Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

NFL Running Diary 2013

Melhor resumo do primeiro dia pros QBs impossível



Pra quem não leu o post de ontem sobre os rumos do blog (logo abaixo), recomendo que leia.

Eu sempre achei os Drafts (seja NBA, MLB, NFL...) uma das coisas mais divertidas dos esportes americanos. O principal motivo é porque eles envolvem muita incerteza... E isso é um understatement. A verdade é que, por mais que tenhamos times melhores ou piores avaliando jogadores, tem coisas que ninguém conseguia ver acontecendo e que sempre nos pegam de surpresa. Sinto muito, mas o Pats não fazia a menor ideia que iria pegar um dos melhores QBs da historia da NFL quando draftou Tom Brady. Kurt Warner passou o Draft inteiro sem ser Draftado e foi a três Super Bowls. Victor Cruz não foi draftado e não conseguiu vaga no time do Giants mesmo depois de ter um jogo de pré-temporada com 3 TDs em dois quartos, e no ano seguinte virou um dos melhores da NFL. Voces entenderam, imagino.

Essa imprevisibilidade também não ta acompanhada de alguma qualidade ou competência. As vezes isso envolve saber qual é o melhor entre dois prospects avaliados de forma semelhante (Peyton Manning e Ryan Leaf, alguém?), outras simplesmente ter metade do QI de um primata pra saber que pegar um punter na terceira rodada de um Draft bem profundo (antes de Russell Wilson, ainda por cima) é uma má ideia. Mas justamente por isso, esse é o momento onde o futuro de cada time é definido: Acerte na loteria com escolhas de quarta ou quinta rodada, garanta bons jogadores com suas primeiras escolhas, e voce monta uma base pelos proximos anos. Continue fazendo escolhas ruins e um trablaho ainda pior se movendo pelo Draft, e voce vai passar anos a fio escolhendo entre as primeiras escolhas sem nunca sair do lugar.

Embora o Draft da NFL não seja tão divertido quando o Draft da NBA (principalmente porque não tem o Jay Bilas falando do wingspan dos jogadores), essa imprevisibilidade e maluquice serve pra garantir a graça da noite. Por isso vou recorrer a um dos meuis formatos de coluna favoritos - running diary - pra acompanhar com vocês o que acontecer nessa noite. Vamos a isto.


9:00 - Começando a transmissão do Draft via ESPN... Com uma abertura meio maluca estilo Monday Night, mas até que representa bem o espirito do Draft. E eu estou sendo otimista. Vamos ver quanto tempo dura.


9:01 - Primeiro comentario sobre como esse Draft é "bem fraco". Eu discordo em partes... Acho que ele é fraco em talento de topo (ou seja, a falta de grandes Franchise Players nas primeiras escolhas), mas tem uma boa profundidade, especialmente nas segunda e terceira rodadas. Pra times completos com varias escolhas, esse é o tipo de Draft ideal (49ers, por exemplo) especialmente pela quantidade de time querendo trocar pra baixo. Pra times fracos que buscam grandes salvadores... Bom, sempre tem ano que vem.


9:04 - Goodell abrindo com um discurso e, logico, a obrigatória menção às tragédias de Boston e Texas, e ai... Joe Namath!! Primeiro bom momento da noite!! Começamos bem. Chiefs on the clock!


9:07 - Momentos de tensão enquanto a TV se reveza entre Eric Fisher e Luke Joeckel. Não deve sair desses dois mesmo com o Brent Albert recebendo a Franchise Tag - parece que o Dolphins tem interesse no Albert (ele mora em Miami) e o preço seria uma escolha de segunda rodada (o que ainda tem mais 24h). Acho que tem muito pouca diferença entre Fisher e Joeckel a essa altura, dois jogadores seguros. A favor do Fisher, ele se tornará apenas o segundo jogador de Central Michigan a sair na primeira rodada na historia da NFL... E o primeiro é um dos melhores LTs da NFL (Joe Stanley).


9:14 - Chiefs segurando a pick até o ultimo segundo, provavelmente esperando pra ver se algum time vai oferecer uma troca. Num Draft sem nenhum grande craque, dificilmente vai ter sucesso, mas não tem nada a perder mesmo e nessa Liga tem sempre o Jaguars pra fazer besteira, então...


9:16 - La vem Goodell com a escolha do Chiefs. E a primeira escolha do Draft é... Eric Fisher. Sólido jogador, tem tudo pra fazer o Alex Smith mais feliz em Kansas City. Acertei meu palpite pelo menos. E minha principal aposta da noite (Luke Joeckel saindo em segundo a +1500).


9:17 - Minhas outras apostas da noite: Geno Smith over 8.5, Matt Barkley under 37.5, Tavon Austin under 13.5, Manti Te'o over 25.5, Tyronn Mathieu under 75.5. Vamos ver quantas dessas eu acerto. Ou acertaria. Sabe, se apostar fosse legalizado.


9:24 - Jaguars escolhe Luke Joeckel. Pegou o melhor e mais seguro jogador, e sinceramente, se o Jaguars tiver esperanças de que o Blaine Gabbert se desenvolva, vai precisar proteger ele. Boa escolha do Jaguars... O que ja começa a assustar.


9:25 - Curiosidade inutil do dia: Esse ano, a segunda escolha do Draft vai ganhar mais dinheiro do que a primeira porque não vai pagar impostos na Florida. Eu sinto que vocês precisam saber essas coisas, não sei porque.


9:29 - Raiders on the clock. Aqui começa a ficar interessante, os dois jogadores mais seguros do Draft sairam e começa a ficar imprevisivel. O Raiders inclusive fez muitos esforços ultimamente pra tentar trocar essa pick, descer algumas posiçōes no Draft e acumular mais escolhas la pra frente. Ainda pode sair. Vamos ver em que direção eles vão aqui...


