Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bold Predictions para a temporada 2014 da NFL

Como é bom ter NFL de volta, né, Rodgers?


O Two-Minute Warning é um blog cuja principal característica é trazer aos leitores análises avançadas e complexas. Nossas colunas em geral trazem um conteúdo avançado, muito analítico e com muita pesquisa, o tipo de coisa que pode não ser tão fácil de entender, mas que é algo que eu sempre me interessei e que oferece algo diferente aos leitores do que pode normalmente ser encontrado em português.

Essa coluna anual de Bold Predictions, no entanto, é o oposto - é a coluna onde a gente deixa as análises em segundo plano e apenas tenta se divertir com palpites e chutes. Claro, todos os palpites tem algum embasamento por trás porque afinal de contas eu sou competitivo e gosto de estar certo (ninguém é de ferro), mas a idéia aqui não é ser técnico demais. É juntar aqueles palpites ousados (ok, alguns nem tanto) que todo mundo tem no começo do ano e colocar aqui para se divertir. Assim como ano passado, pedi a alguns amigos que fizessem suas próprias previsões (que estarão nessa coluna), e desafio os leitores a fazerem suas próprias nos comentários.

Ano passado, como de costume, fiz minhas Bold Predictions. E ao final do ano, claro, fiz uma revisão de como essas bold predictions se saíram - se quiserem uma leitura mais completa, recomendo que cliquem no link. Então vou passar rapidamente por quais foram elas, só para relembrar mesmo, e depois vamos direto para as de 2014!

Bold Predictions da temporada 2013 da NFL



O Offensive Rookie of the Year não vai ser um quarterback

Poderia ter escrito "Geno Smith vai ser ruim", mas mais vago as vezes é melhor. Considerando que a disputa acirrada pelo prêmio ficou entre o RB Eddie Lacy e o WR Keenan Allen, diria que eu acertei em cheio essa previsão.


O Oakland Raiders vai sair do próximo draft com uma das duas primeiras escolhas

A última vez que eu tento adivinhar os piores times da temporada. Em três colunas, eu tentei três vezes, e errei três vezes. Mas duvido que alguém apostasse no Texans para ficar com a primeira escolha do Draft, e ainda menos para apostar no Redskins para segundo. A lição, como sempre: a NFL é o campeonato mais imprevisível que existe (o Raiders acabou escolhendo em quinto).



Pelo menos um time que foi o pior da divisão em 2012 vai ganhar essa divisão em 2013

Essa eu acertei em cheio, embora tenha sido uma pequena trapaça - desde que as divisões se realinharam em 2002, todo ano pelo menos um time consegue essa façanha. A natureza móvel da NFL favorece esse tipo de coisa, e o fato do campeonato ser de apenas 16 jogos também faz com que todo tipo de flutuação aleatória seja muito mais importante na hora de determinar os resultados finais - e isso antes de citar o tipo de diferença que mudanças em jogadores em posições chaves podem fazer pela equipe, especialmente técnico e quarterback. Tanto que o time que cumpriu esse palpite em 2013 - Philadelphia Eagles - foi o time que mudou as duas. Hold that thought.


Um time que foi as finais de conferência ano passado vai ficar fora dos playoffs

Essa foi impressionante em certo ponto - não só eu acertei esse palpite, mas acertei quais DOIS times que chegaram as Finais de Conferência não voltariam aos playoffs, Ravens e Falcons. Mais sobre isso em um segundo.


O MVP será um jogador que nunca ganhou o prêmio antes

Claro que não. Foi só o jogador com mais prêmios de MVP na sua prateleira que levou para casa o troféu em 2013, Peyton Manning. Passou bem perto essa. Só que não.


Dois head coaches serão demitidos antes do final da temporada

Por algumas horas, mas sim!! Sucesso! O Browns decidiu não esperar pela segunda feira seguinte a semana 17 - o marco não-oficial do fim da temporada regular - para demitir Rod Chudzinsky, o que junto com Gary Kubiak garantiu dois treinadores demitidos antes do final oficial da temporada. Claro, no Black Monday, uns quatro outros perderam seus empregos, mas ai já passava do limite que eu mesmo estipulei. Obrigado, Browns.


Os cinco times a ficar de fora dos playoffs serão: Colts, Vikings, Redskins, Ravens e... Falcons

Nos últimos nove anos, com UMA exceção (2012), pelo menos cinco times que foram aos playoffs em uma temporada ficaram de fora na temporada seguinte (em 2012 foram apenas quatro). Então uma das brincadeiras anuais aqui é tentar adivinhar quais são esses cinco times que ficarão de fora, uma tarefa mais difícil do que parece todo ano, mas que no final acaba sempre valendo a pena. 

E vocês devem reparar que Ravens e Falcons estão nessa lista, dois times que estiveram nas finais de conferência em 2012, conforme eu disse em uma previsão anterior. A verdade é que eu fiz o palpite do finalista de conferência antes de chegar nos cinco times que perderiam os playoffs, mas os dois eram os mais prováveis a regredir negativamente, então os inclui também nessa aposta. E acertei em cheio, porque os dois realmente perderam os playoffs. No final das contas, acertei quatro dos cinco, então eu conto isso como um sucesso (o quinto time a perder os playoffs foi o Houston Texans... que ainda ficou com a primeira escolha do Draft).


Eu também pedi a alguns amigos e leitores para fazerem suas bold predictions, e embora vocês possam lê-las todas no nosso review, menção honrosa para duas que merecem estar na coluna:

Renan Galvão: Luke Kuechly será o jogador defensivo do ano.

O que eu mais posso dizer além de "NAILED IT"?! Acertou em cheio, ainda que eu não engula Kuechly ganhando esse prêmio.


Danilo Vilas Boas: Cowboys terminarão o ano 8-8 e perderão os playoffs. Bah... isso não é bold prediction, é retrospectiva, então vamos melhorar:

Cowboys chegarão na semana 11 com 8 vitórias precisando de mais uma vitória pra assegurar playoffs, e perderão todos os jogos dali pra frente, a maioria por uma posse de bola. Romo irá de candidato a MVP a mais odiado da liga em menos de meia temporada.

Eu sei que o Danilo mudou a previsão e não acertou em cheio, mas nada me fez rir tanto escrevendo essa coluna do que ler a primeira parte dessa previsão. 8-8 e perdendo os playoffs na última rodada, é um resumo da mediocridade recente de Dallas que um cara achasse que apostar nisso era FÁCIL DEMAIS!! Sensacional. Danilo levou o troféu"Bold Prediction de Ouro" de 2013.


Ok, sem mais enrolação, vamos passar para as nossas Bold Predictions de 2014.


Bold Predictions para a temporada 2014 da NFL


Um head coach recém-contratado vai ganhar Coach of the Year depois de levar seu time aos playoffs

Coach of the Year é provavelmente o prêmio mais aleatório da NFL. Por um motivo quase legítimo e ao mesmo tempo que torna o prêmio estúpido: é extremamente difícil você isolar o efeito que um técnico tem anualmente em uma equipe, especialmente se ele vem de um trabalho constante anual. Pense Bill Belichick, provavelmente ainda o melhor técnico da NFL. Todo ano, ele está fazendo um excelente trabalho, tirando o máximo de um elenco secretamente limitado e levando o time longe, ganhando 12 jogos todo ano, etc. Mas como o trabalho é mais ou menos o mesmo todo o ano, como as pessoas vão saber exatamente o quão bom ele é, e qual o tamanho desse trabalho? A não ser seguindo uma grande mudança (como aconteceu, por exemplo, em 2010) é difícil você deixar claro esse tipo de coisa.

Por isso, o viés desse prêmio é para o tipo de técnico no qual podemos ver o efeito, ou pelo menos parte dele, em relação a um parâmetro passado. Em outras palavras, um técnico que vem de uma mudança no comando. Se você tem um time ruim que melhora com uma mudança no comando, inevitavelmente essa melhora será atribuída a essa mudança de técnico, mesmo que não seja verdade e que tenha outros fatores para explicar (regressão positiva, time mais saudável, evolução de alguns jogadores, chegada de novos talentos, etc).

Então na corrida pelo prêmio, acho seguro apostar que os candidatos com melhor chance de vencê-la são os que estão entrando agora em times decepcionantes, e entre eles temos vários que são técnicos de times que podem ser candidatos aos playoffs com alguma sorte. Tudo que precisa são alguns golpes de sorte para chegar lá, e se um deles conseguir esse feito, eu acho que ele tem boas chances de levar o prêmio para casa. Por isso a aposta.


Até o meio da temporada, três QBs calouros diferentes terão começado um jogo de NFL


Quarterback é, indiscutivelmente, a posição mais importante do jogo de futebol americano. Por isso todos os times estão em busca de um Franchise QB em torno do qual possam construir sua franquia, ou pelo menos um bom o suficiente para levar um sólido time aos playoffs. Então não é de se surpreender que eles recebam mais atenção ao longo do ano - tanto do seu time como da imprensa - do que outros. Então quando um time tem um QB calouro - e a safra desse ano foi particularmente boa - ele recebe uma pressão muito grande para usá-lo, tanto da imprensa como interna.

A boa classe de QBs desse ano nos trouxe, entre outros, Johnny Manziel, Teddy Bridgewater e Blake Bortles, e ambos estão escalados para começar o ano no banco atrás de Brian Hoyer, Matt Cassell e Chad Henne. Leia de novo esses três nomes. Tanto Bridgewater como Bortles vem de boas pré-temporadas, e considerando a falta de qualidade dos titulares, não me parece difícil imaginar um cenário no qual dois deles (junto de Derek Carr) acabem assumindo a vaga de titular antes de chegar na semana 9. Acho seguro dizer que pelo menos dois deles terão sua chance até lá, além de Carr, que deve ser titular desde a primeira semana.


Tony Romo vai lançar para 4500 jardas, mas o Cowboys não vai aos playoffs

Lembra o quão ridícula foi a defesa do Cowboys em 2013? Agora eles perderam seus três melhores jogadores (Demarcus Ware, Sean Lee, Jason Hatcher)  e não os substituíram por ninguém digno de nota, o que significa que... bom, eu tenho medo de pensar exatamente no que isso significa. Falar que a defesa vai ser ruim em 2013 não faz justiça ao terror absoluto que aguarda os torcedores de Dallas. Vai ser um eterno poço de coisas ruins e torturas. E pontos.

Em outras palavras, espero duas coisas para o Cowboys esse ano: muitos jogos de placares altos, e muitos passes para tentar alcançar o adversário. Ai que entra Tony Romo, o muito criticado e criminalmente underrated QB de Dallas. Romo é um dos QBs mais prolíficos da NFL, e tem ao seu redor um bom conjunto de armas para colocar muitas jardas pelo ar. E com uma defesa tão ruim, eu espero que ele vá ser forçado a isso, a jogar muito mais do que o normal para acompanhar o ritmo de pontos que seu time vai tomar. Junte um ótimo QB com uma necessidade urgente de passar a bola, mais jogos de placar alto, e eu imagino que Romo tem ótimas chances de passar das 4500 jardas e fazer meu time de fantasy muito feliz.

Isso vai levar o Dallas aos playoffs? É claro que não. Pouquíssimos QBs fariam milagre com uma defesa e uma diretoria tão ruins. Todo mundo sabe que o Dallas vai terminar 8-8 e perder na semana 17 para o eventual campeão da NFC East (Washington CENSORED esse ano), o que já seria uma vitória para Romo se acontecesse. Então eu acho que a conjuntura favoreceria uma temporada com muitas jardas para o QB do Cowboys, mas não necessariamente vitórias.


A tradição continuará, e novamente um time que ficou em último lugar da divisão ganhará a mesma em 2014

Ainda é considerado Bold Prediction se acontece todo ano? Ok, ok...


Um time que terminou em último na divisão em 2013 vai vencer a mesma em 2014, e um time que venceu uma divisão em 2013 vai cair até o último lugar

Muito melhor. Sobre o último para primeiro, temos alguns candidatos: o Browns tem uma defesa emergente e, se Manziel resolver os problemas de QB, pode competir em uma divisão sem um claro favorito; Minnesota tem um time muito underrated, Adrian Peterson, e um novo QB que pode surpreender; Atlanta ganhou 11 jogos seguidos entre 2010 e 2012 antes de cair em 2014 em meio a lesões, e é um forte candidato a regressão positiva; e o Redskins e o Texans tiveram anos do inferno em 2013, jogam em uma divisão fraca, e podem surpreender se conseguiram ficar saudáveis. Então essa parte da previsão tem boas opções, e é seguro apostar que pelo menos uma delas vai conseguir surpreender como ocorre todo ano.

A segunda parte é mais difícil. Seahawks é quase impossível mesmo em uma fortíssima NFC West; Broncos só vai acontecer se Peyton Manning machucar na primeira semana, e talvez nem assim; Colts e Patriots parecem a salvo. Ainda assim, temos alguns candidatos interessantes. Na verdade, dois: o Carolina Panthers sofreu duras perdas (e pode sofrer ainda mais) na offseason e joga em uma divisão forte que viu os piores times se reforçarem, e pode muito bem cair para a parte de baixo. E o Packers, que tem um QB injury prone e problemas na defesa e linha ofensiva, pode vir a sentir o peso da falta de Aaron Rodgers se algo acontecer com seu QB. O Bengals e o Eagles também podem cair no caso de um cenário ruim com algumas lesões. Estou apostando mesmo é no Panthers, mas como a NFL é imprevisível, qualquer coisa pode acontecer.


O Offensive Player of the Year não será um Quarterback dessa vez

Eu tenho um problema com o prêmio de Offensive Player of the Year. Geralmente, o melhor jogador ofensivo é também o MVP, então esse prêmio acaba sendo redundante e inútil. Eu sempre defendi que o MVP e o OPOY deveriam jogar em posições diferentes, para evitar essa repetição chata. 

Dessa vez, no entanto, estou apostando que terei sucesso em minha empreitada. Estou apostando que um não-QB terá uma temporada tão espetacular, tão inigualável que, mesmo que não ganhe o MVP pelo viés óbvio de QB, ele irá ganhar o prêmio de melhor performance ofensiva da temporada. Megatron, LeSean McCoy, Marshawn Lynch e alguns outros vem a mente, mas desde que não seja um QB, eu estarei feliz.

(Duas curiosidade sobre esse prêmio: entre 1987 e 1989, jogadores do 49ers ganharam três vezes seguidas o prêmio de OPOY. Mas, curiosamente, foram jogadores diferentes de posições diferentes: o WR Jerry Rice em 87, o RB Roger Craig em 88, e o QB Joe Montana em 89. Entre 96 e 2003 todos os vencedores foram RBs. Então esse viés do prêmio para QB é realmente recente.)


Os cinco times que foram aos playoffs em 2013 e não irão em 2014 serão: Chiefs, Panthers, Bengals, Packers e 49ers

Todo ano, quando eu paro para pensar nesses cinco, eu sempre penso: "de jeito nenhum serão cinco esse ano. Tem uns três só que vão cair, o resto se mantém, certeza". Ai você escolhe 5 porque essas são as regras do jogo, e dito e feito, cinco ficam de fora todo santo ano. 

Vocês podem imaginar como foi difícil preencher essa lista além de Chiefs e Panthers, os candidatos óbvios. Então eu fui por probabilidade, não porque eu de fato ache que esses últimos três são times ruins que não tem chances de ir aos playoffs. Peguei os três times que mais facilmente eu consigo ver um problema ou algo dando errado que os tire dos playoffs. 

Os três ainda são times fortes, sem dúvida. Mas todos possuem uma falha que me incomoda e que podem tirá-los dos playoffs. O 49ers começa o ano talvez sem SEIS peças da sua defesa, inclusive dois de seus melhores três jogadores em NaVorro Bowman e Aldon Smith. O ataque foi melhorado, mas o time ainda tem que provar que consegue consistentemente vencer sem sua defesa, e vai ser um teste em uma divisão tão difícil. O Bengals ainda precisa resolver a questão do QB, e apesar de ter muito espaço salarial, pouquíssimo fez para se reforçar nessa offseason depois de perder um de seus melhores defensores (Michael Johnson), duas peças da linha ofensiva... e seu QB ainda é Andy Dalton, mas agora mais rico. E por fim foi uma batalha dura entre Eagles e Packers pela ultima vaga, mas o Packers ficou com ela por jogar em uma divisão muito mais forte, ter um calendário mais difícil, e ter Aaron Rodgers vindo de lesões em 2013 sem nenhum bom reserva.

Não me agrada prever contra qualquer um desses três, mas as regras dizem para escolher cinco. Espero estar errado quanto ao 49ers.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por diversão, pedi a alguns amigos que acompanham NFL comigo para darem suas próprias bold predictions. Vou colocar elas aqui para daqui a um ano, quando formos contar vantagem com nossos acertos e dar risada dos nossos erros nesses chutes, termos mais material para dar risada (alguns fizeram mais do que uma BP, mas coloquei apenas uma ou duas por pessoa).

Convido, inclusive, quem quiser para colocar nos comentários suas próprias bold predictions para de fato colocar, e dai quando formos retomar tudo ano que vem, colocaremos as melhores no post para relembrar. Então lá vão as previsões de seis dos meus amigos, com seus times entre parênteses por motivos óbvios.


Carlos Leite (Texans): - Patriots perderá o que será o último Super Bowl da carreira de Tom Brady
      - Raiders terá a #1 pick do próximo Draft

Ed Schutt (Texans): Ryan Mallett assume a titularidade do Texans e leva a equipe aos playoffs e ao jogo do título da AFC

Adelmo Oliveira (Giants): - EJ Manuel perde a titularidade para EJ Manuel mesmo sem se machucar
        - Um Running Back vai ser Offensive Rookie of the Year

Ricardo "Mugen" Venturelli (Broncos): Jadeveon Clowney terminará a temporada com mais sacks que JJ Watt

Janilson Lemos (Indeciso): - Cowboys termina o ano 9-7 depois de vencer o Redskins na semana 17 e ganha a NFC East
        - Lions e Texans irão aos playoffs

Daniel Carneiro (Chargers): - Jimmy Graham terá mais TDs que Gronkowski

         - LeSean McCoy ganhará o MVP

Pedro Leão (Ateísta esportivo): Saints vence o Seahawks no Superdome, com a torcida quebrando o recorde de "barulho"


Coloquem suas próprias ai nos comentarios!

4 comentários:

  1. Vamos tentar de novo, já que o primeiro sumiu rs

    1) Giants vão ganhar a NFC East com 9-7, no confronto direto da última rodada e no desempate;
    2) Corey Washington vai fazer 4 "game winner" touchdowns seguidos e se afirmará como o novo Victor Cruz;
    3) Broncos não vão aos playoffs;
    4) Seahawks farão uma temporada perfeita até perder em casa o NFC Championship Game;
    5) Tom Coughlin se aposenta ao final da temporada;
    6) Tom Brady se aposenta ao final da temporada;
    7) O Guarani de NY, ops, Jets, vai ficar em último na sua divisão;
    8) Bridgewater será o "Offensive Rookie of The Year";
    9) Vikings irão aos playoffs como wildcard;
    10) RGIII estará vendendo carros na temporada 2015/16;
    11) Rams será o pick 1 do draft 2015 E os Bills, o pick 2;
    12) Michael Sam vira titular nos Cowboys antes da semana 8;
    13) Os Cowboys demitirão o técnico na semana 16;

    ResponderExcluir
  2. O número de equipes que não conseguiram repetir os playoffs será menor do que 4,contrariando a tendência da última década.

    Jay Cutler vai ter uma temporada completa,jogará todos os jogos e levará os Bears de volta aos playoffs.

    Teremos pelo menos um treinador demitido antes da semana 17.

    Peyton Manning passa das 5500 jardas.

    Teremos pelo menos um RB passando das 2000 jds terrestres.

    ResponderExcluir
  3. Perdi a chance de comentar as Bold Predictions antes do começo da temporada, mas vamos tirar um pouco do atraso:

    - Manziel vai começar os últimos 5 jogos da temporada, quando o Browns não tiver mais chances de playoff.

    - Green Bay vai pros playoffs como vencedor da conferência e os 49ers como WC. Pela terceira vez na minha história nos playoffs da NFL os dois se enfrentam e pela primeira vez o Packers vence, pra depois ser atropelado pelo Seahawks.

    - O Lions vai ser o segundo colocado da NFC North vai pros playoffs como WC e vai pra segunda rodada.

    - O Colts vai perder os playoffs. O campeão da AFC South ficará entre Texans e Titans e o perdedor deste duelo não vai aos playoffs.

    - O 49ers vai vencer os dois jogos da temporada regular contra o Seahawks.

    Vou roubar e adaptar uma prediction do Vitor da temporada passada:
    - O Offensive Player of the Year não vai ser um QB.

    - O jogador em questão na prediction anterior vai ser Calvin Johnson.

    - Niners e Patriots serão os melhores times de suas divisões depois da metade da temporada, ou pelo menos depois da semana 16. Mas isso não será suficiente para ultrapassarem Seahawks e Broncos como melhor campanha da temporada regular.

    - O Saints fica fora dos playoffs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu vi... na penúltima prediction onde eu disse 16 eu quis dizer 10.

      Excluir