Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

NFL Mock Draft 1.0

Teddy Bridgewater e todos os seus "problemas", segundo os scouts (imagem: SB Nation)


Yeah, eu sei, nossa cobertura do Draft NFL deixou bastante a desejar, assim como nossa cobertura de NFL em geral nos últimos tempos. É uma mistura de falta de tempo, dedicação a outros projetos (como o nosso excelente Especial MLB, imperdível!) e offseason, que apresenta algo interessante a cada quinzena só. 

Mas agora o Draft está chegando, e quem me conhece sabe que é uma das minhas épocas favoritas da NFL, uma noite onde tudo pode mudar para uma franquia e que gera todo tipo de discussões e "e se?" por anos a fim. Para as franquias ruins, o risco é enorme e talvez a única chance real (no ano) de se salvar e começar algo de bom, e um erro (Jamarcus Russell? Sam Bradford?) pode atrasar uma franquia por anos a fio, enquanto outros times podem dar enormes saltos em seu desenvolvimento achando uma estrela onde ninguém esperava (JJ Watt, Russell Wilson). A imprevisibilidade e alta importância desse dia tornam o Draft um dos eventos mais interessantes dos esportes americanos.

Por isso eu não posso deixá-lo passar, e é hora de começar a falar um pouco mais sobre o assunto. E que forma melhor e mais dinâmica do que fazer meu próprio Mock Draft? Vamos escolha a escolha para falar um pouco sobre as necessidades de cada time, as possibilidades de troca, e quais são os prospectos que mais se destacam até o momento. 

Antes de começar, no entanto, alguns esclarecimentos apenas sobre a forma como eu decidi montar o meu Mock Draft:

a) Cada time escolhe na sua escolha. Em outras palavras, nada de trocas nesse Mock Draft. Esse é, na verdade, o maior problema de 90% dos Mock Draft: trocas acontecem o tempo todo na hora do vamos ver, e muito frequentemente são trocas que ninguém esperava e alteram totalmente o panorama da rodada. Com elas são imprevisíveis, eu vou evitar fazê-las no meu MD e seguir normalmente - embora, claro, vá apontar algumas escolhas que possam ser alvos de troca e/ou times que podem decidir subir.

b) Eu me preocupei menos com acertar a ordem ou os jogadores selecionados, e mais em deixar claro quais as possíveis abordagens e cenários de cada time em cada escolha. Muitas vezes times terão múltiplos cenários, e embora eu vá escolher um, não necessariamente será o da equipe - eu só quero mesmo é ponderar as possibilidades. Por isso o resultado vai ficar um pouco estranho as vezes - para entender o que eu quero dizer, sem spoilers, leiam os comentários ao final do Mock Draft.

c) Muitos Mock Drafts usam "inside information", ou seja, pegam boatos ou notícias de times e usam isso como base para montar as escolhas, porque tal time gosta mais do jogador X do que a média, etc. Eu não faço isso por dois motivos: primeiro, porque não tenho muito acesso a esse tipo de informação, e segundo porque das que caem na imprensa, 70% são falsas ou imprecisas. Então eu estou apenas me guiando pelas necessidades gerais de cada time, as abordagens de cada time ao longo dos anos, e os jogadores disponíveis no mercado. Não que eu vá ignorar a forma como a mídia e os scouts em geral veem o valor dos jogadores, claro, mas com alguma parcimônia.


Não esqueçam que tem algumas considerações a mais depois do Mock Draft, e espero que aproveitem.


Mock Draft da NFL 2014


1st pick - Houston Texans
Jadeveon Clowney, DE, South Carolina
Muitas pessoas estão dizendo ultimamente que o Texans estaria tentando trocar essa escolha, o que faz algum sentido considerando a quantidade de necessidades imediatas da equipe, o seu alto valor por conta da presença de um jogador como Clowney, e o fato de que Clowney não é a maior necessidade do Texans e que parece cedo demais para escolher um QB. Se uma troca será realizada é outra história, embora eu ache difícil, em parte porque jogadores como Clowney não aparecem todo ano.

Se o Texans mantiver a escolha, acho improvável que peguem um jogador que não seja o DE de South Carolina. Alguns dizem que Clowney é um once-in-a-generation player, um jogador que só aparece uma vez por geração. Eu discordo um pouco, acho que Clowney é um TALENTO que só aparece uma vez a cada geração, especialmente em termos físicos, mas se ele vai conseguir usar isso para se tornar o jogador que todos esperam ainda é uma questão. Mas o potencial dele é grande demais para deixar passar, e não faz sentido o time escolher em primeiro e não escolher o melhor jogador. Uma dupla Clowney-Watt seria o terror da NFL pela próxima década, e a segunda rodada é razoavelmente profunda em QBs para Texans achar o seu.


2nd pick - Saint Louis Rams (via Washington Redskins)
Greg Robinson, OT, Auburn
Um QB aqui seria uma boa opção, mas como o time se recusa a seguir em frente em relação ao Sam Bradford... não deve ser o caso. Mas o Rams também precisa urgente de ajuda na sua linha ofensiva, e Greg Robinson assumiu a ponta como o melhor da posição no Draft depois do combine. Ele não é o jogador mais técnico ou completo, mas é fisicamente dominante e vai oferecer a Zac Stacey um bom companheiro para desenvolver as corridas que tanto funcionaram na segunda metade da temporada passada.

O Rams ainda está preso ao contrato de Jake Long, que só pode ser cortado a partir de 2015 (e que foi até muito bem em 2013), mas isso não é problema. Robinson pode começar sua carreira do lado direito, e como ainda precisa treinar sua técnica, parece até melhor para ele passar um ano se desenvolvendo em uma linha mais estável antes de (eventualmente) passar para o lado esquerdo. Um bom encaixe. Sobre o problema de QB, bom... espere algumas escolhas.


3rd pick - Jacksonville Jaguars
Sammy Watkins, WR, Clemson
O Jaguars precisa urgentemente de um QB, é verdade, mas também precisa de ajuda em todas as posições e sabe que não está próximo ainda de brigar por um título, então acho que não vão ter pressa em resolver esse problema - especialmente com o segundo "nível" de QBs sendo razoavelmente atraente - e devem se concentrar em pegar o máximo possível de talento no momento. Uma troca para alguém que queira subir está em jogo, embora com Clowney fora acho que teria menor quantidade de interessados.

A decisão fica então entre Khalil Mack e Sammy Watkins, os dois melhores jogadores disponíveis, e qualquer um dos dois parece ser uma escolha possível aqui (com um QB correndo por fora). Mack é um versátil OLB que poderia casar bem com o HC Gus Bradley, um ex-coordenador defensivo, mas fico com Watkins: ele é o melhor prospecto WR em anos, e com o futuro de Justin Blackmon no ar (muitos dizem que ele não deve jogar essa temporada, e talvez não jogar mais pelo Jaguars) o time tem lugar para um WR ultra-atlético e refinado. Ele solidifica a posição e da ao Jaguars um alvo para seu futuro QB se desenvolver (o Lions fez o mesmo com Megatron), e como eu disse, é o melhor jogador disponível.


4th pick - Cleveland Browns
Johnny Manziel, QB, Texas A&M
Esse talvez seja o pior cenário possível para o Browns. Clowney saiu logo de cara, Sammy Watkins não está mais disponível, e de longe o melhor jogador que sobrou é Khalil Mack... que joga em uma posição que o Browns já tem Paul Kruger com um contrato milionário e a escolha #6 de 2013, Barkevious Mingo. Nesse cenário (sem Watkins), o Browns provavelmente iria tentar trocar a escolha para descer algumas posições com um time em busca de Mack (Falcons seria um candidato).

Se escolhesse aqui, a escolha provavelmente ficaria entre dois jogadores de Texas A&M. Manziel é o QB que o time tanto procura e que era reconhecidamente o foco da antiga diretoria, e Jake Matthews provavelmente é a escolha mais "segura", um jogador mais desenvolvido que pode solidificar o lado direito da linha (Joe Thomas não vai a lugar nenhum do lado esquerdo). Matthews tem caído ultimamente nas avaliações, e a linha ofensiva do time foi uma das melhores bloqueando para o passe em 2013 (a especialidade de Matthews), então acho que o time resolve seu problema de QB escolhendo Manziel.

O cenário ideal para o Browns provavelmente seria Watkins caindo até essa escolha, e depois usar sua segunda escolha de primeira rodada para tentar subir um pouco e escolher um QB que tivesse caído, ou mesmo escolhido alguém da segunda "classe" de QBs do draft. Mas Manziel é considerado o melhor QB pelos olheiros desse ano (eu discordo veementemente, eu acho que é Bridgewater) e, sem uma alternativa melhor, o Browns pode aproveitar a chance.

Mas quero deixar claro que é provavelmente um cenário que o Browns iria querer evitar, já que tem boas chances de conseguir usar sua segunda escolha de primeira rodada para subir e pegar um bom QB, e provavelmente Watkins seria o jogador que eles prefeririam.


5th pick - Oakland Raiders
Khalil Mack, OLB, Buffalo
O Raiders é outro time que tem tantas necessidades e precisa tanto de jogadores talentosos que ficaria satisfeito escolhendo o melhor jogador disponível ou com uma troca por mais escolhas de Draft. O melhor jogador disponível é Mack, então não tem porque Oakland, mantendo a escolha, ir atrás de outro jogador. Um QB seria interessante, mas eles já pegaram Matt Schaub para tapar o buraco por um tempo, e com Bridgewater tão desvalorizado provavelmente não gastarão uma escolha tão alta e com um jogador tão bom disponível.


6th pick - Atlanta Falcons
Jake Matthews, OT, Texas A&M
Atlanta é um dos times mais citados quando o assunto é trocas pela escolha #1 do Draft, e o motivo disso é simples: eles precisam urgentemente de jogadores que consigam pressionar o QB. Por isso eles querem tanto Clowney, e por isso ficaria muito surpreso se eles pelo menos não expressassem interesse nas escolhas de Jaguars e Browns em busca de Mack, se ele cair (Falcons subindo para #3, pegando Mack, dai Watkins caindo para o Browns é um cenário interessante).

