Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Palpites para a semana 2 da NFL

Cherilus apontando o coleguinha, Andrew Luck preparando o golpe da garça do Sr. Miyagi, e o resto do Colts olha em total descrença para a burrice do RT do Colts. Melhor foto da primeira rodada!


Uma outra coluna tradicional aqui do Two-Minute Warning é a de sexta feira, na qual eu coloco os meus palpites para os jogos da semana. Não apenas quem vai vencer a partida, mas também como eu apostaria se fosse apostar contra o spread em Vegas para adicionar alguma emoção. A idéia por trás disso é em parte se divertir com palpites e spread, e em parte porque eu acabei descobrindo que é um excelente formato para falar um pouco sobre cada time, sem exagerar ou ficar longo demais, mas tocando em assuntos relevantes a cada jogo. O pessoal gostou do formato, eu gosto de escrever, então virou algo comum nesse espaço sexta feira. Espero que o pessoal novo se divirta também.

Só um comentário sobre o que significam esses +7, -3, etc. Esse é o chamado "spread", uma modalidade de aposta esportiva. Você aposta no time que ganha, mas cada time recebe uma certa "margem" de pontos baseada em quem é favorito. Em outras palavras, se o Pats vai enfrentar o Jets, ele será o favorito, e portanto terá um spread negativo - o que significa que ele precisará vencer por uma margem de pontos maior do que essa para você ganhar a aposta. Da mesma forma, o Jets vai ter um spread positivo - ele pode até perder por esse número de pontos. Então se o Patriots for -7 para um jogo, ele precisa ganhar por mais de 7 pontos para ganhar a aposta. E se o Jets for +7, quem apostou no Jets ganha desde que o Jets não perca por mais de 7 pontos de diferença. Casas de apostas costumam fazer frequentemente esse tipo de aposta, então coloquei aqui para se divertir um pouco.

Então vamos aos nossos mundialmente famosos (ok, nem tanto) palpites. Time da casa em caixa alta, e lembrando que a linha que eu uso para o spread é o consenso de Vegas no momento que eu comecei a coluna. Essas linhas podem mudar dependendo da quantidade de apostas.

E não esqueçam de ler minha coluna de terça feira, sobre quais mudanças eu faria para tornar o jogo e a NFL melhores e mais divertidos se tivesse poder para tal.


Palpites para a semana 2 da NFL


RAVENS over Steelers
Contra o spread: RAVENS (-2.5) over Steelers

Eu fiz esse palpite pelo twitter, na verdade, mas foi um bom começo. Enquanto que o Ravens não jogou bem na primeira semana contra Cincy, a defesa do Steeles foi muito mal contra o Browns em casa, e achei que esse problema defensivo iria se manifestar rapidamente em um jogo físico e feio de Thursday Night (sério, esses jogos precisam acabar), especialmente jogando fora de casa. Dito e feito, o Ravens foi o time mais físico e mais forte ontem a noite, e passou por cima de seus rivais. Bom começo para nossos palpites de 2014.

Tangente rápida: Roger Goodell tem recebido muitas críticas (todas merecidas) pelo seu papel em lidar com o fiasco do Ray Rice, mas por que o Ravens saiu razoavelmente "limpo" dessa situação mesmo tendo um papel tão ruim e tão feio quanto o chefão da NFL? Eles sustentaram o tempo todo que Ray Rice era uma boa pessoa que foi mal interpretada; fez de tudo para pintar o incidente como sendo de responsabilidade da sua noiva; fizeram uma conferência para Rice se desculpar com todo mundo, incluindo patrocinadores e torcedores do time, MENOS sua noiva que ele agrediu; e ainda teve a coragem de colocar no twitter oficial da equipe que a vítima de Rice estava se desculpando pelo seu "papel no incidente", um tweet que o Ravens já covardemente deletou depois da repercussão negativa... e tudo isso sendo que eles sabiam o tempo todo o conteúdo do vídeo. O Ravens foi tão errado quanto Goodell na recepção do caso, e foi tão covarde quanto em só tomar uma ação quando o vídeo vazou e a opinião pública explodiu. Por que então o Ravens saiu "impune" de toda a situação? Fica o pensamento.