9:29:01 - Acabei de lembrar em que direção eles vão se não trocarem a escolha: Na errada. Só lembrando que eles não escolhem na primeira rodada faz três anos... Quando pegaram Rolando McClain, um MLB talentoso que hoje ta preso (por alguns dias apenas... E btw, ta no Ravens). Um ano antes, Darius Heyward-Bey sobre Michael Crabtree e Percy Harvin. Não foram anos divertidos pros torcedores do Raiders.


9:33 - E os torcedores do Raiders estão salvos: O Dolphins trocou com o Raiders pra subir da 12a posição pra 3a. E o Dolphins seleciona... Dion Jordan, OLB. Bastante cru ainda, mas um pass rusher bem explosivo vindo da lateral pra complementar o bom Cameron Wake em Miami. Ainda assim, mesmo no Oregon foi usado mais como um pass rusher em situaçōes de passe e não como um OLB pra todas as descidas, então ainda não é pra entrar e jogar full-time e hoje é mais um projeto com potencial do que uma realidade. E se Miami continuar jogando 4-3, isso pode forçar o Jordan a jogar mais de DE do que OLB (sua posição natural)... E eu sinceramente não gosto tanto disso, acho um risco bem grande. Vamos ver como Miami adapta, mas não gostei muito dessa troca/pick.


9:38 - Interessante... O Miami trocou sua escolha de primeira rodada (numero 12) E sua escolha de segunda rodada (42nd) pela terceira escolha (uma otima troca pra Oakland, eles tem tantos buracos que a melhor coisa a fazer é adquirir mais picks num Draft profundo). O que é estranho é que na 3rd pick eles passaram o Lane Johnson (OT, maior necessidade do time) pra pegar o Dion Jordan, o que sugeriria uma troca pelo Albert... Mas a escolha de segunda rodada enviada (42nd) era a que seria usada pra adquirir o Albert de Kansas City. Será que a outra escolha de segunda rodada do time (numero 54, via Colts) será suficiente ou a troca foi pro saco? Gosto da troca pra Oakland, muito inteligente, mas Miami overpaid MUITO pra pegar a 3rd pick do Draft (em um Draft sem grandes talentos de topo) e ainda pegou um jogador com encaixe estranho no time de alto risco. Desespero do Jeff Ireland pra manter o emprego?


9:43 - Volta Goodell. E o Eagles escolhe... Lane Johnson, claro. Gosto muito dessa pick, o esquema do Chip Kelly (novo tecnico do Eagles) é um ataque de alta velocidade que precisa de um jogador muito explosivo e veloz pra jogar do lado esquerdo da linha. Um jogador que se encaixa perfeitamente no que o técnico ta querendo impor. E se o Eagles quiser dar uma nova chance pro Vick, tem que dar pra ele tempo e espaço, uma linha saudável era chave pra esse time. Otima escolha.


9:50 - Capa do Madden 2014, Barry Sanders (!!!) sobe ao pódio pra anunciar a escolha... E Ziggy Ansah vai pro Lions. Outro time indo atrás do jogador que se encaixa melhor: Lions precisava de um DE pra substituir o Cliff Avril, que foi pra Seattle. Muito atlético, muito potencial... Mas um pouco cru demais. Acho que o Ansah se encaixaria melhor numa defesa 3-4, mas numa 4-3 é capaz de jogar de DE e DT. Boa escolha aqui, embora o Lions já esteja cheio de jogadores de linha talentosos e crus. Vale pelo potencial e pela força nominal.


9:52 - Que tal uma linha defensiva com Ndamukong Suh e Ziggy Ansah? Esqueça o potencial de sacks dessa dupla... Imagina um narrador tendo que falar o nome dos dois rapido num sack conjunto??


9:54 - Pergunta rapida... Já que a maldição do Madden desse ano não vai afetar o Sanders dentro de campo - sabe, ele ta aposentado faz uns 15 anos - como será que ela vai escolher atacar? Não consigo deixar de imaginar se o Ansah vai ter uma fratura exposta de costela ou coisa assim no primeiro jogo da temporada.


9:55  - Browns foram rápidos, já tinham a pick na ponta da lingua. Barkevious Mingo (DE), que ta sorrindo de orelha a orelha na Green Room. Acho que ainda não entendeu que vai pra Cleveland. Alias, sou eu ou  o Browns ta montando uma defesa bem razoável?? Já tem um dos melhores CBs da NFL e agora pegou um jogador que tem tudo pra ser um jogador bem explosivo indo atrás do QB. Talvez a falta de maior suporte atrás dele nos LBs faça sua fraqueza contra o jogo terrestre o transforme num rusher em situaçōes claras de corrida, pelo menos no começo, mas o garoto tem muito potencial. Alto risco, alta recompensa, mas o Browns precisa arriscar e precisava de um pass rusher. Embora eu acho que teria ido atrás do Dee Milliner. 


10:01 - Jonathan Cooper!! E pela primeira vez em uns 15 anos temos um Guard saindo entre as primeiras 10 escolhas!!! E haja culhōes pro Cardinals pegar um guard aqui, mas eu absolutamente amo essa escolha: Voce vai ter muito trabalho achando um jogador com a velocidade e o tamanho do Cooper em um jogador só, e o Cardinals precisa demais de um jogador pro meio da linha ofensiva - eles tem os piores guards de toda a NFL, facil. Sei que guard é uma escolha pouco sexy, mas esse cara é espetacular. Boa escola pra um Draft com poucos grandes talentos, podem confiar.


10:04 - Rams trocou pra 8th pick (originalmente 16th, mais uma escolha de segunda rodada e troca de posição entre escolhas na terceira rodada) pra provaelmente pegar o Tavon Austin. E pro Bills, descer no Draft pode significar um QB, seja na 16th pick (se Geno Smith cair) ou trocando mais uma vez com um time como 49ers e pegar Ryan Nassib no final da primeira/começo da segunda. Troca muito interessante.


