Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Preview NFL 2013 - Cleveland Browns

O melhor vídeo ou comercial da história do Cleveland Browns



Para saber do que estamos falando aqui e dessas estatísticas, recomendo a leitura desse post antes
Se quiser opinioes e analises sobre o Draft, voces podem ler o Running Diary da primeira rodada ou o manual de como avaliar um Draft na NFL


Depois de terminar a série de previews da AFC East e os previews da NFC East para a temporada 2013 da NFL, falamos da AFC North com Baltimore Ravens, seu maior rival Pittsburgh Steelers, e o jovem up-and-comer Cincinnati BengalsAgora vamos terminar a divisão falando do patinho feio, o Cleveland Browns. Se você não tem ideia do que estou falando, recomendo que leia esse post introdutório. Btw, a falta de crases nesse texto é porque esse teclado não tem crase, então não reparem, ok?

Cleveland Browns

2012 Record: 5-11
Ataque ajustado: 27th
Defesa ajustada: 22nd


O Cleveland Browns é um daqueles times que é fácil fazer piada, especialmente por ser o patinho feio em uma divisão que acumula três títulos de Super Bowl nos últimos 10 anos e coloca em média dois times nos playoffs por temporada. O atual Cleveland Browns (o antigo mudou para Baltimore em 1996, draftou Jonathan Ogden e Ray Lewis com suas duas primeiras picks na nova cidade e ganhou dois Super Bowls desde então. Torcedores do Browns agora vão colocar fogo em si mesmos), desde que entrou na NFL em 1999, nunca ganhou um título de divisão, teve apenas duas temporadas acima de 50% de aproveitamento e foi aos playoffs apenas uma vez nesses catorze anos. Na verdade, desde que as divisões se realinharam em 2002 para formar as oito que conhecemos hoje, o Browns terminou acima da terceira posição na AFC North apenas duas vezes: em 2002, quando terminou em segundo e teve sua única aparição nos playoffs (perdeu na primeira rodada para o Steelers), e em 2007, quando terminou 10-6 (melhor record que teve desde 1999) mas não foi aos playoffs porque perdeu no critério de desempate para o também 10-6 Steelers na divisão e porque o Colts poupou titulares na última rodada contra o Titans, que ganhou o jogo e roubou o último Wild Card do Browns. Não foram exatamente 14 anos divertidos para os torcedores de Cleveland.

Na verdade, fica pior. Desde 2007 e seu milagroso 10-6 record com Derek Anderson de QB, (!!) que ainda foi ao Pro Bowl (!!!!!!!), nenhum técnico do Browns durou mais de dois anos no cargo (na verdade, os três HCs duraram exatamente duas temporadas cada antes de serem mandados embora), e em nenhuma das cinco temporadas seguintes a equipe conseguiu um record melhor do que 5-11 ou um ataque rankeado melhor que o 22nd melhor da NFL. Junte isso a tudo de ruim que o Browns aguentou antes de se mudar para Baltimore - The Fumble, The Drive, Red Right 88 (ironicamente, o TE que iria receber o passe? Ozzie Newsome, GM do Ravens!) - e concluímos que torcedores de Cleveland não tem muitos motivos para estarem felizes com a NFL... ou com a vida. (Se você tem preguiça de ver os vídeos e não sabe o que foram essas três coisas, entre na Wikipedia e coloque o nome que ele acha direto. Vale a pena. É a prova de que não existe time mais amaldiçoado na NFL. Confie em mim.)

Então sim, digamos que a história da franquia - especialmente desde que voltou a NFL - é uma de fracasso e que existe poucos motivos para se sentir otimista para o futuro. Então qualquer coisa de positiva que eu possa apontar aqui pode acabar sendo inútil frente a toda essa maldição e histórico de temporadas ruins e decepcionantes. Mas já que a idéia é fazer uma análise objetiva da temporada 2013 da equipe, vamos fingir que o Browns é uma franquia normal que não foi construída sobre um cemitério indígena, ok?

