Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 16 de julho de 2013

O verdadeiro All-Star Game da MLB

Aproveitando que ontem terminamos o preview da AFC East pra temporada 2013 da NFL e que hoje tem All-Star Game da MLB, vamos dar um tempinho (calma, amanhã tem mais!) pra falar um pouco de baseball e tentar trazer um retrato do que foi essa primeira fase de temporada regular. 

Todo ano, os prêmios do baseball apresentam um simples problema em praticamente todos os prêmios individuais: os votantes, muitas vezes, não fazem ideia do que olhar e do que observar (se você é um desses e/ou não faz ideia do que estamos falando, recomendo dar uma lida no nosso post explicativo sobre as regras do baseball e, principalmente, nesse post sobre como usar estatísticas no baseball pra ter uma idéia geral do que está acontecendo aqui) e votam com base em critérios totalmente absurdos e no "teste visual" que tem mais falhas que a defesa da seleção do Tahiti. Isso gera alguns absurdos e um grande número de injustiças que acabam revoltando os estatísticos do esporte e as pessoas que sabem que votar em um jogador que rebate muitos Home Runs e não faz mais nada de util é ridículo. Baseball é o esporte mais fácil de se medir com estatísticas da história da humanidade se você souber pra onde olhar, mas mesmo assim, toda santa vez tem um monte de gente que sequer olha pra elas na hora de votar, e isso gera um sem-número de absurdos que precisam ser corrigidos.

Então a idéia aqui é simples: olhando as estatísticas pra avaliar os melhores jogadores da MLB até aqui, ao invés dos conceitos subjetivos da hora de votar de 70% das pessoas, quais seriam os All-Star Teams das duas Ligas? Em outras palavras, se fossemos montar um time com os melhores jogadores por posição na temporada até aqui, como seria? Vamos eleger apenas um jogador por posição, mas eventualmente podemos citar alguns jogadores que mereciam consideração que vocês podem interpretar como os reservas da posição. Da mesma forma, se tivermos dois jogadores virtualmente empatados, a escolha vai seguir meu critério pessoal para a montagem do time, mas pelo menos vou explicitar a decisão a ser tomada. Elegeremos 9 Fielders, um DH, e apenas um arremessador titular em cada Liga.

Então sem mais delongas, vamos começar com...

American League All-Star Team

Catcher: Joe Mauer, Minnesota Twins (3.9 WAR, .320/.402/.473)

Essa talvez seja a posição mais fácil de preencher de toda essa coluna. Um pouco esquecido em meio a um monte de lesões, e ao fato de que o Twins é um dos times menos importantes de toda a MLB, está o fato de que Joe Mauer ainda é um dos melhores jogadores da Liga, que continua chegando em base a níveis épicos e rebatendo doubles pra todos os lados do campo. Mas mais do que a performance espetacular de Mauer (stat line acima), o que torna essa posição tão fácil de preencher é o fato de que a AL não tem nenhum outro Catcher pra competir com ele. O segundo melhor C da AL é Jason Castro, do Astros, mas mesmo assim o WAR dele (2.3) nem se compara. Nem mesmo Carlos Santana, que tem bons números ofensivos (seu wRC+ de 137 é o quarto maior da MLB entre Cs, atrás de Buster Posey, Yadier Molina e Mauer) mas é um dos piores jogadores defensivos da Liga. Então nenhuma controvérsia pra começar o time.

Menção honrosa: Jason Castro, Houston Astros.


First Baseman: Chris Davis, Baltimore Orioles (5.1 WAR, .315/.392/.717, 37 HRs)

Outra extremamente fácil, embora por um outro motivo: Chris Davis tem sido a grande história da temporada com sua barragem de Home Runs, seus 37 sendo a segunda melhor marca na história antes do All-Star Game. Embora a AL tenha alguns outros 1B interessantes, nenhum teve nem de longe o impacto que Davis teve, e nenhum chega perto do seu .717 em slugging ou seu .402 em isolated power (ambas lideram a MLB).