10:09 - Yup, Tavon Austin. Depois que perdeu Danny Amendoala, era claro que iam pegar um WR, e eles queriam o Austin desde o começo. Austin me lembra um pouco o DeSean Jackson pela velocidade e explosão, muito perigoso com a bola nas mãos. Mas me preocupa um pouco a falta de força fisica do Austin, o que significa que pode ter trabalho em rotas mais intermediarias na NFL. Provavelmente vai ter sucesso como slot, muito talentoso, mas dificilmente vai conseguir (se nao ganhar massa) jogar mais aberto ou pelo meio sem machucar. Mas me pergunto se acabou um pouco overrated pela falta de position players nessa primeira rodada...


10:10 - Caso não tenham reparado, acabei de ganhar mais duas das minhas apostas: Geno Smith over 8.5 e Tavon Austin under 13.5. Sem falar, claro, no Joeckel indo em segundo. Alguem quer os numeros da Mega Sena??


10:16 - Um pouco de tranquilidade pra pensar e organizar os pensamentos. E claro, a torcida do Jets gritando "Geno! Geno!". Que fase, hein Mark Sanchez? Já falei que ele tem um contrato imenso por mais uns bons anos?? Só lembrando. Mas anyway, deve ser o Dee Milliner, o Jets precisa muito de um cara pro lugar do Revis. E pra interceptar o Sanchez nos treinos.


10:18 - Dee Milliner mesmo. Boa escolha, e pra surpresa geral da nação, a torcida do Jets gostou. E faz sentido, Milliner é muito refinado em suas habilidades como cover. Meu unico disclaimer: O Jets já teve uma secundaria boa ano passado mesmo sem Revis, será que não valeria a pena ir em outra direção (pass rusher?)? Enfim, boa escolha mesmo assim e a torcida gostou. Mas tudo bem, eles ainda tem mais uma escolha (via Bucs) pra estragar tudo e deixar a torcida brava. Não subestimem o Jets!


10:23 - Pausa pra respirar.


10:25 - Marv Albert lembra que a defesa do Titans era uma das mais dominantes da NFL alguns anos atrás porque era ancorada por um grande DT (no caso, Albert Haynesworth) e insiste que o time deveria ir atrás de um nesse Draft. Theissman fala em Chance Warmack (Guard). Ta esquentando...


10:26 - E o Titans pega... Chance Warmack. Bom jogador, e alguns até achavam ele melhor que o Cooper antes do Warmack ter problemas com lesōes menores... E ele é muito bom. Acreditem, eu vi o BCS... Warmack engoliu Manti Te'o com farinha e foi um dos grandes motivos pelo bom jogo terrestre do Alabama na temporada. Então entendo a visão do Titans em ir atrás de um cara que possa ajudar o Chris Johnson a voltar ao bom caminho (no caso, o das 2000 jardas). Então faz sentido e não posso matar o Titans aqui, pegou um otimo jogador. That said, eu realmente acho que o Albert tinha razão, o Titans precisa urgente de alguem para ancorar a defesa. O ataque foi mediano (sim, em boa parte por causa da linha ofensiva), mas a defesa foi catastrófica ano passado e um dos grandes motivos disso foi a falta de uma âncora no meio da linha defensiva. Então pra mim Shariff Floyd ou Star Lotulelei encaixavam melhor aqui.


10:31 - Chargers vai de DJ Fluker, que deve ser parente do Gaylord Focker. Mas pode deixar, evitaremos os trocadilhos. O melhor OT que sobrou vai pra um time que teve uma PESSIMA linha ofensiva em 2012 e que precisa urgentemente melhorar isso se quer sonhar com um bom 2013. Sem Warmack ou Cooper (os dois melhores encaixes), foram no melhor Lineman que sobrou. Nao é um LT, joga do lado direito, mas vai melhorar desde o primeiro momento a proteção e a corrida do time. Boa escolha aqui.


10:33 - As escolhas até aqui ilustram muito bem o que é esse Draft: Em 9 das primeiras 11 picks, tivemos os times indo atrás de escolhas mais segura que preenchem uma vaga de necessidade imediata. Na falta de talentos de elite, não tem porque ir atrás dos "melhores jogadores", então os times estão procurando usar jogadores solidos pra suprir as fraquezas de cada time. E nenhum QB. Interessante...


10:38 - DJ Hayden pro Raiders? Surpreende e não ao mesmo tempo, muita gente tinha o Raiders indo atrás dele (3rd pick era obviamente alto demais), mas tambem foi um pouco cedo pra um cara que muita gente colocava como uma escolha de final da primeira rodada. Eu gosto do garoto, bem sólido e all-aroud cornerback, mas acho que o Raiders se empolgou aqui, ele ainda estaria lá mais umas picks abaixo. Mas considerando o valor que já conseguiram trocando sua 3rd pick, o Raiders ainda está no lucro nesse Draft. Nao adoro essa pick, mas all in all, o Raiders sai bem dessa primeira rodada.


10:39 - Bem lembrado, Alberts. Parabens ao Hayden por ser draftado depois de quase ter morrido ano passado num acidente assustador num treino. Sempre bom ver pessoas que superaram esses acasos, e desejo sucesso pra ele na NFL. Se bem que vai pro Raiders, então não ajuda muito.


10:41 - Jets on the board, Geno Smith disponível... Sanchez suando frio. Se o Jets fizer isso, o predio vem abaixo. Em tempo: será que o Jets não pode draftar um coordenador ofensivo?


10:44 - E a TV não para de mostrar o Geno Smith, com uma cara muito decepcionada e parecendo meio confuso. Não sei se ta preocupado por ter caido tanto ou se pela expectativa de ir pro Jets.


