Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Minha votação ao Pro Bowl

Hora de fazer algo que o Obama entende: votar



Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem! O tema do próximo será playoffs, então aproveitem para enviar seus emails!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Antes de mais nada, Feliz Natal a todo mundo que lê, leu, acompanhou e participou do TMW ao longo desse ano (e para todo o resto também).

Bom, agora podemos passar as coisas sérias e falar de NFL. Mais especificamente, eu queria falar de um tema um tanto quanto polêmico: Pro Bowl.

Não tanto para falar sobre o jogo em si - faz tempo que ele é chato e desinteressante, e a NFL tem tentado desesperadamente injetar alguma vida no seu processo para torná-lo mais interessante e atrativo como, por exemplo, o All-Star Game da NBA (minha idéia: coloque os jogadores em competições atléticas. Quem não gostaria de ver Jamaal Charles, Chris Johnson, LeSean McCoy em uma corrida de 100 metros rasos? Ou melhor ainda, Vince Wilfork, Shariff Floyd, Muhammad Wilkinson e BJ Raji nesses mesmos 100 metros rasos?). Esse ano, a idéia foi abolir o jogo entre conferências: agora jogadores são votados independente de onde jogam, e dois ex-jogador (Jerry Rice e Deion Sanders) vão escolher seus times na base do pickup.

Mas o que me interessa no Pro Bowl é menos como jogo e mesmo forma de entretenimento, e mais como uma forma de votar nos melhores jogadores da temporada. Não que muita gente leve isso a sério, mas eu gosto. Ao longo do ano já votei umas 4 ou 5 vezes, e agora que falta apenas uma semana para o final da temporada, achei que era uma boa hora de fazer meus votos "definitivos" para cada posição. Então era uma boa oportunidade de colocar meus votos aqui no blog para comentar sobre quais foram os jogadores de maior destaque na temporada em cada posição.

Lembrando que dessa vez não existe distinção entre AFC e NFC, portanto os jogadores serão escolhidos entre a mesma "pool". Também, como o Pro Bowl exige múltiplos votos, vou colocar cada um deles ao invés de montar só o time titular. Porque? Porque o voto é meu e eu que mando. Então vamos aos meus eleitos para o Pro Bowl. Do lado do nome de cada posição, o número representa quantos jogadores devem ser votados daquela posição. Do lado de parte dos nomes vai uma pequena explicação, seguido de algumas menções honrosas. Só lembrando que os nomes estão sem nenhuma ordem em particular dentro de cada classificação.


Quarterback (6)


A classe de QBs desse ano para o Pro Bowl está ampla demais, e foi um desafio limitar a apenas seis. Acabei ficando com esses, mas vocês verão a cacetada de menções honrosas na categoria....

- Peyton Manning, Denver Broncos. Quer dizer, o cara bateu o recorde de TDs da NFL e pode bater o de jardas semana que vem...)
- Philip Rivers, San Diego Chargers. Deu a volta por cima de dois anos difíceis para ter o melhor 2013 entre QBs não chamados "Peyton". Lidera a liga em aproveitamento (69.7%) e comanda o segundo melhor ataque mesmo perdendo quase todos seus WRs.
- Drew Brees, New Orleans Saints. Deu a volta por cima muito bem depois de um difícil 2012 sem Sean Payton.
- Russell Wilson, Seattle Seahawks. Esfriou na reta final da temporada, mas é um dos jogadores mais difíceis de serem defendidos na NFL.
- Nick Foles, Philadelphia Eagles. Não jogou a temporada inteira, mas foi brilhante quando esteve em campo. Lidera a liga em Rating e seus números parecem de Madden 25. Na dificuldade mais baixa.
- Andrew Luck, Indianapolis Colts. Seus números estão abaixo da concorrência, mas foi o melhor jogador ofensivo (e durante mais de metade da temporada, o único jogador ofensivo realmente bom) de um time 10-5 que venceu Seahawks, 49ers e Broncos. Manteve o Colts jogando em alto nível.

Menções honrosas: Tony Romo (nenhum QB foi mais injustiçado e teve boas performances menos reconhecidas em 2013); Cam Newton (grande temporada e grande evolução fora de campo); Tom Brady (fez milagres com um elenco limitado); Ben Roethlisberger (performances espetaculares sem um jogo terrestre ou linha ofensiva, pena que ninguém estava olhando); Colin Kaepernick (excesso de expectativas, de desfalques e de críticas obscureceram uma temporada muito sólida que viu Kap ter um QBR de 68.7, melhor que Brees, Newton e Russell); Alex Smith (papel muito importante em um time que passou de 2-14 para 11-4)


Running Back (6)


- Jamaal Charles, Kansas City Chiefs. Nenhum RB foi mais utilizado do que ele, e nenhum teve maior responsabilidade do que Charles. Também recebe bônus por ser o Fantasy MVP de 2013.
- LeSean McCoy, Philadelphia Eagles. Líder da NFL em jardas terrestres e jardas de scrimmage.
- Matt Forte, Chicago Bears. Temporada extremamente underrated dentro de um bom ataque de Chicago, quarto em jardas corridas e terceiro em recebidas (e terceiro em jardas de scrimmage). Não bloqueia ninguém, mas no Pro Bowl isso não importa.
- Adrian Peterson, Minnesota Vikings. Enfrentou 7 ou 8 jogadores na linha com a única intenção de pará-lo a temporada inteira, sem um QB que o ajudasse, e ainda teve média de 4.6 jardas por corrida.
- DeMarco Murray, Dallas Cowboys. Outra excelente temporada que passou desapercebida, segundo entre jogadores elegíveis em jardas por corrida.
- Marshawn Lynch, Seattle Seahawks. Caiu de produção em 2013, mas ainda foi o pilar ofensivo de um time 12-3 e um dos jogadores que mais exigiram ajustes na NFL. Número dois em TDs.

Menções honrosas: Knowshon Moreno (teria recebido mais atenção se não se beneficiasse tanto dos espaços criados por Manning); Reggie Bush (outro excelente all-around RB que foi valiosíssimo para seu time, mas liderou os running backs NFL em fumbles); Eddie Lacy (meu voto de calouro ofensivo do ano, temporada espetacular, manteve Green Bay vivo com Aaron Rodgers machucado); Frank Gore (melhor RB bloqueador da NFL, carregou o time nas costas durante partes da temporada); Ryan Matthews (finalmente saudável, mostrou que pode ser um dos melhores da liga).


Wide Receivers (8)


- Calvin Johnson, Detroit Lions. Quer dizer... C'mon...
- Josh Gordon, Cleveland Browns. Líder da NFL em jardas recebidas (1564), jardas por recepção (19.55, jogadores com mais de 20 recepções) e jardas por rota corrida (2.72). E tudo isso perdendo dois jogos por suspensão.
- Jordy Nelson, Green Bay Packers. Foi um dos quatro melhores WRs da NFL até Aaron Rodgers se machucar, e o jogador que manteve o ataque aéreo do time funcionando sem ele. QBs tiveram rating de 116.9 lançando na sua direção (terceira melhor da NFL), e isso inclui Seneca Wallace, Scott Tolzien e Matt Flynn.
- Demaryius Thomas, Denver Broncos. Líder da NFL em TDs recebidos e sétimo em jardas recebidas.
- DeSean Jackson, Philadelphia Eagles. Papel fundamental e espetacular no ataque de Chip Kelly, e o que o Rams sonha todas as noites que o Tavon Austin vá virar.
- Alshon Jeffery, Chicago Bears. O mais explosivo Jeffery ou o mais consistente Brandon Marshall? Decisão difícil. Fiquei com Jeffery, apertado.
- Antonio Brown, Pittsburgh Steelers. Excelente temporada, ressuscitou o ataque do Steelers junto de Big Ben, #1 no jogo aéreo pelo ranking do PFF.
- AJ Green, Cincinnati Bengals. Simplesmente dominante, um dos grandes motivos pela boa temporada de Andy Dalton.

Menções honrosas: Brandon Marshall; Eric Decker e Wes Welker (Manning conseguiria me fazer ter 1000 jardas e cinco TDs); Anquan Boldin (WR mais underrated de 2013, liderou todos os jogadores em jardas, aproveitamento e jardas por rota corrida no slot, quarto em jardas por rota no total, e Kaepernick teve um rating de 114.8 lançando na sua direção); Andre Johnson (a única estabilidade no ataque do Texans essa temporada); Dez Bryant (a extrema atenção negativa da mídia a tudo que ele fazia, para variar, não nos deixou notar uma temporada muito boa do camisa 88), Keenan Allen (tirando Gordon e Megatron, talvez nenhum WR tenha significado tanto para sua equipe. Rivers teve rating de 125.5 passando para ele, melhor da NFL); Julian Edelman (excelente personificação de Wes Welker na temporada, deve passar das 100 recepções).


Fullback (2)


- Anthony Sherman, Kansas City Chiefs. O melhor fullback de 2013, hands down. Seu impacto como bloqueador é um dos motivos que levaram Jamaal Charles a quebrar todos os recordes de fantasy.
- Bruce Miller, San Francisco 49ers. Depois de Sherman, o melhor bloqueador de todos os FBs da NFL, funciona também como uma importante válvula de escape do ataque do Niners. Talvez o mais importante FB da NFL, taticamente.

Menções honrosas: Marcel Reece, Oakland Raiders (FB mais versátil da NFL, chegou a ter 150 jardas em um jogo que jogou como RB); Mike Tolbert, Carolina Panthers (jogou de goal-line RB o ano todo e foi brilhante na função).


Tight End (4)


- Jimmy Graham, New Orleans Saints. Não gosto de votar em Graham como TE porque ele só é listado assim para ganhar um Franchise tag mais barato (quase 90% das suas jogadas são alinhando como WR, e ele não bloqueia), mas ele foi de longe o recebedor mais dominante entre os que são classificados assim na votação.
- Jordan Cameron, Cleveland Browns. Temporada espetacular e surpreendente mesmo sem um QB decente lançando para ele.
- Vernon Davis, San Francisco 49ers. Se você não acha Davis um dos cinco melhores TEs da NFL, você não assiste futebol americano. Ele foi terceiro em jardas por rota corrida, é o melhor bloqueador entre os TEs mais ativos no jogo aéreo, e o ataque aéreo do Niners despencou o ano todo quando ele esteve fora.
- Jason Witten, Dallas Cowboys. Uma temporada abaixo da sua média, mas ainda é o TE mais all-around da NFL.

Menções honrosas: Antonio Gates, San Diego Chargers (grande temporada de volta por cima); Julius Thomas, Denver Broncos (adoro essas temporadas que brotam do nada mais do que ninguém, mas Thomas é um dos piores bloqueadores do mundo); Rob Gronkowski, New England Patriots (perdeu jogos demais, dominante quando saudável); Tony Gonzales, Atlanta Falcons (se ele decidir não aposentar, qualquer um dos 32 times estariam satisfeitíssimos em contar com o veterano).


Offensive Tackle (6)


- Joe Thomas, Cleveland Browns. Ele é o melhor LT da NFL. Ponto.
- Joe Staley, San Francisco 49ers. Antes de se machucar, não tinha cedido UM sack na temporada, e nenhum outro lineman cedeu tão poucas pressões ou hurries como ele. Melhor pass blocker da NFL.
- Trent Williams, Washington Redskins. Tirando um jogo que foi humilhado por Aldon Smith, um sólido pass blocker e um dos responsáveis pelo bom jogo terrestre do time.
- Cordy Glenn, Buffalo Bills. Apenas no seu segundo ano, Glenn já se estabeleceu como um dos melhores LT da liga.
- Jordan Gross, Carolina Panthers. O tackle mais disciplinado da NFL (apenas uma falta na temporada) é, mesmo com certa idade, um dos jogadores mais completos de linha ofensiva.
- Jake Long, Saint Louis Rams. Não tão dominante contra o passe como já foi, mas um dos grandes responsáveis pela ótima temporada de Zac Stacey. Segundo melhor bloqueador em corridas da temporada.
- Jason Peters, Philadelphia Eagles. História interessante (se recuperou muito bem de uma lesão no tendão de Aquiles) e performances dominantes em campo, foi crucial no ataque de Chip Kelly.

Menções honrosas: King Dunlap, San Diego Chargers (melhor bloqueador em jogadas de corrida da temporada, per PFF); Tyron Smith, Dallas Cowboys (excelente jogador que custou uma vitória ao seu time com a pior falta da temporada); Sebastian Vollmer, New England Patriots (o melhor jogador de linha do Patriots até se machucar).


Offensive Guards (6)


- Evan Mathis, Philadelphia Eagles. Ajudado um pouco pelo esquema de Kelly, mas nenhum guard teve um papel maior no jogo terrestre e o desempenhou melhor do que Mathis.
- Josh Sitton, Green Bay Packers. Cedeu apenas um sack e nenhum hit em toda a temporada, e foi dominante de sobra em corridas também. Merece um PS4 do Eddie Lacy.
- Louis Vasquez, Denver Broncos. Excelente ano all-around, e o homem de confiança de Manning na linha ofensiva. Não cedeu um sack sequer na temporada.
- Larry Warford, Detroit Lions. A linha ofensiva foi um dos segredos do Lions essa temporada, não é a toa que Matt Stafford foi um dos QBs menos sackados da temporada e que o jogo terrestre explodiu do primeiro ao terceiro RB do time. Warford foi o melhor dos OL do time.
- Brandon Brooks, Houston Texans. Só ele e Johnson se salvam naquele ataque em 2013.
- Matt Slauson, Chicago Bears. A melhora da linha ofensiva foi um dos motivos para a evolução do ataque de Chicago, e Slauson em particular foi um upgrade imenso desde que chegou de New York. Apenas duas faltas e dois sacks na temporada.

Menções honrosas: Travelle Wharton, Carolina Panthers; Ben Grubbs, New Orleans Saints (o segredo do sucesso daquelas screens para o Darren Sproles); Andy Levitre, Tennessee Titans.


Centers (2)


- Alex Mack, Cleveland Browns. Para mim o melhor da NFL, cedeu apenas um sack e foi excelente em corridas.
- Manny Ramirez, Denver Broncos. Grande entrosamento com Manning depois de virar titular de emergência.

Menções honrosas: Chris Myers, Houston Texans (excelente em corridas, fraco em passes); Travis Frederick, Dallas Cowboys (idem); Ryan Kahil, Carolina Panthers (ano muito equilibrado para uma ótima linha de Carolina); Max Unger, Seattle Seahawks (muito bom até se machucar).


Defensive Ends (6)


- JJ Watt, Houston Texans. Watt ainda é o melhor jogador defensivo do mundo, liderando todos os linemen da NFL em stops contra o jogo terrestre, QB hits, tackles e passes desviados. E é o defensor rankeado #1, por uma margem absurdamente grande, nos rankings da PFF.
- Robert Quinn, Saint Louis Rams. Outro candidato fortíssimo a Defensive Player of the Year, o melhor pass rusher da NFL e líder da NFL em sacks.
- Muhammad Wilkerson, New York Jets. Tirando Watt, talvez o melhor two-way DE (ou seja, tanto no pass rushing como contra o jogo terrestre) da NFL, segundo apenas a Watt em stops em corridas.
- Cameron Jordan, New Orleans Saints. Terceiro melhor pass rusher entre DEs depois de Watt e Quinn, Jordan foi um dos motivos que levou a defesa do Saints a evoluir tanto do ano passado para este.
- Calais Campbell, Arizona Cardinals. Mesmo com tantos desfalques e suspensões na defesa do Cardinals, o grupo se manteve como um dos melhores da NFL, e a presença consistente e completa de Campbell na linha ofensiva foi um dos motivos.
- Cameron Wake, Miami Dolphins. Um dos melhores pass rushers da NFL e o melhor jogador de um time que tem 70% de chance (per Bill Barnwell) de ir aos playoffs.

Menções honrosas: Michael Bennett, Seattle Seahawks (teria meu foto no lugar de Wake, mas inexplicavelmente não está no ballott para o Pro Bowl); Greg Hardy, Carolina Panthers (talvez o melhor jogador de uma linha defensiva que ainda conta com Charles Johnson e Star Lotulelei); Mario Williams, Buffalo Bills (segundo melhor jogador de uma defesa secretamente boa de Buffalo que é #4 na NFL, lider do time em sacks, #3 na NFL); Chandler Jones e Rob Ninkovich, New England Patriots (tendo sólidas temporadas por New England).


Defensive Tackles (6)


- Jurell Casey, Tennessee Titans. Revelação da temporada, lidera todos os DTs da NFL com 10.5 sacks.
- Kyle Williams, Buffalo Bills. Melhor jogador daquela defesa de Buffalo que ninguém percebeu que é excelente.
- Gerald McCoy, Tampa Bay Buccaneers. Excelente all-around DT, especialmente como uma força destruidora indo atrás do QB pelo meio da linha defensiva. Torcedores do Bucs devem estar tendo flashes de Warren Sapp (embora eu faça votos que McCoy não vire um analista de TV tão ruim quanto Sapp).
- Ndamukong Suh, Detroit Lions. Outro que já é de praxe que a publicidade negativa afete a forma como vemos o jogador, mas que é extremamente dominante em uma boa linha defensiva de Detroit.
- Jason Hatcher, Dallas Cowboys. Outra surpresa agradável na temporada, Hatcher tem sido um dos DTs mais eficientes indo atrás do QB. A defesa de Dallas precisa urgentemente disso com Demarcus Ware em queda livre.
- Justin Smith, San Francisco 49ers. Sexto entre DTs em sacks, e o jogador mais importante de uma defesa top5 na temporada ocupando múltiplos bloqueadores e fazendo todo tipo de jogada.

Menções honrosas: Marcell Dareus, Buffalo Bills (o terceiro jogador dessa linha defensiva nessa lista); Dontari Poe, Kansas City Chiefs (esfriou depois de um começo espetacular de temporada, mas ainda dominante o suficiente); Brandon Mebane, Seattle Seahawks (especialista de Seattle contra o jogo corrido e que também tem se saindo muito bem pressionando QBs, perde pontos por não ser um jogador de tempo integral); Randy Starks, Miami Dolphins (excelente tanto contra o passe como contra a corrida, um dos DTs mais completos da NFL).


Inside Linebacker (4)


Outra classe surpreendentemente muito forte que foi dificílimo separar os jogadores. Por algum motivo, esse ano tivemos uma explosão de grandes MLBs, tanto jovens como velhos.

- Patrick Willis, San Francisco 49ers. Perdeu alguns jogos e se limitou em outros por lesão, mas é de longe o melhor MLB da NFL quando saudável - não é a toa que desde que se recuperou, a defesa terrestre de SF é a melhor da NFL. Caminha para terminar, pela sexta vez em seis anos, no Top2 de MLBs no ranking da PFF.
- Luke Kuechly, Carolina Panthers. Forte candidato a DPOY, especialmente depois de seus 24 tackles semana passada, o jovem MLB tem seus defeitos (top6 em missed tackles, deixa espaços demais quando tem que pressionar na linha) mas é um cara que joga com tanta intensidade e é tão bom contra a corrida e na cobertura que ele chama a atenção. Escolha brilhante do Panthers.
- NaVorro Bowman, San Francisco 49ers. Outro candidato a DPOY, Bowman manteve o time firme quando Willis se machucou e, talvez mais importante, sem Aldon Smith. Sua versatilidade permitiu a SF usar todo tipo de formação de blitz. Não atrapalha que sua pick-six contra Atlanta praticamente enviou o Niners aos playoffs. MLB #1 da NFL, per PFF.
- Vontaze Burfict, Cincinnati Bengals. Burfict alinha mais de OLB que de MLB na defesa 4-3 de Cincy, mas como está listado no ballott como MLB, não tem como deixá-lo de fora. Líder em tackles da liga e uma força a ser reconhecida contra o jogo terrestre.

Menções honrosas: Kiko Alonso, Buffalo Bills (números melhores do que parecem, mas ainda uma performance impressionante do calouro); Derrick Johnson (inigualável na cobertura, bom contra o jogo terrestre); Karlos Dansby, Arizona Cardinals (o Cards acende uma vela todo dia para o Jeff Ireland, que cortou Dansby antes da temporada); D'Quell Jackson, Cleveland Browns (um dos melhores jogadores dessa jovem e promissora defesa de Cleveland); Stephen Tulloch, Detroit Lions (excelente na blitz e na cobertura); Brandon Spikes, New England Patriots (temporada muito underrated do LB de New England); Sean Lee, Dallas Cowboys (candidato a DPOY antes de se machucar); Daryl Smith, Baltimore Ravens (tem tido seus problemas, mas substituiu bem Ray Lewis).


Outside Linebacker (6)


- Lavonte David, Tampa Bay Buccaneers. Davis não é um pass rusher - é OLB em um esquema 3-4 - mas é tão dominante quanto qualquer OLB da temporada. Muita gente lembra ele pela falta pessoal no Geno Smith que custou uma vitória ao time na Semana 1, mas não se engane: David é um dos melhores defensores da NFL.
- Elvis Dumervil, Baltimore Ravens. "Graças a Deus que Denver não sabe usar um fax!" - Ozzie Newsome. Dumervil tem sido um monstro em sua nova casa.
- Robert Mathis, Indianapolis Colts. Segundo da liga em sacks (16.5) e um dos únicos três bons jogadores da defesa de Indianapolis. Mathis esfriou nas últimas semanas mas seu impacto foi grande demais para ignorar.
- Justin Houston, Kansas City Chiefs. Sim, ele perdeu diversos jogos por lesão, mas estou fazendo uma exceção aqui simplesmente porque Houston foi dominante demais quando jogou. Ele é oitavo na NFL em sacks mesmo perdendo quatro jogos, e a defesa despencou sem ele. Eu já falei que ele liderava a NFL em tackles for loss quando machucou, também?
- Terrell Suggs, Baltimore Ravens. 10 sacks e o melhor OLB 3-4 da NFL contra o jogo terrestre, o que mais eu preciso dizer?
- Ahmad Brooks, San Francisco 49ers. Ele é o quarto melhor OLB contra o jogo terrestre, terceiro em stops. Ele é terceiro em tackles for loss. Ele tem 8.5 sacks e precisou controlar o pass rush praticamente sozinho sem Aldon Smith por um bom tempo. Pouca gente presta atenção nele em uma defesa cheia de estrelas, mas Brooks teve um 2013 espetacular.

Menções honrosas: Trent Cole, Philadelphia Eagles (era ele ou Brooks. Brooks foi melhor pressionando e na cobertura, Cole foi melhor contra o jogo terrestre em uma defesa pior); Tamba Hali, Kansas City Chiefs (excelente temporada, mas teve mais ajuda do que praticamente qualquer outro jogador dessa lista); Briak Orakpo, Washington Redskins (boa temporada depois de uma lesão grave, perdida em meio a zona que é Washington); Chad Greenway, Minnesota Vikings (segundo em tackles entre OLBs, teve que jogar praticamente sozinho nessa defesa terrestre); Thomas Davis, Carolina Panthers (depois de três lesões graves, muito bom vê-lo de volta jogando em alto nível); Von Miller, Denver Broncos, e Aldon Smith, San Francisco 49ers (problemas extra-campo e perda de jogos demais, mas quando estiveram em campo foram extremamente dominantes).


Cornerbacks (8)

Cornerbacks é bem simples, na verdade. A NFL teve SEIS can't-miss CBs na temporada, e temos oito espaços para CBs no Pro Bowl. Então coloque os seis obrigatórios, basicamente, e os outros dois ficam a gosto.

- Richard Sherman, Seattle Seahawks. Um pouco overrated por jogar em um esquema feito para ele e porque tem suas falhas escondidas por dois dos melhores safeties da NFL, mas não da para discutir com 8 interceptacões e sua dominação sobre a linha de scrimmage.
- Alterraun Verner, Tennessee Titans. Outro jogador da surpreendentemente boa defesa de Tennessee, Verner teve cinco interceptações e foi um dos jogadores mais dinâmicos da temporada.
- Darrelle Revis, Tampa Bay Buccaneers. Não tão dominante quanto estamos acostumados, especialmente porque não fez tantas marcações homem-a-homem nesse ano. Mas ele foi um dos melhores da NFL mesmo em zonas que não tiram o máximo dos seus talentos, e QBs tiveram um rating de 61.8 lançando na sua direção. Então... yeah. Só uma falta o ano todo, btw.
- Joe Haden, Cleveland Browns. O cara que segurou AJ Green a 2 recepções para 9 jardas merece séria consideração na disputa de melhor jogador da posição, mas ninguém presta atenção merecida a ele.
- Aqib Talib, New England Patriots. Talib teve um final de temporada muito ruim, especialmente depois de algumas lesões, mas isso não apaga o quão dominante Talib foi durante o começo do ano, onde fez um trabalho magistral em todo tipo de jogador: WRs, slot WRs, TEs, você manda. 
- Patrick Peterson, Arizona Cardinals. Outro CB que ancorou uma das melhores defesas da NFL, Peterson possivelmente é o jogador defensivo mais atlético da liga. Apesar de um jogo horrível contra Tennessee algumas semanas atrás, o jovem CB é um dos mais dominantes da NFL.
- Brent Grimes, Miami Dolphins. Com Peterson acabamos nosso Top6 inegável, então esses últimos dois são mais por opções pessoais. Então fico com Grimes, um jogador underrated que tem sido extremamente importante para Miami. Seus 13 passes desviados são #2 na NFL. 
- William Gay, Pittsburgh Steelers. Gay teve uma temporada não-espetacular, mas muito sólida. Apenas uma interceptação, mas também só permitiu um TD, forçou dois fumbles e segurou QBs a um rating de 71.2 quando lançavam na sua direção. Na falta de concorrência mais forte, fico com ele.

Menções honrosas: Tramaine Brock, San Francisco 49ers (de longe o maior injustiçado, deixado de fora do ballott quando merecia estar lá. Brock é segundo na NFL com 5 interceptações, é o oitavo melhor CB da liga per PFF, e segurou QBs a um 68.2 passer rating. Btw, eu já disse que ele fez isso perdendo três jogos?); Vontae Davis, Indianapolis Colts (boa contratação que teve que segurar as pontas sozinho na secundária); Leon Hall, Cincinnati Bengals (vinha muito bem antes de machucar); Dominique-Rodgers Cromartie, Denver Broncos (temporada underrated depois de um fracasso na Philadelphia); Captain Munnerlyn, Carolina Panthers (não tão bom na cobertura como os demais, mas muito bom ajudando no jogo terrestre. E lider em força nominal da temporada).


Strong Safety (2)


- Eric Berry, Kansas City Chiefs. Nenhum safety é melhor na cobertura do que Berry, atualmente. Btw, sabia que ele liderou a liga em sacks entre safeties com 3.5?
- TJ Ward, Cleveland Browns. Free Agent ao final do ano, Ward teve um ano muito bom (particularmente dominante contra corridas) que vai ser mais lembrado, infelizmente, por ser o cara que estourou o joelho do Rob Gronkowski (nenhuma culpa de Ward, btw).

Menções honrosas: Kam Chancellor, Seattle Seahawks (um dos jogadores mais sujos da NFL, mas muito bom perto da linha); Antrell Rolle, New York Giants (seis interceptações, mas teve problemas com faltas); Troy Polamalu, Pittsburgh Steelers (não é o mesmo dos velhos tempos, mas é bom o suficiente); Kenny Vaccaro, New Orleans Saints (boa temporada do calouro, sua lesão foi um dos motivos que levou o Saints a tomar a virada do Panthers).


Free Safety (2)


- Earl Thomas, Seattle Seahawks. Thomas teve um ano complicado contra corridas, mas ainda é muito bom na cobertura. Para mim o melhor jogador dessa secundária que é a melhor da NFL. 5 interceptações e dois fumbles forçados reforçam suas credenciais.
- Jairus Byrd, Buffalo Bills. Byrd teve um começo complicado de temporada, mas desde que entrou, tem sido bom como sempre. Acho que o Bills vai se esforçar para renovar com o jogador. O quanto antes.

Menções honrosas: Devin McCourty, New England Patriots (jogou muito bem na sua nova posição); Eric Weddle, San Diego Chargers (único ponto positivo em uma péssima defesa de San Diego esse ano); Eric Reid, San Francisco 49ers ( o calouro acabou sendo uma evolução em relação ao ex-Pro Bowler Dashon Goldson em SF).



Kicker (2)


- Justin Tucker, Baltimore Ravens. Quando você é um kicker e tem gente fazendo argumentos sobre porque você deveria estar na briga pelo MVP, você teve um ano bom o suficiente para mim. E o de Tucker foi, talvez, o segundo melhor de um kicker que eu já vi (tirando 2011 Akers).
- Stephen Gostkowski, New England Patriots. Outro jogador extremamente consistente o ano todo, em um ataque que precisava muito de um kicker pelas suas dificuldades para entrar na end zone.

Menções honrosas: Matt Prater, Denver Broncos (quer dizer, o cara quebrou o recorde da NFL!); Steven Hauschka, Seattle Seahawks.


Punt returner (2)


- Golden Tate, Seattle Seahawks. Nenhum TD, mas consistentemente conseguindo bons retornos e dando boas posições de campo a sua equipe.
- Dexter McCluster, Kansas City Chiefs. Dois TDs falam por si só.

Punters (2)


- Andy Lee, San Francisco 49ers. Terceiro em média e um trabalho consistentemente excelente para um time que ainda depende muito de posições de campo.
- Pat McAfee, Indianapolis Colts. Não podemos ter um Pro Bowl sem o punter mais divertido e melhor tackler da NFL.

Menções honrosas: Shane Lechler, Houston Texans; Thomas Morstead, New Orleans Saints.

Speacial Teamers (2)


- Justin Bethel, Arizona Cardinals. O melhor jogador de ST do melhor ST da NFL.
- David Bruton, Denver Broncos.

Menção honrosa: Jeremy Lane, Seattle Seahawks (não estava no ballott).


E ai, o que achou do meu time? Boas festas a todos!


5 comentários:

  1. Excelente time, concordo com quase tudo, só tenho algumas observações.

    - Eu colocaria o Lacy no lugar do Lynch. Meu deus, como o calouro jogou! Não deveria ficar fora do pro-bowl;

    - Cadê o Nick Fairley????

    - Pena que as antas de Minnesota não deixam o Cordarelle retornar punts, só kickoffs. O moleque é um MONSTRO. Vikings se deu bem na troca do Harvin, afinal (apesar de eu AMAR o Harvin, o coitado não consegue ficar saudável), conseguiram draftar no primeiro round um Harvin maior e mais forte (que retornou um kickoff para touhdown de 109 jardas, igualando o recorde do Cromartie, contra Green Bay). Deveria ir pro pro-bowl nos ST, na minha opinião. Vai dar muito trabalho na liga no futuro: é um Devin Hester mais físico e que pode ser usado no ataque, em screens, passes curtos, e até como runningback!

    - Prater não igualou, ele bateu o recorde da NFL! Vejo muita gente falando que jogar na altitude ajuda. É óbvio, afinal no ar rarefeito a bola viaja mais, porém, naquelas condições (frio intenso) a densidade do ar muda, de forma que eu aho que foi mais difícil pra ele chutar aquela bola naquele momento do que em um lugar quente.

    - Off topic, mas o que você acha do Jerrell Freeman? O MLB tem se destacado na defesa do Colts, principalmente na cobertura, já que esta não é exatamente a força da nossa defesa. Bethea vem sendo queimado (contra Denver foi de doer), Laron Landry só sabe dar cabeçada, e o pass rush basea-se unicamente no Mathis (Bjor Werner tem sido um bust, infelizmente. Tomara que melhore).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observações muito justas, se me permite a resposta no mesmo formato e ordem:

      - Foi uma decisão difícil mesmo, o Lacy jogou demais. Pesou um pouco mais o fato do Lynch ser o melhor goal-line RB da NFL.

      - Fairley teve um ano bom, mas é uma posição com excelente concorrência. Não teve lugar para ele esse ano.

      - Acho que voce esta exagerando com o Patterson, ele é extremamente dinamico mas tem diversos problemas como recebedor, Harvin era mais refinado. Mas gosto da versatilidade dele e nao tem como negar que ate agora, a troca do Harvin foi bem one-sided. Minny mandou bem.

      - Verdade! Escrevi o final dessa coluna meio na pressa, sairam uns errinhos (Lechler é do Texans, nao Raiders, por exemplo). Quando tiver tempo de sentar eu arrumo. Mas talvez te convença o efeito do ar rarefeito quando eu te disse que, dos seis FGs mais longos da historia da NFL, três foram em Denver.

      - Eu gosto bastante do Freeman, um dos três bons jogadores dessa defesa, tem tido uma responsabilidade imensa e cumprindo muito bem seu papel. Poderia merecer uma mencão honrosa, deixei de fora porque a posi çnao está ABSURDAMENTE concorrida esse ano. Mas acho ele muito bom sim.

      Excluir
  2. nenhuma culpa do TJ Ward é zueira sua. Uma coisa é ser dentro da legalidade da nfl, outra é falar que não houve culpa alguma. O capacete no joelho era dele, então não tem essa.
    se um lutador quebra o braço de outro no mma tá dentro da lei da luta, mas ele continua tendo feito a ação. Quebrou e ponto. Gronko vai se tratar, se discute ou não o que será permitido e vamo pra próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É culpa do jogador fazer exatamente o que ele deveria ter feito em uma jogada porque as regras o obrigam a fazer assim, e ter dado o azar do pé do Gronk estar fixado na hora E do seu tackle ter pego no lugar errado quando ambos estavam correndo a uns 35 km/h? Desculpa, mas não tem culpa nenhuma dele não, foi uma fatalidade do jogo.

      Excluir
  3. fatalidade foi a fratura do Sebastian Volmer que uma jamanta caiu no tornozelo dele. Na lesão do Gronko o cara foi direto na perna. Isso não é fatalidade, é uma ação direta. Falar que o cara quis foder o joelho dele propositalmente é claro que não. Mas se ele faz uma ação direta também é culpa dele. Não que ele esteja errado. Fez o tackle dentro da lei, tá certo. Se houvesse a mesma cena, ele deveria fazer o mesmo tackle e o Gronko ser mais esperto pra evitar isso.
    De qualquer forma, não importa.
    Aliás, seu blog é excepcional, e mal posso esperar pelos próximos posts e excelente dica a do Grantland, muito bom também. Parabéns.
    E vou torcer pro seu SF viajar pra GB, vai ser um jogo muito mais legal que contra Chicago. Abs.

    ResponderExcluir