Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Palpites para a semana 5 da NFL

Phil Taylor ajudando o Goku a fazer a Genki Dama


Ainda não participou da nossa ultra nerd e ultra divertida promoção de NBA? Não sabe o que está perdendo! Clique aqui e tenha a chance de ganhar um livro massa de basquete - ou pelo menos ter o que fazer nessa offseason!!

Para ver uma enorme análise sobre os principais prêmios da MLB (junto com minha escolha para cada), clique aqui

Para os pontos importantes da semana 4 da NFL, nossa coluna de terça feira, clique aqui

Para uma coluna sobre o Kansas City Chiefs e sua temporada impressionante, clique aqui

---------------------------------------------------------------------------------

Mais uma semana chegando ao fim, mais uma rodada de palpites. E preciso falar, esse não está sendo meu ano até aqui nos palpites. Depois de ganhar os dois pick'em que eu participei ano passado, esse ano está sendo um fiasco, brigando só para me manter acima de 50% (especialmente contra o spread) e tendo dificuldades para conseguir os 10 acertos semanais que dão pontos extras no NFL.com. Então esses palpites são tudo menos confiáveis e, como sempre foram, mais uma forma de passar rapidamente por cada jogo e cada time do que outra coisa.

Como algumas pessoas ainda me perguntam sobre esse "spread", uma explicação rápida: é um tipo de aposta no qual os times possuem uma margem pela qual ele tem que ganhar (ou, no caso do time adversário, uma margem que ele pode perder). Então se ontem a noite a linha era Pats (-11.5), significa que eu posso apostar em Pats a -11.5 ou Jets a +11.5 - ou seja, adicione 11.5 ao total de pontos do Jets (ou subtraia do total de pontos do Pats) e ve quem ganharia esse jogo. Basicamente, o -11.5 indica que se eu escolher o Pats, ele precisa ganhar por mais de 11 pontos, e se eu escolher o Jets (+11.5), ele pode perder por até 11. Então vamos as apostas, e como sempre, time da casa em caixa alta.

Palpites para a semana 5 da NFL

Week 4 Record: 8-7
Week 4 contra o spread: 7-8


BROWNS over Bills
Contra o spread: BROWNS (-3.5) over Bills
Começar a semana acertando um jogo de quinta feira é um bom sinal. E por incrível que pareça, foi um jogo bastante divertido no qual os DOIS QBs titulares saíram machuacdos (embora a lesão de Brian Hoyer pareça a mais séria) e Brandon Weeden duelou com Jeff Tuel até o final. Não exatamente Montana-Marino no Super Bowl XIX, mas mesmo assim o jogo não deixou de entreter e foi decidido apenas nos minutos finais. 

Quem gostou desse jogo provavelmente foi Josh Freeman, dispensado ontem mesmo pelo Tampa Bay Bucs depois que alguém na organização supostamente vazou para a imprensa que Freeman estaria no programa de drogas da NFL. Obviamente isso pegou muito mal e colocou o time sob investigação porque essa lista é confidencial, e enquanto isso certamente vai atrapalhar a vida de Freeman para achar um time, esse jogo pode ter ajudado. EJ Manuel não parece ter uma lesão séria, mas as primeiras impressões sobre Hoyer parecem indicar uma lesão que o tiraria da temporada. Considerando que o Browns pela primeira vez está com um record positivo desde 2007 e que eles lideram a divisão, se o time realmente quiser uma chance de brigar pelos playoffs, vão precisar de um QB melhor do que Brandon Weeden. Freeman está sem time e apreciaria uma chance de ser titular antes da free agency, então se Hoyer for mesmo perder a temporada e Cleveland decidir brigar pelos playoffs, Freeman tem um possível empregador a vista.


Chiefs over TITANS
Contra o spread: Chiefs (-3) over TITANS
Escrevi sobre os dois times essa semana (Chiefs ontem, Titans terça), e em ambos os casos eu ressaltei que o segredo por trás das boas campanhas de ambos tem vindo de seu saldo de turnovers, +9, melhor marca da NFL. Também escrevi que espero que essa boa sorte nesse quesito seja mais sustentável para o Chiefs que para o Titans (89% recuperando fumbles, 0% taxa de intercaptações), já que ele depende menos de fatores fora do seu controle do que seu rival e porque o esquema do Chiefs é construído justamente para viver em cima de turnovers. Então esse confronto direto é um bom lugar para começar a "normalizar" a sorte do Titans, especialmente com Ryan Fitzpatrick no lugar do machucado Jake Locker. Um bom teste para ambos os times se estabelecerem definitivamente como candidatos aos playoffs, btw.


MIAMI over Ravens
Contra o spread: MIAMI (-3) over Ravens
Eu não espero que Joe Flacco lance cinco interceptações toda vez que for jogar fora de casa, mas... hmm... o Ravens não está convencendo nesse começo de ano. Derrota para o Broncos a parte, o time sofreu muito para ganhar do Browns em casa com Trent Richardson e Brandon Weeden e perdeu do Bills semana passada. Isso não necessariamente diz que o Ravens é um time ruim, mas não está convencendo e enfrenta um bom time do Dolphins, em Miami. Ok, Miami foi exposto pelo Saints semana passada, mas isso foi fora de casa e contra um time bem superior a Baltimore. Não vai ser um jogo fácil, mas espero que Miami consiga arrancar essa vitória.

Tangente rápida: depois de um ano e quatro jogos, ainda não consigo decidir o que eu acho de Ryan Tannehill. Ele é um bom QB e tem dado muitas mostras positivas com seu braço, completando um bom número de passes (65%) para um ótimo 7.6 jardas por passe, e em geral tem feitos alguns lançamentos que me fazem voltar o streaming para ver de novo. Mas ao mesmo tempo ele tem dificuldade para ler defesas e é extremamente descuidado com a bola, liderando a NFL com seis fumbles sofridos e lançando mais cinco interceptações, de forma que seu QBR (46.5) está ainda menor do que o da sua temporada de calouro (52.2). Parte disso pode ser culpa da sua péssima linha ofensiva, que o deixou ser sackado 18 vezes (pior marca da NFL), mas essa inconsistência do garoto é um fator preocupante em um time que tem tudo para brigar por vaga nos playoffs, e fica difícil saber se ele é realmente o QB que o Dolphins espera ou não.


RAMS over Jaguars
Contra o spread: Jaguars (+11.5) over RAMS
Eu assisti em primeira mão quinta feira o quanto o Rams está mal essa temporada. Eles não conseguem parar ninguém, Cortland Finnegan parece que acabou de completar seu aniversário de 45 anos, e seu ataque parece estar tão empacado pelo chão quanto pelo ar... e enquanto isso, o time está pagando 15M de doletas para Sam Bradford comandar esse show de horrores. Não exatamente a receita para o sucesso. Ainda assim, eles enfrentam o Jaguars e o Jags tem a (des)honra de ser o pior time da liga na atualidade. Eles são simplesmente horríveis do primeiro ao último jogador e Teddy Bridgewater já deve estar pensando em passar mais um ano na faculdade para não ter que jogar em Jacksonville. Não da para escolher o Jaguars para ganhar, ainda mais fora de casa. Ainda assim, o Jaguars está 0-4 contra o spread tendo recebido mais de 10 pontos em seus últimos dois jogos (e enfrentado o Raiders no outro), e uma hora eles TEM que cobrir esse spread... certo? O Rams me parece um bom adversário para isso, com Justin Blackmon de volta. 


BENGALS over Patriots
Contra o spread: BENGALS (-1) over Patriots
Essa linha é condicional ao status do Rob Gronkowski para o jogo de amanha - em outras palavras, se for confirmado até o jogo se ele joga ou não, essa linha com certeza vai mudar. Por enquanto, fico com o -1 a favor do Bengals, por dois motivos. Primeiro, porque eu acho que Gronk não joga e embora Tom Brady esteja cada vez mais confortável com seus recebedores, eles ainda não são grande coisa. E segundo e mais importante, porque Vince Wilfork está fora da temporada, e ele é de longe o jogador mais importante dessa defesa, a peça em torno da qual todo  o conjunto defensivo do Pats é montado. Sem ele, imagino que a defesa do Pats sofra uma piora considerável e que isso vá atrapalhá-los em um primeiro momento, e fora de casa.

