Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prêmios de final de temporada - versão NBA

Joakim Noah não acredita que ganhou dois prêmios no TMW


Eu sei que o blog anda parado, mas é por um bom - um ótimo - motivo. Estou me dedicando no momento a dois grandes projetos, que tem tomado todo meu tempo livre para o assunto. Esses dois grandes projetos devem pintar por aqui (e um deles no SpinballNet também) semana que vem, espero que no mais tardar. Mas enquanto isso, só para não deixar isso aqui totalmente morto, vou fazer uma versão mais curta de uma coluna que eu particularmente gosto: prêmios de final de temporada.

No caso, é para falar dos prêmios da NBA: MVP, Rookie of the Year, Most Improved Player, Sixth Man of the Year, Coach of the Year, e Defensive Player of the Year. Depois, aproveitando, os três times All-NBA para fechar. Vou tentar me alongar menos que de costume em cada um porque a idéia é fazer isso rápida e eficientemente. 


Most Valuable Player: Kevin Durant

Merecem consideração: Lebron James, Blake Griffin, Joakim Noah

Se você colocar uma arma na minha cabeça e me perguntar quem é o melhor jogador da NBA na atualidade, eu provavelmente ainda vou responder Lebron James. Ele é brutalmente eficiente, defende quatro posições, e é um dos jogadores mais completos a pisar em uma quadra de basquete - ele ainda tem uma certa vantagem sobre Kevin Durant. Cada vez menor, mas ainda uma vantagem.

Mas fato é que LeBron não foi um jogador melhor na temporada 2014 do que Kevin Durant. Jogando a força total, LeBron é o melhor dos dois, mas ele jogou poucas vezes assim em 2014 e regrediu em praticamente todos os fundamentos: seus rebotes e assistências caíram em quase 1 por jogo, sua defesa foi extremamente inconsistente o ano todo, seus números de roubos e tocos foram os piores da carreira, e seu turnover % o maior. Ele simplesmente não se dedicou constantemente essa temporada, e seu jogo decaiu. Não que eu culpe LeBron, claro - ele está vindo de dois títulos no qual jogou mais de 6000 minutos, jogou as Olimpiadas no que deveriam ser suas férias em 2012, e claramente sentiu o peso de tudo isso nos playoffs do ano passado. É natural que ele se poupe e aprenda a proteger seu corpo e seu fôlego para quando realmente importa. Não da para criticá-lo por isso.

Mas se estamos falando do melhor jogador de 2014, que é o que importa para o prêmio, isso deve ser levado em consideração. Em contraste, Durant jogou a força total a temporada inteira e teve que evoluir cada vez mais seu jogo  (principalmente sua defesa e seus passes) para levar o Thunder para frente sem Russell Westbrook, e ele teve uma temporada histórica assim: 32-7.5-5.5, 50-40-87 nos arremessos, recorde da era moderna da NBA para mais jogos consecutivos com 25 pontos ou mais, e teve 45 jogos de 30+ pontos (quinze a mais que o segundo colocado) e 13 de 40+ pontos (mais do que os números 2, 3 e 4 da NBA somados). Ele liderou a NBA em PER, WS e WS/48. E ele foi fantástico do começo ao fim, consistente como ninguém, e imparável sempre que quis ser. Quando pensar na temporada 2014 daqui a alguns anos, primeiro eu vou pensar em Kevin Durant. Para mim essa é a marca de um MVP. 


Rookie of the Year: Victor Oladipo

Merecem consideração: Michael Carter-Williams, Mason Plumlee, Trey Burke, Tim Hardaway

Sempre é difícil e contra-recomendado tirar conclusões sobre classes de draft com uma amostra tão pequena quanto um ano, mas nossa senhora, como essa classe foi ruim!! Apenas uma meia dúzia se salvou na temporada de calouro, as escolhas #1 e #3 tiveram Win Shares negativos, a #5 mal entrou em quadra, a #6 DE FATO não entrou em quadra, e só dois jogadores com pelo menos 700 minutos tiveram PER acima da média da liga (Plumlee e Carter-Williams). 

Entre todos esses, Oladipo foi para mim o que mais se salvou. Eu sei que é uma escolha impopular e que muita gente vai apontar os números superiores de MCW como prova de que ele deveria ter sido ROY. Me permitam fazer o caso por Oladipo em alguns pontos:

1. Uma das fontes dos números inflados de MCW (17-6-6 contra 14-4-4) é porque ele joga no time com maior ritmo, ou posses de bola por jogo, da NBA, enquanto o Magic de Oladipo joga em um ritmo mediano. Isso significa mais posses de bola e portanto mais jogadas para acumular estatísticas. Normalizando para o mesmo número de jogadas para ambos os jogadores, temos que a cada 100 jogadas MCW tem média de 20-7.5-7.5 e Oladipo tem médias de 20-6-6. Os números ainda são melhores? Claro. Mas não tanto.

2. Oladipo é um jogador ofensivo muito mais eficiente. Ele está arremessando 42% de quadra, 32% de 3PT e 78% da linha do lance livre. Em comparação, Michael Carter-Williams arremessa 40%-25%-69%. Oladipo não é um bom arremessador ou um jogador ofensivo eficiente, mas ele parece Steve Nash perto de MCW nesse quesito.

3. Oladipo é um jogador defensivo muito superior. Orlando é 6 pontos/100 posses pior na defesa sem Oladipo, e ele segura adversários a 0.77 pontos por posse em jogadas de pick and roll, e 0.81 em jogadas em geral. Enquanto isso, o Sixers é um time melhor defensivamente sem MCW em quadra. E por falar nisso...


4. Michael Carter-Williams é o segundo melhor jogador de um time que perdeu 26 jogos seguidos. Leia isso de novo.

5. Eu assisti muitos jogos desses dois times só para ver Oladipo e MCW jogarem, porque eu tenho uma fascinação por calouros. Acreditem: MCW foi só piorando conforme o tempo foi passando. Seus números chamam atenção porque ele tinha a bola nas mãos o tempo todo e total liberdade para fazer o que quisesse para um time que tentava perder o máximo possível. Ao longo do ano, MCW foi desenvolvendo todo tipo de habito ruim - saia de posição para tentar pegar rebotes, atacava linhas de passe em busca de roubos deixando a defesa totalmente aberta, tentava fazer a jogada mais chamativa ao invés da mais eficiente, e basicamente parecia que estava jogando My Player no PS3. Enquanto isso, Oladipo evoluiu ao longo do ano em uma força dos dois lados da quadra, jogando excelente defesa e cumprindo qualquer função que o Magic exigia dele: jogar em três posições, armar o jogo, defender jogadores maiores, etc. Ele dava ao seu time uma chance melhor de vencer a cada jogo.

E é por isso que eu prefiro de longe Oladipo a MCW ou qualquer outro calouro dessa classe no momento. Ele não é um produto finalizado, mas causa maior impacto dos dois lados da quadra e é o único jogador dessa classe que me parece um futuro All-Star mesmo se nunca atingir seu potencial. Eu sei que é uma escolha impopular, mas eu não tenho a menor dúvida.


Coach of the Year: Jeff Hornacek

Merecem consideração: Greg Popovich, Terry Stotts, Dwayne Caasey, Tom Thibodeau, Steve Clifford, Rick Carlisle, Doc Rivers, Mike Budenholzer

Caso você ainda não tenha reparado pelos 12 apóstolos nas menções honrosas, deixa eu deixar isso bem claro: esse foi um ano sensacional do ponto de vista dos técnicos, e esse prêmio poderia ir para um enorme número de pessoas diferentes e ainda estar em boas mãos. Eu não vou desperdiçar seu tempo falando do que cada um desses caras fez para merecer estar nas considerações para o prêmio, mas tivemos todos os tipos de trabalhos, em todos os tipos de times, e todos eles merecem ser lembrados.

Meu voto vai para Hornacek por um simples motivo: sete meses atrás, todo mundo tinha certeza de que o Suns iria brigar pelas primeiras posições do draft. Só um jogador dos seus sete principais (Goran Dragic) começou mais de 45 jogos em 2013, eles trocaram seu segundo melhor jogador (Marcin Gortat) por uma escolha de draft, e era esperado que fossem usar todo tipo de jogador aleatório (Miles Plumlee, PJ Tucker, etc) ou refugo (Channing Frye, Gerald Green) por tempo demais para dar certo, além da experiência com dois armadores (Dragic e Bledsoe) que não tinha como dar certo. Dai o time começou a ganhar, a dupla Bledsoe-Dragic destruiu todo mundo no seu caminho, Dragic evoluiu em um dos melhores armadores do mundo, tudo se encaixou, e hoje eles estão prestes a se classificar para os playoffs em um Oeste historicamente competitivo. De segundo pior time da pré temporada para 9th em eficiência na temporada, o que o Suns fez essa temporada foi impressionante, e Hornacek merece grande parte dos créditos. Trabalho inacreditável.


Most Improved Player: Gerald Green

Merecem consideração: DeAndre Jordan, DeMar DeRozan, Taj Gibson, James Johnson, Lance Stephenson

Esse é um prêmio difícil, porque "Most Improved" é muito subjetivo e abrangente, e assim como no caso do MVP, não tem um critério único. Muitos jogadores melhoram seus números de forma impressionante, mas as vezes não é o jogador que melhorou, ele só ganhou mais minutos e um papel maior na equipe. As vezes votam em um jogador jovem, como Anthony Davis, que mostrou grande evolução, mas também não gosto - não é ESPERADO que esse tipo de jogador (jovem, escolhido no topo do draft apenas um ano antes) evolua nesse ritmo? Então é difícil padronizar, e cada um tem seu critério. Eu evito tanto evoluções esperadas (ex-Top5 picks nos seus primeiros anos, jogadores nos dois primeiros, etc) como jogadores iguais que ganharam um papel melhor.

Por isso Gerald Green. Pra quem não lembra, ele passou dois anos e meio jogando na Russia sem espaço na NBA, antes de voltar, fazer isso aqui e brilhar em alguns jogos irrelevantes de final de temporada pelo Nets. Ele imediatamente foi para o Pacers como o jogador energético para vir do banco e mudar o jogo, mas foi um imenso fiasco e logo foi chutado para Phoenix (junto com Miles Plumlee e uma escolha de primeira rodada) por Luis Scola. Dai, assim como todo o time do Suns, ele explodiu essa temporada: está anotando 16 pontos por jogo em apenas 28 minutos, chutando 40% de três pontos, e sendo tudo que o Pacers esperava dele ano passado. 

Não são apenas nos números, no entanto - é como ele tem feito. 40% de 3PT é impressionante para qualquer jogador, mas agora ele não tem sido apenas um cara que fica esperando a bola. Ele está criando seu próprio arremesso, chutando 41.1% em pull-up 3PT, e com ridículos 46% de aproveitamento nas bolas de três da zona morta. E agora ele tem aproveitado essa eficiência ridícula para colocar sua habilidade atlética em uso, atraindo closeouts e atacando os espaços deixados pelos adversários que tentam tirar sua bola longa, usando sua incrível habilidade física para atacar o aro (65% na área restrita) e cavar faltas (2.8 FT por jogo, de longe a melhor marca da carreira). Ele sempre teve as ferramentas, mas agora parece ter finalmente descoberto como usá-las.

Pelo ridículo salto em produção e evolução no jogo, sem falar que fez isso DOIS ANOS depois de ter estado fora da NBA, ele ganha o meu prêmio de MIP.


6th Man of the Year: Taj Gibson

Merecem consideração: Jamal Crawford, Markieff Morris, Marco Belineli, Vince Carter

Taj Gibson fez muitos avanços em 2014 e merecia consideração para o MIP, mas como não levou, tem que se contentar com esse aqui. Ele sempre foi um dos melhores defensores de pick and roll da NBA, mas o que fez dele o vencedor desse prêmio dessa vez foi seu ataque. Gibson sempre insistiu muito no seu arremesso de meia distância, mas esse ano ele começou a acertar - o aproveitamento pulou de 32% para 39%. Ele também funciona muito bem em sincronia com Joakim Noah, cortando muito bem para a cesta e fazendo uma ótima combinação high-low com o francês. Ele não é exatamente Tim Duncan no ataque, mas agora é um ativo.

A evolução de Gibson foi tanta que Carlos Boozer desapareceu quase por completo da rotação do Bulls no quarto período - Thibodeau se sente totalmente confortável mantendo Gibson lá, com uma enorme melhora defensiva mas sem agora precisar sacrificar tanto no ataque. Ele manteve o forte do seu jogo, assumiu uma responsabilidade maior no ataque, e aumentou sua eficiência como nunca, e foi talvez o segundo melhor jogador do Bulls nessa arrancada final.


Defensive Player of the Year: Joakim Noah

Merecem consideração: Roy Hibbert, Tim Duncan, Andre Iguodala, Andrew Bogut, Dwight Howard

Em termos puros, talvez Hibbert seja o jogador de maior impacto defensivo na NBA hoje. Ele segura adversários a 41.5% de aproveitamento perto da cesta - de longe a melhor marca da NBA - e, por bem ou por mal, é o principal defensor da defesa #1 da temporada. 

Mas Hibbert tem caído vertiginosamente nas últimas semanas (junto com todo o time do Pacers), o que dificulta sua candidatura. Ele ainda tem sido um monstro defendendo o aro, mas ele tem passado cada vez menos tempo perto do aro fazendo esse papel - tem saído cada vez mais de posição, tentando atacar quem tem a bola longe da cesta, e isso obviamente prejudica a sua defesa e do time. Ele tem sido ruim o suficiente para abrir a porta para outro jogador levar o troféu.

E não é como se Noah não tivesse as credências para isso. Ele é o pilar defensivo E o melhor jogador da segunda melhor defesa da NBA. Sua defesa não é o mesmo estilo "montanha de braços levantados na frente do aro", é uma defesa muito mais móvel, hiperativa que está em todos os lugares fazendo tudo o tempo todo. Ele ataca quem tem a bola, faz a blitz em arremessadores, corta linha de passes e ainda consegue voltar para defender o aro. Ele força turnovers em quase 9% das posses que defende, e segura adversários a um PPP (ponto por posse) de 0.73 em jogadas de pick and roll - 14th melhor marca da NBA. E ele esteve pegando fogo desde que a temporada começou a entrar na reta decisiva, sendo que essa defesa hipermaníaca é o principal motivo pelo qual o Bulls se tornou um time surpreendentemente assustador mesmo depois de perder Rose e Deng. Sua defesa é mais completa e consistente que a de Hibbert, e a má fase do pivô do Pacers deixa aberta a disputa o suficiente para Noah levar o prêmio.


First, Second e Third All-NBA Teams


Para quem não lembra ou não sabe, os All-NBA Teams funcionam assim: São três times, cada um com cinco vagas. Dois guards, dois forwards, e um Center. Não importa a posição específica (se é PG ou SG, ou se é SF ou PF), mas precisa obedecer a essa proporção de 2-2-1. Geralmente essa é a que envolve mais reclamações, mas tentem entender que os espaços no time são limitados. Um jogador não aparecer aqui não quer dizer que ele é um lixo, só que tem jogadores a mais para espaços de menos.

First Team All-NBA: Steph Curry, James Harden, LeBron James, Kevin Durant, Joakim Noah
Second Team All-NBA: Chris Paul, Goran Dragic, Blake Griffin, Kevin Love, Dwight Howard
Third Team All-NBA: Kyle Lowry, Mike Conley, Dirk Nowitzki, Paul George, Tim Duncan

Explicações agrupadas para facilitar a vida:

Guards: Harden tem que ser 1st Team All-NBA depois desse final alucinante de temporada que teve,  finalmente se restabelecendo como o melhor SG da NBA agora livre de lesões, e a dúvida era quem iria ocupar a outra vaga. Fiquei com Curry porque Paul perdeu quase 20 jogos machucado, porque Curry teve um impacto dentro/fora de campo maior do que quase qualquer jogador da NBA, e porque  a verdade é que o Clippers decolou de vez quando Blake Griffin assumiu o papel de Alpha Dog do time (se CP3 não tivesse machucado, provavelmente estaria no 1st Team). Dragic foi o terceiro melhor PG da temporada, então fica junto de CP3.

Para o terceiro time, era uma disputa entre quatro jogadores: Kyle Lowry, John Wall, Tony Parker e  Mike Conley. Fiquei com Conley (por ser o melhor PG defensivo entre os de elite e por sua estabilidade., e seus números não são tão bons a primeira vistaem parte porque o Griz é o time com menos posses da NBA) e Lowry (mais estável e mais sólido que o volúvel mas explosivo Wall), mas qualquer combinação estaria de bom tamanho. Parker foi a omissão mais difícil porque o nível de dificuldade de conduzir o ataque do Spurs é imenso, mas ele perdeu quase 15 jogos, jogou menos de 30 minutos e não teve um encargo jogo-a-jogo tão grande quanto Lowry e Conley.

Forwards: Essa é muito fácil no começo e muito difícil no fim. Durant, Lebron e Griffin são 1-2-3 (ou 1-2-4) na minha votação para HR, então é fácil encaixar os três primeiros forwards. Love também me parece que merece o lugar no segundo time, seus números foram espetaculares (26-13-4, com 46-38-82 nos arremessos) e o Wolves teve um bom saldo de pontos apesar de tudo. Dirk também não pode faltar nesse time, ainda que caia para o 3rd: um dos jogadores mais underrateds de 2014, Dirk é o pilar central de um ataque que conta com Monta Ellis, Vince Carter, Shawn Marion e Sam Dalambert e consegue ser o terceiro melhor da NBA. E a chave para tudo isso é  a consistência e eficiência de Nowitzki, com seus 22 pontos, 50-40-90 nos arremessos e mágica de meia distância e de costas para a cesta (ele está chutando 50% de meia distância, um número impossível e acho que proibido).

Ai começa o problema, pois só sobra uma vaga para escolher um de Anthony Davis, Paul George, Carmelo Anthony, LaMarcus Aldridge e Josh Smith (o último é mentira). Depois de muita consideração e diversas mudanças de opinião, acabei ficando com George por muito pouco. Ele tem jogado mal na reta final de temporada, mas ele é o melhor jogador de uma Top2 seed e ainda tem bons números agregados na temporada, especialmente se ajustarmos para o ritmo extremamente lento da equipe. Os números de Carmelo são um pouco superiors ofensivamente ajustando por ritmo, mas George compensa na defesa e sendo a estrela de um time superior, e tanto Aldridge como Davis perderam mais tempo com lesões. Isso não quer dizer que George é o melhor desses todos, só que é quem, na soma de todos os fatores, teve o melhor 2014, na minha opinião.

Centers: Joakim Noah, para mim, é um no-brainer para 1st Team: ele ganhou meu voto como DPOY, e mais importante, ele tem feito ofensivamente algo que não vemos desde... Bill Walton? TODO o ataque do Bulls passa por Noah, e depende totalmente da sua capacidade de fazer passes e armar o jogo do topo do garrafão. E ele faz isso a perfeição: ele tem quase SETE assistências por jogo desde Fevereiro, com menos de três turnovers, números históricos para um pivô. Nenhum pivô tem importância maior para seu time, e Noah é o que faz do Bulls um time perigoso.  Dwight também me pareceu uma escolha fácil para segundo time, sua melhor temporada desde seu auge em Orlando, dos dois lados da quadra.

Para finalizar, a última vaga ficou entre Al Jefferson (uma máquina ofensiva no post nessa temporada e o pilar do ataque do Bobcats) e Tim Duncan (um jogador muito melhor e mais completo, mas que joga menos minutos e menos jogos). Fiquei com Tim Duncan pelo seu impacto mais all-around, defesa fora de série, incrível consistência... e porque concordo com o Bill Simmons de que não da para não ter um cara do Spurs nesses times. San Antonio é o melhor time dessa temporada regular, e algum jogador precisa representar essa excelência. E Duncan ainda é o melhor e mais importante jogador do Spurs. 


Comentem, critiquem, deem os votos de vocês, perguntem, façam o que quiserem nos comentários. Só mantenham a educação.

16 comentários:

  1. Realmente eu concordo com todas as indicações.Só no 3º time que eu ainda acho que outros nomes poderiam ser lembrados mas é uma escolha difícil.A temporada do Demar DeRozan é muito boa e o crescimento dele realmente impulsionou a boa campanha do Raptors(junto com outros fatores é claro).O D.Wade também teve uma temporada muito sólida,subindo seus números que vinham caindo desde a formação do Big 3.Mas de qualquer jeito a temporada de Kyle Lowry e Mike Conley realmente foram muito boas também.Nessa posição de Guards(Tanto PG quanto SG) a NBA está muito bem servida,fica difícil escolher só alguns pra montar os times ideais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa,reparei agora que você citou o Al Jefferson.Eu particularmente o colocaria no segundo time no lugar do D12.

      O impacto dele no bobcats foi estrondoso,seu jogo é sólido,especialmente no ataque.Tudo bem que o Dwight é mais completo mas pra mim é um caso parecido com Durant/LeBron.O LBJ é superior mas a temporada do Durant foi espetacular,superior a do LeBron.Do mesmo modo,Howard é melhor que o Big Al mas a temporada do Jefferson foi superior,tanto em números quanto em impacto para o time.Provavelmente o fato de jogar no Bobcats diminui um pouco sua visibilidade.

      O engraçado é que agente falou tanto da falta de qualidade na posição de Center nesses últimos anos na NBA,mas o Al Jefferon esses anos todos tem feito grandes temporadas,desde tempo do Wolves e no seu auge com o Bobcats e agente acaba não reparando tanto.

      Excluir
    2. Ok, vamos por partes. DeRozan, como voce pode ver, ganhou menção para MIP, mas achei que era demais ele E o Lowry disputando vagas nas últimas vagas de guard, e daria uma pequena vantagem para o Lowry no quesito (que acabou levando uma vaga). Também não da para incluir o Wade contra essa boa concorrência sendo que ele perdeu 30 jogos.

      Sobre os Centers, depois de Noah no 1st Team, eu aceito qualquer combinação. Jefferson teve o maior papel individual que qualquer pivô não-Noah, provavelmente, e desempenhou muito bem. Mas eu ainda fico com Dwight e Duncan, dois jogadores superiores (especialmente na defesa), especialmente Duncan que é o melhor jogador no melhor time da NBA.

      E essa "falta de qualidade" de pivôs dos últimos anos foi extremamente exagera. Houve sim, no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, uma falta de pivôs, mas foi amplamente exagerada. Logo times se adaptaram, novos talentos foram surgindo, e hoje a classe de pivôs é excelente: Noah, Gasol, Dwight, Duncan, DMC, Jordan, gêmeos Lopez, Drummond, Hibbert, Pek, Vucevic... Big Al, Horford, Gortat... Talvez seja a segunda posição mais profunda da NBA hoje, tirando PG.

      Excluir
  2. Considerações aleatórias porque eu fiz esse esboço às duas da madruga e agora que fui postar não quis organizar melhor.

    - Fiquei feliz que você lembrou do Mike Conley. Pra mim, um dos mais underrateds dos jogadores da elite da Liga.
    - Dos seus motivos pra não colocar o MCW como ROY, dois deles eu pensava constantemente já: Ele é o segundo melhor de um time que perdeu 26 jogos, e ele vem piorando gradativamente desde o começo da temporada. Piorando tanto a ponto de talvez o considerarmos um bust tardio daqui a três ou quatro temporadas.
    - Noah é o jogador que todo torcedor queria no time. Noah faz o que o torcedor fanático pela franquia tem vontade de fazer se estivesse em quadra. Noah sempre arrebente nos finais de temporada e nos playoffs. Noah é legal demais.

    E agora os meus prêmios:
    MVP: Durant - não preciso falar nada.

    ROY: Trey Burke - vejam o Jazz com e sem Burke.

    COY: Thibs. Eu concordo que tecnicamente o que o Hornaceck está fazendo talvez seja mais difícil. Mas a atitude do Thibodeau de peitar a burrice que diretoria e se recusar a tankar é um exemplo bom demais de caráter e hombridade pra eu deixar passar. O cara perde duas peças fundamentais e leva o time dele a ser considerado uma ameaça nos playoffs, mesmo todo capenga. Ele merece.

    MIP: Gerald Green. O homem que é capaz de pular outro ser humano (detalhe: este outro ser humano é um jogador de basquete) agora mostrou que também está saindo da turma do "só sabe enterrar". O melhor dunker da NBA agora também é um jogador decente.
    Um jogador que merece citação aqui é o Patty Mills que ganhou alguns jogos pro Spurs quando estavam desfalcados de meio time titular.

    6th man: Esse prêmio é de longe o mais difícil e escolher um dentre uma lista de uns 12 nomes aqui não é nada fácil. Tive contade de escolher Jamal Crawford por ter feito um monte de jogos impressionantes ajudando o Clippers a segurar a barra sem o CP3.
    Também pensei seriamento no Belinelli por ter se entrosado tão rápido e aprendido tão rápido a jogar num time tão redondo como o Spurs, e por ter salvo o San Antonio em vários jogos.

    DPOY: Noah, porque ver o Noah defendendo faz você acreditar no amor à camisa de novo.

    Não vou fazer as listas dos times da temporada, porque é muito difícil, vamos ter de deixar muita gente boa pra trás e provavelmente cometer algumas injustiças.

    Agora, os prêmios que eu acho que a NBA vai atribuir, embora não concorde com ela:

    MVP: Durant.
    Rookie: MCW - primeiro caso na história em que um calouro ganha o prêmio por causa do primeiro jogo da temporada. Na verdade, só porque quebrou uma marca de LeBron James no seu primeiro jogo.
    Coach: Popovich.
    MIP: DeAndre Jordan.
    6th man: Manu Ginobili (por incrível que pareça).
    DPOY: Hibbert.

    ResponderExcluir
  3. Vou misturar comentários com minhas próprias indicações, porque eu sou um verme preguiçoso.

    MVP - Durant, que também leva o prémio de NOTY (Nickname of the Year) por "Slim Reaper".
    BTW, senti falta de uma menção ao Steve Curry (sic). Nenhum armador da NBA tá jogando o que ele joga atualmente.

    ROY - Posso ser escroto, considerar só os últimos 10 jogos da temporada e eleger o Gorgui Dieng? Não, né? Então vou de Oladipo mesmo. O que é uma pena, porque eu vejo mais potencial no Carter-Williams que nele... mas o Sixers tá fazendo um ótimo trabalho em ESTRAGAR o pirralho já em seu ano de estreia. Do jeito que as coisas andam, vejo o MCW daqui a alguns anos não só como um jogador absolutamente medíocre, mas também fominha, metido a estrela e sem entrosamento algum com os companheiros. Por que não inventaram uma lesão pra tirar o coitado desse clusterfuck e deixar ele, o Noel e possivelmente o Embiid estrearem juntos em 2015? >_>

    Coach: Tom ThiboDEUS. Avaliando objetivamente, seria um páreo duro entre o Hornacek e o Casey (Pop é hors concours, convenhamos)... mas aqui meu coração de torcedor fala mais alto. Além de continuar sendo o melhor técnico defensivo da NBA, o Thibs mostrou esse ano que sabe motivar um time como ninguém, e que não importa quantas peças importantes sejam tiradas do elenco, ter ele como técnico é garantia de playoffs, mando de quadra e vitória contra o Heat no jogo 1. #fucktanking

    MIP: queria eleger o Augustin, mas concordo com seu argumento de que melhoras situacionais não deveriam ser consideradas. Então, minha escolha depende do que significa o termo "improved". Eu vejo duas interpretações possíveis: a de evoluir seu jogo, incorporando a ele coisas em que você nunca teve sucesso (e nisso o melhor foi o Green) e a de literalmente melhorar - isto é, fazer o mesmo de sempre, mas com maior competência/habilidade, sem necessariamente se reinventar (e nisso eu fico com o Stephenson).

    6th Man: Belinelli. Falo isso como um torcedor do Bulls que não via nada de mais no cara em 2013 e agora MORRE DE INVEJA

    DPOY: Err... preciso mesmo dizer? Dica: o nome dele tem as mesmas iniciais de "Jornal Nacional".
    (Ah, e nenhuma mençãozinha ao Kemba Walker? Nunca parei pra checar os números dele, mas se ele não for o o melhor PG defensivo da atualidade, pelo menos chega bem perto!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantes seus comentários. Não tinha parado para pensar, mas o Bulls tem tenta gente merecendo prêmios que dá um texto reflexivo. Noah, Gibson, Augustin, Thibs... Como um time inicialmente apontado como candidato ao tank pode hoje ser tão forte? Além de Tibs e Joakim "Raça" Noah não consigo imaginar outra resposta.

      E um PG defensivo melhor que Kemba Walker é George Hill.

      Excluir
    2. Curry ganhou sua menção no 1st-Team All-NBA. Eu tinha ele em quinto na MVP Race, mas os quatro se distanciaram demais na reta final. Acabou sendo cortado na última hora.

      Interessante que ambos colocaram o Thibs de COY. Eu certamente acharia válido, ele mandou um gigantesco EFF-YOU pra diretoria que perdeu Rose e torcou deng para tankar - agora vão para os playoffs e é bom que gostem. Noah + Thibs = Playoffs, não importa se eu seja o PG. E btw, como lembrou o Bill Simmons na sua coluna da semana, se o Noah for 1st TEam All-NBA (e vai ser), o bonus do seu contrato joga o Bulls para cima da luxury tax, o definitivo FUCK YOU pros donos muquiranas do time.

      Sobre o Kemba, eu pensei nele para menção honrosa de MIP, mas acabei deixando de fora pela minha política de dar um peso menor para escolhas altas de drafts nos primeiros anos de NBA e porque seus números estão iguais aos de 2013 (chutando menos de 40%). Mas ele melhorou bastante na defesa sim. Ele melhorou muito acompanhando pick and rolls e atacando linhas de passe com sua velocidade, algo importante no esquema do Cats. Mas ele ainda é baixo, e se perde demais quando precisa marcar jogadores fora da bola ou passar poor muitas screens. Ele acabou sendo um defensor melhor do que quase todo mundo antecipava, é acima da média, mas não é um grande defensor. .

      Excluir
  4. Eu não acredito que o Curry está no 1º time e o Melo está fora do All NBA team chutando mais de 40% da linha de 3, sério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabia que muita gente ia reclamar do Melo, mas as suas duas reclamações são bem simples. Curry teve um 2014 histórico (24-8.5-4 com 47-42-88) e um impacto inigualável sobre seu time (Warriors é 15 pontos por 100 posses pior com ele no banco), e embora CP3 também tenha tido um ano espetacular no sue próprio mérito, Paul perdeu 20 jogos no ano e viu o time manter o ritmo sem ele. Pra mim Curry teve no conjunto um ano melhor.

      Sobre o Melo, culpe o ano extremamente forte na posição. LeBron, Durant, Blake e Love não tem discussão. Dirk Nowitzki não tem como não entrar sendo o único bom jogador ofensivo de um Mavs que tem o terceiro melhor ataque da liga e vai chegar a 50 vitórias em um ultra-competitivo Oeste. Sobra uma vaga para George, Aldridge, Melo e Davis, e ai é um toss up entre quem você preferir. Eu fico com George por todo seu impacto defensivo e por ser o melhor jogador de uma Top2 seed, voce pode ter uma opinião diferente mas não tem nada de absurdo ai.

      Excluir
    2. O Dirk não vai entrar no da NBA propriamente dito, o Love vai virar center em um desses pro Melo e o LaMarcus entrar... Eu acho que vai ficar mais ou menos assim:

      CP3 - Harden - LeBron - Durant - Noah
      Curry - DeRozan - Melo - Griffin - Love
      Wall - Dragic - George - Aldridge - D12

      Seria o mais justo na minha opinião, Duncan teve uma temporada legal pela idade e tudo mais, mas jogou menos que LMA e Melo claramente, Dirk tem o que você disse, mas eu duvido que entre também

      Excluir
    3. Você está pensando em All-Star Teams, onde você coloca três jogadores "frontcourt" independente da posição e pode improvisar jogadora. Mas os All-Nba não funcionam assim, tem que ser no formato 2-2-1 e as posições já estão pré-estabelecidas. Você não pode improvisar Love, Griffin ou whoever como Centers se eles já estão como PFs.

      Excluir
    4. Bom. Vamos lá. Falando de Sixers.
      Não vejo Embiid no Sixers em hipótese alguma visto que eles possuem o Santa Claus.

      E lembrem que eles têm duas escolhas que podem entrar pro TOP(A outra é dos Sixers).

      Meu pensamento pra eles hoje passa abaixo.
      1- Já tenho meu pivô e meu armador, preciso pegar as outras 3 posições.
      2- Provavelmente terei uma escolha TOP3(estourando TOP5) e outra por volta da 10ª.

      Então o plano é:
      a)Não Tem Ala-Armador TOP nesse draft(Exum e Smart além de serem mais armadores estão no meio entre as duas escolhas deles. Gary Harris não deve subir tanto.) então preciso de um Pf e um SF com essas escolhas.
      b)Eu tenho dois SF super cotados no alto do draft e depois só acima de 12(se pensar em McDermott como SF, eu não).
      c) Tenho PF a vontade pra escolha próxima a 10ª.

      Não há dúvidas. Pegue Wiggins ou Parker na primeira escolha se possível. Se cair pra nº3 ou nº4 sem eles pegaria Randle. Na Nº5 que seria o máximo pela ordem iria de Exum.

      Com a mais alta eu montaria minha lista de preferências de ala-pivôs pensando em como complementar bom velhinho no garrafão.

      Meu sonho como Gm dos Sixers seria sair com uma das opções por ordem de preferência.
      1) Parker e Vonleh. MCW-Parker-Vonleh-Father Christmas
      Apenas um organizador de jogadas, um pontuador e muita defesa no garrafão.
      2) Wiggins e Vonleh. MCW-Parker-Vonleh-Father Christmas
      Mais um organizador de jogadas, atleticismo e defesa no perímetro e muita defesa no garrafão.
      3) Randle e Saric. MCW-Saric-Randle-São Nicolau
      Um armador, um ala completo e super técnico que pode jogar em várias posições no perímetro e muitos rebotes e defesa no garrafão.
      3) Exum e Vonleah. MCW-Exum-Vonleah-Pai Natal
      Dois controladores de bola que atacam muito a cesta e pressionam roubos na linha de passe e muita defesa no garrafão.


      Só ver como serão as escolhas que vão cair pra eles e escolher um caminho a seguir.

      Não sei se gostam das idéias. srsrsr.

      Abraços.

      Excluir
    5. PS: São 5 da manhã e ainda não dormi, considerem isso na leitura do meu comentário. srsrsr.

      Excluir
    6. Pra mim o Sixers não pode ser exigente e pegar o melhor jogador disponível. Entendo que garrafão não seja prioridade por terem Young e Noel, mas se algo como Embiid na 3th pick estiver disponível depois de Wiggins e Parker, eles devem pegar primeiro e pensar depois (AKA colocar o Noel de PF - onde gosto mais dele - e trocar o Young). Tanto Noel como MCW podem jogar em duas posições (PF/C e PG/SF), então acho que posição devia ser um fator menos importante na tomada de decisões da equipe - como as características dos jogadores se combinam é bem mais importante.

      E eu discordo sobre o Harris. Se ele estiver disponível na segunda pick do Sixers (a do Pelicans), tem que ir atrás dele sem pensar duas vezes. Ele é bom demais e encaixa como uma luva nesse time, especialmente se tiver um SF atlético vindo na primeira escolha. Pra mim o ideal seria Wiggins ou Parker com a escolha própria, dai Harris com a do Pelicans.

      Excluir
    7. Bom dia Vitor. Perdoe pela demora em responder.

      Realmente acho o Noel melhor de Pivô mas vejo esse draft perfeito para um complemento e formar um ótimo garrafão. Acho isso algo importante demais pra competição na NBA. Garrafão é a base de qualquer defesa.

      Se eu conseguir o Wiggins ou Parker na escolha mais alta eu não tenho a melhor dúvida que se deve ir atrás de um PF/C com a segunda escolha para complementar o garrafão.

      Não consigo ver Gary Harris antes do trio Vonleh, Gordon e Saric.

      Mas tenho fetiche por fortes garrafões e defesas potentes. Rs.

      Será que eles topariam o 3º pivô contundido seguido? Acho que deve rolar trauma por lá. rs.

      Excluir
  5. Só pra não passar batido, pra mim o Griffin merecia 1st team, se colocarem ele de Center no lugar do Noah eu também não vou achar nenhum absurdo, temporada pra lá de fantástica

    ResponderExcluir