Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Palpites para a semana 16 da NFL


Vernon Davis mostrando o que aprendeu com o Sr Miyagi



Para participar do nosso mailbag, ou seja, enviar uma pergunta/comentário/dúvida/tópico de debate para ser respondida aqui no blog e no Esporte Interativo, é só mandar um email para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag" que ele pode aparecer por ai. Forma de tornar isso mais interativo e próximo dos leitores. Então participem!


No próximo bimestre, começaremos uma série chamada Sports Mythbusters. A idéia é bem simples, pegar clichês, mitos ou lugares comuns dos esportes americanos e colocá-los a prova. Então estamos aceitando sugestões, e qualquer mito, frase comum, chavão ou coisa assim dos esportes que vocês querem ver testada e comprovada (ou ao contrário, que quer ver desmentida) podem mandar que vamos analisar os melhores. Mais uma chance de vocês sugerirem nossas pautas. Podem mandar emails com as sugestões para tmwarning@hotmail.com, para o twitter @tmwarning, ou simplesmente colocar nos comentários quando der na telha.
---------------------------------------------------------------------------------

Faltam apenas duas semanas para o final da temporada regular da NFL, e aqui estão meus palpites para a penúltima delas. O formato é o de sempre, mas o foco foi um pouco diferente: ao invés de explicar em tantos detalhes porque eu acho que time A vai ganhar de time B e cobrir ou não o spread, vou usar cada jogo para dar uma ilustrada na situação que se apresenta até o final do ano em termos de playoffs e sobrevivência, e mesmo de questões relevantes chegando a pós temporada. Então para jogos de menor interesse, não vou perder tanto tempo comentando. 

Em tempo: para nosso próximo Mailbag, o tema será, naturalmente, os playoffs. Então para a próxima semana, darei preferência aos que citam tópicos mais relevantes no momento, como times, confrontos ou jogadores que estão nos playoffs, relações com playoffs anteriores, ou mesmo prêmios de final de ano. Outros tópicos, inclusive Draft e times já eliminados, serão comentados em outro mailbag, então peço que mandem emails mais "atuais" dessa vez, excepcionalmente. Então enviem seus emails para tmwarning@hotmail.com com o título "Mailbag", e vamos ver se quinta feira temos o suficiente para fazer uma coluna inteira.

Vamos aos palpites, time da casa em caixa alta.


Palpites para a semana 16 da NFL


Week 15 Record: 9-7
Week 15 contra o spread: 8-6-1 (lembrando que não houve spread para Packers vs Cowboys)


Dolphins over BUFFALO
Contra o spread: Dolphins (-2.5) over BUFFALO
A situação para Miami é simples: vencer seus dois jogos (Buffalo fora, e Jets em casa) e torcer para o Ravens escorregar em uma tabela muito mais difícil (Pats e Bengals). Sobre a questão do Ravens falaremos depois, mas para Miami, eu não vejo tantas dificuldades: Buffalo é o 23rd e New York o 26th time da NFL em DVOA, e o time tem encontrado seu ritmo na hora certa, com Ryan Tannehill evoluindo(e até aparecendo em um vídeo do Dude Perfect!) e a defesa enfim ficando saudável. Miami não é uma potência, mas entre todos os times que ainda disputam uma vaga de playoffs, só o Chargers é melhor (12th em DVOA, mas deu azar com tabela e recuperando fumbles) do que o Dolphins, e acho que consegue chegar nos playoffs. Passar por Buffalo é o próximo passo, mas o time não vem bem e o experimento EJ Manuel (59%, 6.1 jardas por passe, 11 TDs/15 Int+fumbles, 42.3 de QBR) não foi bem sucedido no seu primeiro ano, sem falar que Miami tem mais em jogo. Acho que vence.


PANTHERS over Saints
Contra o spread: PANTHERS (-3) over Saints
Eu gosto do Saints como time de futebol americano - eles possuem um grande QB comandando um bom ataque e uma defesa sólida - mas é difícil ignorar o seguinte dado:

New Orleans Saints em casa: 7-0, +122 de saldo, apenas uma vitória (o polêmico jogo com o 49ers) por menos de 6 pontos
New Orleans Saints fora de casa: 3-4, -33 de saldo.

A mais recente performance que deixou a desejar do Saints fora de casa foi a surra que tomaram do Rams, e os 11 pontos finais de vantagem (27-16) não refletem o que foi o jogo. Então  New Orleans tem sido um time que depende muito de jogar no lindo Superdome, e por isso a vantagem do mando de campo nos playoffs (no caso, a 2nd seed) pode ser crucial.

O problema é que para ficar com essa seed, eles precisam derrotar o Panthers fora de casa primeiro. Esse jogo tem muito mais em jogo - especialmente para o Saints, que depende mais do fator casa - do que parece a primeira vista. Atualmente, ambos estão empatados com 10-4, com o Saints mantendo a 2nd seed e o Panthers com a 5th seed. Ambos tem o mesmo record do San Francisco 49ers, mas como venceram o time de SF na temporada, tem vantagem no critério de desempate. Acontece que se, se o Niners vencer o Falcons, quem perder esse jogo cai para a 6th seed e enfrentaria Seattle fora de casa em uma eventual segunda rodada. Então vencer o jogo não apenas é questão de vencer a divisão, mas quem perder também cai para a 6th seed e não joga mais nos seus domínios. E considerando as dificuldades de New Orleans fora de casa, acho que quem ganha a 2nd seed é o Panthers.


Cowboys over REDSKINS
Contra o spread: Cowboys (-3) over REDSKINS
Existe algo mais doloroso do que apostar no Cowboys... além de torcer para o mesmo Cowboys? Tony Romo, de novo, levou a culpa pela derrota de virada para o Packers, mas (embora ele tenha sua culpa) não foi ele quem cedeu cinco TDs em cinco posses de bola para Matt freaking Flynn no segundo tempo, o cara que foi dispensado de Bills E Raiders essa temporada. Então esse é o matchup dos sonhos para a diretoria do Redskins que quer exibir Kirk Cousins o máximo possível para aumentar seu valor de troca.

Claro, precisa ser lembrado que o Redskins também tem uma defesa horrível por conta própria, mas que além disso também tem os piores special teams da NFL e um ataque que, embora seja difícil dizer como se comportará com Cousins, tem sido bem abaixo da média ao longo do ano. RG3 se foi e Cousins assumiu, então pode ser que o ataque de uma melhorada e derrube o Cowboys no final. Mas ainda acho que o ataque superior de Dallas vai prevalecer. Não é esse o tipo de jogo que o Cowboys perde para levar a torcida a loucura, é (além do da semana passada) o da semana 17, contra o Eagles em casa, e que determina o vencedor da divisão e quem representará a NFC East na pós-temporada (a não ser que o Eagles ganhe e o Cowboys perca essa semana).


Bucs over RAMS
Contra o spread: Bucs (+4) over RAMS
Eu gosto desse time de Tampa Bay - especialmente da defesa -  e estou genuinamente aproveitando a era Mike Glennon em Tampa. Ambos são times acima da média que não atingiram sucesso por diversos motivos (Rams pelo seu calendário fortíssimo e geral inconsistência, Tampa por ser o time mais azarado da temporada e o segundo que mais atira no próprio pé). Jogo interessante mas acho que Tampa mantém o bom momento.


Browns over JETS
Contra o spread: Browns (+3) over JETS
Meu medo nesse jogo: que o Browns tenha interesse DEMAIS em perder para garantir sua boa posição no draft e entregue a paçoca no final. Mas o Jets basicamente fede: eles são um time 6-8 com Pythagorean Expectations de um time 4-10 cujo QB tem um QBR de 25.98. Joe Haden está de volta e Josh Gordon é um monstro, então acho o Browns um time melhor. É só o time não der aquela ajudinha para a escolha de draft...


CHIEFS over Colts
Contra o spread: Colts (+6.5) over CHIEFS
O Chiefs está em um momento bem interessante para eles. Já garantindo a vaga nos playoffs e pelo menos a 5th seed, eles só podem sonhar com a 1st seed (ou o título da divisão) caso Denver perca de Houston ou Oakland... bastante improvável. Então me parece que Kansas City já pode começar a pensar em descansar alguns jogadores - em especial Jamaal Charles, para o desespero de donos de times de fantasy por todo o país (btw, meu São Paulo Bloody Sox está na final do Fantasy dos Blogueiros de NFL!), já que derrotas não alteram em nada sua situação atual. Enquanto isso, o Colts ainda luta para sair da 4th seed e evitar o duelo com Chiefs (ou Broncos) nos playoffs, e dificilmente vai descansar titulares quando o time ainda não se encontrou desde a lesão do Reggie Wayne.

Me parece um jogo interessante e de alta velocidade - o Chiefs tem se saído muito bem ofensivamente nas últimas semanas, coincidindo com uma piora na defesa - que acredito que o Chiefs vença... apertado. Não é fácil jogar no Arrowhead Stadium, e a defesa do Colts tem sido abismal enquanto ainda tentam se achar para os playoffs. Vai ser um teste interessante de um possível (provável?) confronto de primeira rodada de playoffs.


BENGALS over Vikings
Contra o spread: Vikings (+8.5) over BENGALS
Vocês estão cientes de que o Vikings anotou pelo menos 20 pontos em cada uma das últimas oito rodadas, certo? O menor desses números veio contra o Seattle EM Seattle (20 pontos), eles anotaram 26 pontos contra a boa defesa do Ravens no seu último jogo fora de casa, e foram 48 pontos contra o Eagles semana passada SEM ADRIAN PETERSON. Peterson está de volta, e eu espero que isso ajude esse ataque a conseguir ainda mais pontos - o suficiente para cobrir esse spread.

Btw, o Bengals está em uma situação delicada. Depois de perder para o Steelers sua chance de roubar a 2nd seed de New England, o Bengals agora passa a se preocupar com o confronto que terá na semana 17 contra o Ravens. Se o Ravens vencer seu jogo contra New England, então independente do que aconteça em Cincinnati esse final de semana, o duelo entre Ravens e Bengals em Cincy na última semana é o que vai definir quem fica com o título da NFC North e a vaga nos playoffs. Então por esse ponto de vista, esse jogo seria quase irrelevante. O problema é que se Miami vencer seus dois jogos - e contra Jets e Bills, essa é minha aposta - e o Bengals perder aqui, então o jogo contra o Ravens significa que quem perder não só cai para segundo na divisão, mas também cai fora dos playoffs por completo!

Seria o cenário ideal para Miami, e por isso esse jogo é tão importante para o Bengals. Precisam ganhar essa semana para não chegar semana que vem com tanta pressão e tanto a perder. Não acho que deixam a vitória escapar em casa nessas circunstâncias.

Em tempo, aproveitando para responder um email que sobrou aqui, do Matheus Milanez:

O ataque do Vikings, até a 15ª rodada, é o 2° em jardas conquistadas e 9° em pontos da NFL, e esses números poderiam ser ainda melhores se não houvesse essa indefinição quanto ao QB titular. Enquanto isso, a defesa caminha para ser uma das piores da história do time, com problemas na secundária e no corpo de linebackers, além de não conseguir parar ataques nos momentos decisivos do jogo em vários casos. Sendo assim, qual você acha que deve ser a prioridade do time para o próximo draft?

Eu acho que a principal tem que ser um Quarterback. O ataque está bem considerando questões superficiais como jardas e pontos anotados, mas eles ainda sofrem turnovers a um ritmo imenso (7th com mais) e são apenas o 22nd melhor ataque da NFL quando ajustamos por tabela enfrentada. Isso não quer dizer que o ataque não tenha coisas boas, mas um QB é uma necessidade urgente. Christian Ponder já mostrou que não é a solução, então a não ser que achem que Matt Cassell resolve seus problemas, um QB é obrigação nesse draft razoavelmente profundo na posição. Depois disso, o ataque ainda tem alguns pontos que precisa considerar - um WR de possession e um bom guard me vem a cabeça - mas a defesa é um ponto mais urgente. Jared Allen provavelmente vai sair ao final da temporada, deixando o time sem defesa terrestre, secundária nem pass rush. Eu acho que um bom pass rusher para o lugar dele é a primeira obrigação. Um ano a mais de Xavier Rhodes e a volta de Harrison Smith podem ajudar a secundária, então acho que reforçar a linha de frente é mais obrigatório. Eu iria de QB, depois um pass rusher e um bom linebacker, nessa ordem.


Broncos over TEXANS
Contra o spread: Broncos (-10) over TEXANS
Semana passada aconteceu um efeito dominó bem engraçado entre os três times melhores rankeados da AFC. O Broncos foi o primeiro dos três a jogar, quinta a noite, e perdeu para o Chargers. Isso abriu caminho para New England assumir a 1st seed da AFC, já que chegaria nas mesmas 11 vitórias de DEnver com vantagem no confronto direto. Mas o Patriots perdeu para Miami, e assim abriu caminho para o Bengals vencer o Steelers e assumir a 2nd seed de NE. Mas o Bengals perdeu, e no final tudo acabou exatamente igual estava antes. Funhé.

Btw, o Broncos vence e cobre. Texans é uma vergonha em 2013 mesmo tendo a sexta melhor defesa da NFL e o melhor jogador defensivo da liga.


Titans over JAGUARS
Contra o spread: Titans (-5) over JAGUARS
Eu realmente estava gostando do Jaguars ultimamente, mas eles perderam jogadores importantes na defesa E seus dois melhores jogadores ofensivos (Maurice Jones-Drew e Cecil Shorts) essa semana. Isso é um problema, e o Titans tem uma defesa sólida e um QB que aterrorizou a ótima defesa de Arizona semana passada. E me recuso a falar muito mais desse jogo.


SEAHAWKS over Cardinals
Contra o spread: SEAHAWKS (-10.5) over Cardinals
Eu não vou contra Seattle, eles tem o melhor time da NFL e ponto. Mesmo que o Cardinals seja um bom time.

Esse jogo é na verdade um sonho para o 49ers. O Niners joga segunda a noite já sabendo desse resultado, e as duas opções são igualmente tentadoras: uma vitória de Seattle coloca o Niners já nos playoffs, mas uma vitória de Arizona faz o Niners ficar apenas um jogo atrás do Seahawks na NFC West com a vantagem no critério de desempate, ainda sonhando com uma 2nd seed (e garantiria a vaga nos playoffs de qualquer forma vencendo Arizona). Então qualquer resultado é positivo. Seattle também não tem muito o que se preocupar em termos de 1st seed, já que está dois jogos na frente de Panthers e Saints e vence ambos no critério de desempate e apenas o Niners pode incomodar. Uma vitória aqui acaba com esses problemas.


LIONS over Giants
Contra o spread: LIONS (-9.5) over Giants
O Lions não pode continuar atirando no próprio pé para sempre. Eles não podem. Simplesmente não é possível. Ou pelo menos é o que eu repito para mim mesmo.

Depois de Aaron Rodgers e Jay Cutler saírem lesionados dos adversários do Lions pelo título da NFC North, o caminho estava livre para Detroit voltar a pós-temporada. Eles tinham vantagem sobre os rivais, Megatron parecia imparável, e Matthew Stafford estava jogando o melhor futebol da sua carreira. Desde então, tudo foi por água abaixo: Detroit perdeu quatro dos últimos cinco jogos, com Matt Stafford lançando 10 interceptações no processo. A derrota para o Ravens essa semana - uma mistura de azar, más decisões técnicas e incompetência generalizada - colocou o Lions em terceiro na divisão, um jogo atrás do Bears e meio atrás de Green Bay (que ainda se enfrentam). Então Detroit precisa de mais duas vitórias E contar com derrotas de seus rivais pelo menos uma vez cada, não dependem mais de si mesmos.

A vantagem é que enfrentam o Giants, que são horríveis e ainda estarão sem Victor Cruz. Para eles o Lions não consegue entregar a vantagem. Eu acho. Vamos em frente.


CHARGERS over Raiders
Contra o spread: Raiders (+10.5) over CHARGERS
Eu acho uma pena que o Chargers não vá para os playoffs esse ano. A chance ainda existe, mas a combinação necessária é complicada. O que é, repito, uma pena: tirando os quatro times que já estão nos playoffs mais o Bengals, o Chargers é o melhor time da AFC (8-6 em Pyt Wins, 12th em DVOA) e tem o segundo melhor QB da temporada (Philip Rivers), e a AFC definitivamente poderia usar mais talento chegando na pós temporada. Inconsistência, lesões, uma defesa que foi horrível e bastante azar acabaram tirando o time de onde merecia estar, viajando para Cincinnati ou Baltimore na primeira rodada dos playoffs. Nós todos perdemos sem eles. 


Steelers over PACKERS
Contra o spread: Steelers (+2.5) over PACKERS
Matt Flynn não pode humanamente conseguir três vitórias seguidas, o bom ataque do Steelers vai voar por cima da defesa de Green Bay, e Matt Flynn mais uma vez (ele tem um QBR pior que o Geno Smith e foi dispensado por Bills e Raiders. Leia isso de novo). O Steelers não tem uma grande defesa, o que já seria suficiente para o Cowboys vencer o jogo da semana passada por 15. E Green Bay pode ser eliminado dos playoffs com uma derrota e uma vitória de Chicago, então esse pode ser o final da linha para o time sem Aaron Rodgers.


Patriots over RAVENS
Contra o spread: Patriots (+2.5) over RAVENS
Outro jogo envolvendo o Patriots que promete ser extremamente disputado. Semana passada eu disse que não fazia idéia de quem eu apostava no jogo contra Miami porque provavelmente seria um jogo disputado até a última jogada... e de fato, acabou com o Patriots fazendo quatro infrutíferas tentativas de entrar na end zone que teriam mudado o resultado e o spread. Então esse caminha pela mesma linha, e já mudei de idéia e de pick umas 2000 vezes. Fico com Pats por uma minúscula margem porque Joe Flacco machucou o joelho e não da para esperar que jogue a 100%. E se for o caso, o Pats segura mais uma rodada a 2nd seed das investidas do Bengals.

Para o Ravens, esse jogo é crucial para suas pretensões na temporada. Não só uma derrota e vitória de Miami coloca nas mãos do Dolphins as rédeas na corrida pela segunda vaga de Wild Card (que recebe o Jets na semana 17), como uma vitória do Bengals iria tirar o Ravens da briga pelo título da divisão e tornar muito difícil sua ida a pós-temporada. E em caso de vitória, o Ravens fica na mesma situação que o "pior cenário" do Bengals citado acima: uma vitória na semana 17 da a eles o título da divisão e uma seed alta, ou uma derrota o tira dos playoffs completamente. Mal posso esperar!


EAGLES over Bears
Contra o spread: EAGLES (-3) over Bears
Essa pick é motivada por três fatores: primeiro, o Eagles joga em casa. Segundo, o Bears decidiu deixar no banco um QB com QBR de 85 para escalar outro com um de 66 (btw, 66 é um QBR muito bom). E terceiro, o Bears tem uma das piores defesas terrestres da NFL e o Eagles tem LeSean McCoy. Sinceramente, esses são os três únicos motivos. Os dois times são extremamente equilibrados, tanto que o spread do Eagles é apenas a vantagem por jogar em casa. 

Esse jogo tem mais importância para o Bears que para o Eagles. Para Philadelphia, esse jogo é irrelevante caso o Cowboys ganhe, pois não importa o resultado aqui o vencedor da NFC East será decidido no duelo entre ambos em Dallas na semana 17. Para o Bears, no entanto, esse jogo é mais importante. Em termos de Green Bay, esse jogo só seria importante para eliminar o Packers caso percam mais cedo, mas se vencerem, o jogo entre ambos na semana 17 que vai decidir o vencedor - a mesma situação do Eagles. Mas o importante para o Bears é a questão do Lions. O Lions espreita logo atrás de Packers e Bears, e uma derrota de ambos fará o Lions controlar seu destino na semana 17. Considerando que Lions recebe o Giants, esse jogo é um must-win para Chicago.


NINERS over Falcons
Contra o spread: NINERS (-13) over Falcons
Muito adequado que o último Monday Night Football da temporada seja também o último jogo de temporada regular a ser jogado no Candlestick Park, que será demolido com os 49ers se mudando para o Levi's Stadium em Santa Clara. Vou sentir falta, odeio ver estádios históricos sendo demolidos.

Mas sobre o jogo em si, não tem muito o que falar. O Niners entra já podendo estar classificado, caso Arizona perca para Seattle domingo a tarde, mas ainda precisa de duas vitórias nos últimos jogos para garantir a 5th seed sem depender de mais ninguém, então isso não faz tanta diferença. O Niners é um time top5 cujo ataque tem se encontrado agora que Michael Crabtree está de volta, e o Falcons é um time bottom 5 com uma defesa genuinamente horrível (quarta pior). Considerando a importância do jogo, a torcida ensandecida e a vontade do Niners de melhorar a conexão de Colin Kaepernick com seus recebedores para os playoffs, eu consigo facilmente imaginar um jogo no qual o ataque tem carta branca para ser explosivo e a defesa (assustadora agora que está saudável) causará ainda mais problemas para o Falcons. Cuidado com esse time chegando Janeiro...



2013' Record: 126-81-1
2013' contra o spread: 98-102-6

3 comentários:

  1. Acho que você vai errar sua previsão em relação ao Ravens novamente. O Pats não tem um corpo de recebedores confiaveis e sofreu contra Miami. Além disso, a defesa está bem desfalcada. Sem contar que o Ravens em casa dificilmente perde. Creio que apesar da contusão de Flacco, o time vai vencer. Depois é torce pelo Bufallo na última rodada para conquistar a folga na primeira rodada.

    ResponderExcluir
  2. miami não precisa olhar pros jogos do ravens. Vencendo seus 2 jogos, automaticamente se classifica.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, tem vantagem no critério de desempate contra Bengals. Esqueci disso.

    ResponderExcluir