Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bold Predictions para a temporada 2013 da NFL

Participação especial no post de hoje

Milagrosamente, conseguimos terminar todos os 32 previews da NFL para a temporada 2013 a tempo da excelente abertura da temporada entre Broncos e Ravens.  Você pode acessar todos eles diretamente do nosso índice de previews e ir direto para o time que você quer, ou pode descer e ler um por um. Sinta-se a vontade, mas aproveite que deu trabalho... e muito.

Esses previews todos foram bases de extensas análises, especialmente estatísticas. Nós peneiramos dados, analisamos os efeitos aleatórios na temporada anterior e imaginamos como eles seriam "normalizados". Nós misturamos análise estatística com análise tradicional e experiência de 10 anos de NFL para tentar projetar um cenário "base" para cada um dos 32 times, a partir do qual tudo pode acontecer. Em resumo, foi uma série bastante profunda e analítica. 

O post de hoje, é exatamente o contrário: é só para se divertir. Um ano atrás, um amigo meu me "desafiou" a fazer um post com "bold predictions", aqueles palpites arriscados antes de cada temporada, eu fiz, foi divertido, e farei de novo hoje. Ao contrário dos nossos extensos previews sobre cada time, isso aqui não tem valor analítico, é realmente só para se divertir. Alguns desses terão uma base analítica por trás, mas quando virem um palpite, não achem que eu analisei e pesquisei até chegar nisso: a graça é justamente fazer isso sem pensar demais, e nenhum deles realmente é o que eu acho que vá acontecer de fato, são só chutes divertidos. Então antes de partir para os bold predictions dessa temporada, vamos ver como me saí neles temporada passada...

Ps. Espetacular essa série de imagens do DJroomba representando os times da NFL como se fossem famílias de Game of Thrones, vale a pena conferir: http://whatshotdjroomba.minus.com/uploads

Bold Predictions da temporada 2012


O Falcons vai ganhar a NFC South com tranqüilidade e o Saints fica de fora dos playoffs

Um bom começo, não é mesmo? Entrando na temporada passada, uma das grandes incógnitas era como o Saints iria se comportar sem seu técnico Sean Payton por uma temporada inteira. Eu achei que o time já tinha sérios problemas na defesa, e a perda de Payton iria prejudicar o ataque o suficiente para não permitir que ele compensasse sozinho as falhas do resto do time. So there! Essa eu acertei, embora não achasse que o Falcons iria terminar a temporada com a 1st seed como foi o caso. Mas pelo menos o palpite esteve correto.


Robert Griffin e Andrew Luck disputarão entre eles, e mais ninguém, o prêmio de calouro ofensivo do ano

Bom, em parte eu estava certo porque Griffin ganhou de fato o prêmio de calouro do ano... Mas yeah, Russell Wilson serviu para me fazer errar essa aqui. Embora eu esteja com vontade de trapacear aqui e me dar um meio certo porque, afinal, Griffin e Luck FORAM os dois primeiros ROY, certo? Ok, não vale. Damn you, Russell Wilson.

Tangente rápida: uma pergunta que eu me faço com alguma frequência é qual dos quatro membros da Gang of Four teve a melhor TEMPORADA em 2012? Colin Kaepernick, Wilson, Luck ou Griffin? Minha resposta pessoal foi por um processo de eliminação: se estivéssemos falando em quem foi melhor em "por jogo", a resposta seria Kaepernick, que terminou em terceiro em toda a NFL em produção por jogo e QBR, consideravelmente a frente de seus colegas. Mas como estamos falando de uma temporada inteira, não consigo falar que a melhor temporada foi daquele que jogou metade dos jogos. Então sobra Russell, Wilson e Luck. Entre esses três, você pode tranquilamente fazer um caso para qualquer um dos três, mas eu fico com Griffin, em parte porque seus números foram melhores que os de seus companheiros, em parte porque Wilson só pegou fogo na segunda metade da temporada e jogando em um time muito melhor (curiosidade: Seahawks foi o time com menos passes na temporada inteira), enquanto Griffin e Luck tiveram que fazer mais por times mais limitados. E embora Luck tenha levado um time muito mais fraco a 11 vitórias, ele também teve muito mais influência de fatores além de seu controle do que Griffin. Então eu diria que o Rookie of the Year de Griffin foi merecido. Por pouco.


Greg Schianno será técnico do ano e o Bucs terminará o ano 8-8 ou melhor

Eu comentei bastante sobre esse palpite no preview do Bucs, e sobre como - apesar de ter errado - não foi uma aposta tão ruim assim. Basicamente, duas coisas ferraram esse palpite. A primeira foi Chuck Pagano e sua luta contra o câncer, que deu ao Colts enorme destaque na mídia e apelo emocional, e então quando todos os fatores possíveis e imagináveis convergiram para fazer o Colts o time mais sortudo da história da NFL, Greg Schianno podia entrar em campo, passar para 20 TDs no lugar de seu QB e comemorar levitando acima do campo que não iria conseguir tirar o prêmio de técnico do ano de Pagano e Bruce Arians. A outra coisa que me atrapalhou foi que um bom time do Bucs, que começou um ano 6-4 contra um forte calendário, perdeu Carl Nicks por lesão, viu seu ataque afundar e perdeu cinco jogos seguidos quando poderia facilmente ter ganho dois desses e vindicado pelo menos metade da minha previsão. Então eu não estou de todo insatisfeito com esse palpite.


Bears, Texans e Ravens irão aos playoffs e pelo menos um deles irá a uma final de conferência (e será o Ravens)

Texans e Ravens FORAM de fato aos playoffs, e um deles foi de fato a uma final de conferência, e foi o Ravens. O Bears acabou ficando de fora mesmo tendo a sexta melhor eficiência ajustada de toda a NFL, ficando de fora apenas por causa de fatores além do seu controle. Então eu acertei 75% desse palpite e a parte que eu errei foi mais do que justificada, me sinto bem com esse também. Até aqui, mesmo os palpites que não foram cravados tiveram boas justificativas a posteriori. 


Browns e Dolphins brigam pela primeira escolha do Draft

Eu não sei porque diabos eu esqueci de colocar o Raiders nisso - o Jaguars eu justifiquei como sendo "um pouco melhor", e considerando que jogaram boa parte do ano sem seu melhor jogador (MJD) E ainda ficaram 1.5 vitórias abaixo da sua Pythagorean Expectation, eu me sinto menos idiota por esse palpite - mas eu acabei errando. Ryan Tannehil acabou sendo bem melhor do que eu esperava, e o Browns conseguiu segurar bem com sua defesa o fiasco que foi Brandon Weeden em 2012. Ainda que eu não esperasse nem de longe o Chiefs sendo o pior time da NFL, o fato é que eu errei bem feio essa. Primeiro erro grotesco desse post, e demorou cinco palpites. 


Pelo menos cinco times que foram aos playoffs ano passado ficarão de fora dos playoffs desse ano: Saints, Lions, Bengals, Broncos e Steelers

Em minha defesa: TODO ANO, durante quase 20 anos na NFL, pelo menos cinco times que foram aos playoffs em um dado ano não foram no ano seguinte. Ou seja, durante esses quase 20 anos, todos os playoffs tinham pelo menos cinco caras novas. Então já era uma tradição quase anual palpitar sobre quais seriam os cinco times que ficariam de fora, e como vocês podem ver, eu escolhi os meus cinco. Acontece que pela primeira vez em muito tempo, não ficaram de fora cinco times dos playoffs, foram apenas quatro: Saints, Lions, Steelers e Giants. Eu acertei três deles, então considero essa uma vitória.

Sobre o Broncos, que obviamente foi o grande problema dessa lista: eu não contava com uma temporada inteira saudável de Peyton Manning, achei que ele iria se machucar - 37 anos e vindo de cirurgias delicadíssimas no pescoço, era justificado - e que o time não iria conseguir se virar sem ele. Não só o resultado não funcionou, mas em uma AFC West cujo segundo melhor time terminou 7-9, acho que mesmo sem Manning eles teriam uma boa chance. 

Pelo menos um QB vai bater a marca de 5000 jardas esse ano

E Drew Brees bateu, com 5177 jardas aéreas. Engraçado que, até 2011, apenas dois QB na história havia passado para mais de 5000 jardas, Dan Marino em 1984 e Drew Brees em 2008. Nos últimos dois anos, já foram quatro temporadas de 5000 jardas (duas de Brees, Tom Brady, Matthew Stafford). Se você precisa de mais provas de que as regras hoje em dia favorecem demais o jogo aéreo - e que portanto é impossível comparar números de QBs de hoje com os dos anos 80 ou 90 - eu não sei o que te dizer. Só saiba que passar para 5000 jardas nos anos 80 seria o equivalente a um QB hoje passar para 5600 ou coisa assim. O nível de dificuldade era muito maior.


Bom, essas foram as minhas Bold Predictions de 2012. Surpreendentemente, eu fui muito bem nelas: acertei duas em cheio, acertei boa parte de outras duas, cheguei perto em outras duas e só em uma eu errei feio. Agora vamos então para as de 2013, lembrando pela milésima vez que esse post é só para divertir mesmo, sem nenhum valor analítico.


Bold Predictions da temporada 2013

Bom, como de costume, essas Bold Predictions não saem facilmente. Elas exigem tempo, reflexão e muito, mas m...

O Offensive Rookie of the Year não vai ser um quarterback

Ops, escapou.

Esse ano, a NFL projeta ter apenas dois QBs calouros começando a temporada: EJ Manuel no Bills, e Geno Smith no Jets. A facilidade de dar esse ou qualquer outro prêmio para um QB é óbvia, já que é a posição mais importante do jogo e a de mais destaque. Por isso quarterbacks tem, na falta de uma palavra melhor, uma vantagem natural do jogo. E tudo bem, é assim que funciona e pronto. Mas esse ano, eu não me sinto confiante nesses dois. Geno Smith continuou a sequência do Jets de chegar nas manchetes pelos motivos errados quando disse que "não via necessidade em estudar filmes do Darrelle Revis" antes de enfrentar o ex-CB do Jets, e se a sua concorrência para a vaga de titular de Mark Sanchez e Brady Quinn provavelmente vai lhe dar alguma segurança de ser titular, sua falta de dedicação e de atitude tem chamado a atenção negativamente ao redor da liga - bem como seu pobre nível de jogo na pré-temporada. Enquanto isso em Buffalo, EJ Manuel tem a vaga de titular garantida se estiver saudável já que o único outro QB do elenco é um calouro não draftado, mas as coisas por lá estão parecendo cada vez piores, com diversas lesões e problemas na defesa que provavelmente não farão a vida dos garotos mais fáceis.

Esse não é exatamente um ano muito profundo em grandes talentos ofensivamente, então a concorrência não vai ser tão pesada por esse lado, mas eu realmente não estou confiando nessa dupla de QBs. Por isso vale essa Bold Prediction, afinal dos últimos nove vencedores do prêmio, seis foram QBs (Cadillac Williams, Percy Harvin e Adrian Peterson sendo as exceções). Esse ano vai ser interessante monitorar essa disputa.


O Oakland Raiders vai sair do próximo draft com uma das duas primeiras escolhas

Eu já mostrei que definir os piores times da liga não é bem um talento meu, já que errei feio esse palpite ano passado, mas para mim o Raiders não é só o pior time da NFL - é o pior time, no papel, dos últimos anos da liga. Pense da seguinte manteira: esse é um time que tem um terço da sua folha salarial dedicada a jogadores que sequer estão no seu elenco, cujo QB foi uma escolha do draft complementar da NFL que tem um jogo (ruim) como titular na carreira, que acabou de dispensar sua própria escolha de quarta rodada que deveria ser seu QB titular, seu melhor jogador ofensivo pode perder a temporada inteira, e tudo isso em um ano onde os times tem muito incentivos para serem ruins com Jadeveon Clowney e Teddy Bridgewater esperando no próximo draft... e eu não consigo imaginar um cenário no qual o Raiders não seria um dos dois piores times de 2013.


Pelo menos um time que foi o pior da divisão em 2012 vai ganhar essa divisão em 2013

Ou seja: entre Bills, Jaguars, Chiefs, Browns, Eagles, Bucs, Cardinals e Lions, os piores colocados em cada uma das oito divisões da NFL, um deles pelo menos vai levar um título de divisão para casa em 2013. Essa previsão pode parecer maluca, mas não é: enquanto que Bills, Jaguars e Cardinals são extremamente improváveis para irem aos playoffs nas costas desse título de divisão, e os outro cinco certamente não são favoritos aos seus respectivos, títulos mas todos possuem uma possibilidade: Chiefs possuem uma tabela ridiculamente fácil e seu principal rival (Broncos) vai jogar parte da temporada bastante desfalcado; Eagles está com um time totalmente remodelado, técnico novo em uma divisão que costuma ser bastante apertada; Browns é um time melhor do que muita gente imagina em uma divisão que promete ser extremamente equilibrada; Lions foi o time mais azarado da NFL em 2012 e possui o melhor WR da liga; e o Bucs tem uma defesa totalmente nova e um time bastante underrated. Claro, nenhum deles é uma certeza ou mesmo um favorito para ganhar esse título, mas passamos 32 previews mostrando como a temporada da regular da NFL é extremamente sujeita a flutuações e acasos, então tendo cinco times diferentes com pelo menos uma abertura para ganhar esse título de divisão, acho razoável apostar que pelo menos um deles vai ver as coisas irem a seu favor.


Um time que foi as finais de conferência ano passado vai ficar fora dos playoffs

Entre os quatro - Patriots, Ravens, Falcons e 49ers - quem tem a janela mais fácil para voltar aos playoffs é sem dúvida o New England Patriots, por jogar em uma divisão muito mais fraca e em uma AFC bastante enfraquecida. Os outros três já estão a mais risco: Ravens remodelou boa parte do seu time e está sem seus dois principais alvos ofensivos de 2012, enquanto que 49ers e Falcons jogam em uma NFC insanamente forte e um pequeno azar pode ser a diferença entre uma vaga de playoffs e um terceiro lugar na divisão. Então considerando que quatro ou cinco times diferentes perdem os playoffs a cada ano -  33% ou 42%, respectivamente - escolher 50% de um determinado grupo (no caso, dos quatro finalistas) me parece uma aposta razoável para essa temporada.


O MVP será um jogador que nunca ganhou o prêmio antes

Se você me perguntar, hoje, quais são os meus palpites para ganhar o MVP, eu responderia sem pensar duas vezes: Tom Brady, Peyton Manning ou Aaron Rodgers. Não coincidentemente, são três dos quatro jogadores em atividade - Peterson é o outro - a terem um prêmio de MVP em seu currículo. Então eles são os favoritos a ganharem o prêmio, mas estou apostando - como chamam em Vegas - on the field, ou seja, no resto dos jogadores restantes contra esses três. Essa talvez seja a proposta mais ousada, mas eu gosto dos concorrentes: Kaepernick, Wilson, Luck, Matt Ryan, Drew Brees, alguns que estou esquecendo, e mais algumas eventuais zebras como Ben Roethlisberger, Tony Romo, outro RB que fique maluco e corra para 2000 jardas, ou até mesmo Megatron se ele conseguir bater a marca de 2000 jardas e o Lions for aos playoffs. As chances são pequenas, mas eu gosto de viver perigosamente (ok, nem tanto).


Dois head coaches serão demitidos antes do final da temporada

Rex Ryan, Jason Garrett, Ron Rivera e Mike Munchack são os favoritos, por uma boa margem. Entre eles, o mais injusto é Rex Ryan: Ryan levou o Jets com Mark Freaking Sanchez de QB a duas finais de AFC consecutivas, o que sozinho já deveria ser suficiente para renomearmos o Hall da Fama como "Hall Rex Ryan" (ou pelo menos criar uma Rex Ryan Steakhouse ali do lado). Suas constantes aparições na mídia (bem como suas garantias de Super Bowl) acabam sendo interpretadas pela imprensa e muitos fãs como uma tentativa de bufonice e de um técnico que quer aparecer... o que só prova que elas atingiram seu objetivo, já que desviam atenções, pressões e críticas por parte da mídia seus jogadores para ele, que não se afeta com elas. Ryan acabou levando a culpa por não conseguir levar um elenco limitadíssimo mais longe do que já levou (e ele já levou muito longe), e se o Jets tiver mais uma temporada decepcionante, tenho certeza que a diretoria vai mandar ele embora. O que é uma estupidez, porque Ryan é um ótimo head coach, mas essa é a mesma diretoria que deu um contrato de 58M para Mark Sanchez alguns anos atrás, então eles provavelmente demitirão Ryan mesmo assim. 


Agora vamos para o último  Bold Prediction, que é a dos cinco times (vamos manter cinco por mais um ano, afinal foram 19 anos de cinco ou mais seguidos por um de quatro) que ficarão de fora dos playoffs. Como torcedores adoram interpretar tudo da pior forma possível, e como nessa série de previews eu descobri que aparentemente odeio 80% dos times da NFL (inclusive meu próprio) na mente dos torcedores, eu queria esclarecer antes que esses não são os times que eu ACREDITO que ficarão de fora dos playoffs, que acho que ficarão de fora, ou mesmo que eu tenha analisado longa e duramente para fazer esses palpites: todos eles são times que estou palpitando sem pensar muito e do topo da minha cabeça, e são apenas os times que - tendo que escolher cinco - eu vejo com maiores CHANCES de eventualmente perder uma vaga nos playoffs, o que na prática não quer dizer absolutamente nada. Se seu time está aqui, não é porque acho eles ruins, porque acho que vão ficar de fora mesmo, ou porque eu odeio seu time, é só um palpite seguindo essa estatística para se divertir e mais nada, então não comecem. Dito isso vamos a nossa última previsão...


Os cinco times a ficar de fora dos playoffs serão: Colts, Vikings, Redskins, Ravens e... Falcons

Holy hell, esse foi difícil. Se você chegasse para mim hoje e falasse "Ei, quais serão os 12 times classificados para os playoffs? Sem pensar muito!", eu provavelmente deixaria apenas Colts, Vikings e Redskins de fora. Mas para chegar a cinco faltavam dois, e eu mudei de ideia umas 2000 vezes antes de finalmente decidir por Ravens e Falcons. Os dois são times muito bons e os dois times tem excelentes chances de chegarem aos playoffs e mesmo ganharem o Super Bowl, e como eu já disse, isso não significa que eu ACHO que os dois ficarão de fora dos playoffs, só que olhando em relação aos outros times de playoff, são os que eu consigo mais facilmente ver ficando de fora por questões como incertezas (no caso do Ravens) e divisão/conferência ridiculamente fortes (Falcons). Espero que esse ano só quatro fiquem de fora novamente para eu poder escolher só quatro ano que vem, porque não foi nada fácil...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por diversão, pedi a alguns amigos que acompanham NFL comigo de longe data para darem suas próprias bold predictions. Vou colocar elas aqui para daqui a um ano, quando formos contar vantagem com nossos acertos e dar risada dos nossos erros nesses chutes, termos mais material para dar risada. 

Convido, inclusive, quem quiser para colocar nos comentários suas próprias bold predictions para de fato colocar, e dai quando formos retomar tudo ano que vem, colocaremos as melhores no post para relembrar. Então lá vão as previsões de seis dos meus amigos, com seus times entre parênteses por motivos óbvios.

"Bells" Aleixo (Patriots): Tom Brady vai ganhar o MVP, mas o Patriots perderá na primeira rodada dos playoffs

Daniel Carneiro (Chargers): Tony Romo vai passar das 5000 jardas

Adelmo Oliveira (Giants): Michael Vick não será titular por mais que seis jogos

Ricardo "Mugen" Venturelli (Broncos): Seattle Seahawks perderá os playoffs

Thierri Freitas (Saints): Tom Coughlin será demitido essa temporada

Guilherme "Bot" Pereira (Ateísta esportivo): Lions irá aos playoffs


Coloquem suas próprias ai nos comentarios!

11 comentários:

  1. ACho que o seu amigo Thierri vai errar nessa bold prediction, coughlin é eterno, sempre que as coisas vão mal ele segura as pontas e mantem o emprego.

    Vai a minha bold prediction(Steelers):Eagles ganhando a divisão esse ano

    ResponderExcluir
  2. Renan Galvão (Colts) : Luke Kuechly será o jogador defensivo do ano.

    ResponderExcluir
  3. Nycholas(Giants):Um dos times que não foram aos playoffs ano passado,chegará ao Super Bowl XLVIII.

    ResponderExcluir
  4. Mateus (Steelers) Wilson, RG3, e Kaepernick (que não é sophomore, mas enfim) vão sofrer com a sophomore slump e Andrew Luck vai destruir conceitos de regressão e ser o MVP.

    ResponderExcluir
  5. Deividy (Colts): Apesar de Rajon Rondo ser a única estrela do Celtics, ele não irá liderar o time em pontos. Hehe, liga errada. Bem, jogando tudo para o alto: Ryan Tannehill terá um ano extremamente respeitável, e liderará o Dolphins aos playoffs - quem sabe um título de divisão.

    ResponderExcluir
  6. joão(jets): peyton manning será MVP,mas o super bowl será disputado entre 49ers e patriots.49ers campeão!!!

    ResponderExcluir
  7. Felipe (Steelers) : Matt Ryan será o MVP, mas os Falcons na melhor das hipoteses chega ao Superbowl, mas não ganham o titulo

    ResponderExcluir
  8. Posso chutar com a primeira semana quase terminada?
    (ateísta em NFL)
    Cowboys terminarão o ano 8-8 e perderão os playoffs. Bah... isso não é bold prediction, é retrospectiva, então vamos melhorar:
    Cowboys chegarão na semana 11 com 8 vitórias precisando de mais uma vitória pra assegurar playoffs, e perderão todos os jogos dali pra frente, a maioria por uma posse de bola. Romo irá de candidato a MVP a mais odiado da liga em menos de meia temporada.
    P.S.: não tenho nada contra o Romo nem contra o Dallas, é só um chute sem noção mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Tiago (Eagles): Michael Vick baterá o próprio recorde de jardas corridas por um QB e levará o MVP

    ResponderExcluir
  10. Frika (pats) - EJ MANU EL vai levar o bills aos playoffs!!

    ResponderExcluir