10:46 - E o Jets pega... Shelden Richardson(DT)??? Muito esquisita essa, e a reação de total perplexidade dos torcedores do Jets diz tudo. Nao que Richardson não seja um bom jogador, ele é o tipo de jogador que pode ajudar muito na defesa do Jets, um jogador bem forte capaz de atacar o QB saindo pelo meio da linha. Ele é bom, adequado ao 3-4 do Jets e preenche uma necessidade... Mas com Star Lotulelei e principalmente Shariff Floyd (que deveria sair em terceiro em muitos Mock Drafts) ainda disponiveis  - dois DTs mais completos e capazes de executar um maior numero de funçōes do que Richardson - porque pegar o pior dos três (pelo menos no papel)? Essa é aquelas que se der certo, o GM vira um genio por avaliar melhor os jogadores, mas se Floyd ou Lotulelei forem melhores, vai mostrar que o Jets continua na mesma (mesmo se Richardson for bom). Nao exatamente ruim, é um bom jogador e um bom encaixe... Mas um pouco esquisita. Pobres torcedores do Jets...


10:52 - Star Lotulelei, é claro, sai logo depois pro Panthers, que deve estar felicissimo dele ter caido pelo Jets (muita gente comentava que o Panthers queria Richardson porque nao tinha esperanças que Lotulelei caisse). Encaixe perfeito numa defesa que tem um bom grupo de linebackers e que precisava urgente de uma presença fisica pra ancorar o miolo da defesa e ocupar bloqueadores, especialmente contra o jogo corrido, e fazer mais facil a vida do resto dos defensores. Otimo jogador (que caiu por conta de problemas cardíacos, mas era considerado talvez o melhor jogador do Draft) e um encaixe perfeito pro Panthers.


10:53 - E o sonho continua: Um time que junte Lotulelei, Polamalu e Manumaleuna no mesmo time.


10:58 - Saints on the clock. Vale lembrar que eles perderam a escolha de segunda rodada por causa do Bountygate, então é bom que acertem aqui. Deve ser na defesa. A não ser que mandem um "F--- YOU GOODELL!" escrito no lugar da pick. Nao duvidem.


10:59 - Kenny Vaccaro, SS do Texas. Gostei dessa. A defesa do Saints era uma desgraça geral e qualquer coisa que pudessem pegar aqui tava valendo. Podia ter ido atrás do Shariff Floyd se a ideia era pegar o melhor valor na defesa, mas gosto muito do Vaccaro: Otimo dando tackles, bom na cobertura zona ou mano a mano, e um ótimo valor pro Saints.


11:04 - Bills seleciona o primeiro QB do Draft... EJ Manuel??????????? Okay, preciso de uma bebida. Eu ja venho.


11:05 - Ok... Deixa eu tentar de novo e... Hmm... EJ MANUEL???????


11:07 - Vodca russa de qualidade. Vamos ver se dessa vez vai. Bom, o Bills obviamente precisava de um QB e... e... Hmm, quer saber? Não posso julgar essa escolha agora. Vou deixar meus comentários pro final da coluna, depois da 32nd pick, simplesmente porque eu quero ver como o resto do mercado se comporta em relação aos QBs que sobraram. Fiquem ligados (ou pulem logo pro final da coluna).


11:08 - Geno Smith acabou de levantar da mesa, mandar um "F--- this shit" e saiu do MSG pra encher a cara em algum bar local. Ok, isso não aconteceu, mas é o que parece que ele ta afim de fazer agora. De possivel Top5 pra 18th+? Que fase...


11:10 - Depois de um momento de pane cerebral, espero que o Steelers - uma das organizaçōes mais inteligentes da NFL - nos traga de volta algum bom senso e vá atrás do OLB Jervis Jones pro lugar do James Harrison. Ele é muito bom pra essa altura e se encaixa perfeitamente nas necessidades e nas forças do Steelers. Nao tem como isso NÃO acontecer, é perfeito demais.

11:11 - 49ers troca com Dallas pra subir e no Draft, em troca da 31st pick e uma de terceira rodada (74th). Embora num vácuo o Dallas tenha recebido mais valor do que cedido, pro 49ers faz todo o sentido: Eles tem um elenco recheado de talentos e tem mais picks (13) do que qualquer outro time no Draft, sendo que só teriam lugar no time pra umas cinco dessas. Vale mais a pena usar essa profundidade pra subir no Draft e pegar os jogadores que mais interessam. Win-win aqui essa troca (especialmente porque Dallas queria o Vaccaro).

11:13 - Yep, Jarvis Jones. Era extremamente lógico desde o começo. Nenhuma surpresa aqui. 49ers tambem ja escolheu rapido, vamos ver...

11:14 - 49ers sabia exatamente quem eles queriam pegar: Eric Reid, FS de LSU. Um pouco de risco aqui a essa altura porque talvez caisse mais um pouco, mas a posição era a maior necessidade do 49ers pra esse ano - DE LONGE - e Reid é um excelente prospect, boa velocidade e muito físico. As vezes pega alguns ângulos suspeitos, mas pra quem viu Dashon Goldson jogando, sabe que estão acostumados. Time precisava de um playmaker e pegou um, um jogador físico que era uma preferência pessoal. E os 49ers e o Seahawks já garantiram imunidade de "Não se atreva a questionar minhas decisōes no Draft!" faz algum tempo.


