Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Palpites para a semana 13 da NFL - Parte I


Happy Thanksgiving! (Sim, é do ano passado, mas e dai?!)



Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Aproveitando que essa é uma rodada especial - três jogos nessa quinta feira de sol e alegria - vamos antecipar os palpites da semana um dia para cobrir todos os jogos em duas partes. Já falamos terça feira sobre a situação dos playoffs e quais os times que importam diretamente nessa rodada para isso, então agora é hora de colocar a mão na massa. Mas antes de soltar os palpites sobre os jogos de quinta feira (os dos jogos de domingo vem amanhã), queria aproveitar para atender a sugestão de um leitor chamado Lucas Pires. Com a AFC tão embolada, com tantos times empatados por uma vaga no Wild Card da AFC, ele queria saber mais sobre os critérios de desempate na NFL. Então achei uma boa deixa para mostrar um pouco como esse critério funcionaria, caso eventualmente essa igualdade se mantenha mais tempo. Olhe abaixo os times que disputam atualmente a segunda vaga do WC da AFC (fora de ordem):




Esses são os records, o record dentro da divisão, e o record dentro da conferência de cada um dos oito times que ainda disputam essa vaga nos playoffs, os principais fatores na hora de determinar os critérios de desempate. A tabela fica aqui como referência para quem quiser fazer as contas e acompanhar o vai-e-vem dessa vaga conforme as rodadas progridem.

Obviamente, classifica o time com melhor record ao final da temporada (considerando a outra vaga como já garantida por Broncos ou Chiefs). Então se um desses times que estão 5-6 simplesmente vencer um jogo a mais que seus adversários até o final do campeonato, ele vai se classificar. O problema começa se mais de um time terminar empatado com o mesmo record. E fica ainda maior quando o empate acontece entre mais de um time, quando tudo fica confuso de vez.

Em primeiro lugar, se o empate for apenas entre dois times, o critério de desempate funciona de forma um tanto quanto fácil. O primeiro critério, se possível, sempre será o confronto direto. Entre esses oito times, temos os seguintes confrontos diretos:

  • Ravens venceu Jets e Dolphins (portanto teria vantagem), perdeu para Bills (Bills tem a vantagem), dividiu a série com o Browns (nenhum tem vantagem) e perdeu o primeiro jogo contra o Steelers, com o segundo hoje a noite (se perder Steelers tem a vantagem, se vencer nenhum tem).
  • Steelers venceu Jets e Bills, mas perdeu de Titans e Raiders. Venceu o primeiro jogo das séries contra Browns e Ravens, mas tem mais um por acontecer (vitórias garantem o Steelers no confronto direto contra ambos). Ainda enfrenta Miami Dolphins.
  • Jets perdeu para Steelers, Ravens e Titans. Dividiu a série contra o Bills. Ainda enfrenta Raiders, Browns e Dolphins (duas vezes).
  • Dolphins venceu Browns e Chargers, e perdeu para Ravens. Perdeu para Bills mas ainda se enfrentam mais uma vez. Ainda enfrenta Steelers e Jets (duas vezes).
  • Titans venceu Steelers, Chargers, Jets e Raiders. 
  • Chargers perdeu para Titans e Dolphins. Perdeu o primeiro jogo para o Raiders mas ainda se enfrentam mais uma vez.
  • Browns venceu Bills, e perdeu para Dolphins. Dividiu a série com o Ravens. Perdeu o primeiro jogo para Steelers mas ainda se enfrentam mais uma vez. Ainda enfrenta Jets.
  • Bills venceu Ravens, e perdeu para Steelers e Browns. Dividiu a série contra o Jets. Venceu o primeiro jogo contra Miami mas ainda se enfrentam mais uma vez.
  • Raiders venceu Steelers e perdeu de Titans. Venceu o primeiro jogo contra o Chargers mas ainda se enfrentam de novo. Ainda enfrenta Jets.
Então basicamente essa é a situação atual dos confrontos diretos entre as equipes. Caso haja empate entre apenas dois deles pela vaga, o confronto direto será o primeiro e mais importante critério de desempate (por isso a lista). Mas caso haja empate entre os times em casos de dois jogos no confronto direto, ou então caso os dois times não tenham se enfrentado na temporada - ou seja, em casos onde o confronto direto não vai resolver - depende de outros fatores.

Se os times forem da mesma divisão, o próximo critério a ser resolvido é o record dentro da divisão, por isso essa estatística foi incluída na tabela. Se ambos os times estiverem empatado nesse quesito (e tiverem dividido os dois jogos entre si, senão isso teria sido resolvido no confronto direto), o próximo confronto de desempate é o record de ambos os times em jogos contra adversário comuns. Isso pode parecer estranho, mas não é: os times de uma dada divisão enfrentarão 12 jogos em comum, quatro contra os dois times restantes da divisão, quatro contra uma divisão da AFC e quatro contra uma da NFC (no caso, toda a divisão joga contra eles). Então o record de ambos os times nesses 12 jogos é que vai determinar quem tem vantagem. Se mesmo assim houver um empate entre os times, então o que vale é o record dentro da conferência (12 dos 16 jogos de cada time são dentro da conferência) - quem venceu mais desses, tem a vantagem. Se o empate persistir, o que vale então é o calendário enfrentado: primeiro, o record dos times derrotados pelas duas equipes (naturalmente, quanto maior, melhor porque quer dizer que venceu adversários mais fortes), e se ainda persistir o empate, então vale o record total dos adversários enfrentados (ou seja, quem teve o calendário mais difícil ao longo do ano). Acho que até aqui é o que acaba sendo de fato utilizado, e que podem servir para alguma coisa. 

Se AINDA ASSIM continuar o empate, entramos naquela série de detalhes improváveis de serem utilizados que duvido muito que sejam úteis, mas vou colcar aqui só por desencargo de consciência: primeiro, somando a colocação final, dentro da conferência, das equipes nos quesitos pontos cedidos e pontos anotados, e o menor número ganha (ou seja, se um time terminou o ano 6th em pontos anotados e 7th cedendo pontos, seu número será 6+7=13. Se você teve o 14th melhor ataque e a 3rd melhor defesa, 14+3=17. Ganha o menor, naturalmente). Se ainda assim der empate, repita o mesmo procedimento mas dessa vez usando a colocação final entre toda a NFL e não apenas sua conferência. Depois entram os que as pessoas já desistiram de ser criativas e só querem achar uma solução: saldo de pontos nos 12 jogos com adversários comuns entre as equipes; depois saldo de pontos total; depois, o saldo de touchdowns (anotados-sofridos) pela equipe... e se tudo isso não conseguir definir um desempate porque foram os dois times mais idênticos da história da NBA, então entrega para Deus e tira logo um cara ou coroa.

Se os dois times empatados NÃO forem da mesma divisão, os critérios usados são basicamente os mesmos (por isso não vou repetir todos em detalhes como antes), mas em outra ordem: record em jogos dentro da conferência (12 por time); depois o record contra adversários em comum, SE esse número for maior do que quatro (caso não for, ignore esse critério); e depois fica igual ao desempate dentro da divisão: record dos times vencidos, record total dos adversários, soma das colocações em pontos anotados e cedidos (primeiro dentro da conferência, depois na NFL inteira); saldo de pontos em vitórias; saldo de pontos; saldo de touchdowns; e enfim, cara ou coroa. 

No caso de um empate entre três ou mais times, como é o caso agora, é um pouco mais difícil. Primeiro, tenha em mente que o objetivo desses critérios para três times é simplificar: se você conseguir usá-los para chegar em um time superior, ótimo, mas se conseguir eliminar os outros times o suficiente até sobrarem só dois, já está ótimo porque dai você pode usar só os critérios anteriormente citados para desempates entre dois times para separar entre esses dois que restaram o que fica com a vaga. Então sempre pense em caso de eliminação: mesmo que um critério não possa eleger um time superior por persiste um empate entre dois ou mais times, ele pode mostrar um time abaixo dos demais, e você pode usar isso para eliminá-lo da disputa pela vaga.

A primeira coisa a fazer em um empate entre mais de dois times é eliminar times que sejam da mesma divisão. Cada divisão só pode ter um time nesse empate, e se você tiver dois times empatados por essa vaga que pertencem a mesma divisão, você primeiro vai usar os critérios de desempate entre dois times de uma mesma divisão (explicados anteriormente) para eliminar um deles (se o resultado desse primeiro passo for um empate entre dois times de divisões diferentes, aplique os critérios já citados). Se ainda sobraram três ou mais times, você vai olhar para os confrontos diretos, mas só em condições de varridas: se um dos times empatados tiver vencido todos os demais, ele fica com a vaga, e se um time tiver perdido para todos os demais, ele está eliminado da disputa. Caso seja, digamos, um empate entre quatro times e um time tenha vencido dois dos outros e não tenha jogado com o outro, então nada acontece nesse critério mesmo que aquele time tenha vencido dois jogos contra seus adversários. Se ainda assim continuar tudo empatado, prevalece o time com melhor record dentro da conferência, e se não houver nenhuma prevalência ou eliminação por esse critério, então utilizamos novamente a questão do record em jogos entre adversários comuns, com um mínimo de quatro jogos para valer (o que é mais difícil considerando que agora esses quatro jogos comuns tem que ser entre três ou mais times). Se mesmo assim não chegarmos a nenhum resultado final ou eliminação, aplicamos os já conhecidos: record dos adversários derrotados; record total dos adversários; saldo de pontos nas vitórias; saldo de pontos total; saldo de touchdowns... e enfim, cara ou coroa, que eu não faço idéia de como funcionaria se fossem três times empatados. 

Para ficar mais claro, vamos usar esses critérios para ver quem detém essa vaga atualmente. Primeiro, temos um empate entre seis times: Jets, Dolphins, Chargers, Titans Steelers e Ravens. Para determinar quem tem a vantagem, primeiro precisamos eliminar um time da AFC East e um time da AFC North. Considerando que o Steelers venceu seu único jogo até agora contra o Ravens, é ele quem tem a vantagem e portanto continua no empate, e ainda que Jets e Dolphins não tenham se enfrentado, o Jets está 2-2 dentro da divisão e Miami 0-2, então a vantagem é de New York. Então eliminamos Dolphins e Ravens e ficamos com Steelers, Chargers, Titans e Jets. Para a sorte do tamanho desse post, um desses times já enfrentou e venceu os três demais: o Titans, que conseguiu essa façanha contra os três adversários nas quatro primeiras semanas. Então no final só precisamos de dois passos para chegar a um resultado nesse empate maluco, e o Titans é o atual dono da vaga.

Espero que tenha ficado claro para todo mundo como funciona esse critério de desempate, e que isso sirva de "guia" para quem torce para um desses times ir acompanhar como os critérios de desempate estão se desenhando ao longo do ano.


Palpites para os jogos de quinta feira


LIONS over Packers
Contra o spread: Packers (+6.5) over LIONS
Existe algum time mais irritante de se escolher no pick'em do que o Lions? Eles são muito bons, tem muito talento e muitos jogadores especiais, um ataque explosivo e uma defesa que quando saudável é decente... mas eles continuam atirando no pé nos momentos decisivos! Ano passado eles disputavam esse título com o Panthers, mas agora que Ron Rivera teve uma epifania e virou Riverboat Ron o Panthers passou de ser um dos times que mais se matava no final para um dos que menos faz isso. Agora Jim Schwartz é o dono do time menos confiável da NFL. Hooray!!

Eu ainda acredito que o Lions vença o jogo. Aaron Rodgers continua fora (deve voltar semana que vem), o time quer vingança pelo primeiro jogo entre esses times (Megatron não jogou), e Detroit sabe que se quer vencer a divisão PRECISA ganhar esse jogo e se manter na frente de Green Bay antes que Rodgers volte. Então eu aposto no Lions, mas não consigo não achar que esse jogo vai ser desnecessariamente apertado, com Detroit fazendo o possível para entregar o jogo, e o Packers não aproveitando no final simplesmente porque seu QB é Matt Flynn.


COWBOYS over Raiders
Contra o spread: Raiders (+8.5) over COWBOYS
Uma mistura de "Eu estou louco ou Matt McGloin não é horrível?" com "a defesa do Cowboys é simplesmente horrível sem Sean Lee e eu não me sinto confortável apostando mais de um TD nela". A única coisa que me faria apostar em Dallas seria a idéia de Dez Bryant sendo coberto o jogo todo por Tracy Porter ou Charles Woodson, mas ainda assim, não consigo ficar confortável com 8.5 pontos com a defesa do Cowboys (ainda mais em um jogo de quinta feira a tarde). Nem que seja um TD em garbage time, acho que o Cowboys entrega o cover.


Steelers over RAVENS
Contra o spread: Steelers (+2.5) over RAVENS
Esse jogo é muito mais difícil do que parece a primeira vista, e como todo jogo de grande rivalidade e intensidade, nunca é bom tirar muitas conclusões porque na hora tudo acaba sendo inútil. O Steelers provavelmente é um time melhor a essa altura do campeonato (especialmente agora que Big Ben transformou Antonio Brown em um WR de elite), mas o jogo é em Baltimore, o Steelers perdeu 6 dos seus últimos 8 jogos fora de casa, e o Ravens sabe que precisa vencer esse jogo se quer ter chances de ir aos playoffs: se perder o Steelers tem vantagem no critério de desempate com uma vitória a mais, ainda mais que o Ravens enfrenta Pats, Bengals e Lions ainda e o Steelers enfrenta Dolphins e Browns em casa.

Mas o que torna esse jogo tão difícil de apostar qualquer coisa é esse dado que o Bill Simmons colocou na sua coluna: 9 dos últimos 12 jogos entre Ravens e Steelers foram decididos por três pontos ou menos, e 11 de 12 foram decididos por um TD ou menos. Considerando como jogos de uma posse de bola tendem a ter uma distribuição bem aleatória e ser influenciados por diversos fatores pequenos que determinam a vitória (Tony Carter, alguém?). Então basicamente, se seguir esse padrão, a chance de alguém vencer esse jogo é 50-50. Claro que não é assim tão simples, mas mesmo assim, é muito equilíbrio para dar um palpite consistente. Vou de Steelers porque ele possui o melhor QB e o melhor jogador ofensivo não-QB, mas por pouco.

2 comentários:

  1. Vitor, tenho uma pergunta para o mailbag (nao sei se pode ser feita por aqui): no futebol jogado com os pés, o jogo é ganho no acerto, afinal fazer o gol é mais dificil do que nao fazer. ja no basquete, um ataque tem muito mais chance de pontuar do que nao pontuar. e no futebol americano, é um jogo como o basquete onde se é mais facil pontuar, ou parece mais com o soccer?

    ResponderExcluir
  2. Só pra cumprir tabela, meus palpites:

    Lions over Packers
    Cowboys over Raiders
    Steelers over Ravens

    ResponderExcluir