Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Bold Predictions para a temporada 2013 da NFL - Revisão


Um bom resumo do Super Bowl XLVIII


Caros leitores, o Two-Minute Warning está de volta a ativa. Imagino que deve ter frustrado muita gente que o blog sumiu logo na reta final da NFL e as Finais de Conferência e o Super Bowl passaram em branco por aqui, pelo que peço desculpas. Infelizmente, questões de saúde me tiraram o tempo e a energia para escrever 500000 palavras (aproximadamente) três vezes por semana depois de horas analisando estatísticas, vídeos, e conferindo dados. Foi impossível continuar com o ritmo, e infelizmente aconteceu bem na hora mais crítica da temporada.

Felizmente, as coisas estão melhorando, então me parece hora de tirar o TMW do armário e voltar, gradualmente, a ativa. Ainda não sei se é possível manter o ritmo de antes, mas vou fazer o possível para retomar aos poucos a qualidade e assiduidade dos bons tempos. A idéia é cobrir a offseason da melhor forma possível e seguir a partir dai. Ainda não faço idéia de no que isso vai dar, mas... Enfim, vamos indo um passo de cada vez. Mas antes de ir ao assunto principal do post, um aviso importante.

AVISO IMPORTANTE: Para compensar a ausência no final da temporada, e colocar um ponto final decente na boa temporada 2013 da NFL, a idéia é fazer um mega-Mailbag daqui a duas semanas. A semana que vem vai ser dedicada a olhar o caminho dos 32 times para o ano que vem, e a idéia então é que só na outra semana a gente faça o Mailbag mesmo. Qualquer tópico é válido, qualquer coisa sobre a temporada regular, playoffs, técnicos, jogadores, Free Agency e etc. Perguntas sobre o Draft também serão respondidas, mas terão menor preferência pois é um assunto que ainda vai ter sua cobertura. Então aproveitem para mandar suas perguntas/dúvidas/comentários finais da temporada para tmwarning@hotmail.com com o assunto "Mailbag", que você pode ver sua pergunta aqui e no Esporte Interativo (perguntas enviadas a Mailbags anteriores e não respondidas também serão respondidas, se ainda relevantes, btw). Então participem e vamos fazer desse último MB da temporada 2013 um sucesso.

Mas enfim, vamos ao post de hoje. Para quem não sabe ou não lembra, no começo de toda temporada eu faço minhas "bold predictions", alguns palpites ousados (outros nem tanto) sobre a temporada regular. É mais uma brincadeira para dar alguns palpites conscientes e ver o resultado depois para mostrar o que eu acertei. Para aumentar a graça esse ano, pedi também aos leitores para darem suas próprias bold predictions. Vamos ver então como eu, meus amigos e meus leitores nos saímos. Lembrando que esses palpites foram dados antes da temporada regular começar.

Bold Predictions da temporada 2013 da NFL




O Offensive Rookie of the Year não vai ser um quarterback

Bom, foi um bom começo, certo? Não era exatamente uma das previsões mais difíceis do mundo, considerando que apenas dois QBs calouros eram cotados como titulares no começo da temporada (Geno Smith e EJ Manuel) e apenas quatro terminaram o ano com pelo menos seis jogos como titular.   Ainda assim, a posição de QB tem tal vantagem sobre os demais concorrentes na hora de buscar qualquer prêmio que, nos nove anos anteriores, tivemos seis Rookie of the Years QBs, então sempre é um risco apostar contra QBs.

Acabou dando muito certo. Geno Smith teve uma temporada muito ruim que em dados momentos chegou a ser Sancheziana, EJ Manuel perdeu parte da temporada machucado e não foi bem quando jogou, e no final das contas o melhor QB calouro acabou sendo Mike Glennon... que completou 59% dos seus passes para 6.3 jardas por passe. Seguro dizer que não foi uma grande safra de QBs esse ano. Enquanto isso, dois não-QBs (Eddie Lacy e Keenan Allen) tomaram a liga de assalto e tiveram temporadas espetaculares para dois times de playoffs e na metade da temporada já estava claro que não tinha como um deles não levar para casa o troféu de OROY. Lacy acabou levando o prêmio por uma pequena margem, mas é seguro dizer que dos cinco melhores calouros ofensivos de 2013 nenhum foi quarterback. 

Veredito: Sucesso



O Oakland Raiders vai sair do próximo draft com uma das duas primeiras escolhas

Com esse palpite, eu agora estou 0/3 em bold predictions quando tento adivinhar os piores times da temporada. Então é seguro dizer que em 2014 eu vou tentar novamente esse tipo de palpite e de novo vou quebrar a cara. Minha defesa é bem simples: o Raiders era um time que tinha 1/3 da sua folha salarial dedicada a jogadores que não estavam mais no time, e sua disputa de QBs tinha como líder um cara que só tinha tido um jogo de titular o ano todo. Eu definitivamente esperava deles o que o Texans nos mostrou esse ano, algo como 2 ou 3 vitórias, mas foram 4 vitórias com 5-11 de Pythagorean Wins, então eu realmente errei essa. Alguns veteranos contratados para a secundária jogaram bem, algumas jogadas explosivas de Terrelle Pryor e uma tabela relativamente fácil acabaram com meu palpite. 

Veredito: Errada



Pelo menos um time que foi o pior da divisão em 2012 vai ganhar essa divisão em 2013

Meu acerto favorito entre todas as bold predictions que eu fiz dessa vez. Acho que nenhum campeonato favorece tanto isso de último-para-primeiro que nem a NFL, e eu apostei nisso para 2013. Achei que tinha boas chances: o Tampa Bay Bucs prometia ser muito competitivo em uma divisão que era uma pequena incógnita, o Lions era um grande candidato a regressão positiva na temporada, o Eagles era uma incógnita que prometia ser pelo menos divertida em uma divisão fraca, e até mesmo o Chiefs me parecia ter boas chances de arrancar um título de divisão caso algo acontecesse com Peyton Manning. 

Claro, nem tudo aconteceu como era possível. O Bucs foi uma vergonha no começo da temporada, e sua divisão acabou contando com um velho e um novo juggernault (Saints e Panthers); o Lions teve a divisão na mão com um jogo de vantagem (e vantagem nos critérios de desempate) com seus dois rivais sem seus QBs titulares e não conseguiu aproveitar; o Cardinals demorou para acordar na divisão mais forte da NFL; e o Chiefs até ameaçou mas não teve chances com Manning inteiro. Mas essa era a vantagem do palpite, só uma precisava acontecer no melhor cenário. E foi o que aconteceu com o Eagles. O esquema de Chip Kelly funcionou muito bem na NFL, Nick Foles acabou surgindo como um bom QB na segunda metade da temporada, e a divisão foi uma bagunça muito maior do que qualquer um teria imaginado. O resultado foi que o Eagles bateu o Cowboys na Semana 17 para levar a divisão e fazer valer minha profecia. Pelo menos um dos 5 ou 6 cenários possíveis aconteceu, e isso que conta.

Veredito: Sucesso



Um time que foi as finais de conferência ano passado vai ficar fora dos playoffs

Tirando o Patriots, que joga em uma divisão bem fácil, em uma conferência bem mais fraca, e tem Tom Brady e Bill Belichick, achei que os três outros finalistas de 2012 eram candidatos a perder a vaga com uma escorregada. E bingo!! O Falcons perdeu alguns jogadores por lesões e isso destruiu sua estratégia, e o Ravens não conseguiu se recuperar depois de reformular parte do elenco campeão do Super Bowl, com ambos ficando de fora dos playoffs. Btw, eu sei que disse que um time ia ficar de fora das finais de conferência, mas... bem... wait for it

Veredito: Sucesso



O MVP será um jogador que nunca ganhou o prêmio antes

O MVP foi um jogador que é o recordista de prêmios da MVP na história da NFL, então... yeah, passou longe. Mas a lógica aqui até fazia algum sentido: os quatro maiores favoritos ao prêmio de MVP eram Manning, Brady, Drew Brees e Aaron Rodgers, só Brees sendo um não-ex MVP. Mas considerando que a) estamos saindo de uma temporada onde um RB foi MVP e b) escolher o "resto" para ser MVP incluía Russell Wilson, Colin Kaepernick, Drew Brees, Andrew Luck, Phillip Rivers e basicamente todos os não-QBs da NFL... eu achei que as chances eram decentes bem. Brees, Rivers, Luck e Wilson inclusive eram os candidatos 2-5 de muitos ballotts por ai (inclusive o meu), então o chute não passou tão longe assim.

Veredito: Errada



Dois head coaches serão demitidos antes do final da temporada

Minha dúvida quando criei essa bold prediction era se iria contar o final da temporada inteira (ou seja, o Super Bowl) ou só da temporada regular. Como eu estava pensando na temporada regular quando fiz o palpite, achei injusto roubar nas formalidades. E os deuses do futebol americano acabaram me abençoando, me fazendo vencer esse palpites por uma questão de cinco horas, já que o Cleveland Browns não quis esperar até a Black Monday para limpar a casa e demitiu seu HC uma hora ANTES do Sunday Night Football final da temporada. Obrigado, Browns, sempre podemos contar com vocês!!

Então o saldo acabou sendo de Rod Chudzinski e Gary Kubiak antes do final da temporada, e mais uns quatro na semana seguinte. Mas confesso que eu acabei me enganando em um aspecto dessa: eu tinha certeza que um dos técnicos demitidos ia ser Ron Rivera. E no começo do ano, tudo indicava o mesmo: o Panthers perdendo alguns jogos apertados pela incompetência e temeridade do seu técnico, seu grande problema como HC. Ai Ron Rivera decidiu que ia mudar de vida, criou Riverboat Ron, virou o técnico mais agressivo da NFL, e como consequência seu time mudou da água para o vinho e ele levou Coach of the Year. Sorte que não coloquei nomes nessa previsão.

Veredito: Sucesso



Os cinco times a ficar de fora dos playoffs serão: Colts, Vikings, Redskins, Ravens e... Falcons

Essa é uma brincadeira que eu faço todo ano. Tirando o ano passado, todo ano pelo menos 5 times novos aparecem nos playoffs, foi assim por uns 9 anos seguidos, quebrou ano passado... e retomou nesse ano. Então minha brincadeira é tentar adivinhar, antes da temporada, quais são esses cinco times. E caso você não tenha reparado, Ravens E Falcons são dois finalistas de conferência de 2012 que eu tinha citado em um palpite anterior, ambos aparecem aqui... com sucesso!! Ta bom que eu achei que o Colts ia cair fora e eles queimaram minha língua, mas isso faz parte. Eu ainda acertei quatro de cinco, inclusive dois times (Falcons e Ravens) que muita gente teria medo de colocar em uma lista dessas. Então esse foi um grande acerto mesmo com só 80% de precisão. Nailed it!

Veredito: Sucesso


Então terminamos a temporada 5-2 nas nossas bold predictions, o que não é nada mau. Considero uma coluna de sucesso. Na mesma coluna, no entanto, eu pedi a alguns amigos - e depois aos leitores - que dessem suas próprias bold predictions para a temporada. Abaixo as que acertaram, e algumas menções honrosas. Vocês podem conferir todas elas na coluna original.


Adelmo Oliveira (Giants): Michael Vick não será titular por mais que seis jogos

Entre lesões e enfim sua ida para o banco quando Foles estourou, Vick teve exatamente seis jogos como titular do Eagles na temporada. Essa acabou dando bem certo.

Ases (Steelers): Eagles ganhando a divisão esse ano

Mais um que ganhou uma aposta graças ao Eagles. Poucos times atraíram mais interesse antes da temporada. Em uma nota relacionada, essa é a terceira aposta nessa coluna que deu certo com o Eagles, então...


Renan Galvão (Colts): Luke Kuechly será o jogador defensivo do ano.

Outro que cravou o nome e saiu vitorioso. Ainda que eu tenha sido um crítico até certo ponto da vitória do Kuechly - ele não foi sequer o melhor da sua posição na temporada, e nenhum defensor teve um impacto maior E teve menos ajuda dos companheiros do que Robert Matthis - ele foi um grande jogador em uma grande temporada, e o Renan leva as honras para casa em parte por causa do jogo de 17 tackles contra o Saints.


Danilo Vilas Boas (Ateísta de NFL): Cowboys terminarão o ano 8-8 e perderão os playoffs. Bah... isso não é bold prediction, é retrospectiva, então vamos melhorar:

Cowboys chegarão na semana 11 com 8 vitórias precisando de mais uma vitória pra assegurar playoffs, e perderão todos os jogos dali pra frente, a maioria por uma posse de bola. Romo irá de candidato a MVP a mais odiado da liga em menos de meia temporada.

Eu sei que o Danilo mudou a previsão e não acertou em cheio, mas nada me fez rir tanto escrevendo essa coluna do que ler a primeira parte dessa previsão. 8-8 e perdendo os playoffs na última rodada, é um resumo da mediocridade recente de Dallas que um cara achasse que apostar nisso era FÁCIL DEMAIS!! Sensacional. Danilo leva o troféu"Bold Prediction de Ouro" de 2013.


Antes de terminar, algumas menções honrosas de pessoas que não acertaram, mas merecem consideração:

Thierri Freitas (Saints): Tom Coughlin será demitido essa temporada

Essa foi de longe o palpite que mais gerou críticas e estranheza, já que Coughlin é eterno e ganhou dois Super Bowls em New York. Todo mundo achou que era um péssimo palpite. Dai o Giants teve um dos piores começos da história da franquia, muita gente criticou Coughlin, veio a tona todo tipo de notícia sobre como o clima não estava bom e TC poderia usar a idade avançada como motivo para se aposentar, e de repente o Thierri parecia um gênio. O Giants acabou vencendo alguns jogos e salvando sua honra no final da temporada, e a insatisfação geral com a temporada acabou motivando a saída de outros membros da comissão técnica mas não Coughlin. Mas para um palpite que era considerado o pior da coluna, nenhum gerou mais buzz do que esse, e eu teria achado sensacional caso acertasse.

João Paulo (Jets): Peyton Manning será MVP, mas o Super Bowl será disputado entre 49ers e Patriots. 49ers campeão!

Obviamente o Super Bowl foi entre Seahawks e Broncos, mas como Manning FOI o MVP e Niners e Patriots chegaram nas finais de conferência, o João ganha um "close enough!".

Mateus Cavalcanti (Steelers): Wilson, RG3, e Kaepernick (que não é sophomore, mas enfim) vão sofrer com a sophomore slump e Andrew Luck vai destruir conceitos de regressão e ser o MVP.

Não da para dizer que o Mateus acertou, mas não passou tão longe: Wilson, RG3 e Kaepernick viram seus números cair em relação ao ano passado, e Luck foi o único QB da Gang of Four que aumentou seu rendimento estatístico. Ainda que seja difícil chamar as boas temporadas de Wilson e Kap de sophomore slump, fato é que Luck aumentou sua produção e os demais não. E Luck realmente teve uma temporada que desafiou a regressão comum levando o Colts aos playoffs, então foi um bom palpite. 


Até semana que vem, e não esqueçam de curtir nossa página no facebook!

2 comentários:

  1. Cara, você destrinchou meu pensamento de forma correta. Eu realmente achei fácil demais dizer que o Dallas ia ficar 8-8, então decidi colocar uns detalhes dramáticos no meio. Pobre Dallas, e pobre Romo.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter acertado, como torcedor do Colts eu torci bastante pro Mathis levar o DPOY justamente porque liderar a Nfl em sacks quando se é o pass rush praticamente sozinho de uma equipe .

    ResponderExcluir