11:20 - Alguma confusão aqui, mas NY no relógio. Justin Pugh, um OL talentoso, vai pra NYC. Paulo Antunes resume muito bem o jogador: Bons fundamentos, bom jogo de pernas e inteligencia, mas não é o cara mais pressuroso do mundo quando ta em cima de um defensor, tem dificuldade pra usar seus braços de tiranossauro e isso pode incomodar na NFL contra defensores com maior alcance (especialmente se continuar sendo OT, como foi na faculdade, e ficar mano a mano como jogadores como Von Miller ou Aldon Smith). Mas a OL era uma necessidade pro Giants e, no papel, Pugh pode jogar de OT ou OG (talvez até C, embora acho dificil), então nesse sentido a pick faz sentido pra dar profundidade. Não tenho muita certeza se gostei, though... 


11:25 - Draft deu uma acalmada agora. Normal quando chega mais pro final.


11:28 - Ok, sério, qual o problema desse Draft com Guards? Esse é o terceiro ou quarto (dependendo do que achar do Pugh). Eu gosto de Guards, eles são uteis e underrateds, mas.. Acho que isso só mostra como esse Draft realmente ta pouco convincente em termos de talentos em posiçōes mais "sexy". Até acho que o Bears precisava urgente melhorar a linha defensiva tanto dentro como fora, e Kyle Long é um bom talento, mas provavelmente cairia pra segunda rodada e o Bears se apressou aqui. Alem disso, o Bears tinha excelentes chances de pegar um MLB pro lugar de Urlacher (Ogletree ou Te'o) ou mesmo o TE Tyler Eifert, uma arma que eles não tem e que é um excelente valor a essa altura. Pick exagerada com base em uma necessidade, mas que ignorou totalmente o valor do que tinha na board. 


11:34 - E o Bengals vai atrás de mais uma arma pro Andy Dalton, Tyler Eifert, depois de perder o jogador que queriam desde o começo (Reid).  Eifert é um ótimo jogador e o Bengals (que tem uma boa defesa) adorou a chance de aumentar as armas ofensivas da equipe. Eifert complementa bem AJ Green e Jermaine Gresham e da ao Bengals a flexibilidade que o Pats popularizou com suas formaçōes de dois Tight Ends. Bengals tinha uma cacetada de direçōes que podia ir aqui (MLB, secundária, entre outras) mas foi na que oferecia o maior valor. Eu gosto.


11:35 - Atlanta on the clock (22nd) depois de trocar com o Rams (numero 30 mais uma 3rd rounder), que continua acumulando escolhas de Draft como se fossem barras de ouro (que valem mais do que dinheiro). Falcons perdeu Brent Grimes (seu Franchise Player ano passado) e Dunta Robinson, então aqui um CB faz mais sentido. 


11:40 - E sem chance pra zebra, Desmond Trufant (irmão do Marcus Trufant), CB de Washington, sai pra Atlanta. Jogador bem rapido e bom nos tackles, o melhor CB que sobrou e um jogador que cobre uma necessidade. Eu só acho que o Falcons ta com um monte de sérios buracos (OL, secundária, falta de pass rush) e que talvez valesse mais a pena segurar suas escolhas intermediarias ao invés de overpay pra subir 8 escolhas. Porque não pegar logo o melhor CB disponível com a 30th pick e tentar pegar um cara pra dar profundidade na terceira rodada?


11:43 - Caramba, ameaças do Saints ao Goodell devem ter sido fortes nesse intervalo, cara chegou trazendo a Marinha inteira pra guardar ele. Quem não deve não teme, Goodell...


11:46 - Vikings foi talvez o primeiro time a Draftar baseado menos em necessidade e mais no quesito "Maior valor disponível". Shariff Floyd era cotado como uma Pick Top3 e caiu até aqui, valor demais pra deixar passar. Não que o Viks não se beneficiaria de um bom DT como ele pra ocupar os bloqueadores do Jared Allen, especialmente porque no final da proxima temporada boa parte dos DTs do time viram FAs, mas não era a maior necessidade do time. Mas francamente, se você tem a chance de pegar um cara com tanto valor como esse a essa altura (e numa posição que ele ajuda), você tem que fazer. Talvez tenha sido overrated desde o começo, mas é pedigree demais pra cair fora do primeiro round, bom encaixe no sistema defensivo de 'Sota, e o Viks aproveita. Excelente escolha.


11:47 - Só pra comemorar que o principal video dos highlights do Floyd foi um sack em cima exatamente do EJ Manuel, que o Bills pegou mais cedo. Ironia das ironias...


11:52 - Colts vai de Bjoern Werner, o DE alemão de Florida State. As goleadas do Bayern e do Borussia podem ou não ter influenciado nessa pick. Mas o Colts é daqueles times que precisa de tanta coisa que praticamente qualquer bom jogador tapa um buraco. Eu até achei que OL era uma necessidade maior, mas não tinha nenhum OL aqui com mais valor que o Werner, e o Colts precisa substituir seus DE/OLBs idosos. Com tantos buracos, pegue o melhor jogador e pronto. Gosto dessa escolha, gosto do jogador, acho que é o tipo de cara que ajuda imediatamente a equipe. Nao é uma estrela, mas é sólido em todas as frentes. 


11:54 - Algumas escolhas sem sal aqui no caminho... Viks pega o bom CB Xavier Rhodes com a 25th pick (jogador grande e fīsico pra posição a lá Richard Sherman, mas não gosto muito dessa escolha porque apesar de uma eventual necessidade da equipe com a saida do Antoine Winfield, o time precisa mil vezes mais de um bom WR pra complementar o Greg Jennings e ajudar o Ponder a evoluir, ou então um MLB)... Dai Packers tenta pela milesima vez achar um pass rusher pra complementar o Clay Matthews pegando o DE Datone Jones (jogador físico pra reforçar a frente do Packers - o jogo que o Kaepernick teve contra o Packs nos playoffs deve ter influenciado - mas acho que vai ficar um pouco isolado nessa defesa 3-4). Texans deve ficar mais interessante pelo numero de necessidades...


