uma vida bem mais difícil daqui pra frente. O Titans das duas primeiras rodadas foi patético antes da vitória da semana passada, especialmente porque sua defesa era horrorosa, não tinha pass rush e não era capaz de parar ninguém. Contra o Lions, deu certo porque o ataque do Titans fez a festa pra cima da fraca e desfalcada defesa de Detroit, mas contra um time que vence com sua defesa forte e um ataque eficiente, um duelo por pontos fora de casa eé a pior coisa que o Titans poderia pedir.


Chargers ganha do CHIEFS

E o Chiefs continua jogando muito mal, só ganhando porque enfrentou o patético Saints de 2012, que aliás fez de tudo pra entregar a partida (e conseguiu). A defesa do Chiefs ainda é uma peneira, e quando esse time do Chiefs ganha um jogo por causa do seu ataque, é difícil imaginar que o time irá manter o ritmo indo pra frente. Em especial, o principal causador dessa vitória foi o Jamaal Charles, que pareceu voltar ao Charles de 2010 por uma tarde e arrancou 233 jardas terrestres (mais 1 TD e 55 jardas recebendo). Isso ajudou em muito a tirar a pressão das costas do Matt Cassell (que ainda lançou uma interceptação) e permitiu ao time continuar movendo a bola pelo campo. Mas isso aconteceu contra uma péssima defesa terrestre, que está entre as piores da Liga. Essa semana, o Chiefs enfrenta uma das melhores defesas terrestres da NFL nas primeiras partidas (ok, ok, pegou jogos fáceis nas duas primeiras semanas, a gente sabe), e eu totalmente espero uma... recaída por parte do ataque do Chiefs, em especial o terrestre. O ataque do Chargers não existiu semana passada e o Phillip Rivers pareceu mais o fraco QB de 2011 do que o ótimo QB do resto da sua carreira, e ainda espero dificuldades aqui por parte do ataque do Chargers, mas se eles conseguirem abrir vantagem no placar e segurar o jogo terrestre, forçando o Chiefs a ser explosivo pelo ar, eles vão conseguir controlar o jogo mesmo fora de casa. 

(Meu candidato a "erro crasso da semana" que termina em algo como 35 a 10 pro Chiefs e me faz parecer mais idiota do que de costume. Mas vou com Chargers aqui mesmo assim)


Niners ganha do JETS

Mesma questão da derrota do Patriots pro Cardinals, a derrota do Niners teve duas partes, uma parte do Vikings sendo um time melhor do que o esperado (e jogando uma grande partida) e o Niners tendo um dia muito atípico: A defesa falhou constantemente (inclusive dropando um pick six), o time não correu com a bola como de costume, cometeu três turnovers, teve FG bloqueado... Enfim, tudo que podia dar errado, deu. E também achei que o Niners entrou no jogo com um certo... salto alto. Talvez o Niners não seja tão bom quanto a gente esperava mesmo, vai saber, mas eu ainda não estou pronto pra apostar nisso. Pra mim eles são um grande time, com algumas limitaçōes que foram expostas, e que tem um técnico que usará essa derrota pra levar o time pra frente. E podem apostar em um Niners puto da vida em New Jersey esse final de semana, especialmente contra um Jets com uma defesa surpreendentemente ruim e ainda sem Darrelle Revis, fora da temporada (matando meu palpite de que o Jets poderia ser um Sleeper da AFC esse ano pela falta de concorrência). 


Seahawks ganha do RAMS

Vamos combinar duas coisas: a) O Seahawks não deveria estar 2-1, e b) O Seahawks é um bom time com uma boa defesa e um ataque conservador, mas que pode causar problemas. Tudo bem, essa vitória sobre o Packers pode acabar rendendo uma vaga nos playoffs pra um time que deveria estar 1-2, mas o Hawks é um time que conhece suas forças e limitaçōes, que está motivado, e que tem uma boa home-field advantage. E o Rams, apesar de não ser um saco de pancadas como esperávamos, tem muitos problemas no ataque pra conseguir fazer frente ao Seahawks em uma disputa, mesmo jogando em casa. Mas definitivamente esse é um palpite que pode voltar pra me assombrar.


CARDINALS ganha do Dolphins

Cardinals continua ganhando, e ganhando feio, dos seus adversários. Especialmente nas costas da defesa e dos especialistas... Mas semana passada Kevin Kolb acordou, e o Cards ganhou bem de um time medíocre do Eagles (que estava 2-0 por alguma bizarrice do destino). O Cardinals não é um GRAAANDE time, mas eé aquele time que sabe o que fazer pra ganhar feio e que vai dar trabalho ganhando os jogos medianos ou fáceis sufocando os adversários... E Ryan Tanehill fora de casa, em um dome, pra mim eé um adversário fácil. Mas acho que esse jogo ainda vai ser um pouco interessante, a defesa terrestre do Dolphins é muito boa e isso pode resultar no Kevin Kolb lançando um pouco mais do que seria o ideal pro Cards. Se ele jogar que nem semana passada, isso não será problema, mas um jogo bom dentro de uns 10 ruins não ajuda muito nossa confiança sobre ele. Se o Phins conseguir evitar erros no ataque, manter o placar apertado e segurar a corrida (forçando o Kolb a lançar), isso pode gerar alguns turnovers e o Dolphins pode usar isso pra ganhar mais um jogo feio e de placar baixo...

Then again, Tanehill fora de casa. 


BRONCOS ganha do Raiders

O Raiders ganhou do Steelers pra provar meu ponto de que Pittsburgh está baleado e enfraquecido demais pra ser uma força na conferência, mas eles ainda são bem fracos e, embora eu não goste muito do Broncos desde o começo da temporada, eles perderam para dois times muito bons nas últimas rodadas, jogam em casa e ainda tem mais talento que o Raiders. Na verdade, o Raiders não tem nada de muito bom pra poder explorar, enquanto o Broncos tem um bom pass rush e consegue se virar nos passes curtos contra essa defesa esburacada de Oakland. E usando a mesma lógica da pick acima, Carson Palmer fora de casa. So there!


Bengals ganha do JAGUARS

Jaguars ta sendo uma decepção pra mim dessa temporada junto com Chiefs, porque eu esperava que o Jaguars fosse aquele time secretamente bom que acaba 8-8 sem ninguém saber como. No papel, eles tinham uma defesa que foi bem em 2011 e deveria estar melhor, um bom jogo terrestre, e teria melhorado bastante seus recebedores com Justin Blackmoon e Laurent Robinson... E o Blaine Gabbert teria mais um ano e uma offseason inteira pra se desenvolver. Ao invés disso, o time tem jogado mal e não passado muita confiança na defesa. O Bengals tem suas falhas e eu até palpitei que eles ficassem de fora dos playoffs, mas com uma tabela bem fácil é capaz deles acabarem arrancando uma vaga no muque. A defesa ainda é ruim, mas o Andy Dalton ta jogando muito bem e o ataque tem compensado as demais falhas da defesa e especialistas. Contra a defesa peneira do Jaguars (que tambem tem um ataque ruim) isso vai ser suficiente.


PACKERS ganha do Saints

O Saints não é uma decepção porque eu simplesmente nunca esperei nada deles além de uma temporada ruim (embora 0-3 fosse um pouco pior do que eu imaginava). A defesa do Saints é pior que a defesa do meu time de futebol americano das horas vagas de Julho (Ok, a defesa dos Devil Peas é boa, mas ainda assim!), e o ataque não tem tido nenhuma calma ou equilíbrio pra compensar. O Saints é um time pessimamente coached, simples assim. Quem disse que técnicos não importam, certo Sean Payton? E o Saints tem mais três jogos ainda ateé a volta do se técnico interino, então eles estão ferrados.

E o Packers, o time mais injustiçado desse começo de temporada, também não está jogando o fino da bola como ano passado. As falhas da equipe (Fraca linha ofensiva, falta de outro pass rusher além do Clay Matthews, problemas com linebackers, etc) antes eram compensadas pelo ano extraordinário que o Aaron Rodgers teve, que ganhou shootout atrás de shootout. Mas esse ano Rodgers voltou à terra e regrediu para a normalidade (era impossível repetir o ano que teve em 2011, assim como Tom Brady em 2010 e 2011, por exemplo) e o ataque do PAckers nem de longe está sendo aquela máquina explosiva que foi no passado. Com a defesa pouco confiável, e pra piorar uma linha ofensiva que cede 10 sacks por jogo praticamente e que não da o tempo e a tranquilidade ao Rodgers, o Packers não está conseguindo compensar isso com seu ataque apenas. Mas mesmo assim, o Packers vai ter uma chance de ouro de engrenar contra uma pessima defesa do Saints que não pressiona nem a mãe, e se esse time engrenar, cuidado, tem muito talento.


BUCS contra Redskins

Yeah, yeah, eu só tou me ferrando apostando no Bucs e devia ter aprendido a essa altura... Mas then again, o Redskins está totalmente desfalcado, o Bucs tem tido bom trabalho contra a corrida, e o jogo é em Tampa. Eu gostava um pouco do Redskins no começo da temporada, mas o ataque depende muito das corridas do Robert Griffin e a defesa perdeu dois dos seus melhores jogadores, então estou começando a ficar desconfiado. Acho que em casa o Bucs vai saber aproveitar os buracos na defesa do Redskins e ganha esse jogo com a defesa. Ou uma blitz num kneel, vai saber.


Giants ganha do EAGLES

O Eagles teve um começo 2-0 muito enganoso: Primeiro ganhou por um ponto de um fraco Browns, que ainda teve Brandon Weeden sendo interceptado quatro vezes pra ajudar a causa do Eagles; e depois ganhou de novo por um ponto do Ravens em um jogo que o ataque funcionou bem e a defesa também, mas foram mais quatro turnovers e a vitória provavelmente só aconteceu com um erro grosseiro de arbitragem ao marcar uma interferência ofensiva anulando um TD do Ravens. Pra mim o Eagles de verdade foi o da semana passada: Boa defesa, mas um ataque bagunçado e que comete turnovers num ritmo alto demais pra quem quer vencer, e que acabou sofrendo nas mãos de uma boa defesa. E o Giants tem uma boa linha de frente pra pressionar o Michael Vick e forçar ele a tomar decisōes apressadas (onde ele comete boa parte dos turnovers) e um ataque que pode dar bastante trabalho a essa boa defesa de Philadelphia. O Eagles não merece estar com duas vitórias, o Giants joga melhor fora de casa e está num ótimo momento. E o que é mais bizarro, eu estou realmente confiante dessa escolha. Portanto é claro que o Eagles vai vencer.


COWBOYS ganha do Bears

É um mau sinal quando seu Kicker no time de Fantasy (Nate Kaeding) tem quase tantos pontos quanto seu QB (Jay Cutler) depois de três rodadas (27 a 29)? Numa nota relacionada, meu time está 1-2 porque eu fui burro de escalar Cutler na frente do Dalton na semana 2. So there!

E aí está: O Cutler não é confiável. É talentoso, tem talento de sobra e um braço muito forte, mas ele tem aqueles jogos onde ele desaparece e vira uma máquina de turnovers. Assim como ele pode engatar uma ótima sequência que nem ano passado antes da lesão, esse ano ele ta com uma sequência muito ruim, sem confiança nenhuma e com um clima esquisito no vestiário. E embora o Cowboys não me convença, eles tem um time mais sólido que o BEars.

E se isso não te convence, lembre que o Cutler é horroroso em jogos a noite. Isso faz tudo ficar mais fácil. Por curiosidade, adivinhem que QB vai ser o titular no fantasy essa semana, Cutler ou Dalton? So there!


Week 3: 6-9-WTF
12' Season: 23-24-WTF

2 comentários: