Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Palpites para a semana 7 da NFL


"Palmer, uma dica para te ajudar: joga a bola para os de branco"


Ainda não participou da nossa ultra nerd e ultra divertida promoção de NBA? Não sabe o que está perdendo! Clique aqui e tenha a chance de ganhar um livro massa de basquete - ou pelo menos ter o que fazer nessa offseason!!

Para ler meus comentários sobre a ALCS e a NLDS do baseball, clique aqui 

---------------------------------------------------------------------------------

Coisas interessantes acontecendo de mais, tempo de menos para escrever sobre elas, infelizmente. Por isso ficamos sem coluna ontem - espero que a última vez que isso aconteça de quinta, minha coluna favorita de escrever - e que ainda tenhamos um tempo extra para falar um pouco dos playoffs da MLB. Bom, direto ao ponto, então.

Vamos enfim aos palpites da rodada, time da casa em caixa alta. Btw, como algumas pessoas ainda me perguntam sobre esse "spread", uma explicação rápida: é um tipo de aposta no qual os times possuem uma margem pela qual ele tem que ganhar (ou, no caso do time adversário, uma margem que ele pode perder). Então se ontem a noite a linha era Pats (-11.5), significa que eu posso apostar em Pats a -11.5 ou Jets a +11.5 - ou seja, adicione 11.5 ao total de pontos do Jets (ou subtraia do total de pontos do Pats) e ve quem ganharia esse jogo. Basicamente, o -11.5 indica que se eu escolher o Pats, ele precisa ganhar por mais de 11 pontos, e se eu escolher o Jets (+11.5), ele pode perder por até 11.


Palpites para a semana 7 da NFL


Week 6 Record: 10-5
Week 6 contra o spread: 5-10


Seahawks over CARDINALS
Contra o spread: Seahawks (-6.5) over CARDINALS
Como não teve coluna ontem, eu mandei esse no twitter ontem cedo. E eu acertei! Boa forma de começar a semana (todo mundo sabe que para os fãs de NFL a semana começa na quinta).

Eu confesso que na última hora eu quase peguei o Cardinals para cobrir o spread, considerando que o Seahawks jogou mal nos seus três jogos fora de casa essa temporada (quase perde do Panthers, deveria ter perdido do Texans, perdeu do Colts), que o jogo era em uma quinta feira (e portanto possibilidade de placar baixo) e que esse pass rush de Arizona ia forçar alguns turnovers contra a linha ofensiva do Seahawks (de fato, Russell Wilson sofreu três fumbles). Ai eu lembrei que o QB do Cardinals era o Carson Palmer, e eu percebi que seria louco se escolhesse o spread... e fiquei feliz algumas horas depois por ter evitado o desastre a tempo. Só na parte do jogo de ontem a noite que eu assisti (pois Red Sox e Tigers estavam jogando no mesmo horário) eu contei três - TRÊS - passes do Palmer que, se você tirasse a cor dos uniformes dos jogadores, eu poderia jurar que o CB era o WR para quem ele estava passando e o WR do Cardinals, que tirou a bola, era o CB evitando o passe completo. Ele foi ruim a esse ponto. E pensar que esse cara liderou a NFL em aproveitamento e TDs em 2005 e foi a dois Pro Bowls... Parte de mim se pergunta se, de tanto treinar na offseason com o Patrick Peterson no ataque, ele se acostumou a lançar bolas para defensive backs.


Patriots over JETS
Contra o spread: JETS (+3.5) over Patriots
Geno Smith, QBR, semana a a semana: Week 1, 48.5; Week 2, 15; Week 3, 85.8; Week 4, 7.8; Week 5, 73.2. Week 6, 6.5. Você sabe o que isso significa, certo? Semana de Bom Geno Smith pela frente!!

Meu palpite para essa é o mesmo da semana 2, quando esses times se enfrentaram em um dos mais feios Thursday Night Footballs que eu lembro de ter assistido: Patriots ganha, mas o Jets cobre (eu acertei ambos na semana 2, btw). Patriots está sem seus três melhores defensores (Vince Wilfork e Jerod Mayo estão fora para o resto da temporada, btw, golpe duro para essa boa defesa) já que Aqib Talib deve perder mais algum tempo, o time não vai conseguir correr com a bola como fez semana passada contra o Saints (Jets tem a melhor defesa terrestre da NFL, Saints tinha a segunda pior), e Danny Amendola deve perder ainda mais tempo com uma concussão - sem falar que dessa vez jogam fora de casa. Então eu espero mais do que vimos na semana 2, duas defesas levando a melhor, muitos drops, muita incompetência ofensiva e um jogo de placar muito baixo. Não consigo apostar contra o Patriots porque ainda espero que Geno cometa uns turnovers e o Patriots consiga vencer um jogo assim por aproveitar melhor suas campanhas (ou, sabe, com uma campanha nos segundos finais), mas me parece um jogo perigosamente apertado. Com esse meio ponto extra no spread, fico com Jets.

(Em tempo: parece que dessa vez Rob Gronkowski vai jogar, ou pelo menos ele foi liberado por todos os médicos. Obviamente isso agiria em favor do Patriots caso jogue, mas eu cansei de acreditar nessas informações até o próprio Gronk confirmar alguma coisa. Então ainda fico com o spread)


Chargers over JAGUARS
Contra o spread: Chargers (-7.5) over JAGUARS
Hey, o Jaguars cobriu o maior spread de todos os tempos contra o Broncos em um jogo que, milagrosamente, estava apertado no terceiro período!! Hats off para o Jags.

Talvez por isso, a linha dessa semana não é tão alta contra um muito sólido time do Chargers que acaba de vir de uma boa vitória contra o Colts, e Justin Blackmon acabou se relevando um Franchise Fantasy WR que está quase me fazendo esquecer da lesão que tirou meu melhor WR (Julio Jones) da temporada. Imagino que agora o spread vá mudar um pouco de lado. Eu só não consigo apostar no Jags para cobrir porque já apostei duas vezes nisso e nas duas eles me quebraram as pernas, e esse time do Chargers é muito sólido ofensivamente e vai levar o jogo para uma disputa de placar alto (o que favorece cobrir o spread). Esse meio ponto me parece perigoso, mas ainda assim, é o Jaguars. Não vamos overreact a uma boa performance da equipe que fez eles perderem de apenas 16, certo?


CHIEFS over Texans
Contra o spread: CHIEFS (-6.5) over Texans
Deixa eu ver se entendi... a melhor defesa da NFL, jogando em casa (e o Chiefs tem a segunda maior home-field advantage da NFL depois do Seahawks), enfrentando um time que que perdeu por 25 pontos do fraco Rams EM CASA, e que vai estar com seu terceiro QB como titular em seu primeiro jogo na NFL... e vocês estão me dando só 6.5 pontos? Onde eu assino?!

Ok, eu entendo que o ataque do Chiefs tenha parecido ruim nas últimas semanas e que a defesa do Texans seja melhor que a do Raiders, mas... não é o tipo de jogo (e spread) que eles conseguem cobrir só com a defesa? Não consigo apostar em Case Keenum, e não consigo apostar no Texans para vencer um time 6-0 fora de casa nesse momento.


LIONS over Bengals
Contra o spread: LIONS (-3) over Bengals
Cincy pareceu muito bom em casa contra o Patriots, duas semanas atrás, e pareceu bem fraco semana passada contra o Bills fora de casa, chegando a tomar 24 pontos de Thaddeus Lewis. Então estou apostando em um Megatron saudável e um Lions que joga em casa para superar o bipolar Bengals. Na verdade, o Bengals está 1-2 fora de casa (vitória em OT sobre o Bills de Lewis, derrotas para Browns e Bears) e 3-0 jogando em Cincinatti incluindo vitórias sobre Green Bay e New England. Então estou confiante na capacidade do Lions de vencer esse jogo em seus domínios.


DOLPHINS over Bills
Contra o spread: Bills (+7.5) over DOLPHINS
Eu posso estar overreacting a boa performance que o  Thaddeus Lewis teve semana passada contra a boa defesa do Bengals, mas ainda assim, eu não me sinto confortável colocando tantos pontos em um ataque duvidoso do Dolphins que muito provavelmente se contentaria com um jogo de placar baixo. Não é possível imaginar um 16-10 ou algo assim? Eu acho que sim, e vale lembrar que apenas uma das três vitórias do Dolphins foi por mais de 7 pontos - o Dolphins gosta de controlar o jogo com sua defesa, mas não é exatamente uma máquina de pontos. Mesmo com Cameron Wake de volta e uma semana de descanso, o Bills deve cobrir esse spread, está um pouco alto.


Bears over REDSKINS
Contra o spread: Bears (EVEN) over REDSKINS
Hmm... porque o spread é zero aqui, mesmo? O Bears não é uma potência mas é um time sólido, com um bom ataque e uma defesa vulnerável mas que força muitos turnovers, enquanto o Redskins é um dos piores times da NFL defensivamente e com um ataque que nem de longe lembra a unidade dominante de 2012. O Bears é o melhor time, e o Redskins ainda não venceu em casa. Não me parece promissor mesmo que Chicago seja o favorito ao prêmio de "Bom Time Ruim" de 2013, aquele time que é sólido e tem um bom record porque ganha todos seus jogos contra times inferiores, mas que não tem o nível dos favoritos. Meu editor vai me matar por esse parágrafo, mas é verdade.


Cowboys over EAGLES
Contra o spread: Cowboys (+3) over EAGLES
Hmm esse é um confronto bastante difícil. Dois times com defesas ruins e bons ataques, embora o ataque do Eagles seja um pouco melhor e a defesa um pouco pior. A defesa de Dallas está bastante baleada nesse momento sem Demarcus Ware, então não é como se o forte ataque do Eagles não pudesse fazer a festa. 

Então porque Cowboys? Porque entre dois times muito parelhos, eu aposto no melhor QB e nos pontos, e o Cowboys tem a vantagem de ambos nesse momento. A defesa do Eagles é uma atrocidade e Tony Romo vai fazer a festa, e eu ainda não confio o suficiente em Nick Foles para apostar nele nesse momento. O Cowboys parece ter mais a vencer nesse jogo, fora de casa, do que o Eagles, então também tem isso.


PANTHERS over Rams
Contra o spread: PANTHERS (-6.5) over Rams
Quer uma resumo melhor sobre como o Houston Texans está sendo visto nesse momento ao redor da NFL, é só olhar para esse spread: o time que venceu o Texans, em Houston, por 25 pontos é considerado uma zebra de 6.5 pontos contra um time 2-3. 

Claro que eu vou apostar no Panthers: eu não vi nada essa temporada que me convença de que o Rams não é um time ruim que simplesmente foi out-sucked semana passada pelo Texans. O Panthers não é exatamente um time bom como eu achei que seria no começo da temporada, ele é extremamente bipolar, mas eu gosto de alguns fatores da equipe: sua linha de frente na defesa é uma das melhores da NFL (e sua secundária é uma das piores, mas vamos olhar o lado bom das coisas), Cam Newton é um jogador dinâmico (e nem um pouco confiável, mas enfim, lado bom!) e explosivo, e aparentemente Ron Rivera anda lendo minhas colunas porque ele se transformou, da noite para o dia, no técnico mais agressivo da NFL convertendo jogadas de 4th-and-1. Bom, Rivera ainda é um técnico ruim, mas o pior cara é aquele que insiste nos erros, certo? ME sinto otimista que o ataque terrestre de Carolina vá atropelar essa defesa do Rams que joga melhor contra QBs que fiquem no pocket.


FALCONS over Buccaneers
Contra o spread: Bucs (+7) over FALCONS
Estou ousado hoje apostando contra esses spreads. Bom, vamos ver o que temos no Falcons: um ataque sem Julio Jones, com Roddy White extremamente limitado, sem Steven Jackson, sem linha ofensiva, e com uma peneira de defesa enfrentando uma das melhores defesas da NFL? Sete pontos me parece razoável. O Bucs está naquele ponto onde eu só começo a apostar nele se ganharem um jogo (ou se enfrentarem o Jaguars), e por mais que o Falcons esteja ruim, o Bucs também está, então fico com o time da casa. Mas não me agrada ver o Falcons tentando cobrir um spread desses com Harry Douglas, seu melhor WR saudável, sendo coberto por Darrelle Revis.


TITANS over 49ers
Contra o spread: TITANS (+4) over 49ers
Eu mantenho minha opinião inicial, que o Titans é um time um pouco acima da média mas que parecia melhor porque estava dando uma sorte incrível com turnovers que não iria se manter. Mas eu vi todos os jogos do 49ers essa temporada, e posso dizer que é um time que está sobrevivendo só deus sabe como: Aldon Smith está fora, seus dois NT titulares estão no departamento médico, dois dos seus três melhores WRs ainda não voltaram de lesão, seu CB #3 rompeu o ligamento, Patrick Willis está jogando machucado, Ray McDonald vem de uma lesão no bíceps... e a crise está tão feia lá que até o médico da equipe morreu essa semana. O ataque ainda está tendo problemas para passar a bola com apenas um WR competente (embora Vernon Davis tenha tido seu dia com 180 jardas e dois TDs contra o Cardinals), e essa defesa muito baleada não me parece uma boa aposta se Jake Locker estiver de volta como se cogita (mesmo a boa vitória do 49ers sobre o Cards essa semana pode ser atribuída, em parte, a uma boa sorte recuperando dois fumbles cruciais). Então eu não me sinto confiante apostando nessa equipe até que o bye passe e todo mundo no departamento médico (Glenn Dorsey, Mario Manningham, Eric Wright, Quinton Dial, e eventualmente Michael Crabtree) volte a campo. Ah, semana que vem eles enfrentam o Jaguars em Londres? Ok, um pouco antes então.


PACKERS over Browns
Contra o spread: Browns (+10) over PACKERS
Green Bay tem tido um rendimento bastante abaixo do esperado no ataque essa temporada, e depois de ver Aaron Rodgers ser amassado o jogo inteiro pela DL de Baltimore semana passada, é fácil de entender o porque: a linha ofensiva da equipe é horrível. Genuinamente horrível. Rodgers está começando a chegar naquele ponto que ele não consegue manter os olhos na secundária para acompanhar o desenvolvimento da jogada porque está preocupado demais com  a pressão chegando, e isso é mortal para qualquer QB - se querem entender melhor do que estou falando, assistam a reprise dos playoffs da temporada 2011, em particular Packers-Giants. 

Then again, ele é Aaron freaking Rodgers, e vai conseguir ganhar um duelo em casa contra Brandon Weeden. Cobrir esse spread? Ai eu já não sei. O Browns tem uma sólida defesa, e o Packers vai jogar sem Randall Cobb e James Jones, o que vai limitar consideravelmente o impacto do jogo aéreo da equipe, e essa é a melhor forma de cobrir um spread alto. Isso provavelmente significa mais Eddy Lacy, controlar mais o relógio e menos pontos, e por isso fico cético sobre esse spread. Mesmo com Weeden, eu acho que o Browns consegue manter o placar apertado o suficiente para cobrir.


Ravens over STEELERS
Contra o spread: Ravens (+1.5) over STEELERS
O Ravens continua a ser um time absolutamente medíocre em 2013, e o Steelers está se recuperando com a primeira vitória na temporada. Eu não vi nada de nenhum dos dois até agora que me faça crer que algum dos dois seja um time realmente perigoso na temporada regular, com o Steelers cheio de questões internas com o técnico Mike Tomlin e um buraco dado a lesões, e o Ravens com um Ray Rice que de repente parece ter 45 anos e um Joe Flacco que - surpresa! - não manteve o nível dos playoffs e não estava pronto para uma responsabilidade maior (seu QBR de 41 é o menor da sua carreira). E jogos de rivalidade são sempre difíceis. Então esse aqui é basicamente um cara ou coroa.

Então porque Ravens? Boa pergunta, eu também não saberia dizer direito. É mais feeling do que outra coisa, provavelmente porque eu acho Baltimore um time melhor: a defesa é mais sólida (especialmente com Jarvis Jones fora do jogo), a linha ofensiva não é um desastre, e por isso gosto mais das suas chances. Pittsburgh tem o melhor QB, sem dúvida, mas não adianta nada se Big Ben não conseguir ficar de pé no pocket por dois segundos antes de ser atingido por um mastodonte de 120kg. Vou ficar com o Ravens dessa vez.


Broncos over COLTS
Contra o spread: Broncos (-6.5) over COLTS
Semana passada, eis o que eu escrevi  sobre Colts vs Chargers antes de escolher o Colts: "Esse jogo está me cheirando demais ao jogo pegadinha que toda semana tem. Os 4-1 Colts, saindo de uma grande performance contra o Seattle em casa, prontos para vencer os 2-3 Chargers que acabaram de perder para o Raiders... certo? Me parece fácil demais, ainda mais em San Diego, e essa linha relativamente baixa para o Colts reflete que não sou o único.

Então porque eu não vou de Chargers? Porque eu cansei essa temporada de pegar jogos baseados no meu feeling e contra a lógica, porque não está funcionando! Ano passado eu tive muito sucesso fazendo isso, esse ano não, acontece, deve estar descalibrado." Claro que dessa vez meu feeling funcionou e o Chargers venceu a partida. Então agora meu feeling leva o benefício da dúvida.

E no começo da semana, meu feeling me dizia que o Colts iria vencer ou pelo menos cobrir o spread... ou pelo menos era o que eu imaginava antes de Jim Irsay - que eu ainda não consegui decidir se é um poor man Jerry Jones ou um James Dolan que teve a sorte de dois brilhantes QBs caírem no seu colo - começar a falar besteira sobre Peyton Manning, especialmente que o time tinha deixado ele ir embora porque "queria títulos e não estatísticas". Obviamente não preciso falar a estupidez dessa declaração, e me parece muito um cara solteiro e amargo desdenhando da ex-namorada que desde o término do namoro emagreceu, colocou silicone, começou a malhar e agora é a garota mais bonita do pedaço (ou da NFL). Mas agora, depois disso, eu tenho certeza que Manning vai fazer da sua missão de vida destruir completamente o time de Irsay e assombrá-lo pelo resto da vida. Nenhum spread é seguro com Evil Manning a solta.


Vikings over GIANTS
Contra o spread: Vikings (+3) over GIANTS
Finalmente chegou...

Wait for it...

Here it comes...

Almost there....

JAAAAAAAAAAAASH FREEMAN!!

Ahhh, como é bom ver Josh Freeman longe da influência maligna de Greg Schiano. Eu assisti filmes de esporte suficiente para saber como isso acaba: Freeman redescobre a alegria de jogar futebol americano longe de Schiano e, querendo provar para o mundo e para si mesmo que ainda é um bom jogador, assume a função de líder do time, treina feito condenado, e acaba levando seu time aos playoffs, vencendo o Super Bowl, e todos nós descobrimos uma valiosa lição sobre comportamento humano e o poder de acreditar em si mesmo no final. Rolam os créditos.

Ok, provavelmente não vai acontecer assim. Mas eu mantenho o mesmo ponto que defendi o ano inteiro: Freeman é um sólido QB na situação certa, e Schiano fez de tudo para acabar com ele em Tampa por motivos que ainda não ficaram claros. Eu não sei se ele vai recuperar o bom nível que demonstrou em 2010 e 2012, mas eu garanto que a) ele é melhor que Christian Ponder e Matt Cassel e b) seu braço forte é um complemento mil vezes melhor a Greg Jennings e Adrian Peterson. Então mesmo que não volte a ser aquele bom QB, motivo para otimismo - ou pelo menos para evolução - nós temos nesse momento... especialmente contra um muito fraco time do Giants que ganhou status já de "não confio neles até ganharem um jogo". Em casa e contra um time mais ou menos fraco do Vikings parece uma boa oportunidade, mas Adrian Peterson não vai ser parado, e acho que Freeman vai jogar bem por lá. Fico com Freeman.



2013' Record: 47-29
2013' contra o spread: 32-44

3 comentários:

  1. Rapidissísimo aqui porque os jogos começam daqui a pouco:

    Depois de um fraquíssimo 7-8 na semana 5, rachei com um 12-3 na semana passada, e isso porque Tom Brady foi desumano e porque o Vikings passou por uma tragédia. Além de que acertei quando disse que tinha certeza que ia errar o palpite do Colts.

    Seahawks over Cardinals, já acertei.
    Pats over Jets - mas com um pé atrás.
    Cowboys over Eagles - acho que vai ser o jogo mais divertido da rodada.
    Bears over Redskins
    Chargers over Jaguars
    Dolphins over Bills
    Rams over Panthers - o Carolina tá me punindo a cada rodada que não acredito neles. Tenho certeza que vão me ferrar de novo.
    Lions over Bengals - queria jogar nos Tigres, mas não depois do que os Leões mostraram em termos de consistência semana passada.
    Falcons over Bucs - Aqueles que estão ruins mas ninguém esperava vencem aqueles de que todo mundo tinha certeza.
    Niners over Titans - espero que a defesa do Titans não me faça errar isto.
    Chiefs over Texans - Na mesma semana no ano passado isto estava radicalmente invertido...
    Steelers over Ravens - Eu disse que não apostaria mais nos metaleiros se eles me decepcionassem de novo semana passada. Agora estou pagando minha dívida de gratidão.
    Packers over Browns - Sei lá... A. Rodgers explica isto.
    Broncos over Colts - O chão vai tremer quando P. Manning entrar em campo.
    Vikings over Giants - Eu só apostaria no Giants se eles fossem jogar contra o Jaguars nesta temporada. Como não vão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi nossa minha melhor rodada, acho que você foi melhor que eu de novo. Vou te contratar para o meu lugar nessa coluna de sexta feira, a má fase não tem fim.

      Excluir
    2. Mesmo eu tendo dito que Cowboys vs Eagles seria o melhor jogo da rodada? Eu tinha falado sério... Um erro desses invalida todo e qualquer acerto que eu tive nessa rodada...

      Excluir