Apesar de mais uma temporada conturbada em 2012 que terminou com mais um record 5-11 e um técnico demitido, o fato é que o Browns não foi um time tão ruim assim como pareceram e como gostamos de acreditar. Não, é sério, pode parar de dar risada: a equipe terminou 5-11 mas com o Pythagorean Expectations de uma equipe 6-10, em parte porque a equipe acabou 3-5 em jogos decididos por uma posse de bola e porque tiveram o pior técnico da NFL na temporada passada, de longe. Pelo menos duas vezes o Browns entregou chances de manter o jogo próximo ou mesmo na frente no placar pelas decisões malucas do seu HC, e mesmo que o novo técnico da equipe seja uma incógnita, existe um potencial de melhora só por Pat Shurmur não estar mais lá.

Tirando seu Pythagorean Expectation e record em jogos decididos por uma posse de bola, um outro motivo de otimismo para a equipe é a questão das lesões. O Browns foi o sexto time que mais perdeu jogadores importantes por lesões ano passado (e mais quatro jogos sem seu melhor defensor em Joe Haden, suspenso), e embora alguns jogadores tenham mesmo um histórico de contusões (e a franquia como um todo também), em geral é um fator que costuma ser mais ou menos aleatório ano a ano e não devemos esperar que o Browns tenha novamente tanto azar com isso. Então vamos dar uma olhada mais a fundo e ver como Cleveland foi afetado por esses três fatores ao longo da temporada, e o que devemos esperar para mudar em 2013.

Primeiro de tudo, queria deixar claro de que é um mito que o Cleveland não tem talento na sua organização. Na verdade, eles tem muito mais talento do que um 5-11 time deveria ter a esse ponto, e a base para o futuro da franquia já está em estágios avançados de montagem (com uma exceção, mas já chegamos lá). Vamos mostrar que a base está montada dos dois lados da quadra para o futuro e que sim, por incrível que pareça, existe motivos para otimismo em Ohio que não envolvem Lebron voltando em 2014.

A primeira coisa que chama a atenção no Browns - pelo menos no papel - é sua defesa. Antes dessa offseason, a equipe tinha um núcleo formado por três excelentes jogadores: Joe Haden, o melhor cornerback da NFL não chamado Darrelle Revis; Phil Taylor, um DT muito forte que é excelente ocupando bloqueadores; e um dos MLBs mais versáteis da Liga, D'Qwell Jackson. Eles eram os três "keepers" da Franquia, aqueles três jogadores que iam servir de base para a equipe montar sua unidade defensiva. Embora eles precisassem de diversos complementos a esses três - mais importante de tudo, um bom pass rush e reforços na secundária - esses três seriam os mais importantes para o desenvolvimento da equipe. Então considerando que Haden perdeu cinco jogos e Phil Taylor perdeu mais oito (sem falar no resto das muitas lesões que colocaram o time como o sexto mais lesionado de 2012), o fato de que sua defesa esburacada ainda conseguiu ficar em 22nd overall é um ponto positivo. Se não acredita, é só ver que sua defesa se comportou como uma unidade acima da média em 2012 quando Taylor voltou de lesão, terminando com a 18th defesa ponderada da NFL mesmo com todos esses problemas. Então sim, foram mal, mas muitos sinais positivos estão ai no meio.

Então a defesa é realmente o ponto positivo da equipe até agora, e a diretoria com certeza sabe disso. Tanto que, nessa offseason, a equipe dedicou seu Draft quase inteiro e seu enorme espaço salarial a reforçar essa unidade, e fez isso de forma contundente: primeiro, aproveitou de ter a maior folha salarial da NFL para fazer uma oferta irrecusável a Paul Kruger, o emergente OLB de Baltimore que eles sabiam que Newsome não iria igualar. Depois, conseguiram o jogador que eles queriam no Draft em outro pass rusher, Barkevious Mingo, montando assim uma dupla para ir atrás de OLBs que tem potencial para ser uma das melhores da NFL em algum tempo (eles também foram espertos e trouxeram outro OLB mais all-around em Quentin Groves caso Kruger tenha dificuldade em se adaptar a rotina de jogar todas as descidas ou se Mingo precisar de mais tempo de adaptação). E quando a equipe falhou em reforçar a secundária quando sua oferta ao CB Keenan Lewis foi superada pela do Saints, a equipe usou uma escolha de terceira rodada em Leon McFadden (que deve ser titular oposto a Haden e se beneficiar imensamente da presença do seu colega All-Pro fechando metade do campo) e uma de sexta no safety Jamoris Slaughter (que ocupa uma posição de imensa necessidade e um talento de primeira ou segunda rodada se não fossem as lesões recorrentes e um rompimento do tendão de Aquiles que o tirou da temporada passada da NCAA).

(Tangente rápida: Barkevious Mingo e Jamoris Slaughter no mesmo time? Deve ser a melhor classe de força nominal da história do Draft!!)

Então se você está acompanhando, agora o Browns tem um núcleo de defesa com Haden, Jackson e Taylor que foi na média ou um pouco acima dela quando jogaram juntos temporada passada, e que adicionou dois bons pass rushers em Kruger e Mingo e mais dois jogadores que, ainda que jovem e incógnitas, devem ser um upgrade sobre o que quer que a equipe tenha colocado de segundo CB e safety nas últimas temporadas. Ainda que ainda tenham alguns buracos a serem preenchidos com role players e jogadores mais versáteis para complementar os principais, a equipe montou um excelente núcleo de cinco jogadores com características que se complementam muito bem. A defesa terrestre da equipe temporada passada foi ok e deve melhorar com uma temporada inteira de Taylor e seus novos OLBs, e a secundária - um problema maior, 20th overall - vai ser a maior beneficiada da adição de Kruger e Mingo, já que temporada passada a equipe teve trabalho demais indo atrás do QB (conseguiu um bom número de sacks porque jogou contra times que cediam muitos sacks, mas seus números ajustados são medíocres) e mesmo que seja uma unidade com poucos talentos de NFL (pelo menos até vermos como seus calouros vão se comportar) já vai ser muito bom para ela enfrentar quarterbacks com menos tempo para lançar, especialmente se Haden jogar uma temporada inteira. Então para um time cuja menor preocupação é vencer agora e cuja maior é montar uma boa base para um futuro próximo, o Browns tem feito um excelente trabalho juntando playmakers jovens e talentosos na sua defesa. Como eles vão funcionar juntos tem um interesse secundário por ora, mas se esse grupo conseguir ficar mais saudável que ano passado, podem esperar uma defesa sólida e em constante evolução e que deve ser a cara da Franquia pelos próximos anos.

O problema maior da equipe é do lado ofensivo da bola, onde o time teve um atroz 27th overall que, por incrível que pareça, já é uma melhora em relação ao ano anterior (31st overall). O time foi tão ruim pelo ar (27th) como pelo chão (25th) e nem a defesa do Ravens de 2000 ia salvar o pescoço desse grupo, então não é a toa que o Browns foi um time fraco em 2012. E se a franquia tem alguns pontos positivos no seu ataque, ele certamente vem acompanhado de alguns problemas, e o primeiro é esse: o Browns não fez nenhum grande esforço nessa offseason para melhorar seu ataque. Apenas um jogador Draftado - um tackle na sétima rodada - foi do ataque (apesar da 2nd rounder deles ter sido usada em um, mas já chegaremos lá) e o time não usou seu enorme espaço salarial para trazer nenhum jogador que fosse fazer a diferença (especialmente um TE) e ajudar o que tem sido um grupo muito ruim desde 2007. Então mesmo com mais saúde, a expectativa de uma grande mudança para o ataque desse time em 2013 são muito pequenas, mas vamos com calma.

A boa noticia é que, do ponto de vista de montar uma base jovem para o futuro e não para a temporada que vem, o Browns tem três jogadores que podem ser pilares para o futuro. Eles tem o melhor lineman de toda a NFL em Joe Thomas com apenas 28 anos, um RB muito talentoso que foi a 3rd pick overall de 2012 em Trent Richardson, e gastaram sua escolha de segunda rodada desse Draft no Draft Suplemental (explico no final do post, só descer até o fim) de 2011 para pegar o WR Josh Gordon, um talento de primeira rodada com problemas extra-campo mas que se mostrou um excelente jogador em 2012 com 800 jardas e 7 TDs apesar de receber passes de Brandon Weeden. Então talento eles tem, três potenciais bases para o futuro em posições importantes. O que Cleveland colocou ao redor deles que é o problema. Apesar do bom começo de Josh Gordon (suspenso para os dois primeiros jogos de 2013, btw), Cleveland ainda tem necessidade de mais opções no seu corpo de recebedores. A equipe trocou uma escolha tardia de Draft pelo bom e muito underrated Davone Bess, um excelente slot receiver que vai oferecer uma opção mais segura de passe pelo meio que a equipe não tinha, e embora Gordon-Bess seja uma boa dupla junto de uma opção mais explosiva, não é o caso na equipe: sua outra opção de recebedor seria Greg Little, um WR físico que pode funcionar na end zone pelo seu tamanho mas que tem decepcionado até aqui na NFL e tem dificuldade para criar separação dos defensores, e que não tem funcionado atraindo a atenção de quem quer que seja. Isso poderia ser um problema menor caso a equipe contasse com um bom TE capaz de criar missmatches na defesa e forçar ajustes, mas não é o caso: o Browns não tem um bom tight end e nem um TE mediano, apenas um bando de jogadores abaixo da média que nunca ativeram sucesso na Liga. Isso coloca pressão demais nos dois bons recebedores da equipe, torna o ataque muito mais fácil de ser marcado e dificulta demais a vida do QB.

Além disso, tem a linha ofensiva. O grupo é bom pelas pontas e protegendo seu QB, especialmente com Thomas, mas falta profundidade e força no interior dela. Lesões afetaram demais tanto os jogadores da linha como Trent Richardson temporada passada, então leve isso com um grão de sal, mas foi um grupo que teve MUITA dificuldade correndo pelo meio e abrindo caminho na força. Curiosamente, é um time que foi bem no resto (defendendo o QB, bloqueando por zona...) mas cuja incapacidade de abrir caminho no muque pelo miolo da defesa prejudicou demais Richardson e seu ataque em geral. Um pouco mais de saúde e um bom upgrade nos seus guards pode resolver a questão, porque talento existe.

O problema maior, é claro, é a posição de QB - como alias é o caso em quase qualquer time ruim. Brandon Weeden, o QB calouro mais velho da NFL com 29, teve um 2012 muito ruim em termos de eficiência (foi o quarto pior da NFL, na frente apenas de John Skelton, Ryan Lindley e claro... Mark Sanchez). Embora é claro que uma parte disso tenha vindo da incompetência geral do ataque ao seu redor (a falta de um alvo acima da média além de Gordon, a falta de jogo terrestre, etc) o fato é que o calouro não fez nada para nos convencer de que vai ser um jogador de sucesso - ou mesmo um titular sólido - na NFL, e mesmo sendo um calouro, o fato de que ele já tem 30 anos nos faz crer que seu potencial é muito limitado. Então enquanto o Browns não arrumar um QB de verdade para hoje e para o futuro, o Browns não vai dar um salto não importa o quanto o time esteja juntando de talento. Para 2012 o Browns não deve ter um time ao redor do QB pior do que o do Redskins, por exemplo: o time de Cleveland tem uma defesa com mais potencial, uma OL melhor protegendo o QB e pior correndo com a bola, e um corpo de recebedores menos variado mas mais explosivo. Se RG3 jogasse no Browns, estariamos pensando na equipe como um potencial time de playoffs, mas como é Weeden, sabemos que o potencial desse ataque é extremamente limitado. O ponto positivo para o Browns aqui é que o time mandou embora Shurmur, um dos piores técnicos que eu vi em anos de NFL, e trouxe Rob Chudzkinski para seu lugar. Embora Chud... Hmm, embora Rob não tenha exatamente um grande histórico como HC, ele foi o coordenador ofensivo da equipe durante aquela campanha 10-6 em 2007 e que fez Derek Anderson ir para o Pro-Bowl, algo que sozinho deveria colocá-lo no Hall da Fama algum dia, então se você acredita na influência que uma troca de técnico possa ter, a chegada de Rob e de Norv Turner como seu coordenador ofensivo pode ser algo para dar otimismo a essa torcida, ainda que eu duvido demais que Weeden vá ser o QB a colocar esse time de volta nos 50% de aproveitamento.

(O que me faz pensar: e se o Browns tivesse tido cérebro para não pegar Weeden ano passado na primeira rodada, usado essa pick para reforçar a equipe, e depois pego Russell Wilson na 2nd ou 3rd round? Hmm...)

Em resumo, o Browns foi um time 6-10 em Pythagorean Expectations ano passado que melhorou consideravelmente do ano passado para esse: adicionou duas peças muito importantes na defesa e adicionou profundidade na sua secundária, mudou seu técnico (sim, pode ser que Rob seja um fiasco, mas Shurmur com certeza seria um, então...), adicionou mais uma arma ofensiva em Bess e que dificilmente vai ser tão dizimado por lesões como foi ano passado. Então se o Browns deveria ter sido 6-10 temporada passada, seu calendário continua fraco como sempre (20th ano passado, projeta o mesmo para 2013) e o time fez enormes melhorias na sua equipe sem perder nenhum jogador importante (e espera-se que fique mais saudável), não é nenhum absurdo imaginar que o Browns possa terminar algo como 7-9 ou até 8-8 se as coisas derem um pouco mais certo a favor deles e se Weeden realmente der um salto de produtividade com um novo coordenador e um novo técnico no seu segundo ano da Liga. Eu realmente não confio no Browns enquanto eles tiverem Weeden, então não vou além de um 6-10 ou 7-9 nas minhas previsões, o que já está ótimo para uma franquia que tem sido uma piada nos últimos anos e que está montando uma base muito boa para o futuro. Mas não vão brigar por nada até acharem seu QB do futuro em algum lugar fora do seu elenco atual.


Nota explicativa: Draft Suplemental é um segundo Draft que ocorre um mês depois do Draft normal, e é composto de jogadores que se declararam para entrar na NFL depois do prazo limite para o Draft  - geralmente por causa de problemas extra-campo ou de elegibilidade para a NCAA. Cada time oferece escolhas hipotéticas de primeira a sétima rodada pelos jogadores, com a maior oferta por cada um levando o jogador. Se isso acontecer, o time perde a escolha de rodada correspondente no Draft seguinte. Ou seja, Josh Gordon não se declarou para o Draft de 2012 porque queria voltar para a NCAA, teve problemas de elegibilidade por conta de suspensão por uso de maconha e se declarou tardiamente. O Browns foi o time que mais alto ofereceu por ele no Draft Suplemental de 2012, uma escolha de segunda rodada, e por isso perdeu sua escolha de segunda rodada do Draft 2013. 

2 comentários:

  1. O browns não é um time tão ruim como todos pensão, mas cleveland é amaldiçoada não tem como arrumar aquilo não.

    Eu gosto da linha deles, não lembro quem era, mas achei que teve um guard que jogou bem no final da temporada e gosto do center deles tbm.Se fosse dizer, acharia a linha ofensiva um dos pontos positivos do time.
    E apesar de tudo, acho que o Norv Turner vai ser bom para o time, se forem mal esse ano, algo que se eu fosse torcedor do Browns, iria rezar para acontecer, terá tudo para buscar um bom QB no draft e quem sabe já dar um salto de produção de um ano pra outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o maior motivo pra eu não colocar eles 7-9 foi esse mesmo ( e o Weeden). Não confio nos times de Cleveland. Nunca.

      A OL é realmente boa quando está saudável, msa não foi o caso, sofreram com lesões e eles não tinham profundidade pra compensar isso. Eles também foram o quarto pior time evitando contato com o RB em corridas pelo meio, algo que deve melhorar com mais saude e um par melhor de guards. E quanto ao Turner, ele é um HC ruim, mas tem bons trabalhos como OC. Alguns caras são feitos pra isso e mais nada - Wade Phillips foi um dos piores HCs da minha vida, mas fez um trabalho brilhante na defesa de Houston. Eu só não confio no Weeden mesmo.

      Excluir