Mas sem Clowney ou Mack na #6, e com Anthony Barr não sendo tão bom para justificar essa escolha, o Falcons vai atrás de resolver seu OUTRO grande problema: proteger Matt Ryan. O Falcons foi o terceiro pior time de 2013 protegendo o QB, e Sam Baker não pode continuar do lado esquerdo da linha. Matthews lhes da uma opção muito sólida de LT ou RT (ele joga em ambas) que vai ajudar Ryan a ficar de pé no pocket, e é um bom prêmio de consolação.


7th pick - Tampa Bay Buccaneers
Mike Evans, WR, Texas A&M
Tampa investiu muito nessa offseason na sua defesa, dando grandes contratos a bons jogadores e remontando a unidade a semelhança do esquema que Lovie Smith usava em Chicago. Agora o que falta é o ataque, e com o segundanista Mike Glennon vindo de uma boa temporada e a chegada de um  QB veterano em Josh McCown, é hora do Bucs oferecer algumas armas para esses jogadores. Mike Evans certamente qualifica, um WR muito forte e atlético que seria um bom complemento a Vincent Jackson e daria a quem quer que seja o QB titular da equipe boas opções no jogo aéreo. Me parece uma escolha fácil.


8th pick - Minnesota Vikings
Blake Bortles, QB, UCF
Eu quero deixar bem claro: eu não gosto de Bortles, e odeio essa escolha. Para mim tem poucas coisas mais ridículas na NFL nos últimos anos do que essa campanha de desvalorização do Teddy Bridgewater, que é para mim de longe o melhor QB dessa classe e que começou a perder valor sem nenhum motivo cabível... enquanto um jogador mais velho e sem chegar perto do histórico de produção de Bridgewater na NCAA como Bortles subiu alucinadamente só por ter um "corpo perfeito para jogar de QB na NFL", o mesmo tipo de besteira que faz jogadores como Blaine Lannister Gabbert saírem nas primeiras escolhas. Bridgewater é o melhor QB desse draft.

Então é uma batalha pela minha consciência, que sabe que Bridgewater é o melhor jogador, e tentar ser fiel ao que todo mundo tem colocado (inclusive times, segundo alguns), que é Bortles como um QB com mais "potencial" e portanto melhor prospect. Então vamos ficar com o segundo, mas com dois parágrafos antes de explicação.

A idéia aqui é simples: Minny montou um bom ataque, com o melhor RB da NFL e bons alvos, mas falta a peça central que é o QB. Muita gente ve Bortles como um projeto de uma futura estrela, e considerando que o time tem uma opção para deixar Bortles treinando em segundo plano algum tempo (Matt Cassell), me parece um bom time para pegar um QB cru, deixá-lo treinando um ano, e depois colocar seu ataque para produzir. Minnesota com certeza vai olhar também para alguns jogadores defensivos, em especial CJ Mosley e Anthony Barr, mas acho que a idéia de passar um jogador tão bem cotado como Bortles não vai agradar, e e ele será a escolha.


9th pick - Buffalo Bills
Eric Ebron, TE, North Carolina
Buffalo iria gostar de ver Mike Evans caindo até aqui, já que a defesa do time é muito sólida e, tendo investido em EJ Manuel como seu QB do futuro, seria importante dar a ele o máximo possível de armas para continuar se desenvolvendo. Sem Evans ou Watkins, Ebron parece um bom caminho, um TE extremamente dinâmico que daria a uma jogada de segurança para Manuel e que tem a versatilidade para jogar de WR ou mais longe da linha em formações com dois TEs. Parece a escolha lógica aqui.


10th pick - Detroit Lions
Justin Gilbert, CB, Oklahoma State
Tirando os problemas de inconsistência, lesões e falta de um técnico competente, o grande problema do Lions em 2013 foram seus cornerbacks: Chris Houston decepcionou, e tirando Rashean Matthis ninguém fez bem esse papel, sobrecarregando os bons safeties da equipe. Agora Detroit tem a chance de resolver esse problema trazendo o melhor CB do draft, um excelente encaixe em todos os sentidos.

Detroit também pode se sentir tentado em subir para pegar Mike Evans, que daria um bom complemento a Megatron e Golden Tate, mas se ficar por aqui (e Evans não cair), Gilbert seria a escolha lógica.


11th pick - Tennessee Titans
Anthony Barr, OLB, UCLA
Tennessee pode ir em muitas direções diferentes com essa escolha. Os dias de Jake Locker parecem estar chegando ao fim em Tennessee, então um QB aqui faria muito sentido, especialmente com Bridgewater ainda disponível. Não descartem essa hipótese.

Se não for o caso, Titans vai tentar resolver a questão da sua defesa, e tem vários caminhos para isso. Um CB para compensar a perda de Anterraun Verner seria uma opção, e um MLB com Mosley também cairia bem na equipe. Mas Barr parece ser a opção que mais faz sentido: o Titans deixou muito a desejar criando pressão em 2013 fora de Jurrell Casey, e com a possível transição para uma defesa 3-4 em 2014, eles precisam de um OLB que ataque o QB mais do que nunca. Barr é uma boa opção com alto potencial, e apesar de ser cru, Tennessee tem feito um bom trabalho desenvolvendo defensores nos últimos anos então isso não deve assustar a franquia.


12th pick - New York Giants
Taylor Lewan, OT, Michigan
Para mim, essa é a escolha crítica dessa primeira rodada. Nenhuma escolha é tão propícia a uma troca: o Giants não tem um caminho claro a seguir com essa escolha, e tem buracos demais para resolver em pouco tempo, então trocar por múltiplas escolhas faria todo o sentido. Ela também é um ponto crítico, com Bridgewater ainda disponível, para diversos times em busca de um QB que queiram trocar para subir e garantir o ex-QB de Louisville, ou mesmo para times abaixo que queiram subir para garantir um jogador especifico. Vale a pena ficar de olho.

Para o Giants, tem três diferentes caminhos a seguir: eles podem reforçar sua linha ofensiva, a pior da NFL em 2013; podem reforçar sua linha defensiva com o bom Aaron Donald; ou pegar CJ Mosley e enfim resolver o problema do MLB do time. Para mim fica entre Donald e um lineman ofensivo, e por fim deu preferencia ao segundo por conta do nível abismal que o grupo mostrou em 2013, mas acho que o time pode ir em qualquer direção aqui. Lewan solidifica a lateral da linha ofensiva e libera Justin Pugh para usar sua versatilidade em outras posições, algo crucial se o Giants quiser dar a volta por cima em 2014. Mas ainda acho que essa escolha não será de NY na hora de decidir.


13th pick - Saint Louis Rams
Ha Ha Clinton-Dix, FS, Alabama
Outra escolha que serviria muito bem a um time que quisesse subir e pegar Bridgewater. Mas ai fica a pergunta: porque o RAMS não escolhe Bridgewater?! Faria todo o sentido, resolvia o problema de QB e colocava o time enfim como um dos candidatos aos playoffs. Mas se fosse assim, porque não dispensaram logo Bradford quando puderam e seu contrato era não-garantido? Provavelmente porque não querem desistir dele ainda, e por isso acho que não pegam Bridgewater. Eu pessoalmente faria isso sem pensar duas vezes, e tenho certeza que vai ser uma opção se Teddy realmente estiver aqui.

Mas não acho que o Rams fará isso, eles gostam demais de Bradford. Então devem olhar para a defesa, e a necessidade de um safety para o esquema agressivo de Gregg Williams junto da oportunidade de pegar Dix ou Calvin Pryor (os dois melhores do draft) deve levar o time nessa direção. Ai é basicamente uma decisão entre qual dos dois cada um acha melhor. Eu prefiro Dix, o líder do Draft em força nominal, mas poderia facilmente ser Pryor também. Os dois encaixam muito bem nessa escolha.

(Meu estagiário do departamento de trocadilhos infames adiciona que mal pode esperar para ver Clinton-Dix e Fletcher Cox jogando juntos. Ok, foi infame. Vamos em frente)


14th pick - Chicago Bears
Calvin Pryor, FS, Louisville
Com um bom ataque em posição, é hora do Bears olhar para o outro lado e resolver o problema da defesa. O time gastou bastante na offseason para reforçar esse lado da bola também, e agora pode se dar ao luxo de ser exigente com essa escolha. As opções para o Bears são semelhantes as do Giants: Donald, Mosley, mas no caso de Chicago um safety também seria boa opção. Donald é o melhor deles, a meu ver, mas Chicago investiu demais na linha defensiva e tem mais jogadores do que posições no time, então não devem adicionar mais um DT a mistura. Fica entre Mosley - o MLB que o time não tem desde a aposentadoria de Urlacher e que poderia tapar o buraco da pior defesa terrestre de 2013 - e Pryor (um reforço muito necessário para uma fraca secundária). Qualquer um dos dois pode ser a escolha.

Fiquei com Pryor porque Chicago já usou uma escolha alta (segunda rodada) em um MLB em 2013 E trouxe de volta DJ Williams, enquanto que para jogar de safety o time só tem a combinação de Ryan Mundy e MD Jennings, que deve agradar muito menos ao time. Então Pryor seria o escolhido, até porque o time sabe que a secundária está cada vez mais velha e precisa de algum dinamismo por lá.


15th pick - Pittsburgh Steelers
Darqueze Dennard, CB, Michigan State
Steelers precisa continuar a reconstruir sua defesa, e se eles podem esperar que a evolução de Jarvis Jones resolva o problema do pass rush, eles precisam de alguém para fortificar uma secundária que não recebeu nenhuma ajuda além da de Troy Polamalu e um pouco de William Gay. Dennard parece o encaixe ideal a esse ponto: um jogador muito físico capaz de atacar WRs na linha de scrimmage e muito necessário em uma divisão com Josh Gordon e AJ Green. Um WR aqui também pode ser uma opção com a perda de Emmanuel Sanders, mas com a profundidade do draft e as chegadas de Heyward-Bey e Lance Moore, não deve ser prioridade.


16th pick - Dallas Cowboys
Aaron Donald, DT, Pittsburgh
Se Giants e Bears (os dois mais interessados) passarem Aaron Donald, o Cowboys vai dar uma festa no dia do Draft. Com as saidas de Jason Hatcher e Demarcus Ware, a linha de frente do Cowoboys está algo entre como "frágil" e "genuinamente atroz", e considerando que foram os dois melhores jogadores de 2013 em uma das piores defesas da NFL... eles precisam de ajuda. Dallas deve ir atrás do melhor jogador defensivo disponível nessa escolha, e Donald não só é esse jogador como também reforça uma área de imensa necessidade para a equipe. Se ele cair até aqui, não tem o que pensar.


17th pick - Baltimore Ravens
Zack Martin, OL, Notre Dame
Baltimore ficaria extasiado se um dos FS (Pryor e Clinton-Dix) caissem até aqui, e sendo o time com mais escolhas compensatórias do Draft, não seria de surpreender se trocassem para subir e garantir um deles ou mesmo outro jogador. Se não, ai fica mais complicado. Baltimore sempre gostou de ir no melhor jogador disponível, e o melhor disponível aqui seria CJ Mosley, MLB de Alabama. O Ravens trouxe de volta seu ILB titular Daryl Smith, mas Mosley daria uma boa dupla.

Mas a defesa do time já foi sólida em 2013, e embora o Ravens goste de escolher só com base no talento, eles não são burros e sabem o quanto a linha ofensiva foi um problema, e o quanto precisam melhorar. Então Martin aparece como uma boa opção para o Ravens, um OT muito talentoso que mostrou que pode jogar no interior da linha também, uma versatilidade que vai ser muito bem vinda em Baltimore. Mosley ou um WR estão em jogo aqui, mas Martin é um ótimo jogador e resolve um problema maior.


18th pick - New York Jets
Odell Beckham Jr, WR, LSU
O Jets é outro time que pode dar uma olhada em CJ Mosley (francamente, todos nessa região podem), ou mesmo em um cornerback. Mas tendo trazido Michael Vick e ainda apostando no desenvolvimento de Geno Smith, faria ainda mais sentido continuar a dar armas para esse ataque, tão fraco nos últimos anos, florescer. Beckham Jr é um jogador muito dinâmico com a bola nas mãos que complementaria muito bem o recém-chegado Eric Decker por anos a fio, e é um grande valor a essa altura do draft.


19th pick - Miami Dolphins
CJ Mosley, MLB, Alabama
Dolphins precisa, urgentemente, melhorar sua linha ofensiva, e essa é a prioridade. Eles adorariam que Zack Martin caísse, e seriam fortes candidatos a trocar para subir caso achassem que suas chances de ficar com um dos quatro principais OTs desse Draft fossem baixas - como aconteceu aqui de fato. As opções não são muito numerosas, mas poderiam tentar uma troca com o Giants na #12 para pegar Lewan.

Mas se ficarem sem Lewan ou Martin, ai essa escolha se torna interessante. Não tem mais nenhum OL digno dessa escolha, e essa é a grande necessidade do time. Eles podem tentar escolher Cyrus Kouandjio, o melhor OT disponível, mas seria um desperdício de valor a esse ponto. Uma troca para descer um pouco faria mais sentido, onde poderiam pegar Kouandjio de acordo com seu valor e ainda ganhar escolhas extras no processo, e a escolha 19 se tornaria extremamente atraente se Bridgewater ainda estivesse disponível (como é o caso) ou mesmo se não estivesse.

Mas ainda tem uma outra alternativa interessante, caso não tenham coragem de pegar Kouandjio e não consigam uma troca. Miami sente falta de uma presença no meio da defesa faz muito bem, e pegaram Dannell Ellerbe na última offseason (estupidamente) em uma tentativa fracassada de resolver o problema. Mosley poderia ser a alternativa, o melhor MLB desse Draft e um jogador que iria melhorar em muito tanto a cobertura como os tackles do meio da defesa, liberando o resto dos jogadores. Ele também é o melhor jogador disponível, além de resolver um problema.


20th pick - Arizona Cardinals
Teddy Bridgewater, QB, Louisville
Quero deixar claro o seguinte: eu não ACHO que Bridgewater vai cair até aqui. Se ele começar a cair dessa maneira, algum time esperto do final da primeira rodada ou começo da segunda (Jaguars, Texans, talvez Bengals ou Chiefs, ou mesmo Browns caso não tenham pego Manziel na #4) vai aproveitar a chance para subir no draft antes desse ponto para pegar o ex-Cardinal (Dolphins na 19th, especialmente sem Zack Martin, seria o lugar perfeito). Acho difícil que de fato ele chegue até esse ponto.

Mas se acontecer, será que o Cardinals não cede a tentação? Eu acho que sim, e faria muito sentido. A defesa da equipe é excelente, e o ataque tem diversas boas peças, com dois excelentes WRs e um RB emergente. Ano passado eles foram um dos melhores times da NFL apesar de ter produção no máximo mediana do seu QB, um jogador já no final da carreira e inconsistente. Com um time tão completo e sem um OL de destaque sobrando, não tem porque o Cardinals passar a chance de pegar um Franchise QB que, como eu já disse mil vezes, é o melhor desse draft. Eles podem olhar para um CB ou um pass rusher, mas nessa escolha nenhum tem o valor ou o impacto que Bridgewater teria, um grande upgrade sobre Carson Palmer não só em 2014 como para o futuro. Em uma divisão que tem Colin Kaepernick e Russell Wilson, é a chance do Cardinals achar um jogador a altura. Eu adoro essa possível escolha.


21st pick - Green Bay Packers
Ryan Shazier, OLB, Ohio State
Essa é difícil pela falta de uma opção clara para Green Bay. Linha ofensiva faria mais sentido, mas não tem nenhum bom OT que tenha sobrado para essa escolha. Eles teriam adorado CJ Mosley sobrando aqui e poderiam morder a isca se o Dolphins tentar trocar a escolha #19, já que precisam muito solidificar o miolo da defesa. Entre as opções que sobraram, eles podem tentar um DT (já que a situação com BJ Raji parece complicada), ou reforçar o ataque com um WR ou TE. A defesa, tão ruim em 2013, deve ter prioridade, então com bons CBs e sem safeties bons disponíveis, a escolha fica entre um OLB para complementar Clay Matthews (e lhe dar um descanso), um DT para o eventual lugar de Raji, ou um DE. Entre esses fiquei com o OLB por uma série de motivos, especialmente profundidade e falta de uma opção melhor. Shazier tem subido muito no conceito dos olheiros ultimamente e tem a versatilidade que ajudaria muito um time do Packers que tem sentido falta de opções. Timmy Jernigan também é uma boa opção para um time que gosta de ir no melhor jogador disponível.


22nd pick - Philadelphia Eagles
Brandin Cooks, WR, Oregon State
Philadelphia seria um ótimo candidato a pegar um cornerback ou pass rusher nessa escolha, mas depois de ter dispensado DeSean Jackson, um WR deve ser a prioridade da equipe - embora Kyle Fuller, Louis Nix ou Dee Ford também fizesse sentido aqui.

Entre os WRs, os melhores podem estar fora de alcance, mas tem opções muito interessantes a escolher. Se o time optar por um jogador maior e mais forte, tem Kevin Benjamin, se quiserem um mais rápido, tem Marquise Lee, e um mais completo e explosivo seria Brandin Cooks. Depende muito do que estiverem procurando nesse jogador. Eu fiquei com Cooks em parte porque ele parece ser o melhor e mais equilibrado dos três, e em parte porque ele é o que mais se parece com DeSean Jackson em características, podendo se adaptar melhor ao lugar. Mas é uma escolha em aberto.


23rd pick - Kansas City Chiefs
Marquise Lee, WR, USC
Kansas City de repente tem uma enorme necessidade no meio da sua linha ofensiva, o que talvez os faça ir atrás de Xavier Su'a-Filo (isso que é nome!). Mas eles não possuem escolha de segunda rodada para aproveitar melhor a profundidade de WRs desse draft, e achar mais jogadores para Alex Smith é uma urgência. Benjamin ou Lee podem sair aqui. Lee ganha uma leve vantagem por ser um jogador melhor e mais explosivo, que causa estragos com a bola nas mãos.

Alguns tem sugerido que o Chiefs pode ir atrás de um QB com essa escolha (Jimmy Garopollo ou Derek Carr) uma vez que a renovação com Alex Smith não parece bem encaminhada. Mas acho difícil: eles já não tem a escolha de segunda rodada por causa de um QB, e sempre podem ir atrás de um no profundo Draft de 2015. A não ser que algo como Bridgewater caindo até aqui aconteça, o Chiefs não vai pensar nesse caminho.


24th pick - Cincinnati Bengals
Ha'Shede Hageman, DT, Minnesota
O Bengals poderia olhar para um CB, mas com tantos já no elenco (Leon Hall, Terrence Newman, Pacman Jones e Dre Kirkpatrick) não me parece uma prioridade. É verdade que o Bengals tem um time tão completo e profundo que pode se dar ao luxo de pegar o jogador que mais lhes interessar, mas com a saída de Michael Johnson, Hageman se torna uma opção ainda mais interessante. Ele é versátil o suficiente para jogar tanto dentro da linha como na lateral, uma presença física muito atlética capaz de solidificar a defesa ou atacar o QB. Essa versatilidade vai ser muito valiosa na excelente defesa de Cincy, e apesar das dúvidas que Hageman enfrenta sobre seu desenvolvimento, Cincinatti tem sido o melhor time da NFL desenvolvendo talentos na linha defensiva e seria o melhor lugar para transformar Hageman no monstro que ele pode ser um dia.


25th - San Diego Chargers
Kyle Fuller, CB, Virginia Tech
Acho que para San Diego o Draft não tem muito mistério. Eles precisam urgentemente de um bom cornerback, o grande problema atual da equipe, e esse Draft tem ótimos talentos de topo na posição. Então é uma questão de pegar o melhor disponível, Fuller ou Verrett. Verrett parece mais adequado para o estilo de jogo de San Diego, enquanto Fuller é considerado o melhor dos dois pelo seu físico. Não acho que San Diego tenha como errar nessa decisão.


26th pick - Cleveland Browns (Via Indianapolis Colts)
Bradley Roby, CB, Ohio State
O principal motivo pelo qual eu imagino que o cenário desse Mock Draft - Sammy Watkins não sobrando para o Browns na #4, nenhuma outra boa opção, incapaz de conseguir uma troca para descer e pegando Manziel  - é o pesadelo para Cleveland: eles devem ter boas condições de conseguir um bom QB mais tarde no Draft, seja usando essa troca como uma plataforma para subir e pegar Bridgewater, ou esperando até aqui e escolhendo Derek Carr ou Jimmy Garopollo. O cenário ideal seria Watkins na #4, dai subir dessa escolha para pegar Bridgewater (na 12th, 13th ou 19th escolhas, possivelmente). Mas ele não aconteceu aqui, e não adianta chorar pelo que já foi.

Então o Browns pode ir atrás de um WR - ainda sobrou Cody Lattimer ou Kevin Benjamin - para fazer par com Gordon, ou podem olhar para a defesa e seu principal problema, a cobertura. Um par para Joe Haden é uma necessidade urgente, e como já disse, esse Draft tem um excelente Top5 de CBs. Roby é uma boa escolha para ajudar essa defesa emergente a dar o próximo passo.


27th pick - New Orleans Saints
Dee Ford, DE, Auburn
O Saints precisa de playmakers na frente da defesa para complementar sua estelar dupla de safeties, e jogadores capazes de pressionar o QB são a necessidade mais urgente do momento. Kony Early e Dee Ford são os melhores pass rushers que sobraram, e qualquer um pode ser a escolha de New Orleans. Fico com Ford por ser menos cru do que Early, e acho que o Saints vai favorecer resultados imediatos enquanto Drew Brees ainda joga.


28th pick - Carolina Panthers
Morgan Moses, OT, Virginia
Até algum tempo atrás, essa era uma escolha óbvia por um WR capaz de segurar passes e correr rotas - eles tem exatamente zero jogadores assim no elenco hoje. Mas Jordan Gross se aposentou, e de repente o Panthers tem um imenso buraco do lado esquerdo da linha de Carolina que precisa ser adereçado a todo custo. Como WR tem maior profundidade, resolver essa questão parece um pouco mais urgente. Cyrus Kouandjio é o melhor tackle disponível, mas não projeta como um LT ao longo da carreira, então o time pode ir atrás do sólido veterano Morgan Moses para o papel. CB e WR ainda são grandes necessidades, mas essa é a mais urgente.


29th pick - New England Patriots
Louis Nix, DT, Notre Dame
Hageman seria o encaixe perfeito aqui, mas ele não sobrou para New England no nosso Mock Draft, então eles precisam ir em outra direção. A linha defensiva foi um fiasco em 2013 e precisa de reforços, com Louis Nix e Timmy Jernigan sendo os favoritos. Nix parece mais adequado para ser o reserva imediato de Vince Wilfork e jogar junto em formações mistas, e é importante para New England buscar um substituto já que a situação do Wilfork parece pouco confiável.  Um TE também estaria em jogo aqui, mas acho que New England consegue achar um na segunda rodada.


30th pick - San Francisco 49ers
Jason Verrett, CB, LSU
Quero deixar claro o seguinte: eu acho EXTREMAMENTE improvável que o 49ers escolha aqui na primeira rodada. O Niners tem um time extremamente profundo e talentoso com poucos espaços, e ao mesmo tempo tem duas escolhas de segunda rodada, três de segunda, e diversas das rodadas tardias. Não tem espaço para tudo isso no elenco, então é muito provável que San Fran use algumas dessas escolhas para subir no Draft e buscar jogadores de maior impacto, como fez ano passado.

San Francisco tem duas necessidades maiores, CB e WR (OLB corre por fora dependendo da situação do Aldon Smith, mas como o time exerceu sua opção para 2015, a situação parece menos extrema), mas teria aqui a chance de pegar o último dos cinco grandes CBs do Draft, enquanto sabe que terá como pegar WRs mais para frente. Verrett é considerado por muitos o melhor CB do Draft, caindo por causa da sua altura "inadequada" para a posição, mas SF tem o atleticismo e físico para compensar esse problema e Verrett é um monstro. Acho muito provável que SF tente subir para pegá-lo perto da escolha 20th, então se ele cair até aqui, Trent Balkee vai estar se dando high-fives na noite do Draft.


31st pick - Denver Broncos
Xavier Su'a-Filo, OG, UCLA
Denver melhorou tanto sua equipe na Free Agency, e preencheu tantos buracos, que é difícil dizer aonde eles devem gastar essa escolha. Eu vejo duas direções possíveis, embora na verdade eles possam fazer o que bem entenderem: reforçar a linha ofensiva, ou buscar mais um pass rusher. Talvez seja uma questão de quem eles valorizam mais, e mesmo Timmy Jernigan pode pintar aqui se o Broncos achar que o miolo da defesa tem prioridade. Mas Filo é o melhor Guard dessa classe, e o Broncos pode usar um bom OG do outro lado a Louis Vasquez. Kony Early também é um candidato a esse lugar se o Broncos preferir um DE pass rusher, e até algum RB pode aparecer aqui se o Broncos achar que Montee Ball não é a solução.


32nd pick - Seattle Seahawks
Joel Bitonio, OL, Nevada
Eles são os campeões e podem fazer o que bem entenderem com essa escolha sem nenhuma repercussão. Alguma incerteza sobre seus WRs (especialmente se Percy Harvin machucar de novo, sempre um risco) pode empurrar o time na direção de um, ou podem pegar mais um pass rusher para a linha defensiva voltar a ser profunda como antes. Mas acho que a fraqueza do time é a linha ofensiva, que já era fraca em 2014 e deve piorar com algumas perdas, inclusive do brasileiro Breno Giacomini. Nesse contexto, Bitonio é uma boa adição, um jogador versátil que pode jogar tanto dentro como fora da linha, dando aos campeões flexibilidade e profundidade em caso de lesões. Mas sinceramente, qualquer coisa pode acontecer aqui.


Considerações finais

1) Eu já disse mas é bom frisar: a idéia aqui não é acertar as escolhas que cada time fará, mas sim analisar alguns cenários que cada time pode vir a enfrentar na noite do Draft. Todo tipo de movimentação acontece na hora de decidir para mudar esse panorama: times vão trocar para subir ou descer, alguns jogadores podem fazer uma escolha diferente ou imprevisível e mudar a forma como os encaixes acontecem, alguns jogadores podem inexplicavelmente cair (acontece todo ano) e algum time vai surpreender tirando um jogador que ninguém esperava. Tentem pensar menos em que jogador saiu para o seu time, e mais no processo de tomada de decisão e nas possibilidades levantadas.

2) Sempre é importante ficar de olho nos jogadores que caem muito. Nesse Mock Draft os principais foram Bridgewater e Mosley, mas na hora H não funciona assim. Um dos motivos pelos quais Bridgewater caiu para o Cardinals na #20 foi porque o bloco anterior (13-19) era de times sem interesse em um QB, mas é muito possível que algum outro time entre ai no meio para interromper essa queda. E se um time subisse, por exemplo, para #12 pegar Teddy, toda a dinâmica muda: Lewan cai para o Ravens na #17, Martin para o Dolphins na #19, Mosley para Green Bay na #21, e Shazier pode alterar o panorama de diversas escolhas mais para o final. Alguns jogadores que acabaram caindo além do que eu esperava e que podem sair antes incluem Bridgewater, Odell Beckham Jr, Mosley e Timmy Jernigan.

3) Um fator decisivo nesse Draft, especialmente nas primeiras escolhas, será como os QBs saem. É assim todo ano, e é impossível prever com exatidão. Em 2011, muita gente achava que só tinha dois QBs de primeira rodada, Newton e Gabbert, com TALVEZ Jake Locker entrando no final da rodada (eu tinha ele saindo na 25th) - acabaram saindo quatro nas primeiras 10 escolhas e seis nas primeiras 34, mudando todo o rumo do Draft (e destruindo o destino de algumas franquias no processo). É possível que uma corrida cedo rumo a QBs (Texans, Jaguars, Browns, Raiders, talvez Bucs, Vikings, todos tem necessidades na posição) aconteça, ou que então os times fiquem com medo, desistam de pegar QB nas primeiras escolhas, e aconteça uma corrida no final da primeira rodada. É algo imprevisível e que, por bem ou mal, acaba definido os Drafts. Eu pessoalmente espero três ou quatro QBs saindo na primeira rodada, com algum time do começo da segunda rodada subindo para o final da primeira tentando achar Carr ou Garopollo.

4) Críticas, comentários e opiniões são sempre bem vindos, desde que com educação. Se não concorda com a escolha ou o raciocínio de algum time ou escolha, mostre porque você discorda e aponte meus erros ou falhas. Bom Draft a todos!

2 comentários:

  1. Acho que esse draft vai ser no mínimo muito divertido de assistir, principalmente pq deve ser bem imprevisível e e espero que com trocas e times querendo subir alucinadamente kkkk

    ResponderExcluir
  2. Esse vai ser meu primeiro Draft da NFL. Embora já acompanhe o time há 1 1/2 temporada eu nunca parei pra dar atenção ao show de calouros - estava ocupado tentando entender o jogo primeiro (não que eu tenha conseguido). Mas de uma coisa eu sei: alguns times e torcedores encaram o Draft como um jogo decisivo, quase uma final de conferência. Já para outros, especialmente pra quem já tem um time completo ou pra quem já trabalhou bastante na free-agency, o Draft pode ser chato ou pouco interessante a curto prazo. Não por coincidência, mas isso acontece com os times mais empolgantes da temporada. Niners, Hawks e Broncos, estou falando com vocês.

    Será que vamos ter uma loucuras? Tipo alguns times fazendo trocas bizarras pra subir ou descer? Pelo que eu conheço de outros esportas, Draft sempre tem surpresas. Sempre tem a franquia sem noção que joga uma ótima pick no lixo porque se encantou com um jogador que todo mundo vê que é um zé-ruela. Ou quem belisca um ótimo talento inesperado e bruto numa pick tardia.
    Esse ano vou acompanhar, vamos ver se teremos fortes emoções.

    ResponderExcluir