Menções honrosas: Edwin Encarnacion, Toronto Blue Jays; James Loney, Tampa Bay Rays.


Second Baseman: Dustin Pedroia, Boston Red Sox (3.7 WAR, .316/.396.436)

Se as duas anteriores foram as mais fáceis da coluna, essa foi a mais difícil de longe: Dustin Pedroia ou Robinson Cano? Os WARs são virtualmente idênticos (3.7 e 3.8, respectivamente) e cada um trás coisas diferentes ao jogo: Cano é um rebatedor superior, mas Pedroia é um defensor e baserunner muito melhor. Então fica mais por conta da sua avaliação pessoal, e a minha vai pra Pedroia por dois motivos: ele tem sido o melhor jogador do melhor time da American League, e meu time já tem força suficiente no bastão mas precisa de mais defesa. Normalmente eu não uso performance dos times pra uma honra individual como All-Star Game, mas serve aqui como critério de desempate porque os dois jogadores são tão próximos que não da pra separar um como sendo melhor.

Uma alternativa aqui seria colocar Jason Kipnis. Seus números ofensivos superam até mesmo Cano, embora ele seja o pior defensor do três. Seu WAR é de 3.4 mesmo com 10 jogos a menos que seus rivais, então Kipnis seria sem dúvida um candidato válido à vaga. Pra uma AL que foi absurdamente fraca em 2Bs ano passado tirando Cano, é uma safra muito boa.

Menções honrosas: Robinson Cano, New York Yankees; Jason Kipnis, Cleveland Indians.


Shortstop: Yunel Escobar, Tampa Bay Rays (2.3 WAR, .251/.312/.367, 8.3 UZR)

Essa era uma corrida entre três jogadores: Escobar, Jed Lowrie e Jhonny Peralta. Peralta seria a escolha lógica pelo WAR (2.7) e seus números ofensivos superiores (wRC+ 121, o mesmo de Lowrie), mas Peralta deve ser suspenso muito em breve pelo uso de PEDs ligado ao escândalo da Biogenesis (um pouco suspeito esse salto de produtividade pra um shortstop de 31 anos com um wRC+ de 88 ano passado, não?) e deve regredir grosseiramente seu BABIP de infinito (.385) que não é sustentado por nenhuma métrica. E como Lowrie é um defensor horrendo, acabei escolhendo Escobar pela sua defesa (8.3 de UZR o qualifica como melhor shortstop defensivo da MLB não chamado Andrelton Simmons) e pelo fato de que, depois de um primeiro quarto horrendo de temporada no bastão, seus números subiram recentemente para patamares aceitáveis. Escolha difícil mas, novamente, com tantos bastões nesse time, um pouco de defesa no infield é algo importante.

Menções honrosa: Jhonny Peralta, Detriot Tigers; Jed Lowrie, Oakland Athletics

Third Baseman: Miguel Cabrera, Detroit Tigers (6.0 WAR, .365/.458/.674)

Sabia que, dos 12 melhores jogadores da MLB em WAR, quatro são 3B da American League (cinco do Top20)?? Essa posição é incrivelmente profunda na AL, e mesmo assim Miguel Cabrera continua supremo na posição. Pense assim: Só pelo que ele fez até ano passado provavelmente já seria um Hall of Famer, e ele ainda está tendo a melhor temporada da sua carreira! Ele lidera a AL em aproveitamento, em OBP e segundo em slugging e, embora seja o pior jogador defensivo de toda a MLB, lidera com muita folga a MLB em wRC+ (204) e WAR. Então mesmo com a incrível quantidade de talentos pra essa posição, não tem como NÃO dar essa vaga pro Miguelito. Ele está simplesmente em um outro nível como rebatedor mesmo com Chris Davis por ai. E btw, é um crime Josh Donaldson não ter sido um All-Star reserva)

Menções honrosas: Evan Longoria, Tampa Bay Rays; Josh Donaldson, Oakland Athletics; Manny Machado, Baltimore Orioles.

