Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

NFL Draft Running Diary - 2014

"DINDIIIIM!"



A noite do Draft, seja ele da NBA ou da NFL, é uma das minhas preferidas do calendário esportivo. É uma época de enorme incerteza e expectativa, uma noite quase mágica do ponto de vista das franquias. É quando, por bem ou mal, os futuros da NFL são definidos. Ache Russell Wilson na terceira rodada ou Tom Brady na sexta, e você está em ótima posição para o resto da década de competir por títulos. Gaste uma escolha alta em Jamarcus Russell ou Christian Ponder, e você estará atrasando o desenvolvimento da franquia em vários anos. No caso da NFL temos sete rodadas para um time tirar a grande sorte, ou mesmo até depois que ele acabar (pergunte a Kurt Warner e Victor Cruz). É a melhor e mais eficiente época para se reforçar, e portanto a mais problemática em caso de fracassos. Nada custa a um GM seu emprego mais do que fracassos em trazer bons jogadores.

Além da sua importância em determinar os rumos da NFL,  Draft tem outro atrativo: a incerteza. Tanto em relação ao futuro dos jogadores como ao que vai transpirar durante a própria primeira rodada, prever ou acompanhar tantas trocas e surpresas é praticamente impossível, e em uma era como a nossa de fácil acesso a informação onde cada noticia e novidade é anunciada antes de acontecer no twitter, isso acaba sendo um atrativo a mais.

Então para comemorar esse dia tão divertido, é hora de mais uma vez recorrer a um dos meus formatos favoritos de colunas: o running diary, um diário em tempo real do que transpirou naquela noite. Vamos a isto!!


8:50 - Bem vindos ao Running Diary do Draft da NFL 2014!! Hoje a noite, acompanhando comigo o Draft na caverna oficial do TMW estão meu pai, minha irmã e um chat no skype com oito torcedores dos mais variados times. Não garanto o bom gosto das piadas ao longo dessa coluna.


8:55 - Só mais cinco minutos até o começo da transmissão da NFL. Confesso que estou bastante interessado - esse Draft é extremamente profundo, com vários talentos excepcionais, e a quantidade de boatos de troca (inclusive no Top5) é incomum até para essa noite. O que provavelmente significa que isso será decepcionante. 


8:58 - Por falar nisso, hoje a tarde fiz cinco bold predictions para o Draft dessa noite. Elas foram as seguintes: Um time vai trocar para entrar no Top5; pelo menos cinco WRs saindo na primeira rodada; pelo menos três QBs na primeira rodada; nenhum RB na primeira rodada; e que a primeira rodada terá cinco trocas.

Em uma nota relacionada, apostei 20 dólares que o Teddy Bridgewater vai ser o primeiro QB escolhido na noite. Nenhum Draft está completo enquanto você não jogar dinheiro fora. 


9:04 - Lá vem Goodell. Tirando Gary Bettman, tem algum comissário mais vaiado em uma base regular... e talvez pior ainda, que mereça tanto essas vaias? Era negra dos comissários nos esportes americanos. Sorte que Adam Silver veio nos salvar.


9:06 - Começou oficialmente. E a ESPN parece determinada a zicar a escolha #1 do Texans, mostrando uma montagem de momentos da escolha de primeira rodada de 2002, David Carr. Ironicamente, o irmão de Derek Carr... que está nesse Draft, e que eu estou torcendo para ir para o Texans na segunda rodada. Pelo humor apenas.

The Texans are on the clock!


9:11 - Muita conversa sobre quem vai ser a primeira escolha. Pra mim não tem dúvida de que vai ser Jadeveon Clowney. A única dúvida é que time irá escolhe-lo. Texans parece estar pedindo duas escolhas de primeira rodada, uma de segunda e uma de terceira - em outras palavras, o resgate que o Rams recebeu por RG3 - e acho que ninguém vai pagar isso por um não-QB.


9:15 - E o Texans começa o Draft escolhendo Clowney. Era o esperado - ele é o melhor jogador do Draft, e o tipo de jogador que não se pode deixar passar. Muitos questionam sua vontade e dedicação fora de campo, mas eu acho que a questão mais relevante é outra: Clowney não é um encaixe natural na defesa 3-4 do Texans. E claro, esse é um motivo muito ruim para deixar passar um jogador do talento de Clowney, e por isso o time o selecionou (corretamente). Mas é uma questão interessante: Clowney parece ser um DE natural na formação 4-3 (estilo Julius Peppers), enquanto no Texans ele deve jogar de OLB. Ele tem a explosão e velocidade para tal, mas vai ser interessante acompanhar a sua adaptação ao longo do tempo.


9:18 - Dois highlights em três minutos do fenomenal tackle de Clowney em Vincent Smith, em 2013. Chris Mortensen chama Clowney de "once-in-a-generation player", um jogador que só surge a uma geração. Na verdade eu discordo disso: acho que ele é um "once-in-a-generation talent", talento que surge uma vez por geração. Porque é o seu talento que faz dele um prospecto tão espetacular, mas ele ainda não colocou esses talentos no seu melhor uso e não é um jogador tão realizado e refinado como outros "once-in-a-generation talents" eram quando entraram no Draft. Mas o potencial está lá.


9:22 - A equipe de transmissão menciona que em 19 anos, Jeff Fisher nunca usou uma escolha de primeira rodada em um lineman. Interessante porque é exatamente o que o time escolheu: Greg Robinson. Também a escolha lógica: o Rams precisava de um OT urgente, e Robinson é um cara grande, físico e muito dominante no jogo terrestre. Ele pode jogar de RT no seu primeiro ano enquanto melhora sua técnica e aprende os macetes do jogo (especialmente de proteção), já que o time tem Jake Long do lado esquerdo, e com o tempo tem tudo para se desenvolver em um dos melhores tackles da NFL. Só espero que o time não faça a besteira de usá-lo como guard.