12:04 - Aos que ainda estão contando, também ganhei a aposta no "over" do Te'o. 4-0 até agora!! Um novo recorde pessoal! (Você sabe que o Draft é fraco quando sua maior empolgação nele são suas apostas)


12:09 - Texans vai atrás da sua maior necessidade e pega DeAndre Hopkins pra fazer dupla com Andre Johnson. Não sei, eu sinto um padrão nesses WRs do Texans... Aqui é uma questão de avaliação, na verdade: Muitos especialistas tinham Hopkins apenas como terceiro, quarto ou ate quinto melhor WR do Draft apenas, e talvez outros WRs poderiam ser melhores. Mas pra mim a diferença é muito pequena entre esses pós-Austin e o Texans deve ter pego baseado nas caracteristicas de cada um. Gosto das habilidades de separação do Hopkins, é um WR mais "pronto" e acho que ele complementa bem o Johnson, então é um bom encaixe. Johnson ainda é o maior vencedor da troca, though. 


12:12 - Denver Broncos no relógio, e por algum motivo, T'eo está entre os TT do Twitter. O quão difícil é colocar um apostrofe no lugar certo, America??


12:16 - Denver vai atrás de algo que eu falo ha ANOS que eles precisam: Uma presença física no meio da linha defensiva em Sylvester Williams. Vai fazer um bom impacto defensivamente contra a corrida, algo importante pro Denver, e embora haja duvidas sobre a capacidade de transição das suas habilidades de pass rush no College pros profissionais, tem um bom potencial... Mas eles já tem Von Miller e Elvis Dumervil, então tudo bem.... Certo?


12:16:01 - Meu editor pede desculpas por não ter me avisado que o Dumervil não está mais no Broncos. Aparentemente o fax que ele mandou se perdeu.


12:18 - Sempre em busca do seu objetivo obscuro de ter todas as escolhas do Draft de 2030, Patriots troca sua escolha (29th) com o Vikings por uma escolha de segunda rodada, uma de terceira, uma de quarta e uma de sétima (!!!!!). Ainda que seja impressionante a capacidade do Pats de conseguir um bilhão de escolhas de Draft, será que não vale a pena investir um pouco mais pesado em jogadores mais "prontos" pra aproveitar o que resta do auge do Tom Brady?? E não sou só eu, passo a palavra ao meu escritor favorito e Pats fanático, Bill Simmons:

 I wish Tom Brady was on Twitter so he could tweet, "I'm gonna be 36 this season, why the F do we keep trading backwards????

So there! Ainda assim, nesse caso não posso criticar muito porque foi um ASSALTO o que o Patriots fez aqui. Pra subir 23 posiçōes no Draft pro final da primeira rodada (em uma região onde esse Draft tem boa profundidade, ainda por cima) você vai mandar uma escolha de terceira E quarta rodada?? Um absurdo. De acordou com o excelente Football Outsiders, o valor das escolhas que o Vikings mandou valem 60% (!!!) a mais do que a que eles receberam! Ainda que eu nao goste da mania do Pats de recuar em todos os Drafts e evitar oferecer mais ajuda imediata ao Brady, o valor aqui era alto demais pra recusar. Mais nisso em um segundo...


12:26 - Homenagem emocionante pra cidade de Boston, sua capacidade de resistência e de responder aos ataques na hora da pick do Patriots... Que, sabe, teria sido bem mais eficiente se a escolha fosse do Pats e não tivesse um logo gigante do Minnesota atrás. Pelo menos isso justifica o atraso. Mas enfim,  linda homenagem e respeito por Boston. Mexeram com a cidade errada, e Boston saiu ainda mais forte dessa crise. Muito respeito.


12:30 - E foi aqui que o Vikings estragou sua boa primeira rodada. Yeah, o Vikings precisava urgente de um bom WR (especialmente porque o Jennings é de vidro), mas o Viks não precisava de forma alguma trocar tudo que tinha pra subir e pegar logo o Cordarelle Patterson. Entendo a necessidade, mas com pelo menos três bons WRs ainda disponiveis, porque não trocar pra subir com um time tipo Raiders no começo da segunda rodada e pagar metade do que pagou ao Patriots? Pessima troca de desespero do Vikings aqui, eles não podem se dar ao luxo de gastar tantas picks assim.

That said... THANK YOU GOD, finalmente Vikings pega um WR. Eu gosto bastante do Cordarelle Patterson com a bola nas mãos, bem explosivo e dinâmico, muito talentoso em retornos, por exemplo. Mas tem alguns problemas que assustaram muitos times: Muito cru, muito imaturo, pouca experiência, rotas imprecisas e sofre contra marcaçōes mais fisicas (o que nao tem na NCAA em grande numero mas vai ter o tempo todo na NFL). Acho um cara de ENORME risco e grande recompensa, não é o tipo de WR que eu iria atrás, e somado a isso o custo imenso dessa escolha... Bom, digamos que eu não gostei muito do que o Viks fez.


12: 35 - E la se vai o Geno Smith!!! Finalmente deu um table flip e se mandou pra encher a cara em um bar! Afinal, eu estava só 1h adiantado, mas aconteceu! Pena não ter apostado em "Geno Smith vai fugir do Draft antes do final" a +600...


12:37 - Alec Ogletree pro Rams? Gosto do jogador, bom valor a essa altura do Draft e o Rams tem tido alguma sorte correndo riscos no Draft recentemente e apostando no valor dos jogadores, mas o Rams já tem muita força entre os LBs. Adiciona profundidade e talvez possa fazer a conversão pra OLB, mas justando isso aos problemas de personalidade (preso uma vez por mes) será que não valia mais a pena ir em outra direção? Podia pegar o Matt Elam, já que o time perdeu os dois safetys e precisa urgente de alguém pro lugar. Curiosa a escolha aqui do Rams, mas não exatamente ruim. Bom Draft do Rams, btw. Mas vamos lá, quase acabando...


12:40 - Everaldo Marques (melhor narrador da TV brasileira, btw) ta tendo uma dificuldade com esses "lembretes" de trocas anteriores que surgem o tempo todo na transmissão. Acho que por ele já teriamos umas 12 trocas hoje. E provavelmente teria feito o Draft mais interessante, btw... Poucos absurdos, poucas escolhas que nos causam um aneurisma.


12:41 - Hilaria a reação (e o cartaz pedindo pra trocar uma escolha de Draft por um novo GM) dos torcedores do Cowboys presentes no estário quando anunciam Travis Frederick, C. Confesso que não acho o Frederick um grande prospect e o Cowboys, precisando urgente de um safety, tinha a droga do Elam lá esperando por eles!!! Não que o Cowboys não tivesse uso pra um bom C, mas pra que se precipitar aqui e pegar um cara que nao deveria sair por mais umas 20 escolhas quando tinha jogadores melhores que cobriam buracos no time disponiveis?


12:44 - Pra encerrar o Draft, o Ravens faz o favor de ir logo e escolher FINALMENTE Matt Elam. Não é espetacular, é um pouco baixo, mas tem ótimos fundamentos e o Ravens tambem é outro time que perdeu os dois safetys e ta em busca de substitutos, então Elam - capaz de jogar FS E SS - é uma boa adição, um jogador físico com boa awareness. Boa pick.


12:55 - Okay... Chegou a hora. Bills e EJ Manuel. Agora posso falar com conhecimento de causa: O Bills TOTALMENTE estragou sua pick. O fato de NENHUM outro QB ter saido na primeira rodada do Draft significa que Manuel - considerado o quarto ou quinto melhor QB do Draft em 95% das Boards - provavelmente estaria disponivel para o Bills no meio da segunda rodada ou até talvez na terceira. Mesmo os times que claramente precisam de um QB passaram a fraquíssima classe desse ano na primeira rodada inteira, e os proximos QBs devem começar a sair só na segunda rodada... E mesmo assim tem TRÊS outros QBs que em teoria podiam sair antes. Se o Bills queria ser ousado e pegar o Manuel antes, porque pegar na 16th pick??

Entao sim, talvez o Bills tenha avaliado o Manuel como o melhor dos cinco QBs e quisesse ele de qualquer jeito. Mas quando você está no Draft, seu objetivo é maximizar o valor de cada escolha. Uma escolha de primeira rodada tem maior valor que uma de segunda, então porque gastar uma escolha de primeira rodada em um jogador que deveria continuar caindo? O Bills tem a 9th pick da segunda rodada, porque não esperar pra ver o movimento dos demais times e eventualmente subir umas picks com uma escolha e sexta rodada se precisar? Não faz sentido. E eu nem vou entrar no mérito de se o Manuel era mesmo o melhor QB do Draft - não sou um fã dele e pra mim não faz mais sentido nunca do que Geno Smith (mais potencial) ou Barkley (mais pronto pra jogar) - porque ai era questão de avaliação do time. Mas sim, o Bills estragou tudo. Pelo menos nos deram alguma diversão e WTF Moments no primeiro dia do Draft.


7 comentários:

  1. Olá Vitor. Muito bom que o blog voltou!!! Sinceramente te acho melhor escrevendo sobre NFL que MUITOS por aí.
    Depois de alguns meses, todos os jogos dos playoffs assistidos até o superbowl, e muito madden, acho que finalmente entendo perfeitamente o jogo de futebol americano. Acabei gostando muito, e busco sempre ler mais , sobre times históricos, formações e jogadas obscuras, etc etc. Me apaixonei pelo esporte, e devo dizer que o tmw ajudou muito nisso :)
    Agora, sei de seus problemas de tempo, mas vou ter que pedir: será que não rola um post sobre Luck e seu "novo" cordenador ofensivo? Lembro de você falar em um post o quanto o Alex Smith sofreu com os diversos CO's que teve durante sua carreira, e eu acho que um CO que é familiar ao Luck vai ajudar ele muito em seu desenvolvimento. E, pensemos, uma West-Coast offense é do que ele precisa, né? Muitas jardas e 0.54 de completions no ano de novato mostra que o prospecto é excelente, mas mesmo muito bom, parece bater cabeça com o seu playbook. Doía ver ele olhando a secundária adversária e o Lavon Brazil (!!!) correndo ainda, de costas. Fora a O-line horrível.
    Obs.: Consegui entender praticamente todas as estastísticas brutas do FA (menos o QBR da ESPN, que coisa horrorosa!!!), e o time que eu tirei para torcer foi o Indianapolis Colts. Deve doer para um torcedor mais antigo escutar que eu escolhi seu time por causa de um comeback do Luck em cima do Packers, mas fazer o que né...
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ideia interessante, mas vou deixar pra ver se consigo mais perto da temporada da NFL. Draft e NBA tem prioridades no momento e nem sei se consigo cobrir os dois decentemente (provavelmente não). Mas vou deixar a ideia anotada aqui, pode deixar!

      Btw, não vejo nenhum problema em começar a torcer "depois" por causa de um jogo emocionante. Aqui não é como nos EUA onde grande parte da identificação com os times vem da região onde moram. Cada um procura um motivo pra torcer por um time, seja porque gosta da camisa, seja porque gosta da cidade onde eles jogam, seja porque gostam de um jogador... Nao precisa ter logica. Eu torço pro Red Sox por causa de um jogo aleatorio da temporada regular de 2003, por exemplo.

