Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pontos importantes da semana 8 da NFL

Voce precisa de mais do que três defensores para parar Megatron



Ainda não participou da nossa ultra nerd e ultra divertida promoção de NBA? Não sabe o que está perdendo! Clique aqui e tenha a chance de ganhar um livro massa de basquete - ou pelo menos ter o que fazer nessa offseason!! ÚLTIMOS DIAS!!

Para ler a coluna com os pontos importantes da semana, e ainda melhor, PARA PARTICIPAR DO NOSSO MAILBAG, clique aqui 

Para ler nosso breakdown da World Series entre Red Sox e Cardinalsclique aqui

---------------------------------------------------------------------------------

Mais uma semana chega ao fim, e holy cow, para uma semana que prometia ser uma das piores no papel (e de certa forma fez jus a isso) até que tivemos um jogo para ser lembrado por anos entre Cowboys e Lions. E embora o Monday Night Football tenha sido um jogo mais feio do que bater na mãe, pelo menos foi decidido na última posse de bola quando o Rams, que dominou o Seahawks o dia todo correndo e não conseguiu produzir passando (tendo inclusive dois passes interceptados), inexplicavelmente decidiu que em uma 4th and 1 na linha do goal era melhor tentar o passe SEM NENHUM RB PARA ATRAIR A DEFESA. Adivinhe? Kellen Clemens errou o passe e o Rams perdeu o jogo. Mas enfim, um jogo excelente e um que pelo menos foi disputado para tirar o marasmo de uma semana que realmente não foi interessante para quase ninguém.

Mas aqui no TMWarning, temos um lema muito simples: "Always look at the bright side of life". Então vamos olhar a parte boa (ou pelo menos interessante) dessa rodada e olhar alguns pontos que merecem ser mencionados.


Você não pode parar Megatron


Nessa rodada parada - e sinceramente, talvez em qualquer outra - o assunto mais quente da semana foi a performance de Calvin Johnson contra o Dallas Cowboys. Aliás, esse jogo já seria o grande assunto da rodada mesmo sem Megatron, porque foi um jogo sensacional e com uma reviravolta tão absurda que não tem como não deixar sua cabeça girando: quando Dallas parou o Lions em uma 4th and 12 na linha de 30 de seu próprio território dentro do Two-Minute Warning, com o time tendo a chance de correr três vezes, gastar o relógio para menos de 30 segundos e chutar um FG (ou mesmo matar o jogo com uma conversão), a chance de vitória do Dallas era de 99%. Não, é sério, 99%! Então o Dallas correu com a bola duas vezes, foi correr uma terceira quando o Lions já não tinha mais tempos... e Tyron Smith (LT) cometeu uma holding extremamente estúpido, pois a falta parou o relógio e fez o Cowboys devolver a bola para Detroit com 40 segundos a mais do que deveria. MAtthew Stafford aproveitou cada um deles conduzindo a campanha da virada, que terminou com um QB sneak tão malandro que nem seus próprios companheiros de time sabiam que viria (ele estava chamando um spike) faltando 10 segundos. A falta de Tyron Smith se junta a falta pessoal de Levonte Davis (Bucs, primeira semana) como a mais estúpida da temporada. Olhem a chart com as probabilidades de vitória de cada time abaixo e vejam onde ela estava antes do holding de Smith.




Mas mesmo esse jogo fantástico acabou ficando em segundo plano porque Megatron simplesmente não nos deu oportunidades para admirar qualquer outra coisa. Johnson, que teve uma recepção sensacional para colocar a bola na linha de 1 jarda nessa campanha final, terminou o jogo com... wait for it... 329 jardas recebidas (!!), sete a menos do que o recorde da história da NFL (336 de Flipper Anderson em 1989). Viradas espetaculares acontecem de vez em quando, mas um WR passando de 300 jardas em uma partida?? Isso só aconteceu três vezes na história da NFL, com Anderson em 1989, Johnson em 2013 e Stephone Paige (309) em 1985. 

Quão impressionante foi essa performance? Bom...
  • Antes da partida, Megatron era o 20th da NFL em jardas recebidas, com 492, 137 atrás do líder da NFL no quesito, Torrey Smith. Depois dessa rodadada, Megatron passou para o primeiro lugar com 87 jardas a mais que o segundo colocado (AJ Green) mesmo com um jogo a menos.
  • Apenas dois jogadores passaram de 200 jardas em toda a temporada antes dessa rodada: Ashton Jeffery na semana 5 com 208, e Anquan Boldin na semana 1 com 208. O #2 da lista (Jeffery) está mais perto, em jardas recebidas, do #91 da lista do que de Megatron no topo dela.
  • Johnson também empatou o maior número de recepções em uma partida na temporada por um WR, com 14 (Justin Blackmon na semana 6). Então não é como se Megatron tivesse pego uns dois hail maries e pronto - ele consistentemente apareceu com grandes recepções mesmo marcado por um dos melhores CBs da NFL (Brandon Carr).
  • Megatron não teve apenas mais jardas do que qualquer outro WR nos últimos 23 anos, ele teve sozinho mais jardas do que o TOTAL do ataque do Dallas (329 contra 268). Na verdade, Megatron sozinho teve mais jardas do que o ataque total de DEZESSEIS times diferentes essa rodada. Juntando as últimas duas rodadas, Megatron teve sozinho mais jardas nessa partida do que TRINTA times tiveram em seus jogos (alguns times aparecem duas vezes, claro). 
  • Pra finalizar, que tal essa: nenhum jogador da NFL essa temporada conseguiu SOMAR 329 jardas em semanas consecutivas, com Justin Blackmon (326) e Alshton Jeffery (325) os que chegaram mais pertos. 
Então é fácil de ver porque todo mundo perdeu a cabeça com o que Megatron fez esse final de semana. Foi mais uma demonstração espetacular de um talento excepcional que somos todos privilegiados de assistir. Entre os WRs que eu acompanhei no auge, Calvin Johnson provavelmente só fica atrás de Randy Moss (e logo a frente de Marvin Harrison e Larry Fitzgerald) no quesito "você pode dobrar a marcação que a bola ainda vai nele e ele vai receber e conseguir mais 40 jardas" de imparabilidade (orgulhoso, Tite?). E ele tem apenas 28 anos! O céu é o limite para esse cara. Literalmente, acho que se ele pular com tudo ele alcança.

E claro, como sempre acontece, isso reacendeu o debate sobre a possibilidade de (mais) uma temporada histórica por parte do WR. Ano passado, Megatron quebrou o recorde de uma temporada para mais jardas aéreas, mas isso não recebeu atenção merecida em parte porque todo mundo estava prestando muito mais atenção em outra temporada histórica, Adrian Peterson buscando quebrar o recorde de Eric Dickerson (e ficando a 9 jardas). Essa diferença em atenção se deveu principalmente a três motivos, um legítimo e outros dois não: primeiro, porque Peterson quebrou a barreira arbitrária das 2000 jardas e Megatron não (e as pessoas adoram olhar esse números arbitrários em esportes); segundo porque ele fez isso em um time ruim; e depois porque Megatron teve algo como uma "ajuda" historicamente, já que ele joga em uma época onde o jogo aéreo é muito mais incentivado e QBs e WRs muito mais protegidos pelas regras, o que lhe da uma vantagem específica sobre alguém que jogava em 1990, por exemplo. O último é verdade, e eu acho que de fato a temporada de Peterson foi a mais impressionante, mas isso não muda o fato que a temporada 2013 de Calvin Johnson e seu incrível 122-1964-5 está no Panteão das melhores temporadas de um WR de todos os tempos.

Btw, eu acho engraçado como algumas pessoas gostam de fazer uma comparação direta com uma temporada histórica através de uma divisão arbitrária. Nos próximos dias você provavelmente vai ver isso em algum lugar:

2012 Calvin Johnson depois de 8 semanas: 7 jogos, 41 recepções, 638, 1 TD
2013 Calvin Johnson depois de 8 semanas: 7 jogos, 47 recepções, 821 jardas, 7 TDs

O que significa que Calvin Johnson estaria caminhando para bater seu próprio recorde de 2012, certo? Bom, não necessariamente. Primeiro, porque Megatron tem apenas mais 8 jogos essa temporada, já que o Lions ainda não teve seu bye essa temporada - 2012 Megatron teve mais 9 para chegar a 1964. Segundo porque isso é escolher um ponto de vista arbitrário - a parte espetacular da temporada de Johnson em 2012 não foi o começo, foi o final: nos últimos 9 jogos, Megatron teve 81 recepções e 1326 jardas, o que equivale a 9 recepções por jogo com 147 jardas por partida, números muito superiores até mesmo ao seu ótimo começo de temporada esse ano. Então falar que Megatron está no caminho para superar sua temporada passada é ignorar que o verdadeiro outlier historicamente bom foi o final do ano, e não o começo, e é essa parte que é realmente difícil de duplicar mesmo se tratando de um jogador historicamente bom como Johnson. Para chegar nos seus números de 2012, ele teria que ter média de 9.3 recepções por jogo com 142 jardas por partida. Não é impossível, e eu nunca vou apostar contra Calvin freaking Johnson, mas é um ritmo muito difícil dele manter.

Isso não é para falar que a temporada dele está sendo uma decepção. Na verdade está sendo excelente! Megatron não é mais apenas o melhor WR da NFL, ele já está se estabelecendo como um dos maiores a jogar a posição na história do jogo. Ainda é cedo demais para colocar ele entre as lendas do esporte, mas com apenas 28 anos, Johson tem um teto praticamente infinito... o que significa que ele pode acabar a carreira como o segundo melhor WR da história da NFL, porque ninguém nunca vai conseguir encostar em Jerry Rice. Ainda assim, quando você tem tudo para ser o segundo em uma lista depois do melhor jogador a pisar em um campo de futebol americano, você conseguiu algo grande. Apreciem Megatron porque ele vai ser lembrado por muitos anos.


Os maiores mandos de campo da NFL


Ontem a noite, mais uma vez, o Seattle Seahawks me impressionou. Dessa vez, negativamente. É impressionante a capacidade do time de parecer absurdamente dominante uma semana e depois totalmente medíocre na semana seguinte. Ontem o time teria perdido para o fraco Rams, com Kellen Clemens, se não fosse um FG errado (que permitiria ao Rams chutar um FG da vitória na última campanha ao invés de se ver obrigado anotar um TD) e se o técnico do Rams não fosse tão burro para chamar duas jogadas de passe em uma 2nd and goal depois de seu time ter dominado a partida pelo chão. Uma dessas jogadas de passe foi em uma 4th and goal da linha de 1 jarda, e pior, não tinha sequer um RB na jogada atrás do QB para manter a defesa honesta, praticamente telegrafou a jogada. Ou telegrafou o seguinte: "em uma 4th and 1 depois do meu jogo terrestre ter dominado a partida, eu prefiro fazer um passe, avisando a defesa que é um passe, mesmo eu tendo Kellen Clemens e mesmo enfrentando uma das melhores secundárias da NFL". Não é a toa que o mesmo coordenador ofensivo do Rams é o cara que foi coordenador ofensivo de Mark Sanchez no Jets.

No caso do Seattle, eles tem brincado de Dr. Jekyll e Mr. Hyde a temporada inteira: em casa, eles parecem extremamente dominantes, vencendo o 49ers por 26 pontos e estando 3-0 com um saldo de pontos de 61. Fora de casa, o record do time ainda é bom com 3-1, mas também inclui duas partidas deveria-ter-perdido (Rams e Texans), uma vitória extremamente feia sobre o Carolina Panthers, e a derrota para o Colts, para um saldo de pontos de 19 em cinco jogos. Basicamente, o Seattle parece um juggernault jogando em casa e um time medíocre e sortudo jogando fora de seus domínios.

Isso me fez pensar... quais os times que, nesse começo de temporada, tem mostrado uma maior variação jogando dentro ou fora de casa? Decidi pesquisar isso. Para tal, vou usar duas medidas: saldo de pontos totais dentro e fora de casa, e saldo de pontos por jogo (pois alguns times tem mais jogos em um ambiente do que no outro). Como já discutimos aqui muitas vezes, saldo de pontos é o melhor indicador de nível de performance de um time, muito melhor do que vitórias e derrotas, e por isso é o indicador que eu usarei. Também vale citar que é o tipo de coisa que, como toda boa estatística, funcionaria melhor se tivessemos uma amostra muito maior do que a atual para nos basear, já que uma amostra pequena pode estar sujeita a outliers (um jogo particularmente bom ou ruim empurrando toda a amostra em uma dada direção) ou viéses (alguns times enferentaram calendários mais fortes que outros). Ainda assim, é uma boa forma de começar a olhar essas coisas.

Antes de fazer a pesquisa, eu achava que Seattle, Jets ou Bengals seriam os principais times nesses quesitos - esses dois últimos em parte pelo jogo dessa semana que deu 40 pontos na direção do time da casa, o que geraria algum viés. E para minha (nenhuma) surpresa, eu acertei: Jets, Seattle e Bengals estão entre os quatro primeiros na diferença casa/fora. Mas antes de chegar no resultado final, vamos ver alguns dos outros resultados que apareceram pelo caminho.

Primeiro, queria ver quais seriam os times que melhor jogam em casa. Entre os melhores times jogando em casa, obviamente, deveriamos encontrar os melhores times da NFL, já que estamos olhando PD puros. E foi o caso: Denver, Seattle e New Orleans são os times com melhor PD dentro de casa, seguido do Green Bay, todos candidatos ao título. Começa a ficar interessante no número 5: Carolina Panthers, depois Dallas em 7th. Mas se a idéia era achar um efeito casa em relação a um campo "neutro", então não adianta olhar o saldo de pontos por jogo total pois isso só nos mostraria os melhores times. Então fazendo a diferença do saldo de pontos quando joga em casa com o saldo de pontos geral na temporada, chegamos a um novo resultado que me parece mais adequado. Nessa conta, Seattle é o time com o melhor "mando de campo" da NFL em 2013, com um saldo de pontos de 10.3 a mais quando joga em casa em relação a sua média no ano. Depois de Seattle vem Baltimore Ravens, Cincinatti Bengals (graças a esses 40 pontos do jogo de domingo), Packers e NY Jets. Denver e Carolina ainda aparecem nessa lista, em 9th e 10th, respectivamente, ma caíram algumas posicões.

Fazendo o raciocínio contrário, vamos olhar agora os times que foram pior jogando fora de casa usando o segundo método, o de comparar o saldo de pontos fora de casa com o saldo total na temporada. Para minha surpresa, o pior time jogando fora de casa foi o Denver Broncos, cujo saldo de pontos é mais de 10 por jogo pior jogando fora de casa em relação a sua média. Isso faz algum sentido: desde que voltou a NFL depois de passar por algumas cirurgias, a força no braço de Peyton Manning diminuiu consideravelmente. Sendo quem é, é claro que ele conseguiu se adaptar a isso e permanecer brilhante, mas o ar rarefeito de Denver oferece a ele uma vantagem específica já que requer menos força para passes longos. Ainda no Top5, estão dois times que são famosos pela dificuldade de se enfrentar quando jogam em seus domínios (Saints e Raiders) e os dois times afetados pelo jogo de 40 pontos de ontem (Jets e Bengals). Eu achava que encontraria nessa lista os dois times com QBs calouros (Buffalo e Jets), afinal é esperado pelo senso comum que calouros sintam menos pressão jogando em casa, mas não foi o caso: Jets ainda qualificaria como um time ruim jogando fora de casa mesmo sem esses 40 pontos, mas Buffalo é apenas o 13th pior time jogando fora de casa, a frente de times com grandes QBs como Dallas, New England, Atlanta, Seattle, Green Bay, Saints e Denver. 

Mas esse tipo de análise tem um problema: o saldo de pontos é contabilizado duas vezes, uma no "saldo fora/dentro de casa" e outra no saldo total. Para fazer a melhor análise, é melhor contabilizar as coisas separado: o saldo dentro, o saldo fora, e a diferença entre os dois. Então usando essa forma, o time que aparece em primeiro lugar é Cincinatti com 17.3 de diferença, embora como já tenha sido dito esse número não é o mais confiável do mundo porque acontece logo depois desse outlier de 40 pontos contra o Jets - se o time tivesse vencido por, digamos, 20 pontos, a diferença no saldo seria de 12.3, ainda alta mas colocaria o time apenas em 10th, então me parece o caso de um outlier inflando a estatística, ainda que a estatística indique mesmo assim um desvio significativo entre jogos fora e em casa para o Bengals. Os times #3 e #4 também são os outros dois que eu citei: Seattle aparece em terceiro, e em quarto o Jets. O Jets também foi influenciado por esses 40 pontos, e assim como Cincinatti, ainda apareceria no Top10 em termos de diferença casa/fora mas perderia esse grande diferencial. Mas o time que chamou minha atenção foi justamente o Denver Broncos em segundo. Eu já expliquei como existe uma motivo para Manning e o Broncos jogarem melhor em casa e na altitude, mas não esperava uma diferença tão grande: 22 de diferença jogando em casa e apenas 5 jogando fora. E não é como se o time tivesse enfrentado grandes defesas fora de casa: Giants e Cowboys são fracas, e Colts é um mediana. Considerando que o Broncos não lidera a sua divisão e pode ir para os playoffs via Wild Card, essa diferença pode acabar sendo bastante significativa chegando a pós temporada.

Tirando Seattle, que já era óbvio que iria aparecer na lista, alguns times que são candidatos aos playoffs também aparecem: Green Bay é o sétimo, Saints o oitavo. Do outro lado, também temos alguns times de playoffs que tem jogado até melhor fora do que em casa e dependem menos desse fator: Colts na verdade aparece em último com 11.7 de diferença quando joga fora de casa (vale citar que o Colts enfrentou Seattle e Denver em casa), Kansas e San Francisco aparecem em 5th e 6th na lista de baixo para cima (ambos com bons saldos tanto dentro como fora de casa), o que pode ser um bom indicador de que o time depende menos de jogar em casa. 

Por fim, no departamento de times ruins, Oakland aparece como o que mais se beneficia de jogar em casa, com um quinto lugar a +15.6, e o Cardinals em nono com 14.5 Interessante reparar que entre o no lugar (Cards) e o décimo (Panthers) tem uma diferença muito grande de 5 pontos, então é possível que essa seja nossa linha que separa os times que de fato ganham uma vantagem significativa por jogar em casa dos que não são significativos. Então nesse caso, ficamos em ordem com Cincinatti, Denver, Seattle, Jets, Raiders, Ravens, Packers, Saints e Cardinals como os nove times com uma diferença significativa jogando em casa essa temporada. Algo interessante para se ficar de olho e medir novamente quando acabar a temporada e tivermos uma amostra mais sólida.


Trade deadline


Hoje é a deadline para as trocas na NFL, e tudo que você precisa saber está em um post que fizemos algum tempo atrás sobre os candidatos. Claro, algumas coisas mudaram desde então, mas não tantas: o Panthers acordou para a vida e virou um candidato legítimo aos playoffs tirando Jordan Gross daquela lista, e Jared Allen entrou quando começou a parecer que ele não ficaria na cidade e aceitaria uma troca para um contender. Também alguns times novos surgiram como possíveis compradores, com o Lions sofrendo mais uma lesão que tirará um WR da temporada e o Colts perdendo Reggie Wayne para o ano, além de uma demarcação mais clara sobre que times podem chegar a pos temporada. Mas basicamente, o cenário é o mesmo, então fica a dica.

Infelizmente, os relatórios iniciais sobre trocas não estão sendo animadores. Os relatos parecem de times pedindo muito por seus jogadores, e outros (como o Browns com Josh Gordon) sem muito interesse em vender a não ser que chegue a proposta que eles querem. Nos últimos anos os times tem sido um tanto relutantes em trocar escolhas de draft futuras por ativos imediato de curto prazo, já que com o novo CBA controlando o salário dos calouros, uma escolha de draft basicamente significa trabalho barato pelos próximos quatro anos em um esporte onde profundidade do elenco conta bastante e onde acontecem tantas lesões (ainda mais com 22 titulares mais kicker, punter e retornadores). Esse pode ser o motivo que leva tantos times a olharem de longe, e faz alguns times gananciosos por escolhas futuras, ainda mais depois do assalto que o Browns fez conseguindo uma escolha de primeira rodada do Colts.

Embora o número de times de playoffs (ou que pretendem ser) em busca de um WR no mercado seja enorme (Patriots, 49ers, Colts, Ravens, Panthers, Lions e Chargers, para citar alguns) e a oferta também seja abundante, parece que quem tem mais chance de acabar trocado hoje é mesmo o Jared Allen, mas não está parecendo provável. Seattle supostamente seria o time com maior interesse, mas o Vikings estaria pedindo pelo menos uma escolha de segunda rodada - e isso antes de considerar que o Hawks só tem 2M de espaço salarial, nem de longe o suficiente para acomodar o salário de Allen, então o Vikings teria que assumir parte desse contrato, o que aumentaria o preço ainda mais. Então não está parecendo que o movimento da equipe será nessa direção, e acho bem possível que nada aconteça de significativo. Mas ainda é a trade deadline, ainda é algo imprevisível, e agora vocês estão preparados para o que der e vier.

2 comentários:

  1. Pergunta de noob: A ofensiva do Lions tá conseguindo aproveitar corretamente o potencial do Megatron ou estão comendo bola igual eu vejo acontecer com outros WRs e RBs em alguns times?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até estão funcionando bem. Problema maior do ataque do Lions hoje é a falta de mais alvos para tirar um pouco as defesas do cangote do Megatron, ainda mais com Burleson e Broyles fora da temporada

      Excluir