Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mailbag: Semana 16

"É simples... nós matamos o Batman. Quer dizer, o Mike Shanahan"



Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

No que é, eu espero, a última semana dessa loucura de vida que está me tirando todo o tempo e energia para escrever aqui tanto quanto eu gostaria, vamos ficar com os dois posts mais simples desse blog: o mailbag hoje, e os palpites amanhã. Semana que vem retomamos com a cobertura pronta para os playoffs, inclusive um breakdown da minha votação final ao Pro Bowl. Então não percam as esperanças, que cedo ou tarde vamos retomar nossa cobertura habitual, especialmente conforme os playoffs se aproxima. 

Então por enquanto ficamos com o simples mesmo, o mailbag. Em tempo: para nosso próximo Mailbag, o tema será, naturalmente, os playoffs. Então para a próxima semana, darei preferência aos que citam tópicos mais relevantes no momento, como times, confrontos ou jogadores que estão nos playoffs, relações com playoffs anteriores, ou mesmo prêmios de final de ano. Outros tópicos, inclusive Draft e times já eliminados, serão comentados em outro mailbag, então peço que mandem emails mais "atuais" dessa vez, excepcionalmente.

Então vamos ao mailbag. Lembrando que esses são emails reais de leitores reais.


Quando a temporada começou eu sabia que o RGIII e o Kaep iam encontrar muitass dificuldades, por conta da tal regressão dos sophmores e por conta de problemas com seus times com desfalques, lesões e outras coisas. No caso do RGIII, sua própria lesão.
Mas me parece que o RGIII não veio evoluindo com o decorrer da temporada. Não olhei nenhuma estatística, estou falando de uma maneira burra baseado apenas na observação durante os jogos. Achei que ele fosse começar com muitas dificuldades e vir evoluindo aos poucos, mas não vejo isso. Com o Colin Kaep achei que ocorreria algo semelhante. Time completo mesmo do Niners só vamos ver agora, mas nas rodadas recentes ele já tinha um time muito bom nas mãos e parece que ainda tá meio travado. Sempre apostei no Niners pro SB, mas o time nunca engrenou e se tornou a avalanche que eu pensei. Estou escrevendo antes do jogo com o Seahawks, então quando for publicado - se for - pode ficar claro que eu falei besteira, mas também podem aumentar as preocupações.
Não falando sobre 49ers e Redskins, mas falando sobre RGIII e Colin Kaepernick, podemos ter reais esperanças de mais dois grandes QBs na liga em breve? Claro que não passa de especulação, mesmo que bem fundada, mas temos indicadores confiáveis que terão uma ótima temporada ano que vem? - Danilo Vilas Boas


Bom, vamos em partes. Primeiro, RG3.

Em 2013, Griffin teve dois problemas. O primeiro, obviamente, é a tão polêmica questão da lesão. Romper um ligamento nunca é fácil, e pessoas respondem de formas diferentes ao tratamento - Adrian Peterson retornou em altíssimo nível em nove meses, Derrick Rose precisou de 15 e mesmo assim não estava recuperado quando voltou. No caso de Griffin, ele rompeu o ligamento em Janeiro, e o Redskins (e o próprio RG3) logo começaram uma enorme campanha de mídia falando sobre como RG3 estava recuperando bem, era a melhor recuperação de todos os tempos (só esse link já justificaria uma demissão do Mike Shanahan), que estaria totalmente pronto para o começo da temporada, que ele iria calar todos os críticos, e por ai vai (em retrospecto, uma das piores jogadas de mídia da NFL nessa temporada). Mas quando a temporada começou, ficou bem claro que RG3 estava longe de estar saudável. Ele parecia um passo mais lento, algo relevante quando uma de suas principais características era sua velocidade que lhe permitia escapar da pressão e fazer algo acontecer com suas pernas.  Além disso, seja por questões psicológicas ou físicas, Griffin não conseguia plantar a perna no chão de forma firme na hora dos passes, sempre lançando com o pé no ar ou com um pequeno salto na perna de apoio (algo que afeta enormemente precisão e toque que o QB coloca na bola. A pior coisa para um passador é não plantar a perna na hora do passe). Com o tempo, conforme foi ficando mais claro que Griffin não estava perto de saudável e que não estava sendo favorável a ele estar jogando - ainda mais atrás de uma OL que lhe rendeu muitas pancadas - ao ponto de que até seus adversários expressaram preocupação e disseram que ele não deveria estar jogando. Por fim, Griffin foi para o banco, em parte porque queriam poupá-lo, em parte porque queriam testar e/ou exibir Kirk Cousins para possíveis compradores, em parte porque nada em Washington funciona.

Então é difícil não considerar a questão da lesão quando falamos de RG3, e isso serve como uma "desculpa" para toda sua temporada. Espera-se que ele esteja melhor em 2014, e é aí que vamos poder julgar o camisa 10 de forma decente. Mas mais preocupante do que isso, tem um outro fator em jogo por trás da temporada ruim de RG3. Na sua temporada de calouro, Shanahan preparou para o Redskins um playbook ofensivo muito mais simplificado e baseado no ataque que RG3 usava em Baylor, cheio de movimentações, read options, e jogadas fora do pocket em alta velocidade. Era uma forma de manter  Griffin em sua zona de conforto mudando da NCAA para a NFL, e facilitar sua transição e adaptação a um jogo um pouco diferente (e Griffin brilhou nesse esquema). Para 2013, talvez porque era o plano o tempo todo, e provavelmente para poupar Griffin e evitar expor seu Franchise QB a todo tipo de contato forte e desnecessário quando sai do pocket, o time mudou seu playbook para algo muito mais tradicional, com mais jogadas no pocket e menos corridas (incluindo bootlegs). E o fato é que Griffin teve muito mais dificuldade a se adaptar a esse playbook do que era esperado, teve dificuldades com sua leitura quando enfrentou defesas mais montadas (que não precisavam se desmontar para correr atrás dele) e, em parte por causa do problema com o pé de apoio já citado, sua precisão deixou muito a desejar dentro do pocket. Essa segunda preocupa um pouco mais até do que sua saúde, na verdade. Mas eu prefiro ver uma temporada inteira de RG3 antes de tirar conclusões.

Sobre Colin Kaepernick, embora tenha ficado claro que ele não é exatamente o QB que foi em 2012, eu acho que sua temporada está sendo extremamente exagerada em termos negativos - basta olhar para seu sólido QBR, 67.9, e lembrar que esse número é melhor que o de caras como Russell Wilson (64.9) e Andrew Luck (61.6). Isso faz sentido considerando que, embora Kap tenha mostrado algumas fraquezas e tenha ficado claro que ele ainda não é um projeto finalizado (embora muito talentoso), o camisa 7 foi vítima de todo tipo de adversidade que não estava ligada a ele. A começar pelas lesões: Michael Crabtree, um dos melhores WRs da NFL no final da temporada passada, machucou o tendão de Aquiles e perdeu grande parte da temporada. Mario Manningham, que rompeu o ACL temporada passada, demorou para voltar também. E o time não possuía outras alternativas válidas de WRs, o que basicamente deixou Kap com apenas duas opções de passe decentes, o recém-chegado Anquan Boldin e o excelente e underrated Vernon Davis - o que naturalmente torna muito mais fácil para as defesas tirar suas armas. Não é uma coincidência que os três piores jogos de Kaepernick na temporada vieram nos três jogos que Davis não jogou ou se machucou, tirando sua melhor arma de profundidade que encurta defesas e permitindo marcações triplas em Boldin e deixando Kap sem opções de passe. Considerando que ele é um QB que ainda as vezes tem alguns problemas com as terceiras ou quartas leituras de uma jogada, ter que passar para caras como Kyle Williams e Marlon Moore foi um pesadelo, ainda mais considerando que esses dois não conseguiam qualquer tipo de separação. Considerando o jogo terrestre muito inconsistente do time na temporada, Kap se viu repetidamente em condições de 3rd and long, algo difícil que fica ainda pior quando a defesa só precisa marcar um ou dois jogadores - não é a toa que Kaepernick é terceiro QB cujos passes, em média, viajaram a maior distância na temporada (10.2 jardas). Então considerando que mesmo com todas essas dificuldades o Niners tem o sétimo melhor ataque aéreo da temporada em DVOA (e isso sem considerar que Kap é um dos melhores QBs corredores da NFL)... não parece que a temporada de Kaepernick está tão ruim mais, não é mesmo? Claro, ele mostrou que não está tão completo que nem pareceu ano passado e algumas de suas dificuldades (toque colocado na bola na meia distância e leitura de defesas, principalmente), mas suas dificuldades tem sido enormemente exageradas.

Então acho que Kaepernick vai ficar bem. Ele é talentoso, é extremamente dedicado, e tem um técnico que fez Alex Smith liderar a NFL em QBR para lhe ensinar. O time agora está quase completo, Crabtree está de volta, e ele tem jogado bem desde então. Seu desenvolvimento ainda tem que continuar para ele chegar aonde esperávamos que chegasse depois do ano passado, mas não tem motivos para acreditar que ele vá ser um fracasso ou um bust. Griffin é uma questão mais delicada, porque eu sinceramente tenho minhas dúvidas de que ele algum dia voltará a ser o jogador de 2012, talvez porque essa temporada pode ter sido um outlier, afinal de contas. Mas eu não sei quanto sua explosão e, principalmente, confiança como corredor foram afetadas, e suas dificuldades na conversão para um passador mais tradicional mostram que talvez ele precise dessas habilidades com as pernas para manter o nível de sucesso que esperamos dele. Então o futuro dele mais parece mais complicado. Ainda assim, é cedo para descartar Robert Griffin III: ele jogou essa temporada claramente machucado, e sua temporada passada mostra que talento não falta. Vamos dar mais tempo para ele antes de tirar conclusões.


Eu indiquei o seu site a um amigo meu que me enviou uma pergunta, como eu sabia responder eu enviei a resposta abaixo. Se você gostar, você poderia publicar, no seu próximo artigo, com o meu nome e com o seu enfim, como você preferir. Veja abaixo se você gostou. Aproveito para te perguntar o que o Pittsburgh Steelers precisa fazer para voltar a ser o grande time que chegou a três Super Bowls nos anos 2000, pois atualmente não está bem, e o que falta para o calouro Le’ Veon Bell ser um dos melhores se não o melhor running back da NFL? - Antonio Carlos Moraes


Vou colocar a pergunta do amigo e a resposta do Antonio Carlos abaixo com os meus comentários, mas primeiro respondendo essa pergunta. O Steelers precisa, principalmente, arrumar a defesa. A defesa foi a força que impulsionou o Steelers a esses três Super Bowls, mas ficou velha e passou por uma reformulação, de forma que hoje ocupa apenas a 20th colocação na NFL. Mas talvez mais importante, o time precisa de estabilidade. Hoje, o time passa por um processo de reformulação: aqueles times que dominaram a NFL atingiram seu limite, e o time começøu a desconstruir aquele núcleo para construir um novo. Esse processo ainda está acontecendo, e acho que vai ser difícil o time se estabelecer como o juggernault que era de forma consistente até que ele tenha acabado ou pelo menos se adiantado bastante. Big Ben ainda tem lenha para queimar por alguns anos e o ataque aéreo do time tem dado sinais de vida, mas não sei se o resto do time vai estar pronto a tempo de ainda aproveitar isso tudo. Paciência é a palavra de ordem da vez.

Sobre o Le'Veon Bell, eu odeio tirar conclusões com amostras pequenas e em apenas um ano, mas pelo visto vai precisar de muita bomba para isso. Sua linha ofensiva não tem ajudado muito, e certamente vai ter vida mais fácil quando todo mundo lá ficar saudável, mas a temporada de Bell tem sido horrível. Ele tem média de 3.3 jardas por corrida, a quinta pior marca entre os 54 jogadores da NFL que tiveram pelo menos 70 corridas, e isso tem sido um dos motivos pelos quais o Steelers tem o quarto pior ataque terrestre da NFL. Não que ele não possa vir a ser um bom RB, precisamos vê-lo jogando mais para saber, mas por enquanto parece que ele vai ter muito chão até se tornar um dos melhores RBs da NFL.

Enfim, abaixo reproduzo a pergunta do amigo do Antonio Carlos e a sua resposta, com meus comentários entre parênteses.



Quais as melhores torcidas? No sentido daquelas que tem mais adeptos, enchem mais os estádios, mais apoiam, que cantam mais forte, que tem mais músicas etc., enfim, segundo os critérios que usamos para avaliar as torcidas de futebol, em razão dos quais dizemos que a do Boca e a do Borussia, por exemplo, são torcidas fortes. 

            A rivalidade entre Chicago x Green Bay é a mais antiga, pelo fato dos times existirem antes da criação da NFL e por serem muito antigos! Mas há outras rivalidades históricas como Pittsburgh Steelers x Cleveland Brows, mas hoje o principal rival dos Steelers é o Baltimore Ravens, há muitos times que deixaram de existir e há muitos outros relativamente novos como Jacksonville Jaguars, Carolina Panthers, Baltimore Ravens, Houston Texans etc.

(As rivalidades da NFL possuem um componente bastante volúvel também. Algumas são históricas, mas muitas se formam de acordo com o momento: 49ers e Seattle não davam a mínima um para o outro 10 anos atrás, hoje são a mais feroz rivalidade da NFL. Muitas rivalidades também foram refeitas ou iniciadas em 2002, quando a NFL remontou suas divisões para chegar nas oito que temos hoje, agrupando alguns times que nunca tiveram contato e, portanto, motivos para rivalidades)

A sua pergunta é uma ótima ideia. Vou enviá-la para esse cara responder, mas já posso te adiantar algumas coisas.
Esse ano, a torcida do Seattle Seahawks bateu o recorde de torcida mais barulhenta, de todos os esportes existentes, de todo o mundo! O sócio do Bill Gates, na Microsoft, é o dono do Seahawks e quando ele mandou construir o estádio, ele pediu para que toda a arquitetura do estádio fosse feita para que o barulho fosse direcionado para dentro do campo. O Seattle não perde a quase dois anos dentro de casa! Será que tudo isso faz diferença? Claro que sim! A população de Seattle ama os esportes como um todo e estão pedindo a volta do Seattle Supersonics da NBA, quem se lembra de Gary Payton e companhia contra o Chicago Bulls do Michael Jordan?

(A torcida de Seattle, de fato, é conhecida por ser uma das mais fanáticas dos EUA, não importan o esporte - o Seattle Sounders, da MLB, lidera a MLB todo ano em venda de ingressos e lotou o estádio em CADA UM DOS SEUS JOGOS... desde que foi criado! Btw, fica a pergunta: porque mais pessoas não tiveram a idéia de fazer um estádio que, hmm, de fato serve para atrapalhar o adversário?)

Semanas depois foi a vez da torcida do Kansas City Chiefs bater o recorde, desde então a torcida do Seattle vem tentando bater o recorde novamente. O Green Bay Packers não tem dono. Esse time é de uma cidade de pouco mais de 100.000 habitantes e a sua população é a dona do time. Os “cabeças de queijo” são fanáticos. Alguns dos times mais populares da NFL são Dallas Comboys (o mais popular de todos e com um estádio belíssimo para 100 mil pessoas que sempre fica lotado!), New York Giants, New England Patriots, Pittsburgh Steelers, Chicago Bears, San Francisco 49ers etc. A torcida do Buffalo Bills é completamente louca pelo time, apesar de terem sido quatro vezes vice-campeões! A torcida do Oakland Raiders se veste como se tivesse indo para um show de rock, procure fotos dessa fanática torcida no Google. No último Superbowl do Oakland a diretoria organizou um show com a famosa banda Mettalica para “aquecer” a torcida antes do jogo, os Raiders acabaram perdendo para os Buccaneers. Todos esses times que eu citei, sem exceção, lotam todos os jogos.

(Concordo com praticamente tudo aqui. Kansas City, Green Bay e Oakland certamente precisam ser citados quando falamos de torcidas fanáticas. Eu citaria também Philadelphia e Steelers, dois times que tem uma forte relação com a cidade e que possuem uma torcida quase doente - o que no caso do Eagles, as vezes não é uma coisa boa. Mas precisam ser lembrados.)

            Enfim, todas as torcidas da NFL lotam os estádios e são apaixonadas pelos seus times, mas há exceções. Os times da Flórida - Miami Dolphins, Tampa Bay Buccaneers e Jacksonville Jaguars - sofrem para lotar os estádios e é muito fácil encontrar ingressos baratos para os seus jogos, ao contrário do futebol americano universitário que é muito popular na Flórida e vários dos melhores jogadores da história da NFL foram revelados pelas universidades da Flórida.
            Enfim, de todos os esportes americanos não há nenhum em que há tantas torcidas que lotem os estádios e que apoiem tanto o time, como o futebol americano.

(Amém! A resposta foi bem completa, acho que não existe muito a acrescentar. Parabéns!)



Quem você acha que leva a NFC North ?
Você já explicou como é feito o calendário da NFL no ultimo mailbag. Mas como é definido o mando de campo nas 16 semanas ? Qual critério é utilizado ? - Ramon Brandão


Bom, naturalmente, o mando de campo é definido com base no equilíbrio. Então lembrando, um time via enfrentar:
- Duas vezes cada outro time da sua divisão, totalizando seis jogos
- Os quatro times de uma outra divisão da sua conferência, totalizando quatro jogos
- Os quatro times de uma outra divisão da conferência oposta, totalizando quatro jogos
- Dois outros times da sua conferência que terminaram o ano anterior na mesma colocação, dentro da respectiva divisão, que o time em questão, totalizando dois jogos

Considerando que todos esses "grupos" são números de jogos pares, a idéia é que dentro de cada o time jogue tantos jogos dentro como fora de casa. Então nos jogos dentro da divisão, naturalmente cada time tem mando em um dos dois jogos contra cada time. Nos jogos contra outras divisões, serão sempre dois jogos em casa e dois fora, e nos dois dois jogos do critério final, um acontece em casa e outro fora. Então a idéia é essa, mas saber qual jogo exatamente vai ser fora ou dentro, acredito que seja por sorteio respeitando esse critério.

Sobre a NFC North, eu achava que seria o Lions... ai eles perderam 4 de 5 jogos e agora caíram para terceiro. Então eu não me arrisco a quebrar a cara de novo... mas que parece que tudo está conspirando para ser Green Bay, parece. Depende de Aaron Rodgers, pelo visto.


Knowshon Moreno.. Pra valer ou tá jogando isso por causa do Big Manning?

Torço pro Eagles, e gosto de ver o LeSean McCoy esculachando a turma de RBs do draft dele hahaha! - Tiago Rotava


Um pouco dos dois... mas um pouco mais tendendo para o segundo. É absurdo falar que um jogador que está chegando nas 1000 jardas com 4.2 jardas por corrida, 500 jardas recebidas e 12 TDs não está jogando bem e fazendo por merecer, e Moreno está tendo a melhor temporada de sua jovem carreira. Mas é difícil não considerar o impacto que Manning tem nesses números. É o exato oposto do Adrian Peterson em Minnesota: todo mundo sabe que a corrida de Minny é sua principal (e praticamente única) arma, então todo mundo coloca oito homens na linha de frente para tirar os espaços de Peterson. No caso do Broncos, é o contrário: todo mundo sabe que você vai enfrentar um dos melhores QBs de todos os tempos e o melhor ataque aéreo da NFL, então os times direcionam muito mais recursos para a secundária e para o pass rush, diminuindo a quantidade de bife na linha defensiva e abrindo espaços para as corridas, especialmente porque o Broncos tem sido muito bom usando handoffs surpresa (draws, delayed handoffs, etc) para pegar as defesas desprevenidas e porque Manning é um mago lendo defesas e mudando jogadas. Espaços não estão faltando para ele.

Coloque da seguinte maneira: Moreno está jogando bem por seus méritos, mas nenhum RB em 2013 teve uma situação mais confortável e favorável do que ele.


meu nome é Ari e estou aprendendo a gostar desse esporte "diferente" que é o futebol americano, apesar de pouco tempo ja tenho meu time de coração "NEW YORK GIANTS", sempre que, no passado, ouvia falar desse esporte via de uma forma errada sem graça ou mesmo sem interesse, hoje vejo de uma forma bem diferente e ja até consigo reconhecer qdo é falta ou não. - Ari Kovalczkow​ski

Tirando o fato do Ari ter vencido o concurso de força nominal do TMW, eu acho legal quando pessoas entram aqui procurando conhecer mais sobre o esporte. Ainda existe bastante preconceito com relação ao futebol americano aqui no Brasil, muita gente vê como um esporte violento ou só de pancadas, e não ajuda que a própria mídia "tradicional" pinta o futebol americano dessa maneira - a UOL, por exemplo, só tem manchetes de futebol americano (que não vem de blog, porque eles tem dois bons) quando se trata do "Marido da Gisele" ou da Lingerie Bowl. Mas o esporte vem crescendo, a ESPN tem feito um trabalho excelente com o futebol americano, e cada vez mais pessoas entram aqui ou mandam emails querendo se aprofundar no assunto e conhecer o jogo de verdade. Fico bem feliz, porque esse foi um dos meus objetivos quando eu criei o Two-Minute Warning. E que o esporte continue a crescer!


Boa tarde Vitor Camargo, 

Estou sentindo falta dos posts no seu blog do esporte interativo, eles eram os mais completos comentários da NFL aqui no Brasil.(se não me engano o último foi em 30/nov)

Eu acompanhava tudo diariamente e ficava ansioso esperando as próximas postagens.

Está fazendo muita falta mesmo. - Thomas Araujo, Natal, RN


Fico feliz em saber que o pessoal sente falta, por motivos totalmente egocêntricos. Infelizmente esse Dezembro não está nem um pouco fácil, muita correria e muita coisa para fazer, que estão me tirando o tempo não só de sentar e escrever mas também de pesquisar, ver mais vídeos, compilar estatísticas... basicamente, tudo que eu acho importante para poder falar direito do esporte. Graças a Deus tudo isso termina essa sexta feira, então acredito eu que começando segunda que vem - a tempo dos playoffs!! - já vamos retomar o ritmo normal, ou tão normal quanto for possível.

Peço realmente desculpas, sei que é legal ter uma consistência e um ritmo fixo para o pessoal que não tem tanto tempo para ficar procurando as coisas. Infelizmente é difícil as vezes conciliar as duas coisas, a vida normal, estudos e trabalho com o blog que não me rende um tostão. A partir da semana que vem as coisas ficam mais fáceis e espero que eu retome o ritmo de três posts por semana com mais análise. O Esporte Interativo também não tem ajudado muito, diversas postagens recentes que eu mandei para eles não foram publicadas. Provavelmente por falta de comunicação, porque mudou o meu editor, mas agora nos playoffs vou ficar mais no pé deles e vou aumentar o meu ritmo também. Espero que tenhamos uma cobertura bem sólida dos playoffs, no final das contas. Obrigado e continue acompanhando o TMW e o EI!


Outra questão para o mailbag: De onde vieram os nomes das franquias? Alguns são automaticamente entendidos, como o Dallas Cowboys (o cowboy é um grande símbolo do Texas). Outros entendemos com um pouco mais de conhecimento da história e cultura americanas, como o Pittsburgh Steelers (Pittsburgh é a capital americana do aço), ou o Houston Texans (aparentemente óbvio e sem criatividade, mas quando se conhece a história dos texanos faz muito sentido ver uma franquia com esse nome). New England tem uma ligação muito forte com a luta pela independência americana, então faz sentido que o time da região se chame Patriots. No caso de outros nomes de franquia não vejo uma ligação aparente da franquia com o nome, e talvez seja necessário uma pesquisa profunda. Os vikings chegaram a Minessota? Havia corsários em Oakland? Em algum momento na história do planeta houve leões em Detroit? Posso acreditar que haja ursos em Illinois, especialmente em Chicago, mas eles são tão importantes assim na região?
Acredito que alguns nomes são a tentativa de escolher algo imponente pra amedrontar (se é que alguém tem medo de nome) os adversários.

O que podemos dizer sobre as origens dos nomes das franquias? - Danilo Vilas Boas


Eu comecei a responder esse email até perceber que isso renderia um post inteiro, e provavelmente um bem divertido. Então não vou me aprofundar demais no tema, vou guardar para uma coluna inteira que provavelmente farei na offseason, e que seria uma leitura mais divertida e completa do que eu respondendo aqui.

Mas para não deixar a pergunta sem resposta, um escopo geral: na maior parte das vezes, os nomes das franquias se encaixam em três categorias. Ou possuem uma relação com a cidade e sua história (como alguns dos que você citou); ou possuem uma relação com outro time ou organização da cidade; ou então não possuem nenhuma relação direta e foram escolhidos apenas por serem cool ou intimidadores - muitas vezes escolhidos por votações populars.

No primeiro caso, você já deu alguns exemplos interessantes. Eu poderia citar mais um que você perguntou, o Minnesota Vikings. O time não tem esse nome por causa de uma relação direta da cidade com vikings, e sim porque Minnesota (e arredores) é uma região dos EUA que tem um grande número de pessoas e comunidades de origem escandinava, onde o viking é um símbolo cultural, e o nome do time faz uma homenagem/referência a isso.

O segundo caso envolve uma história mais interessante da NFL, embora você possa achar exemplos em outros esportes: o New Jersey Nets tem esse nome para rimar com os outros dois times "secundários" de NY, o Mets e o Jets, por exemplo. Quando a NFL estava apenas surgindo e procurando ganhar popularidade no cenário esportivo americano, e os times precisavam criar uma identificação com suas torcidas para montar uma base de torcedores, a solução a que muitos donos de times recorreram foi a de nomear suas franquias com o mesmo nome dos times locais de baseball, criando assim uma identificação com as bases de fãs locais que acompanhavam o baseball - na época o esporte mais popular dos EUA. Um grande número de times da época recorreu a isso: o Pittsburgh Steelers começou como Pittsburgh Pirates, o Arizona Cardinals originalmente jogava em Saint Louis e era o segundo Saint Louis Cardinals, e mesmo o New York Giants se chama assim por causa do antigo New York Giants (hoje San Francisco Giants) da MLB. Muitos dos times que se nomearam como times de baseball eventualmente mudaram seus nomes posteriormente, embora a relação ainda exista em muitos casos. Um exemplo é o Chicago Bears, que chama assim por causa do Chicago Cubs, time local de baseball (Cub, para quem não sabe, significa filhote e o mascote do Cubs é um filhote de urso).

Por fim, times como o Raiders não possuem nenhuma relação muito significativa com a cidade. É apenas um nome bad ass que foi escolhido em eleição popular, embora pouca gente saiba que originalmente o nome da Franquia era Oakland Señores (eu acho isso hilário por algum motivo). Não é incomum ter nomes escolhidos em votação popular que TAMBÉM tem uma relação com algum dos dois primeiros motivos, mas as vezes eles são escolhidos assim simplesmente por serem estilosos. Mas prometo fazer um post inteiro sobre isso chegando a offseason, é um assunto bem interessante.

Um comentário:

  1. Então, milênios atrasado por uma combinação bombástica de formatação inadequada de computador + viagem longa no final do ano. Como esse post traz duas perguntas minhas no mailbag, é justo eu comentar quase 1 mês depois.

    Sobre o RG3, lembra que eu tinha falado umas 6 rodadas atrás de colocar ele no banco pra permitir uma recuperação decente? Pois é, achei que o Redskins demorou demais pra fazer isso, e além de dificultar a recuperação adequada ainda queimou o filme dele, pelo menos um pouco.
    Sobre o Kaep, talvez se lembre também de um outro comentário meu aqui no blog mais cedo na temporada onde eu dizia que confiava nele e que achava a fritura injusta? Pois é, nunca duvidei, haha.

    Sobre os nomes das franquias, seria genial um post sobre o assunto na offseason, talvez incluindo as principais ligas americanas. Tem coisa muito doida nesse negócio de nome de franquia pelas ligas a fora, como o caso do New Orleans - Utah Jazz, New Orleans Hornets - Pelicans e do Charlotte Bobcats - Hornets.

    ResponderExcluir