9:26 - Jaguars on the clock. Essa pra mim é a escolha mais interessante da noite, porque é a que vai determinar o resto da rodada. Dependendo de quem pegarem - Mack, Watkins ou outro jogador - o resto da rodada se desenrola de um jeito diferente. E também é uma excelente candidata a uma troca. Espero alguma coisa interessante acontecendo aqui.


9:31 - É impressionante como o dono muda, o GM muda, o técnico muda, e você ainda sempre pode contar com o Jaguars fazendo a coisa errada no Draft. Sempre. Blake Bortles não é um franchise QB, e não é nem de longe o melhor jogador disponível, e o Jaguars não é o tipo de time que está a um bom QB de brigar pelos playoffs ou que tenha um bom histórico desenvolvendo QBs. É um time extremamente pobre em talento dos dois lados da bola que precisa do máximo de bons jogadores possíveis, e eles acabaram de cair em um dos erros mais comuns do Draft: o time que precisa de um QB indo cegamente em um esquecendo do valor da sua escolha e do resto das opções disponíveis.

Como se isso não fosse ruim o suficiente, Bortles lembra demais a trajetória de Blaine Gabbert: um QB produtivo no College que subiu muito chegando perto do Draft por conta de suas "ferramentas ideais para a posição" e habilidade atlética. Tanto Bortles como Gabbert eram jogadores muito crus com bom potencial, e o Jaguars nunca chegou sequer perto de conseguir desenvolver Gabbert em um jogador decente. Era de se esperar que aprendessem com os erros do passado. Os 15 torcedores da franquia choram.


9:32 - Meus amigos Carlos e Ricardo "Mugen" correm para fazer a mesma piada. Um fala que a Factory of Sadness vai lançar uma filial na Flórida, e o outro fala que a Factory of Sadness está lançando uma nova linha de produção. Jacksonville merece cada piada.

Ah sim, e eu perdi 20 dólares. Obrigado, Jaguars.


9:34 - Sammy Watkins caiu no colo do Browns, que opta por trocar a sua escolha com a do Bills (#9).  Bills estava de olho em um WR top desde o começo do processo, e Sammy Watkins é de longe o melhor disponível. E eu acerto a primeira bold prediction do dia: um time trocou para entrar no Top5.


9:36 - Watkins para o Bills. Gostei da ousadia e eles precisavam de um WR urgente para EJ Manuel, mas para ser sincero, eu gosto muito mais dessa troca para o Browns. Descendo apenas 5 posições em um Draft profundo, o time garantiu mais uma escolha de primeira rodada de 2015, e ainda mais valiosa por ser de um time que não tem grande perspectivas como o Bills. Isso não pareceu uma troca, pareceu mais um resgate. O filho do GM do Bills está mantido acorrentado no estádio do Browns ou coisa assim?


9:40 - Raiders tem uma doce escolha: trocar sua escolha por um resgate semelhante ao do Browns, ou sair de lá com o segundo melhor jogador defensivo do ano em Kahlil Mack. Esse era provavelmente o melhor cenário perfeito para Oakland.


9:42 - Mack para o Raiders. Ótima escolha, Oakland precisa de talento em todos os cantos do campo e Mack era o melhor jogador disponível. Parabéns extras pelo time não ter entrado em pânico pela saída precipitada de um QB (Bortles) e ir atrás de um jogador que não era a melhor opção. Sim, o time precisa de um QB, mas eles precisam de muito mais. Se o QB não é a peça que você mais precisa e tem jogadores melhores disponíveis, você não precisa apressar as coisas. O risco é maior e tem poucas coisas piores para uma franquia que gastar uma escolha alta em um QB ruim.


9:47 - Isso que você está escutando em qualquer lugar do Brasil é a risada do meu pai ao saber da escolha do Jaguars.


9:50 - Falcons não consegue sair com o pass rusher que precisava, mas não faz nenhuma loucura e soluciona seu segundo maior problema, OT. Jake Matthews é sólido e avançado para a idade, joga dos dois lados da linha (caso queiram insistir com Sam Baker na esquerda), e vai ajudar a proteger Matt Ryan desde o primeiro dia. Melhor sair com Matthews aqui do que trocar o absurdo que o Texans estava pedindo, ou o que o Bills deu para o Browns, e Matthews provavelmente era a segunda melhor opção do Draft para o Falcons depois de Mack.


9:53 - A árvore da familia Matthews é impressionante. 753 jogos na NFL, 54 temporadas, 22 Pro Bowls. Seu avô jogou pelo 49ers nos anos 50, seu pai foi OT do Titans durante anos, seu tio foi três vezes All-Pro, e seu primo não é outro senão Clay Matthews (e Casey Matthews, mas esse não é importante). Se hereditariedade for um fator chave, o Falcons se deu muito bem aqui.

Por falar em hereditariedade, isso pode ou não ser um mau sinal para Derek Carr. Carlos e Ed, os torcedores residentes do Texans, entram em pânico com a possibilidade dele ir para Houston cada vez que ele é citado na transmissão. Obrigado por essa dose extra de comédia não-intencional, David Carr!


9:56 - Mike Evans caindo para o Bucs é um "melhor cenário possível" para mais um time (Oakland também teve o seu). Ele é um encaixe perfeito, um jogador pelo qual o Bucs tentou subir no Draft para garantir, e que caiu no colo deles mesmo assim. A offseason de Tampa Bay fica cada vez melhor.


9:59 - Yup, Mike Evans. Ótima escolha, e o QB titular do Bucs - seja ele quem for - agradece. Ao mesmo tempo, chega a notícia de que o Browns subiu da escolha #9 para a #8. O custo foi... uma escolha de quinta rodada. Quinta!! Então o Browns ganhou uma escolha de primeira rodada para cair cinco posições, dai perdeu uma de quinta rodada para subir uma. Cleveland fazendo decisões inteligentes envolvendo escolhas de Draft é um hábito que eu nunca vou me acostumar!


10:04 - Browns escolhe... Justin Gilbert?! Wow... Essa foi uma surpresa. A primeira da noite a receber um "WHAAAAT!?" alto e claro... e foram de quatro pessoas diferentes. Isso resume bem. A posição era perfeita para pegar Johnny Manziel, mas o Browns pega um jogador que provavelmente ainda estaria lá na #9. Ele é bom e CB era uma necessidade, mas... bom, essa troca foi confusa. Pelo menos eles ainda fizeram uma ótima troca com o Bills para compensar.


10:06 - Passado o susto, não foi uma escolha ruim. A dupla com Joe Haden tem tudo para ser boa por anos a fio, dois jogadores que se complementam muito bem, o atlético e um pouco cru Gilbert e o mais lento mas muito eficiente Haden. E o time deve ter confiança - com razão - de que ainda consegue um bom QB na escolha 26 (ou subindo a partir dela). Definivitamente não foi uma escolha ruim - na verdade foi boa. Mas foi uma surpresa. E ainda mais o fato de que o Browns subiu uma posição para isso. Será que isso significa que o Vikings também queria um CB?


10:11 - Anthony Barr, OLB, para o Vikings, o que torna ainda mais inútil a troca do Browns. Se o Vikings quisesse Gilbert, nunca iria ter deixado o Browns passar na frente, e se o Browns tivesse esperado, ia ter caido de qualquer forma sem perder nenhuma escolha. Ta bom que uma escolha de quinta rodada não é muita coisa para se perder, mas é um ativo e o Browns precisa de todos que puder usar. Browns tem essa tendência de pensar demais e subir desnecessariamente - fez a mesma coisa em 2012 para pegar Trent Richardson. Erro pouco custoso, claro, nada que vá atrapalhar demais o futuro da franquia, mas o tipo de erro que as melhores franquias não cometem.


10:12 - Por falar em Trent Richardson e grandes erros de franquias, quando é a escolha do Colts nessa primeira rodada, mesmo?


10:13 - Lions, rapidamente, envia Barry Sanders - para anunciar a escolha da franquia. Eles já não fizeram isso ano passado?! Enfim, a gente perdoa porque é Barry Freakin' Sanders! Pena que ele é baixo demais e não consegue falar no microfone. Ninguém quer levar um banquinho até ele?

E o time escolhe Eric Ebron. Mais um alvo para o ataque da equipe. Os boatos era de que o time queria subir e pegar Mike Evans, mas Ebron é um bom prêmio de consolação. O ataque do Lions é explosivo, mas falta um alvo de confiança além de Megatron, e Ebron tem a versatilidade e o tamanho para ser um plano de segurança para esse ataque que não seja "joga a bola pra cima e espere que Johnson saia com ela". Uma boa escolha, Lions deve ter ficado bem animado quando viu o TE caindo.


10:17 - Anos consecutivos de Barry Sanders anunciando as escolhas do Lions me fizeram pensar. Cada time deveria ter que enviar um ex-jogador para anunciar sua escolha na noite de primeira rodada do Draft, como o Lions fez agora. Tornaria o Draft bem divertido (quem não iria se animar ao ver Joe Montana ou Emmit Smith subindo no palco?!), adicionaria uma história extra para a noite do Draft com as especulações de quem cada time levaria (10 dias da ESPN discutindo se Brett Favre vai mesmo anunciar pelo Packers), colocaria figuras de comédia não-intencional como Deion Sanders ou Joe Namath em destaque, e ainda levaria a todo tipo de superstições malucas! Quem não consegue imaginar o ano que o Browns fica em dúvida sobre quem enviar, acaba enviando Brandon Weeden para anunciar a escolha, a escolha funciona, e eles decidem que todo ano Weeden tem que representar Cleveland? Seria uma adição extremamente divertida ao Draft. E por isso que Goodell nunca deixaria acontecer.


10:22 - Titans volta do comercial escolhendo Taylor Lewan, OT. O Titans investiu muito em linha ofensiva nos últimos anos - trouxe dois OGs na penúltima offseason e Michael Oher esse ano - então pelo menos é coerente com os planos recentes da franquia... apesar da diretoria e do técnico ter mudado. Não sei muito bem o que fazer com essa escolha. Acho que tinha opções melhores para o time e eles já tem Oher e Ross de tackles, mas Lewin é um bom jogador. Mas considerando o considerável risco que Lewin traz - não vem de uma boa temporada e tem muitos problemas extra-campo - e que o time já tem muitos jogadores de linha ofensiva no elenco, não gostei muito dessa escolha. Me pareceu uma reação de pânico a saída do jogador que eles realmente queriam (Barr).


10:25 - Alguém no twitter faz a piada que todo mundo estava pensando: Lewan e Barr podem jogar de QB?

Não que eu critique times por passar em QB que não são considerados certezas em detrimento de jogadores que eles consideram melhores, mas Barr não é um encaixe natural na defesa do Vikings e o Titans já investiu muito na OL nos últimos anos, da para entender as reclamações de torcedores que queriam um QB. Não que eu concorde com a crítica (especialmente pela forma como QBs vem caindo), acho que o Draft é profundo e a necessidade pode ser satisfeita mais para frente a um custo menor, mas da para entender o lado dos torcedores.


10:29 - A reação dos torcedores do Giants ao anunciarem a escolha (WR Odell Beckham Jr) na arena foi impagável. Todos tiveram um momento de animação quando Goodell começou a anunciar, tiveram um instante de choque ao ouvirem o nome... dai não comemoraram nem reclamaram, fizeram uma cara de "bom, beleza, ta valendo!", sacudiram a cabeça afirmativamente, e voltaram a fazer outra coisa. Sensacional. Resume bem o que foi essa escolha: um ótimo jogador que cobre uma necessidade, mas não o que todo mundo esperava para um time com vários problemas. Em defesa deles, acho que esperavam que Lewan caísse como opção número 1.


10:37 - Rams aproveita a escolha do Giants - sério, Aaron Donald não fazia mais sentido para o Giants? - para pegar o ótimo DT de Pittsburgh. Eu adoro essa escolha - linha defensiva não era a maior necessidade do time, mas era de longe o melhor jogador disponível e torna a boa linha defensiva do Rams ainda mais destrutiva. Sempre sou a favor de pegar o melhor jogador disponível, especialmente um talento como Donald. Time se reconstruindo a partir das linhas, um bom sinal... e por outro lado, isso significa mais um ano de Sam Bradford.


10:38 - A quantidade de cenas da cara frustrada do Manziel aumenta a cada minuto, como todo ano. Sempre tem um jogador considerado uma escolha alta que escorrega e isso acaba virando uma atração ao longo da noite. Ano passado o Geno Smith até saiu da arena antes do final do Draft, o que gerou ainda mais manchetes de "Jogador imaturo!!". Será que Manziel da mais motivos para a mídia fazer a festa, ou algum time acaba logo com essa brincadeira? Ou será que o Browns consegue ridiculamente pegar seu QB no número 26? Até agora a história mais interessante da noite.


10:38:01 - Se o Cowboys escolher o Manziel, a internet vai explodir. Não estou brincando. Você vai ligar seu computador amanhã, abrir o navegador e só vai ter uma foto de um cogumelo de fumaça.


10:42 - Chicago Bears is on the clock. Depois de mais uma foto obrigatória de Manziel tomando água com cara de nada (e uma de Bridgewater por via das dúvidas), Goodell anuncia Kyle Fuller (CB) como sua escolha. Eu gosto em parte, Chicago precisa ficar mais jovem na defesa urgentemente e melhora o time. Mas não era a posição de maior necessidade, um safety me parecia ter prioridade. Boa escolha, de qualquer forma, Fuller se ajusta a qualquer função e sua versatilidade vai ser importante nessa temporada e no futuro. Não tinha como não ser defesa para Chicago.


10:47 - Steelers não perdeu tempo em pegar Ryan Shazier, OLB. Interessante. Subiu alucinantemente nas últimas semanas depois de um bom Combine, e agora vem para fazer dupla com a escolha de primeira rodada de 2013 (Jarvis Jones) o pass rush do futuro de Pittsburgh. Foi um problema em 2014, e o time não quis arriscar. Eu não teria ido em Shazier com outras opções disponíveis (especialmente em CB), mas ai é opinião pessoal.


10:48 - Cowboys é o próximo! Manziel disponível! Oh Deus, pode ser agora...


10:49 - Está chegando... Cada vez mais perto...


10:50 - A tensão na conversa é palpável. Não lembro de uma expectativa dessas por uma escolha de Draft nos últimos anos... E por motivos de zoeira ainda por cima! Senhoras e senhores, o Dallas Cowboys dos anos 2010!!!


10:53 - Escolha foi submetida!! É AGORA!!! DO IT JERRY!! UNLEASH THE KRAKEN!!!


10:54 - Lá vem Goodell!! Com a escolha #16 do Draft, o Dallas Cowboys escolhe... ZACK MARTIN!!! Fim do mundo adiado!!! E claro, imagem obrigatória de Manziel depois da escolha. Isso vai virar um drinking game daqui a alguns segundos.


10:54:01 - Maior decepção, no twitter e na conversa, da história dos Drafts.


10:55 - Em tempo: a expectativa e decepção em torno da possível ida de Manziel para o Cowboys  (algo que nunca fez o menor sentido do ponto de vista prático, mas acabou ganhando uma repercussão enorme nas redes sociais) acabou tirando o foco do fato de que essa foi uma escolha muito estranha. Dallas já tem um dos melhores jovens tackles da liga em Tyron Smith, e teve a terceira pior defesa de 2014 (ANTES de perder Demarcus Ware e Jason Hatcher) - precisa urgentemente de ajuda desse lado da bola. Houve uma corrida atrás de jogadores de ataque nesse começo de Draft que deixou vários ótimos defensores disponíveis (inclusive os dois melhores safeties), e Martin era apenas o quarto melhor OT desse Draft. Entendo a idéia de transformar um problema recente (linha ofensiva) em uma força adicionando mais um lineman ofensivo de alto nível, mas o Cowboys é um time sem espaço salarial nenhum que precisa aproveitar cada oportunidade para resolver o enorme problema que é sua defesa e essa era uma ótima oportunidade. Gosto de Martin e acho que ele vai ajudar o Cowboys, então foi uma boa adição em um vácuo, mas dadas as circunstâncias, não foi uma boa escolha.


11:00 - Quase nenhum interesse para a escolha do Ravens depois da de Dallas, que foi... CJ Mosley. Escolha MUITO interessante. ILB não é a maior necessidade do Ravens, que acabou de renovar com Daryl Smith e tem feito um excelente trabalho recentemente achando jogadores sólidos para a posição sem investir alto nisso - de fato, foi apenas o segundo MLB escolhido pelo Ravens na primeira rodada (o primeiro está comentando o Draft na ESPN... e o pior, está fazendo isso muito bem!).

Por outro lado, se tem uma coisa que o Ravens SEMPRE gostou de fazer era uma escolha por valor, ou seja pegar o melhor e mais valioso jogador disponível para maximizar o valor individual de cada escolha, e Mosley era a opção clara nesse cenário. Muitos colocavam Mosley como uma escolha Top10 e era sem dúvida o melhor jogador disponível. E não é como se Mosley fosse mofar no banco: ele se ajusta perfeitamente a defesa de Baltimore logo de cara, e a dupla Mosley-Smith deve ser uma das melhores da NFL. Foi talvez pouco convencional, mas foi uma EXCELENTE escolha. Uma escolha extremamente Ravens essa.


11:04 - Muito interesse pela escolha do Jets. Podem ir em diferentes direções, e é uma diretoria que não tem medo de pagar mico (eles deram um contrato milionário para Mark Sanchez, afinal!). Enquanto isso, Miami surge como um forte candidato a trocar sua escolha agora que os quatro melhores tackles do Draft estão fora, e Mosley não vai mais cair.


11:08 - Jets pega Calvin Pryor, um caso interessante do melhor jogador disponível (ou segundo, dependendo de quem preferir entre ele e Clinton-Dix) também servir a uma necessidade imediata da franquia. Rex Ryan deve estar bem feliz que ele caiu, é o safety grande e físico que encaixa perfeitamente no esquema tático do time. Reforça uma já boa defesa, e QB não era mais uma prioridade com Michael Vick por lá. Por incrível que pareça, fizeram o certo.



11:09 - As reações das torcidas dos times locais (Jets e Giants) as escolhas de seus times são dois dos maiores atrativos do Draft. Podia ser o Joe Montana sendo escolhido que ia ter gente xingando, e podia ser o Ryan Leaf que ia ter gente aplaudindo. Parte da torcida do Jets está mortificada com essa escolha, mas não faço idéia do que eles esperavam. Um WR talvez?


11:16 - Imagino a reação dos cartolas do Jaguars, que pegaram Bortles #3 e viram o Draft correr 16 escolhas sem outro QB ser selecionado. Até onde será que Bortles cairia se não saísse no Jaguars? Tem como medir a estupidez de pegar o Bortles lá em cima sendo que o time na sua frente ganhou uma escolha de 1st round extra e AINDA conseguiria pegar o QB que queria?


11:19 - Dolphins não troca a escolha e pega... JuWan James?! Wow!! O silêncio da audiência (e as risadas subseqüentes) resumem perfeitamente essa escolha. Se Mosley foi a escolha mais Ravens possível, essa foi a mais Dolphins possível. Linha ofensiva era a maior necessidade do time, então o Phins foi cegamente atrás de um sem pensar no valor que sua escolha tinha e que esse jogador ofereceria - James não deveria sair até o final da segunda rodada, de acordo com muitos especialistas, e não era sequer o melhor tackle disponível. É o tipo de pensamento que vai direto para o resultado (conseguir um tackle) sem pensar no processo (maximizar o valor de cada escolha, pegar o máximo de talento possível, etc). Péssima escolha, me pareceu que o Dolphins entrou em pânico por não conseguir uma troca. Por um momento até lamento assistir pela TV americana - queria ver a reação do Paulo Antunes a isso.


11:20 - Dois QBs cairam no colo do Cardinals... e eles trocaram a escolha para o Saints por uma escolha de terceira rodada extra. Parece que QB realmente não é a prioridade de Arizona mesmo com Carson Palmer sendo o titular da equipe. Ou talvez eles esperam ainda conseguir Manziel ou Bridgewater ainda mais para o final, e só aproveitaram para pegar uma escolha extra. Não descarte essa possibilidade.


11:24 - Saints adereçou sua defesa na offseason e perdeu Lance Moore, então faz sentido escolherem Brandin Cooks. Cooks, Colston e Kenny Stills fazem um trio muito bom, e extremamente completo: tem o cara alto e atlético, tem o cara de velocidade, e o cara mais completo que joga pelo meio da defesa. Belíssimo trio. E digamos que ter Drew Brees lançando para eles não atrapalha. Único porém é questionar se valia a pena perder uma escolha de terceira rodada em um Draft tão profundo (especialmente em WRs) para isso.


11:26 - A cada escolha que passa e um QB não é escolhido, a escolha do Jaguars por Bortles parece pior.


11:29 - As trocas foram decepcionalmente escassas até aqui, mas essa foi interessante. Eagles provavelmente ia atrás de WR e Saints pulou a competição. Agora deve começar a esquentar. Eu espero. Tirando Manziel caindo e a escolha do Cowboys (e a comédia de Blake Bortles), foi um Draft mais parado do que o antecipado.


11:33 - Lembra do Ha Ha Clinton-Dix, o cara que postou no instagram uma foto com boné e camisa do Packers? Ele acabou de ir... claro... para o Packers!! Eu imaginava que ele não ia passar de Chicago, um fit perfeito. Me pergunto sinceramente se o fato dele ter postado a imagem com a camisa do maior rival pesou contra ele. Mas é o melhor não-QB disponível aqui e preenche uma necessidade imediata. Alguém na War Room do Packers deve estar comemorando com notas de 100 e strippers estilo "O Lobo de Wall Street".


11:33:01 - Começaram as piadas com "Ha Ha". Elas só vão parar daqui a 15 anos ou se Dix for um tremendo fracasso. Nada contra Green Bay, mas eu torço pelo segundo, não sei quanto tempo eu aguento.

(Ok, algumas das melhores: "@JonHeymanCBS: Ha Ha Clinton-Dix is a cool name. Heard he has a brother named LOL". "@DrewPlayDave: Ha Ha Clinton-Dix picked his name to laugh at Johnny Manziel". "HAHA... Mas eu tou rindo a toa!"... E uma que não é exatamante com essa parte do nome mas é a melhor e não pode ser deixada de fora, "Josh Sitton: I bet Monica Lewinski liked our pick")


11:40 - Das quatro trocas dessa rodada até agora, o Browns esteve envolvido em três delas. Agora eles subiram da #26 para a #22 por uma escolha de terceira rodada. Parece clara a intenção do Browns a essa altura. Cairam os dois melhores QBs do Draft até aqui. Não tem como eles passarem um QB...

... certo?


11:42 - JOHNNY MANZIEL!!! Finalmente!!!


11:43 - @##$@%$%@$(*$*(@&$*(@&$@$!!


11:44 - Então se vocês estão acompanhando... o Browns trocou Trent Richardson e seu contrato por uma escolha de primeira rodada, ganhou uma escolha extra de primeira rodada de um time mediano para 2015 descendo só cinco posições, pegou o melhor CB do Draft... e AINDA saiu do Draft com o QB que queria pegar na #4 e era considerado o melhor do Draft (eu ainda acho que é Bridgewater). Isso que eu chamo de uma vitória incontestável para Cleveland. Grande forma de maximizar seus ativos. Time saiu desse Draft como (até aqui) o grande vencedor apesar da bizarra troca com o Vikings. Todo mundo teria aplaudido se pegassem Manziel com a #4 e o melhor CB disponível na #26 - ao invés disso pegaram Manziel (um possível Franchise QB), o melhor CB do Draft, e uma escolha de primeira rodada extra para 2015. Perfeito.


11:46 - Rany Jazayerli lembra da última vez que o Browns subiu para a posição 22 para pegar um QB na frente do Chiefs, que draftava no #23: Brady Quinn. Isso é seguido por muitas pessoas apontando que Brandon Weeden também saiu na escolhia #22. Ouch. Isso não foi um banho de água fria, o Rany acabou de jogar a Factory of Sadness dentro de uma geleira.


11:50 - Escolha do Chiefs é Dee Ford. Um DE pass rusher, porque aparentemente ter Justin Houston e Tamba Hali não é suficiente. Entendo que eles queiram adicionar profundidade para a posição com Houston e Hali perdendo tempo para lesões ultimamente, mas tem posições que precisam de ajuda mais urgente (WR e CB vem a mente) e com jogadores melhores disponíveis. E o Chiefs não tem escolha de segunda rodada, então não pode se dar ao luxo de não se reforçar aqui. Eu sei que o Hali é Free Agent em 2015, mas não precisava pegar um jogador para substituí-lo agora, muito menos um que deveria cair para a segunda rodada. Escolha curiosa, para dizer o mínimo.


11:52 - Acabou de me ocorrer: o Browns praticamente trocou Trent Richardson por Johnny Manziel! É o tipo de troca que você faria todo dia, e duas vezes no domingo.


11:57 - Darqueze Dennard para o Bengals. Qualquer duvida sobre um possível QB aqui foi logo destruída. Dennard era o melhor jogador disponível, então faz sentido para um time profundo sem grandes necessidades que podia se dar a esse luxo. Mas é um pouco estranho considerando que a secundária de Cincy foi bem ano passado e tem quatro bons jogadores (Leon Hall, Terrence Newman, Dre Kirkpatrick, Pacman Jones). Mas ainda assim, eu nunca vou criticar um time por escolher o melhor talento disponível, e o Bengals fez isso.


11:59 - A Bud Light parece muito melhor nesses comerciais épicos da NFL do que na vida real. Fica a dica.


12:03 - Jason Verrett para o Chargers. Uma das escolhas mais óbvias desse Draft. Poucos times precisam de alguma coisa como o Chargers precisa de CBs, e Verrett possivelmente era o melhor do Draft E ainda é perfeito para o estilo de jogo de zona de San Diego. Saíram com excelente valor - era o melhor cenário possível para eles.


12:05 - Eagles on the clock. Situação complicada - eles queriam Brandin Cooks, mas o Saints atravessou a escolha deles para pegar o WR. Ai tiveram que descer para maximizar o valor da escolha. Agora ainda tem dois bons WRs - Marquise Lee e Kelvin Benjamin - mas nenhum é o alvo que eles queriam. Será que se contentam com o plano B da posição que queriam, ou pegam um jogador mais necessário? Decisão interessante.


12:09 - A segunda: escolheram o DE Marcus Smith. Os WRs disponíveis eram jogadores melhores e, apesar de pass rush ser uma necessidade, tinha opções mais bem cotadas ainda disponíveis. A torcida parece não ter gostado muito, mas por outro lado faz sentido deixar WR para a segunda rodada - a posição é profunda e o Eagles tem uma escolha extra de terceira rodada - e adereçar uma outra necessidade no momento. Interessante a decisão e ir atrás de um DE no momento, estranho ele ter sido Marcus Smith.


12:15 - Draft ficando menos interessante do que o esperado nesse final... Cardinals escolhe Deone Bucannon, uma escolha que eu gosto bastante especialmente considerando que o time desceu no draft e preenche uma necessidade, embora muitos perguntem porque não pegaram Jimmy Ward, um jogador considerado melhor e da mesma posição. Mas da para confiar no julgamento da equipe. Panthers segue com o Draft escolhendo um WR - alguém que saiba receber passes!!! - com Kelvin Benjamin, um bom jogador que preenche uma necessidade urgente, mas uma escolha recebida com menos entusiasmo do que era de se esperar, já que tem um buraco ainda maior do lado esquerdo da linha ofensiva da equipe com a aposentadoria de Jordan Gross e WR é uma opção mais fácil de achar nas rodadas subsequentes.


12:20 - Chance de movimentação nesse final. New England sempre gostou de trocar para descer, e parece um excelente alvo para um time que queira subir e pegar Bridgewater...


12:24 - Patriots não trocou para descer!! Milagre!! Por outro lado, acaba com a possível emoção desse final de rodada. Pena. Foi Dominique Easley, um DT... e uma escolha curiosa porque Louis Nix ainda estava disponível e era um encaixe perfeito no time. Mas considerando que eles não trocaram a escolha E não fizeram a escolha clara, imagino que devam saber que ele foi picado por uma aranha radioativa ou algo assim. O Patriots tem o benefício da dúvida 100% do tempo.

Easley era considerado um talento talvez Top15, mas rompeu os ligamentos dos dois joelhos e pode perder a temporada 2014, o que faz dele um jogador de duplo interesse. Por um lado, um risco enorme com jogadores mais seguros disponíveis (e esse histórico de lesões no joelho sempre são um problema) que não parece resolver nenhum problema do time no curto prazo. Por outro, se recuperar, é um talento muito acima da posição onde foi escolhido.


12:28 - Niners foi um dos times mais decepcionantes da noite - tinha 300 escolhas extras, necessidades claras e parecia muito disposto a subir, mas nada fez e esperou o Draft chegar até lá. Meu palpite é que queriam um jogador específico que saiu mais cedo do que o antecipado (provavelmente Beckham Jr) e provavelmente usarão essa profundidade toda mais para frente.

E agora eles... surpreendem pegando Jimmy Ward. Ward é um bom jogador, mas também joga na mesma posição que o Niners já tem seus dois titulares, Reid e Bethea. Escolha interessante. Deve jogar de CB e servir como segurança para o frágil Bethea no curto prazo antes de assumir a função no longo prazo, mas ainda é uma escolha estranha. Não ruim, apenas estranha, tinha opções mais simples disponíveis. Broncos aproveita pega o CB que SF deixou passar, Bradley Roby, um jogador extremamente talentoso com problemas extra-campo e performances irregulares, que caiu por ser um jogador de alto risco. Bom valor e bom encaixe a essa altura do Draft. Falta uma...


12:41 - Seattle salva o final do Draft - e meu palpite sobre as cinco trocas - mandando a escolha para o Vikings (por uma escolha de segunda e outra de quarta rodada). Provavelmente um QB vai ser escolhido aqui. Resta ver quem.


12:44 - E é Teddy Bridgewater quem encerra o primeiro dia do Draft! Para finalizar a rodada com 5/5 de acertos nas bold predictions ainda por cima (três QBs, cinco WRs, nenhum RB, cinco trocas, e um time entrando no Top5)!! E Minnesota se deu muito bem aqui: digam o que quiserem, Bridgewater é o melhor QB disponível. Ele consegue fazer todos os arremessos, é o melhor lendo defesas e lidando com a pressão, e dirigiu um ataque de estilo profissional no College. A parte que mais importa (performance nos últimos tempos e habilidades provadas) é o forte de Bridgewater, e a parte menos útil (Pro Days sem defesas ou pass rush) é o que lhe "condena". Vikings fez tudo certo nesse final, passando na frente do Texans para pegar o melhor QB do Draft e ainda garantindo um quinto ano de contrato barato para seu QB do futuro. Foi a melhor escolha da primeira rodada.

12:45 - E vocês sabem o que isso significa, dado quem sobrou para o Texans com a primeira escolha da segunda rodada?! Isso ai... Bem vindo a segunda Era Carr em Houston!!!

(Talvez não, eu só queria considerar a possibilidade).


12:45:01 - Carlos, guru-residente do Texans na conversa, sobre essa possibilidade: "Ah... Bom, pelo menos não escolhemos Blake Bortles com a terceira escolha". Acho que resume bem o Draft.


Agora acabou a primeira rodada, e nos preparamos para a segunda. Ainda não da para analisar o Draft em sua totalidade, naturalmente, mas algumas considerações rápidas sobre essa primeira rodada.


  • Alguns times deram a sorte de ver o melhor cenário possível se desenrolando e acabaram com a escolha que adorariam ter desde o começo. Foram o caso de Tampa Bay, Oakland, San Diego e talvez Cincinatti, Denver e o Jets (dependendo do que achassem sobre Beckham Jr). Reforçaram suas equipes da melhor maneira possível sem precisar subir e gastar valiosas escolhas para tal, e isso sempre pode ser contato como uma vitória.
  • Tivemos as tradicionais trocas para subir do Draft, mas só uma teve um csuto realmente caro: Buffalo Bills dando uma escolha de primeira rodada extra para o Browns, pegando então Sammy Watkins. Eu achei um pouco custoso demais, e ainda que fosse o preço a pagar se quisesse Watkins, me pergunto se não conseguiriam a escolha #5 e Mike Evans a um preço mais favorável. Browns foi o grande vencedor da troca.
  • Como é comum, a situação dos QBs e de como eles acabam sendo escolhidos deu o tom desse Draft. No caso, apenas um QB foi escolhido cedo, e os outros dois mais bem cotados acabaram caindo até o final da primeira rodada, com um bom número de escolhas interessantes (Tom Savage, Jimmy Garopollo, Derek Carr) ainda esperando na segunda rodada. O grande perdedor com tudo isso foi o Jaguars, que correu para pegar Bortles com a terceira escolha, uma decisão ruim na hora e que ficou ainda pior quando o resto da NFL ignorou os demais QBs (mesmo os times que precisavam de um) e Manziel e Bridgewater caíram para o final. Ainda pior, o Browns conseguiu trocar a sua escolha #4 por uma recompensa imensa, e é difícil imaginar que o Jaguars não poderia ter conseguido resgate semelhante e ainda escolhido Bortles no #9... ou então pegar o melhor jogador disponível na #3 (Mack ou Watkins) e um QB (talvez até mesmo o próprio Bortles) no final da primeira rodada através de uma troca para subir. Se apressaram e não pensaram no valor da escolha que tinham em mãos, e pagaram (e ainda pagarão) por isso.
  • Difícil não eleger Browns e Vikings como os grandes vencedores da rodada, e o motivo é o mesmo: os dois tinham escolhas altas de Draft, não entraram em pânico com sua necessidade por QB e não usaram-nas em quarterbacks cujo valor não lhes agradava naquele momento, reforçaram seu time com outros jogadores mais valiosos... e ainda conseguiram sair com excelentes QB (os dois melhores do ano) com escolhas mais baixas. Maximizaram o valor das escolhas que tinham e ainda conseguiram sair com os jogadores que queriam, e essa é a marca de um bom Draft. O Browns ganha a coroa por enquanto por ter saído com uma escolha de primeira rodada extra além disso, uma aula de como usar suas escolhas de Draft - algo que nunca achei que diria de Cleveland. Excelentes começos para duas franquias que pareciam prontas a dar o próximo passo.

Espero que tenham gostado da coluna e do formato. Hoje tem mais Draft, que eu acompanho com vocês pelo twitter (www.twitter.com/tmwarning) em tempo real a partir das 20h.

8 comentários:

  1. Gostei desse draft apesar de poucas trocas, preferia ter um CB no Steelers, mas não reclamo da escolha. E agora só falta o Browns sair de cleveland para virar um time de verdade e comecar a brigar na divisão.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com relação a Manziel ser um dos melhores da classe de QBs, e acho Bortles um dos mais talentosos disponíveis. Bridgewater também não é tão acima dos outros assim, Carr e Garoppolo também seriam boas opções para a última escolha, embora o primeiro mais do que o segundo.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, a troca do Browns com Vikings se justifica. Provavelmente o Lions tentou subir pra pegar o Gilbert (que era o alvo primário do time, o time até tent fazer trade down depois qe ele foi escolhido na 8) mas a oferta do Browns foi mais vantajosa.
    No fim das contas, o Browns "furou o olho" do Lions e possivelmente do Chiefs na noite de ontem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa teoria e justificaria a troca, mas não me parece realista. O Lions sempre teve como prioridade reforçar o ataque (eles tentaram subir por Mike Evans) e duvido que o Browns estivesse fazendo uma oferta melhor que o Lions oferecendo só uma escolha de quinta rodada - se o Lions estivesse de fato tentando subir, a oferta seria maior (nenhum time iria realmente descer duas posições no topo da primeira rodada por tão pouco).

      Parece o que aconteceu com o Trent Richardson, o time na frente sugeriu que poderia pegar o jogador que eles queriam, e dai o time panic-traded para subir uma posição. Como eu disse, uma escolha de quinta rodada dificilmente faria muita diferença e não condeno o Browns por não querer arriscar (a um custo baixo desses), mas é o tipo de coisa que os melhores times no Draft não fazem.

      E eu também tenho minhas fortes suspeitas que o Chiefs poderia ter pego Manziel se ele caísse, e que o Browns se antecipou a isso.

      Excluir
  4. A pergunta sobre a escolha de primeira rodada do Colts foi cruel, hahaha.

    Desculpe, não conheço o elenco dos times e menos ainda essa garotada, principalmente da segunda rodada pra frente, então agora que tudo já acabou preciso fazer perguntas diretas:
    1. O Vikings vai ter um WR ou um TE decente pro Bridgewatter lançar e ser uma opção pra desafogar o Peterson?
    2. O Lions conseguiu o contrário disso, ou seja, ter um ataque terrestre mais ameaçador pra aumentar o poder de fogo do Megatron?
    3. O Packers conseguiu melhorar a defesa de forma consistente? A melhor força nominal do Draft deve ajudar bastante, não?
    4. O Browns foi mesmo o campeão final do Draft?
    5. Depois da insuperável West, qual será a segunda melhor divisão da NFC tecnicamente? North ou South? Me parece que a North vai ser mais divertida, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vamos l´å...

      1) Vikings tem Greg Jennings e Cordarelle Patterson, e Kyle Rudolph de TE. Eu particularmente não acho que seja o melhor grupo para um QB em desenvolvimento - Patterson é extremamente dinâmico e explosivo, mas não é bom corredor de rotas e recebedor puro ainda) e Rudolph parece mais confortável bloqueando. Mas são bons alvos ainda assim, Jennings já foi ao Pro Bowl, e a linha ofensiva é boa, então é uma situação sólida.

      2) Lions trouxe Reggie Bush ano passado, mas ele contribuiu mais no jogo aéreo - o ataque terrestre continuou inconsistente. E nesse Draft dificilmente melhoraram muito o jogo terrestre, até porque Ebron é mais recebedor que bloqueador. Mas da para pensar do outro lado: Megatron é bom demais mas sempre encara marcações duplas e triplas, então talvez a melhor forma de liberar o cara fosse trazer outros bons alvos para que a defesa não pudesse dedicar tanta atenção ao Johnson... ou se dedicasse, que o Lions tivesse como fazê-los pagar. Foi o que eles fizeram com Ebron e Tate.

      3) Eu gostei da escolha de primeira rodada do Packers, achei um excelente valor aquela altura e tapa uma grande necessidade. Mas não gostei tanto do resto do Draft deles, achei um pouco conservador demais e abaixo do esperado para um time como eles. Dix sem dúvida vai ajudar, mas talvez seja o único com impacto imediato.

      4) Não, só do primeiro dia. Mas vou explicar isso em outra coluna.

      5) A South tem boas defesas se montando, mas os ataques ainda são complicados. Carolina não tem bons WRs ou um LT, Tampa não tem um QB, e o Falcons é um pouco incógnita dos dois lados. Prefiro a North, que pelo menos sabemos que nos oferecerão ataques fenomenais.

      Excluir
  5. Uma pergunta, vai ter posts comentando os drafts time a time?

    ResponderExcluir