Outfielders: Mike Trout, Los Angeles Angels (5.7 WAR, .322/.399/.565); Jacoby Ellsbury, Boston Red Sox (3.5 WAR, .305/.368/.422, 8.7 BsR); Colby Rasmus, Toronto Blue Jays (3.5 WAR, .263/.332/.484, 10.0 UZR).

Escolhendo outfielder sem ligar para posição, Trout, Ellsbury e Rasmus são de longe os que mais se destacaram na temporada, embora criminosamente Ellsbury tenha sido deixado de fora do All-Star Game também apesar de liderar toda a MLB em BsR (corridas geradas com as pernas). Trout é o único jogador da MLB que está no mesmo nível de Miguel Cabrera como jogador (ele foi assaltado do MVP ano passado, inclusive), um dos melhores rebatedores da MLB que ainda causa estragos com as pernas como poucos outros (apesar de sua defesa ter piorado essa temporada), então não deve existir qualquer dúvida que ele merece ser o leadoff hitter desse time. Mas os outros dois tem sido criminalmente underrated essa temporada: mesmo perdendo o poder mostrado em 2011, Ellsbury ainda tem sido um dos monstros mais completos da MLB causando estragos rebatendo, correndo e defendendo; e embora Rasmus seja um jogador que produz muitos outs, ele tem um poder impressionante e tem sido o melhor defensor de outfielder da AL. Eu considerei Jose Bautista pra esse OF pra aumentar seu poder no bastão, mas seu WAR (3.0) é consideravelmente menor que o dos demais e seus números ofensivos estão muito pouco melhores do que os de Rasmus.

Menções honrosas: Jose Bautista, Toronto Blue Jays; Brett Gardner, New York Yankees; Desmond Jennings, Tampa Bay Rays; Adam Jones, Baltimore Orioles.

Designated Hitter: David Ortiz, Boston Red Sox (2.8 WAR, .317/.402/606)

Ortiz é o quarto melhor rebatedor da AL depois de Miggy, Trout e Davis, redefiniu a posição de DH e foi o símbolo dela na AL por quase 10 anos. Tem como ser outra pessoa? Não. Sem chance. Zero.

Menção honrosa: Raul Ibanez, Seattle Mariners

Pitcher: Felix Hernandez, Seattle Mariners (4.1 WAR, 2.53 ERA, 2.66 FIP)

Outra decisão extremamente difícil entre King Felix e Max Scherzer. Felix lidera a AL em FIP e WAR à frente de Scherzer, ,as ambas são por diferenças extremamente pequenas: 2.68 FIP e 4.0 WAR pra Scherzer, embora o xFIP de Felix seja 2.71 contra 2.88 de Max. Então aqui é realmente um cara ou coroa pra escolher qual o melhor dos dois. Eu escolhi Felix por um simples motivo: Ele arremessou mais entradas, e isso é um fator extremamente underrated. Os primeiros 90 jogos da temporada foram melhores pra Felix que pra Scherzer, e por isso ele será meu titular. Por um fio, mas enfim

Menções honrosas: Max Scherzer, Detroit Tigers; Chris Sale, Chicago White Sox; Derek Holland, Texas Rangers.


National League All-Star Team

Catcher: Yadier Molina, Saint Louis Cardinals (4.2 WAR, .341/.386/.489)

Esse é outro debate ingrato: Molina ou Buster Posey? Posey é muito melhor ofensivamente (162 wRC+ contra 145 de Molina), e Molina é melhor defensivamente (embora UZR não seja uma boa medida para medir catchers defensivamente). Essa é difícil porque eu realmente acho Posey o melhor jogador e acho que teve o melhor começo de temporada (os WARs idênticos dos dois, 4.2, se deve ao fato do UZR de Posey ser -2.6 e o 6.2 de Molina), mas se a idéia é seguir pelos números, os dois estariam iguals e Molina ganha a dianteira pelos critérios de desempate que tenho usado até aqui: Ele é melhor defensivamente, e é o melhor jogador do melhor time da AL. Então vamos de Molina.

Menções honrosas: Buster Posey, San Francisco Giants; Russell Martin, Pittsburgh Pirates.

First Baseman: Paul Goldschmidt, Arizona Diamondbacks (4.2 WAR, .313/.395/.557)

Goldschmidt seria meu 1B titular do "Grandes jogadores que ninguém repara All-Stars". Ele tem sido espetacular desde o começo do ano, tem 21 HRs no All-Star Break e ainda tem sido muito bom defensivamente, o que o separa de seu maior concorrente, Joey Votto, um melhor jogador ofensivo que não tem mostrado a mesma capacidade com a luva. Goldschmidt é daqueles jogadores que deveriam ser um no-brainer pra ser titular e rebater em terceiro no All-Star Game mas que as pessoas insistem em não reparar. Fico com muita pena do Votto ficar de fora desse time, mas a temporada de Goldschmidt está sendo espetacular.

Menção honrosa: Joey Votto, Cincinatti Reds.

Second Baseman: Matt Carpenter, Saint Louis Cardinals (4.3 WAR, .321/.394/.497)

Yeah, yeah, eu sei, Carpenter não é o 2B de tempo integral, um jogador que joga em várias posições de acordo com a necessidade da equipe. Mas ele vai ser o 2B titular da NL por dois motivos. Primeiro, seu wRC+ de 151 e seu WAR de 4.3 o colocam como um dos melhores jogadores de toda a MLB em 2013, e ele precisa estar nesse All-Star Team, e como as outras duas posições que ele joga (3B e OF) estão lotadas de bons candidatos, esse é o melhor encaixe pra ele. Além disso, a NL está muito carente de bons 2Bs, apenas outros passam os 2.0 de WAR e nenhum deles passa de 2.2 além de Carpenter. Então arrumamos lugar no time para um dos melhores jogadores da temporada e cobrimos uma necessidade. Done and done.

Mençoes honrosas: Brandon Phillips, Cincinatti Reds; Marco Scutaro, San Francisco Giants.

Shortstop: Troy Tulowitzki, Colorado Rockies (3.5 WAR, .332/.400/.608 em 60 jogos)

Esse é mais complicado, mas por outro motivo. Ian Desmond lidera os SS da NL em WAR com um bom 3.6 em 94 jogos. Mas ele estaria virtualmente empatado com Everth Cabrera se o segundo tivesse ficado saudável. Enquanto isso, Troy Tulowitzki teve um WAR quase identico de 3.5 em apenas 60 jogos, sendo de longe o melhor rebatedor do grupo (wRC+ de 160) além de ser um defensor superior para a posição. Embora Tulo tenha saido dos jogadores "qualificados" por conta da sua lesão, ele vai ser o titular aqui porque foi em 60 jogos um shortstop melhor do que qualquer outro da MLB inteira foi em 95. Se achar que a lesão longa de Tulo o tira de qualificação, o que é justo, então deem o lugar para Desmond, que também está tendo uma temporada fantástica tanto rebatendo como defendendo e correndo e merece reconhecimento.

Menções honrosas: Ian Demond, Washington Nationals; Jean Segura, Milwaukee Brewers; Everth Cabrera, San Diego Padres;

Third Baseman: David Wright, New York Mets (4.9 WAR, .304/.396/.507)

Wright lidera a NL em WAR e o jogo é no seu estádio. Como Wright NÃO estaria aqui? Não é culpa dele que o Mets seja uma droga, ele tem sido o melhor jogador da NL nessa primeira parte da temporada, um dos melhores jogadores all-around da MLB e que ainda joga numa posição carente de depth na NL. Muito fácil.

