Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Palpites para a semana 6 da NFL

Se liga no swing!




Ainda não participou da nossa ultra nerd e ultra divertida promoção de NBA? Não sabe o que está perdendo! Clique aqui e tenha a chance de ganhar um livro massa de basquete - ou pelo menos ter o que fazer nessa offseason!!

---------------------------------------------------------------------------------

Hoje é sexta feira, e vocês sabem o que isso significa: palpites da rodada, a coluna que mais me gera reclamações entre todas. Btw, estou pensando seriamente em mudar o nome dessa coluna para "zica da semana". Semana passada, falei como esperava uma grande produção do Lions em Garbage Time, só para Megatron não jogar e o Lions ferrar meu palpite de que cobririam o spread (injustamente, se eu soubesse que Johnson não jogaria eu nunca teria escolhido isso). Depois, eu falei sobre como era loucura apostar no Geno Smith no Monday Night, jogando em um estádio fechado e fora de casa, depois da abismal performance dele contra o Titans... e claro que ele teve um jogo espetacular e levou seu time a vitória. Ontem, eu desdenhei das 2.08 jardas por corrida do Brandon Jacobs desde que voltou ao Giants... e ele correu para 106 e dois TDs. Embora meus acertos tenham voltado a um nível aceitável, eu sinto que toda vez que sou específico nessas bagaças eu acabo zicando (ou contra-zicando, minhas especialidade) algum time. Preciso repensar minha estratégia para esses palpites.

Btw, ontem passei por uma situação Tony Romo no twitter. Fui acusado de zicar o Giants por causa desse tweet:

17 passes sem int! E o Da'Rel Scott machucado. Que fase...


Vocês sabem o que aconteceu na jogada seguinte, o passe foi alto, Brandon Myers não segurou a bola e ela caiu mas mãos de Tim Jennings para a terceira interceptação de Eli Manning no jogo, definido a partida. Claro que sim! Mas assim como Tony Romo, fui vítima do fato das pessoas só olharem para o ultimo passe - quer dizer, tweet - da partida, porque em minha defesa, eu vinha zicando contando os passes sem interceptação desde o primeiro que ele fez para meu bolão "Quantos passes Manning vai lançar até sua próxima interceptação?". Agora eu sei como você se sente, Tony, só falta ganhar um salário que nem o seu.

Vamos enfim aos palpites da rodada, time da casa em caixa alta. Btw, como algumas pessoas ainda me perguntam sobre esse "spread", uma explicação rápida: é um tipo de aposta no qual os times possuem uma margem pela qual ele tem que ganhar (ou, no caso do time adversário, uma margem que ele pode perder). Então se ontem a noite a linha era Pats (-11.5), significa que eu posso apostar em Pats a -11.5 ou Jets a +11.5 - ou seja, adicione 11.5 ao total de pontos do Jets (ou subtraia do total de pontos do Pats) e ve quem ganharia esse jogo. Basicamente, o -11.5 indica que se eu escolher o Pats, ele precisa ganhar por mais de 11 pontos, e se eu escolher o Jets (+11.5), ele pode perder por até 11.

Palpites para a semana 6 da NFL


Week 5 Record: 9-5
Week 5 contra o spread: 6-8



BEARS over Giants
Contra o spread: BEARS (-7.5) over Giants
O Giants jogou bem o suficiente para chegar no final com chances de vitórias e pelo menos cobrir o spread? Claro que sim! Btw, um dado interessante, Manning já tem quase tantas interceptações em 15 jogos em 2013 (15) quanto Tony Romo teve em 2012 (18), mas como "sabemos" exatamente quem Eli Manning é, a reação é bem diferente do que a que seria recebida pelo QB do Cowboys. Eli ainda nem é questionado em termos de titularidade e a única repercussão são as primeiras dúvidas sobre se ele ainda tem gás para muitos anos ou se a franquia deveria pensar em arrumar um substituto para o futuro. Se fosse Tony Romo, ele estaria em Jacksonville ou no Alasca a essa altura.