Lions over PANTHERS
Contra o spread: Lions (+2.5) over PANTHERS

Eu confesso que ainda não estou acreditando muito no Panthers essa semana. Sim, eles venceram um time interessante (mas ainda incógnita) do Bucs fora de casa com Derek Anderson de QB, mas acho que isso é mais algo negativo para o Bucs do que outra coisa. A defesa ainda é forte, a secundária ainda é suspeita, e ninguém sabe exatamente o que esperar do ataque. Então vocês podem entender que eu ainda preciso ver mais antes de me convencer que o Panthers é um bom time de futebol americano.

E mesmo jogando fora de casa, eu prefiro apostar em um time do Lions que impressionou na primeira semana e parece ser um matchup um pouco complicado para o Panthers: eles tem uma das melhores linhas de frente da NFL para explorar a linha ofensiva do Panthers (o segredo da vitória contra o Bucs é que o pass rush de Tampa foi inexistente, o que não vai acontecer aqui) e segurar seu jogo terrestre, enquanto tem o melhor WR da NFL e um bom grupo de recebedores em geral para explorar a secundária de Carolina. E se isso virar um duelo de pontos, eu acho que o Lions tem melhores chances de sair daqui com sucesso. Não sei se, como diria um amigo meu, ESSE É O ANO para o Lions, mas acho que conseguem uma vitória importante aqui.


Dolphins over BILLS
Contra o spread: Dolphins (EVEN) over BILLS

Dois times que eram grandes zebras para a primeira semana e que conseguiram vitórias muito importantes, o Miami vencendo o rival Patriots em casa, e o Bills levando um jogo do Bears em Chicago na prorrogação. Acho que por esse motivo que nenhuma casa de apostas sabe o que fazer com esse jogo - a linha abriu em -1 para Buffalo, mas logo chegou a números iguais em cinco das seis principais casas de apostas de Vegas. Em outras palavras, esse jogo é o mais equilibrado que você vai encontrar na rodada.

Eu dou uma certa vantagem para o Dolphins. Desde o começo do ano eu achava o Dolphins um time em ascensão que poderia chegar aos playoffs com alguma sorte (no sentido amplo da palavra), e a vitória contra o Patriots só serviu para confirmar esse tipo de coisa. A linha ofensiva ainda vai sofrer, especialmente contra times com bom pass rush (como Buffalo, por exemplo), mas sua defesa é uma unidade sólida que vai dar trabalho a um time do Bills que ainda não tenho certeza se já se achou na temporada. Em uma nota relacionada, Mike Wallace é meu titular no fantasy, e otimismo faz bem.


TIME DE WASHINGTON over Jaguars
Contra o spread: Jaguars (+6) over TIME DE WASHINGTON
O jogo é em Washington e o Jaguars ainda não é um bom time de futebol americano. Eles evoluíram, sem dúvida, mas não são exatamente bons. Enquanto isso, o time de futebol profissional de Washington também não é particularmente bom, ou pelo menos enquanto RG3 não voltar a jogar mais como o Griffin de 2012 do que o de 2013. Mas joga em casa, tem Alfred Morris e um bom corpo de WRs, e deve fazer o suficiente para vencer a partida.

Ainda assim, essa vantagem de 6 pontos me parece exagerada. Washington foi surrado por um time que acabou 2-14 ano passado e tem Ryan Fitzpatrick de QB semana passada. A gente tem certeza de que o time que começa com R realmente é tão melhor assim que o Jaguars? Um spread de 7 pontos (a linha inicial de Vegas) significa que o Jaguars só teria 28% de chance de vencer o jogo, mas isso me parece muito pouco. Mesmo 6 pontos significa que Vegas só da a Jacksonville 31% de chance de sair com a vitória. Me parece muito pouco considerando o que Washington NÃO fez nos últimos 17 jogos para nos convencer que é um bom time de futebol americano. Washington leva, mas mais apertado do que isso.


TITANS over Cowboys
Contra o spread: TITANS (-3.5) over Cowboys

Eu realmente não acho que Dallas seja tão ruim quanto o Niners - e eles próprios - fizeram parecer na primeira semana. Para começar, o jogo de Romo foi um ponto fora da curva para ele (pode negar a vontade, mas ele não lançou 3 interceptações em nenhum jogo de 2013), e a verdade é que a partida acabou antes do intervalo. A defesa continua e continuará muito ruim, mas o ataque tem condições de ser bom se Romo voltar a jogar como pode, e não como o que começou a temporada em Dallas.

Essa escolha é mais uma resistência a dar um voto de confiança ao Cowboys fora de casa. Eu não acho o Titans um grande time, acho apenas um time médio, mas é capaz de jogar bem na defesa e não atirar no próprio pé. É o tipo de time que não vai perder para si próprio e vai aproveitar se você der uma brecha... e infelizmente o Cowboys gosta de dar esse tipo de brecha. Não acho Dallas a reencarnação do mal no futebol americano, mas preciso ver uma boa atuação antes de confiar na equipe, especialmente fora de casa.


Cardinals over GIANTS
Contra o spread: Cardinals (-2.5) over GIANTS

Eli Manning foi a história da derrota do Giants na primeira semana, mas isso obscurece um simples fato: o Giants simplesmente não tem talento o suficiente ao longo do seu elenco para que Eli ou qualquer outro tenham sucesso. Sim, Eli não jogou bem, e alguns lances (especialmente a segunda interceptação) foram totalmente culpa do QB, mas ele foi incomodado o jogo todo por uma linha ofensiva fraca que cedia muita pressão, e teve que lançar para recebedores que não conseguiam criar separação. O ataque da equipe é muito fraco mesmo além de Eli, e a defesa não vai conseguir segurar jogos. Por mais que o Cardinals de 2014 não seja nem de longe tão bom quanto o de 2013, a defesa dos redbirds deve ser suficiente para segurar as pontas (e forçar alguns turnovers) contra um time medíocre.


Patriots over VIKINGS
Contra o spread: Patriots (-3) over VIKINGS

O Patriots mostrou bastante fraqueza contra Miami, especialmente nas linhas. Logan Mankins foi trocado estranhamente para o Bucs, e o grande Dante Scarnecchia (lendário técnico de linha ofensiva do Patriots) aposentou, e talvez como consequência disso a linha ofensiva foi uma peneira enfrentando um bom (mas não espetacular) pass rush de Miami. Além disso, o Dolphins conseguiu correr o dia todo contra a linha defensiva de New England, e o Vikings tem Adrian Peterson. Não vai ser de forma alguma um jogo fácil. (Nota: eu escrevi isso ANTES de AP ser indiciado e provavelmente perder o jogo de domingo).

Mas eu ainda vou no Patriots, simplesmente porque não consigo imaginar New England perdendo dois jogos seguidos. O time tem um "hábito" de se recuperar bem de derrotas, então só posso imaginar o quanto o time vai entrar mordido depois daquela humilhação da semana 1 contra um rival de divisão. Além disso, a defesa do Patriots passou por muitas mudanças e está com vários jogadores diferentes, então é de se esperar que demore um tempo até todos se adaptarem e estarem na mesma página. Não é uma boa hora de overreact a primeira semana.


Saints over BROWNS
Contra o spread: BROWNS (+6.5) over Saints

Não consigo imaginar o Saints caindo 0-2 no começo do ano com tanto talento e tendo investido tanto nessa offseason para melhorar sua defesa. Mas tem algumas coisas que me incomodam, como por exemplo a defesa do Browns que tem bastante talento, e o fato de que o Saints (e em especial Drew Brees) tem tido alguma dificuldade fora de seus domínios e de seu estádio fechado, que valoriza o jogo aéreo explosivo da equipe. Aliás, embora não sejam realmente um bom time, também não acho que o Browns seja exatamente um time ruim - se Brian Hoyer jogar bem, eles tem boas condições de manter esse jogo apertado se a tendência recente do Saints de piorar ofensivamente fora de casa se mantiver. Não acho que New Orleans perde esse jogo, mas acho que o Browns vai deixá-lo mais apertado do que o antecipado.


BENGALS over Falcons
Contra o spread: Falcons (+5.5) over BENGALS

O Bengals joga bem em casa, com uma das melhores home-field advantages da NFL e tendo acabado 2013 8-0 jogando em seus domínios. Isso é impressionante, e embora não tenham convencido na vitória sobre o Ravens na primeira semana, o fato de que conseguiram controlar um jogo feio e apertado ainda é um ponto a seu favor. Andy Dalton não é um grande QB, mas ele consegue controlar o jogo e jogar bem se não tiver pressão chegando nele, e o Falcons não é um time que se destaca por pressionar o QB. Com seu bom jogo terrestre e a vantagem de jogar em casa, acho que o Bengals é o favorito a ganhar o jogo.