Curiosidade: Semana passada, quando eu escolhi o Falcons para vencer o PAts em casa, um torcedor do Patriots veio reclamando que em quatro semanas, eu tinha escolhido contra o Patriots quatro vezes. O que é engraçado, considerando que a) eu só escrevi essa coluna três vezes e b) eu escolhi o Pats para vencer nas duas primeiras. Torcedor sempre vê o que quer, e em particular os do Patriots (obviamente não todos, mas de longe são os que mais reclamam) gostam de se convencer de que todo mundo que não fica babando em cima da equipe é o Bernard Pollard disfarçado. Então pela bilionésima vez, eu não tenho nada contra nenhum time da NFL, muito menos o seu, e muito menos o Patriots, time de dois dos meus melhores amigos e da minha namorada. 


Seahawks over COLTS
Contra o spread: Seahawks (-3) over COLTS
Essa aposta só acontece por causa da minha regra "nunca aposte contra o melhor time da NFC, especialmente se ele estiver invicto". Ainda assim, está longe de ter sido uma escolha fácil: o Colts vem em uma boa temporada, e o segredo do Hawks é que eles tem sido surpreendentemente medíocres fora de casa: o ataque anotou apenas 25 pontos nos dois jogos fora de casa (tempo regular) combinados, e precisaram de um pick-six de Matt Schaub e duas faltas pessoas em OT para vencer contra o Texans sem Brian Cushing. A defesa tem sido boa, mas o ataque tem sido bem mediano longe do Jaguars - mesmo no jogo que venceram confortavelmente o 49ers, nas três campanhas que resultaram em TDs o time teve mais jardas em faltas do que com seu ataque, e só anotou três pontos antes de Eric Reid sair machucado. Então eu não estou exatamente muito animado escolhendo o Seattle para vencer essa partida, mas me parece outro desses "jogou mal, mas foi o suficiente" fora de casa. Especialmente se Trent Richardson continuar com menos de 3 jardas por corrida.


PACKERS over Lions
Contra o spread: Lions (+7) over PACKERS
O Packers está vindo de uma derrota "tudo que podia dar errado, deu" contra o Bengals, caindo para 1-2 no processo. Enquanto isso, o Lions se estabelece na NFL como uma força a ser considerada e o Bears começa o ano 3-1, o que coloca o Packers com alguma água na bunda mesmo sendo cedo na temporada. Green Bay SABE que precisa vencer aqui para não deixar a diferença acumular em uma NFC North (e NFC em geral) bastante competitiva. A defesa do Packers tem sido vulnerável e eu estou com pena de Rodgers quando sua linha ofensiva tentar - repito, tentar - segura Ndamukong Suh e Nick Fairley durante uma partida inteira. Mas Aaron Rodgers é um dos melhores QBs do mundo e, com esse sentido de urgência e jogando em casa, acho que vai conseguir fazer o suficiente para vencer o jogo. Mas o Lions cobre o spread, muito potencial de garbage time e de um jogo feio cheio de sacks.


Saints over BEARS
Contra o spread: Saints (even) over BEARS
Aqui o spread é exatamente zero, então não é simplesmente apostar em quem ganha e quem perde. Minhas preocupações escolhendo o Saints, em ordem: jogo fora de casa; Bears provavelmente é um time melhor do que todos que o Saints enfrentou na temporada; a defesa do Saints tem sido horrível contra o jogo terrestre, cedendo um NFL-high 5.5 jardas por corrida, e Matt Forte é um monstro; e me parece o tipo de jogo que pode ser decidido por turnovers (e eu odiaria apostar contra a defesa de Chicago nesse quesito). Ainda assim, eu confio mais em New Orleans porque eles possuem Jimmy Graham (Chicago não tem ninguém com as características para sonhar em marcar Graham) e Drew Brees junto de uma secundária surpreendentemente boa. E porque Jay Cutler pareceu voltar ao normal semana passada contra Detroit, lançando mais interceptações do que seria saudável. Ainda assim, um bom candidato a melhor jogo da rodada.


Eagles over GIANTS
Contra o spread: Eagles (+1) over GIANTS
Racionalmente, esse seria o jogo perfeito para o Giants curar sua zica e finalmente vencer um jogo. Joga em casa, contra um rival de divisão que também não está bem no campeonato e acabou de tomar uma surra do Broncos, que tem tido dificuldades nas últimas semanas. A defesa do Eagles é uma das piores da NFL e me parece o cenário ideal para Eli Manning e o ataque terrestre engrenarem. Ainda assim, eu não consigo apostar no Giants porque o ataque do Eagles tem sido muito bom na temporada apesar de tudo, e a defesa de NY não tem sido exatamente dominante nesse começo de ano. Ou seja, pelas características de ambos os times (especialmente do ataque do Eagles e sua velocidade), eu espero que esse jogo acabe virando um duelo de ataques de alta velocidade, e nesse caso acho que o Eagles leva vantagem porque está mais acostumado a esses jogos e porque isso significa um jogo de mais erros, o grande ponto fraco do Giants até aqui. A chave é o jogo terrestre: se o Giants conseguir se impor pelo chão e controlar o relógio, ele pode manter o jogo fora da zona de conforto do Eagles e ter a vantagem. Mas ainda precisa provar que consegue com essa linha ofensiva.


Panthers over CARDINALS
Contra o spread: Panthers (-2) over CARDINALS
Lembra quando eu escrevi uma seção inteira falando sobre como o Ron Rivera era um estategista ofensivo horrível que absolutamente se recusava a tentar quartas descidas mesmo tendo Cam Newton, e isso custava ao seu time algumas vitórias? Bom, uma semana depois contra o NY Giants, ele fez exatamente isso: em uma 4th and 1 no campo adversário, ele alinhou seu ataque e Cam Newton correu facilmente para uma first down. Bom, eu fiquei feliz, significava que Rivera tinha aprendido com seus erros e entendido a forma de maximizar os seus talentos, certo? Bom, aparentemente, não: quando questionado sobre a jogada depois, Rivera disse que só tinha chamado a corrida porque achou que ainda era a terceira descida e não a quarta, e que se tivesse percebido teria chamado o chute. Funhé. Um abraço para o "aprendeu com seus erros".

Ainda assim, o Panthers vem de uma boa vitória e de uma semana de folga. A defesa tem sido bastante sólida em 2013 e o ataque do Cardinals tem sido muito ruim, especialmente pelo chão. Além disso, o time acabou de trocar seu tackle titular (Levi Brown) por uma escolha de draft, o que faz de Carson Palmer um alvo muito fácil para a forte pressão imposta pela defesa de Carolina. Eu simplesmente não gosto desse matchup e acho o Panthers uma equipe melhor, mesmo jogando fora de casa.


Chargers over RAIDERS
Contra o spread: Chargers (-4) over RAIDERS
Esse jogo na verdade vai ser um falso segundo SNF, já que por conta do jogo do Oakland Athletics que vai acontecer mais cedo no Oakland Colisseum, a partida começará meia noite e meia no horário de Brasília. Garanto que eu não estarei assistindo a esse jogo. Considerando que Oakland não consegue nem construir um segundo estádio para separar baseball de futebol americano, não é a toa que o Raiders, no meu Franchise no Madden 25, se mudou para Cidade do México, virou o Mexico City Diablos, e joga em um estádio chamado "The Fire Pit". True story.

O Raiders é um time ruim mas divertido, enquanto o Chargers é melhor do que o esperado que poderia tranquilamente estar 4-0 com um pouco de azar (perdeu por causa de uma pick six milagrosa nos minutos finais contra o Texans e viu seu CB deixar cair uma interceptação de Jake Locker que selaria a vitória contra o  Titans), com Phillip Rivers jogando muito bem atrás de uma surpreendente linha ofensiva. Acho que essa é uma tendência que tem tudo para continuar contra um fraco time do Raiders. Estou até surpreso que a linha não é maior, na verdade.


Broncos over COWBOYS
Contra o spread: Broncos (-7.5) over COWBOYS
Eu acho o Cowboys um bom time que tem tudo para chegar aos playoffs nessa divisão horrível. Mas não tem a menor probabilidade de eu apostar contra o Broncos nesse momento.


49ERS over Texans
Contra o spread: 49ERS (-6) over Texans
Eu passei um tempo desnecessariamente grande assistindo vídeos dos últimos jogos do 49ers essa temporada tentando descobrir o problema da equipe... e eu acho que consegui. Quando Alex Smith era o QB do time, Jim Harbaugh inteligentemente concluiu que sua dificuldade em lançar bolas difíceis em profundidade seria um fator limitante para esse ataque, então construiu um ataque que fazia o oposto, esmagava adversários com corridas e a pura força física da equipe, atraindo defesas e encurtando descidas. Quando Colin KAepernick assumiu a titularidade, seu braço forte e preciso deram ao Niners outra dimensão no ataque, a dos passes, permitindo maior foco no jogo aéreo, que funcionou muito bem até o fim da temporada. O problema foi que para começar a temporada 2013, o ataque continuou tentando usar os passes que funcionaram tão bem ano passado com Kap, mas agora o time enfrentava outro fator limitante: seu corpo de WRs. É muito fácil marcar um time de um WR só como Anquan Boldin (especialmente com Vernon Davis machucado como esteve nos últimos três jogos), e os demais jogadores simplesmente são incapazes de criar separação. O jogo aéreo que funcionou ano passado não era mais possível na mesma eficiência com os jogadores atuais do elenco (ou pelo menos enquanto Manningham não volta). Então a jogada inteligente que Harbaugh fez foi aceitar essa nova limitação (possivelmente temporária) do seu ataque e retomar o playbook conservador, baseado em muita corrida e situações mais faceis de passe. E deu resultados.

Enquanto isso, eu tenho minhas dúvida se o Texans realmente é um time tão bom assim. Matt Schaub está tendo a pior temporada da sua carreira e dessa vez o ataque terrestre não está conseguindo compensar, com Arian Foster tendo apenas 3.8 jardas por corrida. A defesa ainda é muito boa e JJ Watt lidera minha corrida pessoal para Defensive Player of the Year, mas vai precisar de mais do que isso para vencer jogos consistentemente. Apesar da derrota semana passada, fruto do pior passe dos últimos meses, o fato é que as duas vitórias do Texans foram em jogos que podiam facilmente ter perdido: uma campanha milagrosa contra o Titans para empatar o jogo (depois que o Titans não conseguiu matar o jogo correndo com a bola), e um apagão incrível do time do Chargers. Não está me parecendo o juggernault que foi outrora, especialmente em um jogo fora de casa.


FALCONS over Jets
Contra o spread: FALCONS (-10) over Jets 
Repita comigo: Geno Smith, fora de casa, em um estádio fechado... Geno Smith, fora de casa, estádio fechado... Geno Smith, fora de casa, estádio fechado... Geno Smith, fora de casa, estádio fechado...

Por falar em Geno "Turnover Machine" Smith, o quão ruim é essa disputa pelo Rookie of the Year? Tem que ser uma das piores na história recente da NFL, certo? Geno Smith e EJ Manuel (mais turnovers do que TDs, 42 QBR) seriam os favoritos pela posição, mas estão tendo anos abaixo do esperado. WRs mais bem cotados como Tavon Austin e Cordarelle Patterson não conseguem produzir em campo. Eddy Lacy e Le'Veon Bell estão lidando com lesões. Tyler Eifert ainda não conseguiu ter um impacto. Os três melhores OTs do Draft estão decepcionando. Quem sobra? Smith e Manuel provavelmente são os melhores candidatos nesse momento porque são QBs, com DeAndre Hopkins, Giovani Bernard e eventualmente Bell (voltou muito bem na semana passada) correndo por fora. Esse tipo de prêmio, claro, geralmente é decidido mais para o final da temporada, então tem muito chão, mas quão ruim deve ser uma disputa para Geno Smith ser o atual favorito?



2013' Record: 28-19
2013' contra o spread: 21-26

7 comentários:

  1. Posso colocar minhas picks aqui? Toda semana faço as picks, mas tenho um único conhecido que gosta de NFL também, gostaria de discutir o assunto com mais pessoas.
    Venho de um 9-6 na semana 4.

    Bills over Browns - já comecei errando :(

    Rams over Jaguars - apostaria no Tubarões do Cerrado contra o Jaguars esse ano...

    Chiefs over Titans - me parece um jogo bem equilibrado, mas eu comprei a idéia do Chiefs nos playoffs.

    Dolphins over Ravens - Ravens fora dos playoffs esse amigos, tô nessa e não abro. E a defesa do Dolphins me ajudou a escolher nessa.

    Giants over Eagles - sei lá, acho que tá na hora do Giants ganhar uma.

    Saints over Bears - possivelmente eu vou trocar essa pick umas 10 vezes antes do jogo, mas no momento to indo de Saints. Sempre que fico na dúvida entre o Saints e outro time eu automaticamente escolho Drew Brees, a não ser que do outro lado estejam Rodgers, P. Manning ou Brady.

    Patriots over Bengals - perder pro Browns me fez ter certeza que a vitória do Bengals sobre o Packers foi muita sorte. Acho que o Bengals ainda está na segunda metade do ranking dos times da NFL.

    Packers over Lions - Na minha cabeça, o Packers poderia tranquilamente estar 3-0. Embora ache o Lions um time competente e apto a ir aos playoffs, vou de Packers aqui.

    Colts over Seahawks - do mesmo jeito que acho que está na hora do Giants vencer, acho que tá na hora do Seahawks perder e o Seattle é muito medroso fora de casa. Lógico que vou me ferrar, porque sempre que escolho o Colts pra vencer esse tipo de jogo eles me decepcionam.

    Panthers over Cardinals - eu confesso: tinha jogado no Cardinals e mudei quando li aqui que o Carolina vem de uma semana de bye (Panthers não é um dos times que eu olho na tabela e digo "droga, eles não jogam essa semana!").

    Broncos over Cowboys - sinto que estou prestes a detonar o sonho de invencibilidade do Broncos. Ano passado eu errei TODAS as picks em jogos do Cowboys, exceto duas. Quando eu jogava neles eles perdiam e quando apostava contra eles ganhavam. Esse ano acertei todos, exceto pelo jogo contra o outro time que me trolla da mesma, o Giants forma de novo. Tenho certeza que eles vão me trollar justo numa improbabilidade absurda dessas. Ainda assim, apesar de toda a mandinga, eu só avaliaria a hipótese de jogar contra o Broncos em jogos contra Niners, Seahawks e New England.

    Niners over Texans - a defesa do Texans me decepcionou o suficiente esse ano pra eu não confiar mais no time.

    Chargers over Raiders - Chargers, Lions e Chiefs são meus candidatos favoritos a time-que-não-foi-aos-playoffs-ano-passado-que-volta-esse-ano. Titans corre por fora nessa, mas acho que os Wild Card da AFC virão todos da West (sorry Dolphins, sorry Texans).

    Falcons over Jets - O Falcons é ao lado do Packers o record negativo mais injusto da NFL no momento. Mesmo achando desde já que playoffs já era pra eles por causa da NFC, creio que o Falcons possivelmente é bom o suficiente pra derrotar qualquer time da NFL em um jogo único. E vamos lá né, do outro lado está o Jets...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar sempre que quiser, você ainda tem a vantagem de que torcedores do Patriots não vão te encher o saco depois!! Hehehe

      Se quiser depois te passo um pick'em que eu participo no NFL.com

      Excluir
  2. Sem possibilidade do Rookie of the Year ser um jogador defensivo? Talvez se o Mingo ou o Ansah explodirem... ou aquele CB do Titans..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a NFL separa os prêmios, tem um Rookie of the Year para o ataque e um para a defesa. No DROY o candidato mais forte agora é o Kiki Alonso, MLB do Buffalo Bills, com Mingo e os safeties Eric Reid e Kenny Vaccaro logo atrás. O problema é o Offensive Rookie of the Year mesmo.

      Excluir
  3. Maldade com o Geno Smith, fora de casa, em um estádio fechado...sqn haha
    O amigo lá em cima tem os mesmos palpites que os meus exceto que tinha colocado Browns ganhando dos Bills no Pick'Em

    ResponderExcluir
  4. E não é que a OL dos Packers jogou muito bem contra a DL dos Lions, só pra te contrariar. Continue falando isso, porque deu sorte pro A Rod.

    ResponderExcluir
  5. Geno Smith, fora de casa, em um estádio fechado, provavelmente concorda também. Oh well.

    ResponderExcluir