Ps. Não que eu ache que os problemas do Giants são culpa do Manning ou que ele seja um lixo e bla bla bla, só acho interessante como as pessoas reagem diferente a jogadores diferentes dependendo da sua "fama".


CHIEFS over Raiders
Contra o spread: CHIEFS (-9) over Raiders
Mais uma vitória do Chiefs seguindo a mesma receita, muita defesa e vencendo a batalha dos turnovers. Enquanto esperamos para ver se Tony Gonzalez realmente vai para Kansas City, o ataque da equipe continua sendo pouco confiável e conservador, mas essa defesa... talvez não tenha um grupo mais assustador na NFL hoje em dia, nem mesmo Seattle. Eles forçam turnovers, geram pontos, oferecem boas posições de campo e ganham jogos sozinhos, algo crucial para esse time. Esse spread me assustou um pouco porque Terrelle Pryor tem feito algumas jogadas interessantes e é uma boa aposta para um TD em garbage time, mas essa defesas de Kansas é assustadora demais para eu apostar em Pryor para fazer muita coisa.


Eagles over BUCS
Contra o spread: Eagles (-2) over BUCS
Essa é uma escolha bem chata. Ao mesmo tempo que a defesa de Tampa Bay é excelente e deve oferecer um adversário a altura do ataque do Eagles, é difícil escolher a favor do Mike Glennon, e também é interessante imaginar que o Bucs possa controlar o jogo terrestre contra essa defesa horrível de Philadelphia. Então é praticamente 50-50 aqui, eu sinceramente considerei tirar cara ou coroa para escolher um. No final fiquei com Eagles, porque Nick Foles se mostrou bem competente semana passada e porque, bem, é difícil apostar no Mike Glennon por enquanto. Mas não é exatamente uma boa escolha para assistir nesse horário.


Packers over RAVENS
Contra o spread: Packers (-3) over RAVENS
Yeah, eu sei, eu deveria aprender depois do Ravens ter queimado minha pick na semana passada. Ainda assim, o Packers é um time bem melhor que o Miami (pelo menos ofensivamente) e acho que vai ser um verdadeiro teste para essa equipe de Baltimore, tanto para sua defesa como para seu ataque, que ainda tem sofrido para render como esperado essa temporada (Joe Flacco tem 44 de QBR e 3 interceptações a mais do que TDs, e Ray Rice tem incríveis 2.9 jardas por corrida), 25th em DVOA na temporada. Então esse é o teste que pode ser um primeiro indicador do que exatamente o Ravens é nessa temporada, já que seu único jogo consistente e convincente foi contra o Texans até agora. Por enquanto, eu fico com o Packers.


Lions over BROWNS
Contra o spread: Lions (-2.5) over BROWNS
Esse é o palpite mais difícil da rodada, e assim como essa linha de Lions -2.5, tem uma pegadinha: essa linha é condicionada ao status do Megatron, que ninguém sabe qual é. Quando for confirmado se ele joga ou não, a linha vai mudar - semana passada, quando foi dito que Megatron não jogaria, a linha imediatamente subiu 2.5 pontos a favor do Packers. Então é difícil dar um palpite sem saber exatamente se o jogador mais importante do confronto vai jogar ou não. Mas o que eu SEI é que Brandon Weeden vai jogar no lugar do machucado Brian Hoyer, e eu realmente não consigo confiar no Weeden contra uma defesa decente de Detroit e não sei se Willis McGahee vai ter condições de explorar seu ponto fraco (defesa terrestre). Se for confirmado que Megatron não joga eu provavelmente vou mudar minha escolha no pick'em para o Browns, mas como essa coluna vai ao ar sexta, estou apostando que ele joga, e por isso a escolha.


VIKINGS over Panthers
Contra o spread: VIKINGS (-2.5) over Panthers
Mais uma escolha difícil: Adrian Peterson e uma defesa ruim ou Cam Newton e uma defesa sólida? Newton não tem tido um bom ano, embora muita coisa não seja sua culpa, mas agora ele enfrenta uma defesa fraca que pode muito bem ajudar sua causa depois de um jogo complicado contra uma acima-da-média defesa de Arizona semana passada, então certamente tem motivos para acreditar que o ataque de Carolina pode retomar suas características explosivas contra um time que tem mostrado suas deficiências desse lado da bola. Ainda assim, o Vikings tem Adrian Peterson, e por mais que o Panthers tenha uma linha de frente assustadora, ele ainda é Adrian freaking Peterson que pode mudar um jogo a qualquer instante, especialmente agora que Christian Ponder está no banco e os adversários estão precisando se adaptar a uma situação nova.

Nota: essa era a a situação na quinta feira (quando esse parágrafo anterior foi escrito), quando Adrian Peterson era certeza de jogar. Mas agora, sexta feira, chega a triste notícia de que Peterson não está com o time, e sim em South Dakota, onde está com seu filho de dois anos que está internado em estado grave depois de ser atacado, supostamente pelo namorado da sua mãe. Desnecessário dizer que torcemos por Peterson, por seu filho e para que esse cidadão que fez isso sofra as consequências, mas do ponto de vista da NFL, ainda não se sabe se Peterson jogará ou não. Então se ele não jogar, obviamente apostaria no Panthers para vencer a partida, mas como ele ainda é esperado em Minny, mantive o palpite original. Outra situação que me é complicada pela aposta ser na sexta e não antes do jogo com todas as informações, mas que sinceramente me parece totalmente irrelevante diante dessa situação muito grave que o MVP enfrenta. Boa sorte, AP.


TEXANS over Rams
Contra o spread: TEXANS (-7.5) over Rams
Depois de três derrotas seguidas e em meio a uma enorme complicação envolvendo a recente tendência de Matt Schaub de lançar pick-sixes, o Rams talvez seja o segundo adversário melhor para o Texans enfrentar nesse momento (tirando o Jaguars, claro). O Rams tem sido atroz com sua defesa terrestre, o que vai fazer muito bem para Arian Foster e permitir que Schaub trabalhe no play action contra jogadas e defesas mais conservadoras. Do outro lado, o Texans ainda tem uma defesa muito sólida, especialmente contra o jogo terrestre, então me parece um matchup excelente para o time do Texas, que ainda joga em casa. Me parece aqueles jogos feios e de placares relativamente baixos onde vai vencer quem dominar o jogo terrestre, e nisso o Texans me parece muito melhor equipado por possuir o melhor RB, a melhor linha ofensiva e a melhor linha defensiva do duelo.


JETS over Steelers
Contra o spread: JETS (-2.5) over Steelers
Essa é de longe a linha que MENOS faz sentido. Vindo de uma excelente partida fora de casa, com uma boa defesa, estando 3-2, enfrentando um adversário que ainda não venceu na temporada e ainda por cima jogando em casa, de alguma forma o Jets abriu a semana como a zebra do confronto por 2.5 pontos!!! Me arrume uma explicação que faça sentido, eu te dou 500 dólares. A linha acabou movendo bastante ao longo da semana, mas mesmo assim o spread atual em favor do Jets é menos do que o spread padrão dado ao time que joga em casa (-3). Não faz sentido para mim. Realmente não faz.

O Steelers não é o Jacksonville Jaguars, claro, mas ainda assim tem tido alguns fatores que contribuíram para estar 0-4 - entraremos nos detalhes em uma outra ocasião, mas basicamente a linha ofensiva é horrível, a defesa não consegue criar pressão no QB ou forçar turnovers (esse último tende a normalizar um pouco), e isso não me parece bater bem contra o Jets. Duas semanas atrás, em Londres, o Steelers perdeu de um fraco Vikings apesar de uma boa atuação do calouro Le'Veon Bell, mas que agora vai ter que correr contra a melhor defesa terrestre da liga e manter Big Ben fresco no pocket contra Muhammad Wilkinson. Não me parece exatamente uma boa aposta. O problema aqui, obviamente, é Geno Smith, que tem brincando de Dr. Jekyll e Mr. Hyde ao longo da temporada. Como saber qual Smith vai aparecer para jogar, aquele que teve um QBR de 7 (de 100) na semana 4 e fez tudo que podia para entregar o jogo ao Titans, ou o que teve um QBR de 73.5 e dominou os atuais vice campeões da NFC? Não faço idéia, mas o Jets tem o benefício da dúvida por enquanto e joga em casa.


Bengals over BILLS
Contra o spread: Bengals (-7) over BILLS
O Bengals não tem se mostrado brilhante na temporada, mas tem mostrado exatamente o que eu esperava no começo do ano, um time sólido capaz de vencer jogos controlando o ritmo do jogo com sua defesa. Então eles realmente não inspiram muita confiança para um jogo fora de casa e com spread alto. Ainda assim, eu tenho algumas poucas regras na vida, mas uma delas é essa: quando um time está em dúvida entre escalar Thaddeus Lewis ou Jeff Tuel de QB, você não vai escolhê-lo para cobrir um spread. Então tem isso também. EJ Manuel tem seus problemas (42 QBR) e não me parece o franchise QB que ninguém além do Bills esperava antes da temporada, mas ele é explosivo e dinâmico e poderia me convencer a escolher o Bills para cobrir... mas não Lewis ou Tuel.


SEAHAWKS over Titans
Contra o spread: SEAHAWKS (-13.5) over Titans
Se esse jogo fosse fora de casa (ou seja, em Nashville), eu provavelmente teria escolhido o Titans para cobrir o spread mesmo com Ryan Fitzpatrick. A verdade é que Seattle tem se mostrado estranhamente frágil fora de casa, sofrendo um pouco para vencer Panthers e muito para vencer Texans, especialmente por causa da falta de produção ofensiva da equipe nessas ocasiões, e a defesa do Titans tem se mostrado bem sólida. Se o jogo fosse no Tennessee, eu provavelmente apostaria em um jogo feio de placar baixo e o Titans cobriria. Em Seattle... eu simplesmente não sei o que esperar desse estádio ensandecido e logo depois de uma derrota. Não consigo imaginar um jogo que não envolva vários turnovers do Ryan Fitzpatrick e Hawks vencendo só com posição de campo e defesa, então fico com Seattle.


BRONCOS over Jaguars
Contra o spread: BRONCOS (-28.5) over Jaguars
BEHOLD!!! O maior spread da história do futebol americano! Isso é o que acontece quando você junta aquele que é o melhor ataque da história pós-merger da NFL (depois de cinco rodadas) com aquele que tem tudo para ser o pior time da história da NFL... sendo que o primeiro ainda tem mando de casa. Essa linha poderia ser de -35 para Denver e eu ainda iria apostar em Peyton Manning nesse jogo mesmo depois que Tony Romo expôs a secundária do time semana passada.

Minha única preocupação em relação ao spread nesse jogo: um cenário no qual o Broncos anota os primeiros 24-28 pontos do jogo, com Manning indo para o banco ser poupado/protegido e Brock Osweiler entra para jogar de titular, terminando com o Jaguars cobrindo por meio ponto. Then again, eu escolhi o Jaguars para cobrir spreads muito altos nas últimas duas semanas e errei ambos, e Jacksonville está 0-5 contra a linha de Vegas até aqui. Não tem nenhuma hipótese de de eu apostar no Jags essa semana. Zero.


NINERS over Cardinals
Contra o spread: NINERS (-9.5) over Cardinals
Depois de enfrentar o inferno sobre a terra nas primeiras três semanas, o Niners parece ter dado alguma sorte. Rams para estancar a crise, depois Texans e Cardinals em casa, e Jaguars esperando na semana 8 em Londres antes do bye. Ou seja, se Jake Locker não voltar na semana que vem, o time tem chances razoáveis de vencer cinco jogos seguidos e ir para o bye 6-2. Para isso precisa confirmar o favoritismo em casa contra o Cardinals e vencer o Titans fora, mas é um começo. Depois do bye a equipe deve receber muitos reforços, desde Tank Carradine e Quinton Dial até Mario Manningham e Eric Wright (e depois talvez até Michael Crabtree) e quem sabe até Aldon Smith, para enfim ser o 49ers que a torcida imaginava antes da temporada. 

Enquanto isso, o Cardinals engana um pouco com seu record 3-2, mas esse é um time mediano. A defesa tem sido inferior ao bom nível de 2012, e embora a volta de Daryl Washington de suspensão tenha ajudado (e deva ajudar indo para frente), ainda não é a unidade dominante do ano passado, e o ataque não tem ajudado: em cinco jogos, o ataque terrestre tem média de 3.5 jardas por corrida apesar da tabela relativamente favorável e Carson Palmer tem quatro interceptações a mais do que touchdowns. Contra uma defesa que tem se comportado bem contra o jogo terrestre e cuja volta de Patrick Willis deva reforçar a defesa pelo chão, eu acho que vai ser difícil imaginar o Cardinals vencendo a partida a não ser que o adversário cometa diversos turnovers (como aconteceu nas últimas duas semanas), mas o 49ers tem se mostrado bastante disciplinado nisso nas últimas semanas, conforme o time vai se reaproximando do jogo conservador e eficiente que demonstrou em 2011. Vai ser um jogo feio, mas acho que o Cardinals vai se afundar em turnovers e o Niners vai vencer esse duelo.


PATRIOTS over Saints
Saints over PATRIOTS
Contra o spread: PATRIOTS (-2.5) over Saints
Contra o spread: Saints (+2.5) over PATRIOTS
De novo?! Já é a terceira vez só nessa coluna onde uma informação crucial sobre o status de um jogador para a partida que me faria mudar de escolha atrapalha o palpite. Durante a semana inteira, as notícias eram favoráveis de que esse seria o jogo de estréia de Rob Gronkowski na temporada, de que ele se sentia pronto para jogar, e que o time estava contando com sua presença em campo e tudo mais. Então eu passei esse tempo todo pronto para escolher o Patriots, em casa, em um jogo "Eff-You" depois de ter perdido semana passada e enfim tirar a invencibilidade do Saints. Essa quarta feira mesmo eu escrevi sobre a importância de Gronk para o time e uma área em particular na qual ele teria grande impacto e que tem sido um problema no Pats em 2013. Então com ele de volta, estava pronto a apostar no Patriots.

Agora, sexta feira, as notícias que chegam é que o time conta com ele em campo e teria sido liberado pelos médicos do time, mas que ele ainda não teria sido liberado oficialmente pelo seu médico particular, e que portanto só iria jogar se o fosse, então que as chances tinham diminuido sobre ele jogar. Então vou trapacear, colocando um palpite duplo: se Gronk joga, Patriots ganha; se Gronk não joga, Saints ganha. Simples. Ao contrário de Peterson (que é esperado em Minnesota para se juntar ao time ainda hoje) e Calvin Johnson (que tem feito alguns treinos leves), essa é uma situação que não da para ter idéia do que vai acontecer, é puro chute: ele supostamente já poderia jogar há algum tempo, mas não quer até que seu médico particular lhe libere para que não sofra outra lesão (o que supostamente tem dado algum conflito dentro da equipe, já que os médicos do Pats e Bill Belichick o acham apto a jogar, mas não vou entrar nesse mérito). Então como essa realmente é uma situação, fico com o palpite condicionado excepcionalmente para essa rodada. Se acha trapaça, bom, é. Qualquer coisa procure meus advogados.



COWBOYS over Redskins
Contra o spread: COWBOYS (-5.5) over Redskins
Eu acabei de ver Dallas disputar palmo a palmo uma partida contra o melhor time da NFL na qual Tony Romo foi brilhante. Jogando em casa, contra uma defesa horrível do Redskins, eu não vejo porque não apostar no Cowboys para vencer a partida. Robert Griffin ainda tem jogado mal e não é nem de longe AQUELE RG3 do ano passado, o jogo terrestre sofreu sem suas corridas, e o ataque tem produzido a maior parte das suas jardas e pontos em garbage time. Se esse spread fosse acima de 7 eu provavelmente pegaria o Skins para cobrir no GT, mas 5.5 é pouco para quem joga em casa. 


Colts over CHARGERS
Contra o spread: Colts (-1.5) over CHARGERS
Odeio essa escolha, odeio. Esse jogo está me cheirando demais ao jogo pegadinha que toda semana tem. Os 4-1 Colts, saindo de uma grande performance contra o Seattle em casa, prontos para vencer os 2-3 Chargers que acabaram de perder para o Raiders... certo? Me parece fácil demais, ainda mais em San Diego, e essa linha relativamente baixa para o Colts reflete que não sou o único.

Então porque eu não vou de Chargers? Porque eu cansei essa temporada de pegar jogos baseados no meu feeling e contra a lógica, porque não está funcionando! Ano passado eu tive muito sucesso fazendo isso, esse ano não, acontece, deve estar descalibrado. E no papel o Colts vem de duas performance bastante convincentes contra 49ers e Seahawks, Andrew Luck está jogando demais, e o Chargers me parece um time que ainda está se adaptando as perdas que sofreu no começo da temporada. Então não tenho coragem de escolher contra Indianapolis. Mas estou com um pé atrás, acho que não vai ser tão fácil como parece a primeira vista.


2013' Record: 37-24
2013' contra o spread: 27-34

6 comentários:

  1. Dúvida: Vocè o comentarista da NFL no Esporte Interativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, quem comenta lá de vez em quando (ok, 66% do tempo) é o Marcelo, que começou o blog comigo mas não escreve aqui faz muito tempo. Eles só aproveitam meus textos mesmo.

      Excluir
  2. Você precisa dar uns palpites no fantasy do João Junqueira do EI! Hahaha

    Uma pena a notícia da morte do filho do All Day.. A história em si já é muito assustadora.

    Vou no feeling nessa rodada.. apostaria em zebras mais uma vez! Tá sendo uma temporada de zebras sem fim, e com elas me mantenho!

    ResponderExcluir
  3. Minhas picks. Comento só os detalhes mais importantes.
    Venho de um horroroso 7-7 na semana passada.

    Bears over Giants - Giants tá assumindo um status Jacksonville pra mim.
    Vikings over Panthers
    Eagles over Bucs
    Steelers over Jets - última vez que jogo no Steelers como azarão. Se perderem de novo perco o restinho de fé neles pro resto da temporada.
    Rams over Texans - ando muito desconfiado do Texans.
    Packers over Ravens - o Packers é muito melhor que o seu record aparenta.
    Bengals over Bills
    Lions over Browns
    Seahawks over Titans
    Jaguars over Broncos...ahuahuahuahauhauhauh nem se eu fosse absolutamente maluco. 6-0 Broncos, 0-6 Jaguars e não se fala mais nisso.
    Saints over Patriots - faço essa pick com muita desconfiança, tô pensando seriamente em mudar.
    49ers over Cardinals - na minha opinião o San Francisco vai melhorar cada vez mais até o final, principalmente conforme forem voltando os desfalques.
    Cowboys over Redskins - tinha jogado no Washington, mas inverti. Se bem que o Cowboys me matou ano passado com esse tipo de pick, mas o Romo merece essa consideração.
    Colts over Chargers - Vai ser um duelo muito legal entre Luck e Rivers, dois QBs top. Vou no Luck e um Indi que tá começando a ficar divertido.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. o Peyton Manning nessa foto tá parecendo um regenerator do R4 depois de ser alvejado no braço esquerdo por uma sniper.

    ResponderExcluir