Menção honrosa: Pedro Alvarez, Pittsburgh Pirates.

Outfielders: Carlos Gomes, Milwaukee Brewers (4.6 WAR, .296/.336/.534, 12.3 UZR); Carlos Gonzalez, Colorado Rockies (4.5 WAR, .302/.370/.610); Andrew McCutchen, Pittsburgh Pirates (4.3 WAR, .302/.376/.471).

Holy crap, olha esse grupo de outfielders, três dos Top10 WARs da MLB inteira. Por algum motivo, seja ele falta de pedigree ou simplesmente porque seu time está uma droga, a temporada espetacular do Carlos Gomes (mais um hitter a dar um salto aos 27 anos - Chris Davis é o outro dessa lista) está passando desapercebida, mas seus números são reais: ele é o segundo melhor OF defensivo da MLB (atrás de Gerardo Parra), uma ameaça pra roubar bases, e embora ainda faça um pouco de outs demais, ele compensa com sobras com boa taxa de contato e um poder bastante acima da média. Os outros dois são figuras mais tradicionais, o brilhantismo all-around de McCutchen com o poder no bastão espetacular de Carlos Gonzalez, cujos números ofensivos são espetaculares mesmo ajustando para o Coors Field, o mais favorável a rebatedores da MLB (é o segundo em wRC+ entre OFs atrás de Trout). Esse trio oferece tudo: defesa (UZR combinado de 24,3), baserunning (13,1 combinado de BsR), rebatidas pra contato, OBP, força... Espetacular.

Menções honrosas: Starling Marte, Pittsburgh Pirates; Gerardo Parra, Arizona Diamondbacks; Shin-Soo Choo, Cincinatti Reds; Hunter Pence, San Francisco Giants.

Designated Hitter: Buster Posey, San Francisco Giants (4.2 WAR, .325/.395/.536)

Me doeu muito deixar um dos meus jogadores favoritos, Joey Votto, de fora desse time: ele é uma máquina de OBP que lidera a MLB em Walk% (16.6%, um numero obsceno) e é o segundo melhor rebatedor de toda a NL, caindo em WAR pelas deficiências defensivas (pequenas, mas o suficiente pra deixá-lo abaixo da media defensivamente pra temporada). O problema é que o melhor rebatedor da NL - o único acima de Votto - está brigando com ele por essa vaga, e Buster Posey é simplesmente um fenômeno no bastão, um jogador com excelente contato que sabe trabalhar contagens, chegar em base e tem mostrado mais poder que Votto até aqui mesmo jogando no pior estádio pra rebatedores da MLB. É bem provável que Votto ainda esteja sentindo a lesão que o tirou de grande parte da temporada passada, visto que seus números (particularmente os de força) cairam consideravelmente desde o ano passado, mas com o que vimos até aqui, não tem como justificar deixar Posey de fora desse time.

Menções honrosas: Joey Votto, Cincinatti Reds; Michael Cuddyer, Colorado Rockies.

Pitcher: Adam Wainwright, Saint Louis Cardinals (4.6 WAR, 2.45 ERA, 2.23 FIP) 

Espetacular disputa entre Wainwright, Matt Harvey e Clayton Kershaw por essa vaga. Wainwright ganha uma mínima vantagem sobre Harvey apesar de ter um FIP menor (2.23 contra 2.17 de Harvey) por ser um pitcher mais eficiente: seu Strikeout-to-walk ratio é quase obsceno (acima de 8) e arremessou quase 17 entradas a mais que Harvey por precisar de menos arremessos pra avançar nas entradas, o que explica a diferença de WAR (4.6 contra 4.2) - além de Harvey arremessar em um lugar mais favorável a arremessadores, mas enfim. Qualquer um dos dois é um candidato digno aqui, embora Wainwright tenha tido uma temporada um pooouco melhor até aqui.

Menções honrosas: Matt Harvey, New York Mets; Clayton Kershaw, Los Angeles Dodgers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário