Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Palpites para a semana 8 da NFL




Saindo da minha toca  (pros que não lembram, estou em fase final do meu TCC e sem tempo pra postar mais do que uma vez por semana no blog - a nao ser que o Giants seja campeão da MLB) pra rapidamente fazer os palpites e comentarios dessa rodada da NFL, começando com o jogo de hoje a noite. Time da casa em caixa alta.


Vikings ganha do BUCS

Nao tou muuuito confiante nesse palpite: Apesar do record 2-4 (e de ter quebrado minha previsão de que o Bucs ia estourar esse ano), o Bucs é um time secretamente bom: A Pythagorean Theorem deles diz que o time deveria ter ganho 3.4 jogos ate agora, e eles perderam quatro jogos que poderiam ter ganho (ou levado para OT) no quarto periodo, sem falar que lideraram em todos. O Bucs tem uma defesa aérea muito fraca sem Aqib Talib, mas tem uma defesa terrestre surpreendentemente boa. E JAAAAAASH Freeman está voltando a sua boa forma.

Enquanto isso, o Viks joga fora de casa, com um QB que tem três jogos multi-interceptaçōes consecutivos e seu RB, o craque do time, vindo de uma cirurgia de joelho e jogando com apenas tres dias de descanso (O Barry Zito teve mais que isso). Então esse jogo parece um pouco enganoso... Mas eu ainda acho o Viks um bom time de futebol americano, e eles sabem que tem uma tabela muito difícil pela frente e precisam garantir essa vitoria pra sonhar com os playoffs. E se o jogo for o que promete ser - um jogo lento, duro, feio e físico - eu vou apostar no time que tem a melhor defesa e os melhores Special Teams... Em outras palavras, o time que tem mais chance de ganhar a batalha das posicoes de campo, especialmente jogando em casa, em um estádio fechado.


BEARS ganha do Panthers

Bears é outro daqueles times que ganha, tem bons placaras, mas não convence quando você assiste eles jogando. Os principais motivos do Bears ser um time tão dominante até aqui são uma tabela fácil (btw, continua fácil até o fim do ano) e uma defesa muito forte que tem aproveitado muitos turnovers. A questão é que a defesa do Bears muito dificilmente vai continuar forçando turnovers nesse ritmo até o final da temporada (os níveis são historicamente insustentáveis), ainda que seja um grupo de elite e jogadores como Charles Tillman e Lance Briggs tenham tido temporadas memoráveis. Por isso ainda não estou convencido que o Bears é tão bom como parece. Ainda assim, é um bom time, com bons playmakers e uma excelente defesa enfrentando um ataque pavoroso que gosta de cometer erros... Então sim, Bears continua sua sequência de vitórias. E Cam Newton sua sequencia de entrevistas que fazem todo mundo comparar ele ao Vince Young. E o pior, merecidamente, embora eu ache o Newton bem melhor.


Chargers ganha do BROWNS

Acreditem quando eu digo que não estou muito satisfeito com essa pick também... O Browns é um time melhor do que parece, e Brandon Weeden vem jogando muito bem nas últimas semanas, enquanto o Chargers é uma bomba que pode explodir a qualquer minuto, que nem no ultimo MNF que perderam para o Broncos depois de uma combustão no segundo tempo. Ainda assim, o Browns vai ter um Trent Richardson limitado e tem deficiências em termos de talento entre os recebedores e a defesa, especialmente a defesa terrestre. E se o Chargers não é um grande time, é um time decente que sabe que tem que aproveitar a parte fácil da tabela se quiser sonhar em segurar o Broncos (que tem a tabela mais fácil da Liga daqui pra frente).


LIONS ganha do Seahawks

Essa semana está muito chata em termos de picks... Muitas que podem cair dos dois lados. Vou de Lions aqui por dois motivos: Porque o time de Seattle tem jogado muito pior fora de casa (especialmente Russell Willson), e porque agora eles vão ter que jogar em um estádio fechado contra um time com um certo Eff-You depois de perder um jogo que poderia ter ganho em plena rede nacional. Ainda assim, eu odeio apostar no problemático ataque do Lions contra a física, forte e um pouco suja (a dupla de CBs do Seahawks foi a que mais teve flags em 2011 e a que menos tem flags em 2012. Eu vi cinco jogos do Seattle e posso afirmar que os juizes não estão marcando metade das faltas que deveriam) defesa do Seahawks, uma defesa que vai maltratar o Megatron o jogo inteiro, atacar Matthew Stafford (péssimo ano, btw) e forçar erros. Ainda assim, eu não confio no Seahawks fora de casa, e o Lions sabe que é sua última chance de sobreviver na temporada, e o Megatron é bom demais pra passar duas rodadas em branco. Se o Lions conseguir evitar turnovers e segurar um jogo de placar baixo, deve se dar bem.


PACKERS ganha do Jaguars

As mais novas baixas do Packers: Charles Woodson para seis semanas, Greg Jennings idem, e Jordy Nelson pode não jogar essa semana. A boa noticia é que Aaron Rodgers voltou a ser Aaron Rodgers, e isso basta pra tornar o Packers assustadores. A noticia média é que 30 a 20 contra o Rams não vai realmente convencer muita gente.


JETS ganha do Dolphins

O Dolphins tem sido um clássico "bom time ruim" na temporada... E o Jets continua dando trabalho, e provavelmente teria ganho do Patriots se não fosse um drop ridículo do Stephen Hill, Mark Sanchez (alternando bons momentos com outros patéticos) e uma falta não marcada no sack que encerrou o jogo na prorrogação (a Brady Rule diz que um defensor caido no chão não pode segurar o QB abaixo do joelho, 15 jardas e 1st down automático). Eu não sei muito o que esperar de nenhum desses dois times... São tão irregulares e imprevisíveis que não da pra confiar em nenhum deles. Vou no time da casa aqui... Mas com ressalvas.

(Se bem que se o Dolphins é realmente o "bom time ruim" da temporada, esse seria um jogo pra eles vencerem... Droga, vamos em frente)


EAGLES ganha do Falcons

Sei que não tem nada a ver com esse jogo, mas precisa ser dito: O Eagles tem uma das seis melhores (ajustadas) da NFL, mas seu ataque é só o trigésimo melhor da Liga e o que mais comete turnovers... E aí o fraco Andy Reid decide arrumar as coisas... Demitindo o coordenador defensivo! So there!

Bom, acho que já está na hora do Falcons perder um jogo. Eles já escaparam por um triz e com muita sorte (e incompetência dos adversários) de Panthers, Redskins e Raiders (Yeekes!), eles não conseguem defender contra a corrida, e o Eagles tem tido uma defesa muito eficiente. Contra o Eagles, o Falcons provavelmente vai ter boas chances de conseguir turnovers proveitosos, mas vai ter mais dificuldades pra reagir  no final contra essa boa defesa. Se o Andy Reid conseguir somar 2+2 ( no caso, "O Falcons não consegue defender a corrida"+"Eu tenho um dos melhores RBs da Liga!"), o que talvez seja demais pra ele, e finalmente dar 30-35 toques pro LeSean McCoy na partida, então o Eagles vai poder controlar o relógio, evitar jogadas de risco e vencer o Falcons em casa. Sim, eu aposto nisso, o Falcons não é tão bom pra ficar 7-0...


Patriots ganha do RAMS

A vitória extremamente apertada e suada do Patriots contra o Rams diz tudo: O Patriots é um time que tem suas forças e num dia bom pode dar trabalho, mas que tem muito mais falhas do que queremos acreditar. Eles absolutamente não conseguem parar o passe, não tem pass rush, e cada vez mais parece que Tom Brady está escorregando um pouco - ainda sendo ótimo, mas claramente deixando cada vez mais algo em cima da mesa. O corpo de recebedores não se acertou com a chegada de Brandon Lloyd, a linha ofensiva ainda é fraca, e mesmo o jogo terrestre do Patriots tem tido problemas contra boas defesas (antes que voce diga "Ei, normal ter problemas contra boas defesas terrestres", veja o que o Niners fez contra o Seahawks no segundo tempo. Aquilo é ilegal em 45 estados americanos). Como o Rams não tem uma boa defesa terrestre, acredito que o problema vai ser menor aqui porque o Patriots va conseguir correr com a bola e proteger Brady o suficiente pra sair com uma vitória apertada, mas não duvidem do Sam Bradford tendo um bom jogo e mantendo o Rams na partida.

Se bem que se a secundária do Rams (muito fraca nas últimas semanas) recuperar a força do começo da temporada... E o Patriots está 0-2 contra a NFC West... Vamos em frente antes que eu mude de ideia e minha namorada me mate.


STEELERS ganha do Redskins

Eu não gosto do Steelers, e eu adoro RG3, mas em Pittsburgh vou adotar o caminho covarde e apostar no time da casa. Os dois são times que tem se mostrado melhores do que realmente são (o Steelers perdeu para o Titans e teve trabalho pra ganhar do Bengals, o que mostra sua fragilidade), e não seria difícil apostar aqui no Griffin tocando o terror na defesa do Steelers num jogo ofensivo.

Porque então não apostar no Redskins? Pelo que o TD do Victor Cruz semana passada nos lembrou: A defesa do Redskins, especialmente pelo ar, ainda é bem fraca... E o Steelers tem Jonathan Dwyer saindo de boa semana e Big Ben em boa temporada, com um bom jogo aéreo. Entre duas defesas suspeitas (no caso do Steelers, toda machucada) e dois bons ataques, fico com o time que joga em casa. Nao consigo dar uma vantagem para qualquer um dos dois no confronto. E o Skins não consegue chegar no QB, btw.


Colts ganha do TITANS

Não estou engolindo o Titans ainda, apesar das duas vitórias recentes. E também desconfio bastante do Colts fora de casa... E vale lembrar, o Colts teve trabalho semana passada contra um secretamente não-tão-ruim time do Browns e tem seus desfalques na defesa. Mas o Titans também enfrentou uma das piores defesas da NFL (que até fez o Chris Johnson parecer bom de novo), o que causou sua explosão ofensiva, e cedeu pontos demais pra um ataque inconsistente do Bills, e se não fosse o técnico de Buffalo e Ryan Fitzpatrick entregando o jogo, o Titans teria perdido a partida. Então entre os dois times ruins, estou pegando o que tem o melhor Quarterback contra um time que não tem secundária.


Raiders ganha do CHIEFS

Carson Palmer contra Brady Quinn. Eu queria estar brincando. Não assista a esse jogo.


COWBOYS ganha do Giants

Como sempre, o Giants está com gente demais acreditando neles, e mal sobreviveram o Redskins semana passada, num jogo que a defesa do Giants mostrou que ainda não está tudo isso. E o Cowboys, mesmo sem Sean Lee, vai vir pro jogo babando e com seu Eff-You Mode ativado... E eu nunca confio no Giants quando tem gente demais apostando neles (vide 2008). Na semana 1, fora de casa, Tony Romo ganhou praticamente sozinho do Giants, e em casa agora a torcida vai jogar do lado do Dallas. E num jogo onde os dois times estarão sem seus RBs titulares, talvez valha a pena apostar no time com a melhor secundária, que é o Cowboys.

... Espera, não é exatamente esse o tipo de jogo que o Giants gosta? Motivaçōes pessoais, vindo de um jogo fraco, fora de casa, matchup ruim?? Good god, eu odeio o Giants na hora de fazer meus palpites, você nunca sabe se usa a lógica, o instinto, lógica reversa... 75% de chance de Eli Manning voltar pra me assombrar.

(Comentário rápido: Se você ainda não acha Eli elite, eu não sei mais o que te dizer. Seu computador deve estar quebrado, e sua TV também)


BRONCOS ganha do Saints

Hey, uma batalha pelo ar no estádio mais convidativo ao passe de toda a NFL!! Como perder esse jogo!?

E bom, aqui está: Peyton Manning está jogando bem. Muito bem. Sua força no braço claramente não é a mesma e ele enfrenta alguns problemas no seu corpo, mas sua inteligência e precisão nos passes médios tem feito um grande impacto nas partidas até aqui. Mais importante, Manning reconheceu suas limitaçōes e está sabendo jogar apesar delas. Sabendo que o Broncos tem a tabela mais fácil da Liga até o final da temporada, vocês podem acabar vendo o Broncos sendo favorito até o final da temporada. E depois do Chargers implodir no seu último MNF (não se enganem, aquilo foi 60% o Chargers se enterrando e dando azar), o Broncos parece ter um caminho livre até o título da AFC West, mesmo com uma defesa fraca, e mesmo com um jogo terrestre errático. Sentimos sua falta, Manning.


Niners ganha do CARDINALS

Vai ser um jogo tão feio e físico quanto o jogo de semana passada (contra Seattle), e o time que vem de 10 dias de descanso tem vantagem. Alex Smith ainda não deve ter se recuperado da lesão no dedo (mais disso em um instante) e o Cardinals vai jogar com John Skelton, que tem um recorde ativo da NFL com 10 jogos consecutivos com interceptaçōes. E aqui está: Você não vai vencer o 49ers sem um bom QB E sem um jogo terrestre. A defesa terrestre do Niners tem escorregado um pouco e a secundária anda bastante vulnerável, mas não é fácil explorar isso por muito tempo porque é um grupo que sabe fazer ajustes com um ataque que sabe controlar a bola. Junte a isso que a OL do Niners é a melhor da NFL jogando pelo chão, que o Cardinals não tem condiçōes de competir com o Niners correndo (e tem a pior OL da NFL)... E se o Cardinals quiser ganhar, vai ter que ganhar a batalha dos turnovers (difícil), a batalha das posiçōes de campo (possível porque o ST do Niners fede um pouco) e jogar um futebol muito eficiente. Eles são capazes, mas muita coisa está contra eles.

Tangente rápida: O quão boa foi essa tabela pro Niners? O Niners emendou dois dos melhores jogos da NFL em 2012 contra Jets e Bills, esse segundo um show de Alex Smith. Só que no quarto periodo, Smith luxou o dedo e teve que sair. Nos dois jogos seguintes, Smith não teve nenhum controle nos passes, lançou quatro interceptaçōes e errou praticamente todas as bolas difíceis que tentou. Ninguém comentou sobre o assunto, mas... Será que não tem uma influência aií desse dedo luxado do QB do Niners? Lembrando que ele liderava a NFL em QBR e Rating antes do jogo contra o Giants. E eis porque o Niners deu sorte com a tabela: Depois de um jogo muito físico em casa na quinta feira, o Niners teve 10 dias de descanso para Smith e Frank Gore (saiu machucado com dor na costela) e, depois de enfrentar o Cardinals, tem uma semana de folga pra colocar seu plano de jogo nos eixos e arrumar as lesōes que faltam. O timing foi excelente, falta fazer a lição de casa contra o Cardinals...


Week 7: 12-1
12' Season: 64-40-WTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário