Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Palpites para a semana 15 da NFL

Nem a neve é capaz de parar Megatron



Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Final de ano é uma loucura, e vocês provavelmente já repararam que o blog diminuiu de ritmo nessa reta final de 2013. O motivo é o mesmo de todo mundo, mais coisa para fazer em menos tempo, que tiram meu tempo de ver vídeos, estudar os jogos e as estatísticas, e escrever posts longos, e tudo mais da forma como eu gosto. Então é normal, não é algo sério, e vamos fazer o máximo possível para retomar o ritmo antigo chegando mais perto dos playoffs. Por enquanto, ficamos com nossos mundialmente famosos palpites da rodada (antecipados um dia - se sobrar tempo faço um post diferente amanhã).


Palpites para a semana 15 da NFL


Week 14 Record: 11-5
Week 14 contra o spread: 11-5


BRONCOS over Chargers
Contra o spread: Chargers (+10.5) over BRONCOS
Confiança no Chargers é que nem asma: as vezes melhora, as vezes piora, mas nunca deixa de ser uma doença. Semana passada eu dei um ultimato a San Diego: ou vence de forma convincente, ou eu desisto. E claro, eles varreram o chão com o Giants de forma decisiva com Philip Rivers sendo brilhante. Claro que sim. Então agora piorou, e eu estou confiando neles de novo. Não para ganhar do Broncos em Denver, eles não tem defesa para isso e Peyton Manning está quase batendo o recorde de TDs de Tom Brady (50 - faltam 5), motivo a mais para o time jogar com ele. Mas acho que o ataque do Chargers vai conseguir manter o time dentro desses 10.5 pontos. E é bom que consiga, porque eu tenho Philip Rivers no fantasy.


FALCONS over Redskins
Contra o spread: Redskins (+7) over FALCONS
Hmm o que fazer desse jogo? Robert Griffin não joga, dando lugar a Kirk Cousins pelo resto da temporada. Cousins ainda é uma incógnita: teve bons momentos ano passado no lugar de Griffin, e desde então tem jogado mal quando tem a chance. Ninguém sabe o que esperar dele e do Redskins - por isso essa linha subiu tanto, de -4 para -7, quando Cousins foi anunciado como titular mesmo com Griffin tão mal. Então eu não posso escolher o Redskins pare vencer... mas ao mesmo tempo, eu não confio em um spread tão alto com a defesa do Falcons envolvida. A solução ótima parece ser essa (Falcons ganha mas não cobre), o que me entristece considerando que estou apenas 6 picks abaixo de 50% contra o spread... Ainda há esperanças!


Niners over BUCS
Contra o spread: Niners (-5) over BUCS
O Niners finalmente conseguiu o que tanto precisava para ganhar confiança e calar algumas das críticas: uma boa vitória sobre um grande time. Não que tenha sido uma vitória definitiva por 20 pontos ou totalmente dominante, foi por apenas 2 pontos em um jogo decidido apenas no final. Mas foi uma vitória importante mesmo assim, contra o maior rival e melhor time da NFL (Seattle Seahawks) em um jogo que o Niners foi o melhor time. O tão criticado ataque do Niners jogou melhor do que o do seu adversário, tendo mais jardas totais (318 a 264), mais first downs (19 a 13) e mais tempo de posse (32:30 contra 27:30), e a defesa foi simplesmente dominante durante quase toda a partida. Não que o jogo mostre que o Niners é superior que seu rival ou que signifique alguma coisa para o Hawks, mas uma vitória assim da confiança para um time que até agora colecionava derrotas contra Colts, Hawks, Saints e Panthers.

Eu acho que o Niners vence o Bucs por um motivo simples: a defesa é MUITO dominante. O Bucs tem estado muito bem nas últimas cinco semanas, mas sua única derrota - e de longe pior atuação ofensiva, 6 pontos apenas - veio contra a única defesa dominante que enfrentou no período, a do Carolina Panthers. Então embora eu esteja vendo com bons olhos a era Mike Glennon em Tampa, eu ainda não estou pronto para confiar nele contra uma defesa de elite. O ataque do Niners ainda tem seus problemas, mas acho que vai conseguir cobrir esse spread.


Cardinals over TITANS
Contra o spread: Cardinals (-3) over TITANS
Eu tenho alguma pena do Cardinals, porque eles são na verdade um time muito bom. A defesa é simplesmente dominante, e o ataque tem achado seu caminho recentemente com mais Andre Ellington. Ajuda que Carson Palmer, tão mal no começo do ano, finalmente assentou e lembrou que tem uma das melhores duplas de WRs da NFL, com um ataque mais simplificado para colocar a bola nas mãos de Larry Fitzgerald e Michael Floyd e deixá-los fazer seu trabalho. Mas o Cardinals joga na NFC, e pior ainda, na divisão de 49ers e Seahawks, o que resultou no time enfrentar um dos piores calendários da liga. Mas não se enganem: eles são um time bem competente, mais do que o suficiente para vencer os medianos Titans. 


Saints over RAMS
Contra o spread: Saints (-5.5) over RAMS
New Orleans Saints em casa: 7-0, +122 de saldo, apenas uma vitória (o polêmico jogo com o 49ers) por menos de 6 pontos
New Orleans Saints fora de casa: 3-3, -22 de saldo.

Então não da para negligenciar o impacto que o Superdome tem na campanha do Saints e como o time é menos dominante fora de casa. Ainda assim, esse 3-3 inclui derrotas para Patriots (milagre de Tom Brady na campanha final) e Seahawks (um massacre que derrubou demais o saldo do time), então também não é motivo para pânico. Se fosse contra um time melhor, eu provavelmente levaria isso mais em consideração, mas o Rams vem de dois jogos bem ruins - anotou apenas 6 pontos contra a defesa titular do Niners (o TD veio contra a defesa reserva em garbage time) e 10 contra a do Cardinals - e o Saints ainda é o time superior. Então com alguma ressalva, mas vamos de Saints.


Seahawks over GIANTS
Contra o spread: Seahawks (-7) over GIANTS
Eu ainda estou com o Seattle até o final. Como eu disse, a vitória do Niners sobre o Seahawks significa bastante para o time de San Francisco, mas significa muito pouco para o time de Seattle. Perderam um jogo por dois pontos para um ótimo time fora de casa, qual o problema? Nenhum, por isso Seattle continua #1 no meu Power Rankings para a temporada. Eles ainda são um time excelente, com uma defesa dominante e um ataque muito completo que pode te vencer de diversas maneiras. E o Giants é um time que tomou de 25 pontos do Chargers. Então tem isso também. Um pouco surpreso que essa linha não está mais alta.


Bears over BROWNS
Contra o spread: Bears (even) over BROWNS
Se você assistiu o Browns nas últimas semanas, viu uma tendência: eles abrem uma boa vantagem, dai entregam tudo no final, se necessário com ajuda de uma péssima decisão da arbitragem. A minha preocupação com o Browns é que eles parecem muito interessados em ser ruins, enquanto que a derrota do Lions para o Eagles semana passada deixa a NFC North de novo em aberto. E o Bears, ainda que tenha uma defesa bem ruim e vulnerável ao jogo terrestre, tem um ataque bem sólido e enfrenta um adversário que tem um dos piores jogos terrestres da NFL (e que melhorou desde que trocaram Trent Richardson ainda). Então eu ainda confio em Chicago para vencer esse jogo, nem que isso signifique que o Browns precise entregar a paçoca no final de novo.


COLTS over Texans
Contra o spread: Texans (+5.5) over COLTS
O Texans tem sido um time ruim. Tipo, bem ruim. Depois de vencer milagrosamente seus dois primeiros jogos, o time perdeu ONZE jogos seguidos, Gary Kubiak foi demitido, a controvérsia de QB voltou a toda, e basicamente tem sido um modelo de vergonha nessa temporada. Eles também me parecem conformados demais com a primeira escolha desse draft para esperar deles um grande empenho em conseguir uma vitória e arriscar perder essa escolha. Essas últimas semanas possivelmente servirão para alguns testes no elenco, e não vou mais apostar em uma vitória deles por enquanto.

Mas o fato é que o Colts também tem sido uma atrocidade nas últimas semanas, com algumas vitórias mirradas em meio a derrotas humilhantes. A defesa regrediu para o que esperávamos antes da temporada, e o ataque não conseguiu manter o ritmo sem Reggie Wayne, de forma que o Colts de repente me parece o time que eu achei que tinha errado tão feio antes da temporada ao apontar regressão. Considerando a importância de conseguir evitar a 4th seed (e um duelo contra o Chiefs logo de cara) esse ano, acho que o Colts tem incentivos para continuar a força total. Mas também acho que vai ser uma vitória bem mais apertada do que seria normal, algo como um FG de diferença.


JAGUARS over Bills
Contra o spread: JAGUARS (+2) over Bills
Jaguars venceu quatro dos seus últimos cinco jogos, e tem jogado um futebol americano decente nesse período. Enquanto isso, o Bills tem sido bem medíocre, perdendo 5 dos seus últimos 6 jogos (a única vitória vindo contra um horrível Geno Smith em casa) e EJ Manuel parece cada vez mais um bust colossal em um draft muito interessante (57%, 9TD para 8 INTs, 6.3 jardas por passe, 3.5 jardas por corrida, 4 fumbles e um QBR de 38). Então porque, jogando em casa, o Jaguars ainda é a zebra por dois pontos? O que eu estou perdendo aqui? Eu sei que eles são ruins, mas o Bills também é. E o jogo é em Jacksonville, então... bom, não é uma escolha fácil, mas na dúvida, pegue o time da casa que vem ganhando jogos ultimamente.


Patriots over DOLPHINS
Contra o spread: Patriots (-2) over DOLPHINS
De longe, o palpite mais difícil da rodada. New England, que já tinha visto Sebastian Vollmer, Vince Wilfork e Jerod Mayo irem para o IR com diferentes lesões, agora viu Rob Gronkowski estourar o joelho e ficar fora do resto da temporada... então se você está contando, o Pats agora está sem quatro dos seus melhores seis ou sete jogadores na temporada e o cara que deu vida nova ao ataque aéreo do time. Com Aaron Dobson batalhando lesões e Stevan Ridley de castigo por causa dos fumbles, de repente o promissor ataque do Pats volta a ser um problema, e isso antes de entrar no mérito que qualquer time consegue correr contra essa defesa. Então o que parecia ser um time correndo por fora na briga para o Super Bowl agora vai ter que se reinventar faltando três semanas para acabar a temporada. Ouch! É azar demais para um time só. Meio que te faz pensar que o Bill Belichick fez um pacto com o diabo lá por 2001 e agora está pagando o preço.

Enquanto isso, o Dolphins aparece como um candidato interessante para chegar aos playoffs. Empatado em 7-6 com o Ravens (que tem uma tabela bem mais difícil), Dolphins ainda enfrenta Geno Smith e o Bills nas últimas semanas, enquanto Baltimore enfrenta Detroit, New England e Bengals. Curiosamente, o time tem sido consistentemente medíocre nas últimas semanas: dos seus últimos seis jogos, cinco vieram em jogos decididos por uma posse de bola ou menos, o outro sendo o presente de Geno Smith para Miami. Então é difícil confiar em qualquer coisa quando falamos de Miami, já que sabemos que jogos decididos por uma posse de bola tendem a 50-50.

Isso tudo é uma forma elaborada de dizer que eu não faço a menor idéia do que vai acontecer nesse jogo. Mudei meu palpite pelo menos 5 vezes, e provavelmente vou mudar mais uma até acabar essa coluna. Vou de Patriots porque, na dúvida, eu aposto no melhor QB, e esse é Tom Brady. Mas francamente, é um jogo que pode cair para qualquer um dos lados, não tenho idéia do que fazer com ele.


Eagles over VIKINGS
Contra o spread: Eagles (-5.5) over VIKINGS
O scorching-hot Eagles e suas cinco vitórias seguidas enfrentam agora o medíocre Vikings, um time que não vence um jogo por mais de 7 pontos desde 2012, que tem uma das piores defesas da NFL e que ainda deve estar sem seu melhor jogador em Adrian Peterson?? E o spread é menor que um touchdown?? Sim, por favor!!


PANTHERS over Jets
Contra o spread: PANTHERS (-11) over Jets
Normalmente eu adoro esses spreads de mais de 10 pontos... mas não com Geno Smith, muito menos com Geno Smith fora de casa, e ainda menos com Geno Smith fora de casa contra uma das melhores defesas da NFL. Tem coisas demais dando errado nessa equação para eu sequer pensar em apostar no Jets cobrindo esse spread contra um time muito sólido do Panthers em busca de vingança depois de uma derrota dolorida para o rival Saints. Eu confio em Cam Newton aqui.


Chiefs over RAIDERS
Contra o spread: Chiefs (-4) over RAIDERS
Ta bom que contra o Redskins vencer fácil não é parâmetro para nada, mas... bem... o Raiders acabou de tomar uma surra de Geno Smith, o que deveria ser suficiente para justificar essa pick.

Mas na verdade, tem um motivo maior... e bem mais importante. O ataque do Chiefs tem jogado MUITO bem nas últimas semanas, anotando 38 pontos contra San Diego, 28 contra Denver e 45 contra Washington. Nem tudo isso é no ataque, claro, e a amostra é pequena e principalmente contra defesas ruins. Mas é encorajador: nesses três jogos, Alex Smith completou 66% de seus passes (66 de 100) para  724 jardas (7.2 jardas por passe), 7 TDs contra duas interceptações, e QBRs de 79, 65 e 78. Smith tem arriscado mais, e tem acertado mais. Seus números nesses três jogos foram excelentes (bem superiores ao resto da temporada: 60%, 6.4 Y/A, 51 QBR), e quando Justin Houston voltar e (espera-se) a defesa retomar sua dominação, esse salto em produtividade ofensiva pode ser o determinante nos playoffs. Interessante ver se essa tendência continua contra o Raiders essa semana - eu aposto que sim.


COWBOYS over Packers
Contra o spread: N/A
O status de Aaron Rodgers está ainda em aberto - ele não foi confirmado como fora, embora nada tenha sido veiculado sobre um possível retorno ainda. Considerando que o melhor jogador do duelo está com o status no ar,nenhuma casa de apostas de Vegas abriu apostas nesse jogo (por isso o N/A). Só o Sportsbook.com abriu algum spread (Dallas -7), e como eu sempre gosto de trabalhar com uma amostra maior, vou na de Vegas e ficamos sem spread para esse jogo.

Eu particularmente não acredito que Rodgers vá jogar: considerando que a derrota de Detroit recolocou Green Bay na briga pelos playoffs, a falta de entusiasmo do time e dos médicos em uma possível volta de Rodgers mesmo nessa situação me levam a crer que não vai ser dessa vez. Então mesmo vindo mal, acho que vai ser possível para Dallas levar essa, especialmente considerando que Eddie Lacy machucou o pé semana passada e pode não jogar (ou jogar limitado) essa semana (e a defesa do Cowboys seria um alvo a ser explorado). Se Rodgers jogar, eu mudaria minha pick, mas por enquanto, parece que o Cowboys vai tirar a sorte.


STEELERS over Bengals 
Contra o spread: STEELERS (+3) over Bengals
O Steelers é um time melhor do que seu record indica: eles acabaram de perder dois jogos por pequenos detalhes (literalmente - contra o Dolphins foi por meio centímetro), o jogo aéreo voltou a vida com Emmanuel Sanders e Antonio Brown finalmente se desenvolvendo em armas importantes, Big Ben continua sendo um ótimo QB... basicamente, depois de um começo horrível, o time se acertou e hoje é um time que eu não iria subestimar. E não é fácil jogar no Heinz Field, mesmo que o Steelers esteja praticamente eliminado da briga pelos playoffs. O Bengals, por outro lado, é um time complicado. Quando Andy Dalton joga bem, o time é muito bom: o time perdeu apenas um jogo no qual Dalton teve QBR acima de 50 nessa temporada. O problema é que ele não tem sido consistente, e um jogo ruim é tudo que o Steelers precisa para se impor e vencer a partida. A defesa do Bengals ainda é boa, ainda que não seja mais a força dominante que era antes de perder Geno Atkins e Leon Hall, e acho que o Steelers consegue fazer o suficiente para arrancar uma vitória apertada.


LIONS over Ravens
Contra o spread: Ravens (+6) over LIONS
O Lions é um bom time de futebol americano, e o Ravens é um time mediano. Baltimore se beneficiou de uma tabela muito fácil (7th mais fácil da NFL) para ter seu record de 7-6, e DVOA coloca o time como apenas o 21st melhor da temporada. O principal motivo disso é o ataque atroz da equipe, que é o terceiro pior da NFL (e o pior em jogo terrestre), e o Lions é um time que pode ser muito perigoso com Suh e Farley quando o adversário joga de forma unidimensional. Me parece um matchup favorável para o Lions, especialmente considerando que não tem ninguém no Ravens capaz de parar Megatron, e que a principal força da defesa do Ravens (seu excelente pass rush) vai ter que lidar com o QB que menos sacks sofreu na temporada até aqui. Então me parece que o Lions tem uma vantagem aqui, podendo neutralizar as melhores armas do adversário e expor suas fraquezas. Coloco que o Ravens cobre o spread porque espero, como de praxe, uma bobeada homérica do Lions nos minutos finais da partida.


2013' Record: 117-74-1
2013' contra o spread: 90-96-5

3 comentários:

  1. Posso estar enganado, pois não tenho números para provar. No entanto acho que você menosprezou o ataque do Ravens. O começo foi trágico, mas na últimas rodadas evolui bastante; desde a proteção ao QB ao jogo corrido. Ainda falta consistência, principalmente do jogo de corridas, e um TE confiável, especialmente na red zone. Mas no momento está muito acima do terceiro pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não saíram os números dessa semana, mas antes dela, RAvens era 30th em ataque, por DVOA... e 31st em ataque ajustado, que da maior peso aos jogos recentes. Em outras palavras, o ataque está tão ruim quanto sempre foi. E embora possa subir algumas posições depois dessa rodada, não é exatamente um bom sinal que o time tenha vencido chutando apenas FGs contra uma defesa mediana.

      Excluir
  2. Pra não passar em branco, coloco aqui minhas picks atrasadas até à morte. Estou sem computador e tá difícil comentar.
    Fui muito mal e fiquei 7-9. Apostei pra vencer em:
    Broncos
    Eagles
    Niners
    Pats
    Seahawks
    Jaguars
    Redskins
    Bears
    Colts Panthers
    Chiefs
    Cowboys
    Cardinals
    Saints
    Bengals
    e Lions

    ResponderExcluir