      E QBR talvez seja minha estatistica favorita... Porque ela ajusta os numeros de acordo com a situação. Se seu time abrir 28 -0 com 4 TDs da defesa logo de cara antes do QB pisar no gramado, ele pode até jogar bem, mas numa situacao onde seu time ja estava muito confortavel na partida. O seu impacto no jogo será muito menor do que um QB que conseguir os mesmos numeros numa vitoria de 28-27 apertada com TD no ultimo lance.

      Valeu pelos elogios e um abraco!

      Excluir
    2. Sim, é uma estastística bem refinada. Mas às vezes eu penso que ela abrange aspectos que estão fora do alcance do quaterback (como sacks, por exemplo... Se o JJ Watt vier pelo seu blindside o que você pode fazer?), e pega muitas minúcias, bastante específicas e diferentes entre si, e joga num número só, e eu não gosto muito desse tipo de estastística (como o PER). Talvez são avançadas demais para mim hehehe. Mas eu prefiro, por exemplo, discutir individualmente sobre a jardagem e as completions de um quaterback do que falar de um número só. Sem assistir o jogo fica difícil, mas se eu buscar as stats e ver que o Romo foi 5/11 no 3° quarto para 47 jardas, 2 first downs e resultou num field goal, por exemplo, tenho uma noção melhor de como ele atuou do que se eu visse que seu QBR foi de 50.1 nesse período, isso sem falar nas comparações entre QBs (nessa última temporada Ponder e Newton tiveram qbr's semelhantes, mas de assisti-los eu sei a diferença que há entre eles).
      Óbvio que não existe estastística perfeita, e o caminho parece ser esse aí mesmo, o da unificação dos números. Ainda mais se tratando de um esporte coletivo, de que adianta o Newton, por exemplo, ser muito bom individualmente, se ele não consegue "render" (que é o que importa: trazer vitórias, ser campeão... esse é o objetivo final do esporte em questão) na circunstância específica na qual ele está inserido. Só não gosto muito desta abordagem pois, por ela, é impossível saber o quão o atleta é bom, só sabemos o quanto rende em determinadas circunstâncias. Qual seria o QBR do Rivers se ele não vivesse sob uma O-line tão feia?
      No fim, parece que o melhor jeito de avaliar é assistir o jogo mesmo, hehe.
      Abs

      Excluir
    3. Só discordo quanto ao fato de que olhar jardas/aproveitamento é uma boa forma... Na verdade, é uma péssima hehe. Sabia que o QB com mais jardas em um jogo perde o jogo metade das vezes? Tudo depende de contexto, e por isso eu gosto do QBR, já que ele contextualiza tudo. Sua atuação num quarto periodo apertado é muito mais importante que numa lavada.

      Ele também separa algumas coisas como, por exemplo: 3rd and 10 na linha de 33 jardas do campo adversario. Voce recebe o snap e o JJ Watt vem fungando no seu pescoço. Voce tem duas opcoes: Jogar a bola fora, ou tentar seguir a jogada e arriscar o sack. Se voce fez a primeira, o resultado é um FG de 50 jardas. Se voce segue a jogada e toma um sack de 7 jardas, o FG é de 57... E os pontos "esperados" de um FG de 57 jardas sao muito menores que um de 50 jardas, então voce custou pontos ao seu time com esse sack.

      Outra vantagem do QBR é que ele considera jogadas que o QB corre e da credito a ele por evitar um sack jogando uma bola fora. Tambem imagine o seguinte: 3rd and 2 na linha de 20 jardas do proprio campo. O QB fz um passe curto pro WR pra ganhar tres jardas, o first down e pronto. Mas o LB adversario erra o tackle, seu WR se empolga, dribla o time inteiro e afz um TD de 80 jardas. Onde está o grande merito do QB nas ultimas 80 jardas? Foram 99% trabalho do WR, e o QBR ajusta por isso tambem.

      Claro, tem coisas que não podem ser medidas (um QB jogando tras de uma pessima O-Line vai ter menos tempo pra lançar uma bola), mas a vantagem é que ele considera a situação do cara, ou seja, como ele joga dentro daquela situacao. O QBR nao mede o quanto um QB foi "bom", ele mede o quanto ele ajudou o time a vencer (pense Alex Smith).

      Como tudo em fut americano, é uma estatistica que precisa de contexto e realmente, a emlhor forma de se entender é assistir o jogo. MAs nao desprezo as modernidades hehehe

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. gostei desse draft porque a grande maioria dos times supriram suas necessidades, com isso vamos ter uma liga muito mais forte essa temporada.

    alguns divisões estão fortíssimas, como a AFC Norte e as NFC Norte, Sul e Oeste.

    não entendi as escolhas do Giants, Cowboys e Bills, poderiam ter saído melhores na primeira rodada.

    outra coisa sem lógica para mim é deixaram Manti Te'o de fora só por causa do lance da sua namorada. Bears e Ravens deveriam tê-lo selecionado, seu talento é claro. Chargers se deu bem nessa.

    abs,

    Moacir Chamusca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te'o era cotado pra sair na 20th pick mais ou menos, mas duas coisas atrapalharam: A "namorada", e o péssimo BCS que ele teve contra Alabama. A pergunta que fica: A primeira coisa influenciou na segunda? E claro, vai influenciar no resto da carreira? Então até entendo um certo "medo" dos times em pegar o Te'o no que diz respeito a sua performance em campo (ele foi PESSIMO naquele BCS contra uma O-Line de nivel NFL), mas tambem acho que o esquema da namorada influenciou sim. E como você disse, esse era um Draft pra times suprirem suas necessidades, e varios times precisavam de um MLB (Giants, Bears, pra nomear dois). Em termos de valor, perderam um bom titular.

      Sobre as escolhas de Giants, Cowboys e Bills, tenho um post pra sair um dia desses explicando o que foi errado nelas, mas spoiler: Pior coisa a se fazer no Draft é pegar um jogador uma rodada antes do seu verdadeiro valor.

      Excluir