No entanto, eu acho que o Falcons está sendo um pouco underrated nesse começo de ano. Sim, o time foi péssimo em 2013, mas é um time que venceu 13, 10 e 13 jogos nos três anos anteriores, e que viu 2013 se tornar um "pior cenário possível". É um time que está sujeito a todo tipo de regressão positiva, e Matt Ryan é um dos cinco, sete melhores QBs da NFL e que fez mágica contra o Saints na estréia. Enquanto Ryan estiver lá, eu acho que o Falcons vai estar no jogo, e por isso acho que 5.5 é demais para eu ficar confortável apostando contra Ryan e Julio Jones.


BUCCANEERS over Rams
Contra o spread: BUCCANEERS (-6) over Rams

Todos nós vimos o que o Vikings fez com o Rams semana passada, e isso foi em casa. O Rams agora está reduzido ao seu terceiro QB depois que Bradford e Shaun Hill estão no departamento médico, o jogo terrestre ainda é uma zona, Chris Long está fora do jogo... quer dizer, o que o Rams tem para nos convencer de que as coisas serão diferentes?! É verdade que o Bucs não foi bem semana passada, mas não consigo apostar no Rams no momento contra quem quer que seja. Especialmente fora de casa.


Seahawks ver CHARGERS
Contra o spread: Seahawks (-6) over CHARGERS

Eu estava bastante animado com o Chargers no começo do ano. O time foi muito bem em 2013 e quase venceu o Broncos em Denver nos playoffs, reforçaram a secundária muito bem, e vários jogadores que perderam a temporada passada com lesões estavam saudáveis. Parecia que seria o ano do Chargers chegar aos playoffs com um pouco mais de propriedade e confiança. Ou pelo menos era o que eu achava até o Chargers perder sua estréia para o Cardinals da forma mais Chargers possível: com um snap errado que tirou o time do alcance de field goal nos minutos finais. Ainda que algumas coisas boas tenham aparecido - a secundária jogou bem, de modo geral, por exemplo - é difícil realmente confiar em um time que continua atirando no próprio pé dessa maneira.

Um jogo é pouco para desanimar de vez do Chargers? Sem dúvida. Eles ainda tem 15 jogos para se reerguer, e podem ter sido simplesmente muito azarados na primeira rodada (e de certa forma foram). Mas foi o suficiente para levantar algumas questões, e definitivamente não vai ser prestes a enfrentar os atuais campeões que vão recuperar meu voto de confiança. Ainda que o jogo não seja no poço do inferno que é o Century Link Field, os atuais campeões ainda impões respeito demais para eu apostar no Chargers depois de uma semana 1 tão decepcionante.


Texans over RAIDERS
Contra o spread: Texans (-3) over RAIDERS

Não estou convencido que o Texans está de volta aos níveis pré-fiasco de 2013. Muita coisa mudou, e eles ainda não resolveram sua situação de quarterback. Eu certamente acho que o Texans é um time melhor do que mostrou em 2013, mas não acho que voltou a ser aquele juggernault de 10, 12 vitórias de 2011 ou 2012. Eles estão passando por uma transição e reformulação, e é perfeitamente natural alguns altos e baixos. Mas ainda não estou pronto para acreditar neles como uma das potências da AFC, especialmente com Fitzpatrick de QB. Mas eu também acredito que o Raiders é um time muito fraco, que está no caminho certo mas que ainda tem uma estrada enorme a percorrer só para conseguir se livrar dos erros recentes. É menos uma aposta no quanto o Texans é bom, e mais uma aposta no quão ruim o Raiders ainda é.


PACKERS over Jets
Contra o spread: PACKERS (-8.5) over Jets

Green Bay e Aaron Rodgers, saindo de uma derrota humilhante, recebem em casa no frio de Wisconsin o Jets com sangue nos olhos. Não tem nenhuma chance de eu apostar no Jets até eu ver a Gang Green jogando bem contra um time de respeito.

Na verdade eu até achava que o Jets poderia ser um time decente esse ano, desde que Michael Vick fosse o titular e ficasse razoavelmente saudável. Mas Geno Smith ainda é o titular, e ele foi ATROZ em 2013 jogando fora de casa, ainda mais em um ambiente tão hostil quanto Green Bay. E mesmo que Green Bay tenha sido exposto pelo melhor time da NFL semana passada - linha ofensiva continua ruim, defesa terrestre idem - e talvez não seja tão bom quanto a gente imagina, pelo menos eles ainda tem Rodgers, e precisam desesperadamente dessa vitória, certo? Não acho que o Packers comece o ano 0-2.


BRONCOS over Chiefs
Contra o spread: BRONCOS (-12.5) over Chiefs

Me deixe colocar da seguinte maneira: o Chiefs já era um grande candidato a regredir em 2013 mesmo sem nenhum outro fator externo afetando a equipe. Além disso, eles perderam três dos seus principais jogadores de linha ofensiva, seu melhor WR foi suspenso por um jogo, sua linha defensiva perdeu dois jogadores, um dos seus melhores CBs está machucado, e para piorar, você perde seu Pro Bowl MLB (Derrick Johnson) E seu titular de linha defensiva (DeVito) para lesões na primeira semana da temporada. Então o que já era para ser naturalmente pior agora tem todo tipo de contribuição para piorar ainda mais, e como se já não fosse ruim o bastante ser destruído por um mediano time do Titans em casa na primeira rodada, mas agora eles precisam enfrentar o segundo melhor time da NFL fora de casa?! Lamento, mas não tem spread alto o suficiente para esse jogo abaixo dos 20.


49ERS over Bears
Contra o spread: 49ERS (-6.5) over Bears

Como sou viesado quando o assunto é 49ers, minha defesa em cinco partes:

i) San Fran é simplesmente melhor do que Chicago e joga em casa
ii) É a estréia do Levi's Stadium em jogos oficiais de NFL, e por acaso ele ainda acontece de ser um Sunday Night Football. Se você não acha que o Niners fará um big deal por causa disso e vai acabar com uma das torcidas mais alucinadas da rodada, você está louco
iii) Tanto Brandon Marshall como Alshon Jeffery, os dois melhores WRs da equipe de Chicago e os principais motivos pelos quais o Bears poderia ser um problema para o Niners, estão ambos lidando com lesões e podem não jogar
iv) O Niners provavelmente pareceu melhor na semana 1 do que deveria por estar enfrentando o fraco Cowboys, mas não é como se a defesa de Chicago fosse muito melhor, e o ataque de San Fran parece legitimamente bom.
v) Chicago está 7-9 desde que Jay Cutler assumiu a titularidade em jogos noturnos fora de casa.

Sim, o 49ers provavelmente não é tão bom quanto pareceu contra Dallas. Mas ainda é um time bom, e Chicago perdeu em casa para Buffalo semana passada jogando particularmente mal. O spread é alto e a possibilidade de um TD em garbage time preocupa, mas considerando a chance de Jeffery ou Marshall não jogarem, ainda é o suficiente para me fazer acreditar que o 49ers fará uma boa apresentação para inaugurar seu estádio.


COLTS over Eagles
Contra o spread: COLTS (-3) over Eagles

Na sua curta carreira na NFL, Andrew Luck está 13-3 como titular jogando em casa (9-8 jogando fora) com 24 TDs contra apenas 11 interceptações. Ele é outra pessoa jogando em seus domínios, e a defesa do Eagles é particularmente vulnerável pelo ar (só ver o que Chad Henne fez semana passada).

Claro, não é tão simples assim. A defesa do Colts é fraca, especialmente sem Robert Mathis, que não volta mais esse ano depois de uma lesão no tríceps. Se Nick Foles voltar a jogar bem depois de uma primeira semana muito decepcionante, a defesa de Indianapolis vai ter muito problema para pará-los. Mas eu simplesmente não consigo apostar contra Andrew Luck e o Colts jogando em casa, que tiveram uma primeira semana sólida em um jogo muito difícil contra Peyton Manning e o Broncos fora de casa. Se não fosse a falta mais ridícula da primeira semana da NFL (que inclusive ilustra esse post), o Colts teria boas chances de levar o jogo para a prorrogação, e isso já sem Robert Mathis contra um time bem superior ao Eagles. Então acho que o Colts faz o suficiente para vencer o Eagles essa semana jogando onde se sente mais confortável, especialmente sentindo alguma urgência caso  os rivais de divisão Texans ou Titans vençam suas partidas e comecem o ano 2-0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário