Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Palpites para a semana 4 da NFL

"Parece um caso sério de falta de capacidade..."


Mais uma rodada de palpites da semana para fazermos. A terceira rodada, para a quarta da NFL. Por como sempre, eu esqueci de fazê-los na primeira semana.

Em uma idéia para tornar essas colunas semanais mais interessantes, eu tive a seguinte idéia: além de simplesmente indicar meus palpites e falar poucas palavras sobre cada time, vou pegar uma ou duas seções para expandir e tratar de forma mais profunda de algum tema relevante. Eu fiz isso semana passada, quando falei sobre as falsas percepções sobre Kirk Cousins e Eli Manning, e acho que da para continuar fazendo isso. A idéia é falar de diferentes times ao longo das semanas, claro, sempre com algum tópico legal em mente. Não vai ser hoje por falta de tempo, mas para breve. Por enquanto, fiquem com meus palpites para a semana apenas.

Só um comentário sobre o que significam esses +7, -3, etc. Esse é o chamado "spread", uma modalidade de aposta esportiva. Você aposta no time que ganha, mas cada time recebe uma certa "margem" de pontos baseada em quem é favorito. Em outras palavras, se o Pats vai enfrentar o Jets, ele será o favorito, e portanto terá um spread negativo - o que significa que ele precisará vencer por uma margem de pontos maior do que essa para você ganhar a aposta. Da mesma forma, o Jets vai ter um spread positivo - ele pode até perder por esse número de pontos. Então se o Patriots for -7 para um jogo, ele precisa ganhar por mais de 7 pontos para ganhar a aposta. E se o Jets for +7, quem apostou no Jets ganha desde que o Jets não perca por mais de 7 pontos de diferença. Casas de apostas costumam fazer frequentemente esse tipo de aposta, então coloquei aqui para se divertir um pouco.

Então vamos aos nossos mundialmente famosos (ok, nem tanto) palpites. Time da casa em caixa alta, e lembrando que a linha que eu uso para o spread é o consenso de Vegas no momento que eu comecei a coluna. Essas linhas podem mudar dependendo da quantidade de apostas.

E não esqueçam de ler minha coluna sobre quais mudanças eu faria para tornar o jogo e a NFL melhores e mais divertidos se tivesse poder para tal.

E mais recentemente, caso tenha perdido, tem também minha coluna sobre os prêmios de final de ano da MLB, incluindo alguns comentários sobre o impacto real de pitchers, porque é mais fácil arremessar em 2013, pitch framing, Mike Trout e Derek Jeter.


Palpites para a semana 4 da NFL

Week 3: 12-4
Contra o spread: 11-5 (Isso realmente aconteceu!)


REDSKINS over Giants
Contra o spread: REDSKINS (-3) over Giants
Yeah, eu errei esse. Achei que valia a pena apostar no time da casa - que venceram os três primeiros Thursday Nights da temporada por mais de 20 pontos cada - em um jogo que eu via como parelho. Deu errado.

O lado bom? Isso aconteceu apenas seis dias após eu ter escrito na minha coluna de sexta passada que Kirk Cousins não era tão bom quanto recebia crédito por ser, e que Eli Manning não era o problema do Giants. Então ontem ver Cousins com 5 turnovers e Eli com 5 touchdowns teve seu lado bom, e serviu para validar tudo que eu escrevi semana passada. Então... vitória moral!


Dolphins over RAIDERS
Contra o spread: Dolphins (-3.5) over RAIDERS
Vale lembrar, esse jogo é em Londres, então as vantagens normais de jogar em casa não se aplicam aqui. E o Raiders, time da costa Oeste, vai ter que jogar com o fuso errado por três horas a mais do que o Dolphins, ainda que tenha jogado na costa Leste semana passada. Isso já seria um bom motivo para escolher o Dolphins.

O outro? O Raiders é um time ruim! Eu até gosto de Derek Carr, mas Oakland ainda passa por um processo de desintoxicação e vai demorar ainda até ter um time de verdade. O Dolphins não é exatamente um time bom, mas eles são um pouco melhores (apesar de todas as tentativas da equipe de sabotar a si mesma -essa semana foi Joe Philbin falando que Ryan Tanehill pode não ser mais o titular da equipe) e, ao contrário do seu adversário, tem aspirações de playoffs para o ano e sabem que precisam ganhar agora para continuar sonhando. A urgência é um fator importante.

Btw, torcedores do Raiders, podem começar a comemorar - estou 0-3 apostando em jogos do Dolphins esse ano.


BEARS over Packers
Contra o spread: BEARS (+2) over Packers
Fico surpreso que o Bears seja zebra jogando em casa contra Green Bay. Sei que é clássico, mas Chicago fez muito mais para nos convencer até agora de que é um time bom do que o Packers: eles venceram dois jogos com boas atuações ofensivas e perderam um jogo apertado para um time 2-1, enquanto Green Bay foi péssimo em duas derrotas (embora para bons times) e não foi muito melhor em uma vitória apertadíssima sobre um time fraco do Jets que precisou de uma virada de 20 pontos E um TD anulado por um timeout que não deveria ter existido. No papel, faz sentido o Packers ser favorito, mas na prática, quem se mostrou melhor até agora foi Chicago.


TEXANS over Bills
Contra o spread: TEXANS (-3) over Bills
Apostar contra o Bills tem sido um tanto quanto perigoso essa temporada, mas considerando a importância de jogar em casa para essa equipe e o quanto eles pioram jogando longe de sua fanática torcida, pelo menos o jogo é em Houston. O Texans ainda é um time mediano, que depende muito de um jogo terrestre que pode estar sem Arian Foster e de um QB que é Ryan Fitzpatrick. É uma escolha difícil, e na dúvida, fico com o time da casa.


COLTS over Titans
Contra o spread: COLTS (-7.5) over Titans
O Titans não é um bom time de futebol americano, e o Colts... bem, a gente ainda não sabe exatamente o que esperar do Colts. Eles perderam apertado contra um bom time do Broncos, massacraram um fraquíssimo time do Jaguars (o que não prova nada, prova só que o Coringa é um filho da p...), e tiveram um jogo decidido na última posse de bola (e graças a uma decisão ridícula do técnico/coordenador ofensivo de Indy) contra o Eagles. Eles definitivamente não são ruins, mas não sabemos se são exatamente bons. O que já é mais do que podemos falar sobre o Titans.

E ainda que esse spread de -7.5 assuste, eu tenho uma regra nessa vida: "Nunca aposte contra Andrew Luck jogando em casa se a opção for apostar em um QB reserva de um QB titular ruim. Especialmente se ele for Charlie Whitehurst". 


RAVENS over Panthers
Contra o spread: RAVENS (-2) over Panthers
Na dúvida, aposte no time da casa e em um Steve Smith puto da vida que vai ganhar esse jogo, anotar 3 TDs, ou cometer o primeiro assassinato dentro de campo da história da NFL. 


Lions over JETS
Contra o spread: Lions (-2) over JETS
O engraçado dessa aposta é que na verdade esse jogo abriu -1 para o Jets, e já moveu 3 pontos desde então. O que faz muito mais sentido. Esse é um jogo entre dois times de forte defesa terrestre e linha de frente, e considerando a fraqueza do jogo terrestre de ambos, isso vai praticamente transformar o jogo em um ataque aéreo. E nisso, o Lions tem uma pequena vantagem pressionando o QB, e uma grande vantagem por contar com Matt Stafford e Calvin Johnson sobre Geno Smith e quem quer que esteja recebendo seus passes. Ainda acho que o Lions é um time de playoffs esse ano.


STEELERS over Bucs
Contra o spread: Bucs (+7.5) over STEELERS
O Bucs tem sido horroroso nesse começo de temporada, e o Steelers, apesar de tudo, tem um ataque bem sólido. Jogando em casa, deve ser suficiente para garantir a vitória.

Mas tenha em mente o seguinte: o Bucs finalmente fez a coisa certa com seus QBs, com Mike Glennon começando o jogo de titular; Doug Martin está de volta, o que é um bom sinal; e o Steelers está extremamente desfalcado na defesa, sem três linebackers diferentes e já tem uma fragilidade natural contra bons jogos terrestres. Imagino que o Bucs vá correr até dizer chega e explorar o braço forte de Glennon no play action, e como o Steelers tem problema com a frente da defesa, isso pode manter o controle do relógio nas mãos do time de Tampa. E isso pode garantir um jogo apertado. Acho que um TD em garbage time cobre esse spread.


CHARGERS over Jaguars
Contra o spread: CHARGERS (-13) over Jaguars
Eu cometi o erro de apostar que o Jaguars ia cobrir o spread na semana 2 contra o Redskins. Eles não cobriram contra Kirk Cousins. Eles certamente não chegaram perto de cobrir semana passada contra Luck. Porque então eu apostaria a favor deles cobrindo o spread contra Phillip Rivers e um time do Chargers que tem parecido realmente bom nesse começo de ano? Mesmo com Bortles, um QB que deve ser melhor que Chad Henne, não vai fazer muita diferença contra uma boa secundária e sem uma boa linha ofensiva.


Eagles over 49ERS
Contra o spread: Eagles (+5.5) over 49ERS
Nos segundo tempo de jogos, o 49ers está "perdendo" de seus adversários, tendo anotado 3 pontos e tomado 52 após o intervalo. Enquanto isso, o Eagles está vencendo seus adversários por 74-24 em segundos tempos. Então todo mundo já sabe como esse jogo vai acabar: com SF abrindo uma boa vantagem no intervalo, e entregando tudo no segundo tempo porque é incapaz de correr com a bola.

Eu até acho que SF é um time melhor do que tem mostrado nesse começo de ano, e tem um histórico de se recuperar bem da adversidade sob Jim Harbaugh. Mas entre a falta de pass rush e o plano ofensivo que parece não saber o que fazer 90% do tempo, acho que vai ser insuficiente para vencer um bom time do Eagles.


Falcons over VIKINGS
Contra o spread: Falcons (-3) over VIKINGS
Eu adoro Teddy Bridgewater, e acho que o Vikings finalmente vai começar a andar na direção certa com ele. Mas acho que o problema, pelo menos no começo, vai ser outro: Norv Turner. 

Para mim, Teddy foi desde o começo o melhor QB dessa classe, e acho que vai ser um ótimo QB titular nessa liga. Ele precisa do máximo de repetições e experiência para poder render logo. Mas eu duvido, e muito, que Turner vá deixá-lo jogar livre. Nesses primeiros jogos, imagino que a idéia seja usar um plano de jogo conservador, com muitas corridas, para não deixar seu QB exposto no pocket... o que seria um plano bom se o RB fosse Adrian Peterson, não Matt Asiata. Então vai demorar um pouco para Bridgewater ter carta branca nesse ataque, e para o ataque do Vikings funcionar como pode.


Saints over COWBOYS
Contra o spread: Saints (-3) over COWBOYS
Eu odeio esse palpite. Realmente odeio. O Saints, desde o ano passado, tem sido um time bastante medíocre jogando fora de casa, fora de seu estádio barulhento, e seu dome confortável e propício para o jogo aéreo. Não da para confiar no Saints fora de casa. 

Por outro lado, da para confiar no Cowboys? Eles não acabaram de sofrer para ganhar de Austin Davis e do fraco Rams? Brees pode não ser o mesmo em estádios abertos, mas ele ainda vai estar enfrentando uma muito fraca secundária do Cowboys. Isso não deveria ser suficiente? Hmm... sim, é suficiente. O Saints não vai continuar perdendo fora de casa para sempre.


Patriots over CHIEFS
Contra o spread: Patriots (-3) over CHIEFS
Patriots tem ganhado feio, com defesa, jogo terrestre, controlando o relógio e com um ataque pouco eficiente. Seu principal problema é a linha ofensiva, e o Chiefs é um bom time atacando o QB. Espero mais do mesmo aqui, um ataque pouco produtivo e uma defesa que consegue deixar o jogo apertado o suficiente.


2014' Season: 20-12
Contra o spread: 16-16

Um comentário:

  1. Semana passada eu fui bem melhor, nessa semana fui meia-boca até o momento. Se o Pats ganhar eu melhoro um pouco na fita.
    Atrasado, como quase sempre:

    Redskins over Giants - Tinha um Manning no meio do caminho...
    Dolphins over Raiders
    Steelers over Bucs
    Colts over Titans
    Lions over Jets
    Bears over Packers - repita comigo: nunca deixe de lado a regra "em jogos equilibrados jogue no melhor QB"...
    Ravens over Panthers - Ravens ganhando meu respeito e o Vitor mitando.
    Bills over Texans - toda semana eu tento um palpite numa zebra verossímil. Perdi.

    Chargers over Jaguars - Esse time do Chargers está me fazendo crer que a AFC já está, acima de qualquer overreaction, quase definida. Os dois WC virão um da AFC North entre Ravens e Bengals e outro da West entre Chargers e Broncos, Patriots pela milésima vez na East e a única divisão que não é totalmente certa é a South, com ligeira vantagem pro Colts, mas pode dar Texans e o segundo fica fora da pós-temporada. Sim, na 4ª semana eu sou burro o suficiente pra dizer isso.

    Falcons over Vikings - Tá, eu desisto do Falcons, meu novo Cowboys de 2014 (quando aposto que perderão, vencem, quando aposto que vão ganhar, perdem só pra me zoar).
    Niners over Eagles - Acho o Niners um injustiçado, muito bom time numa Conferência maldita e numa divisão maligna. Gosto do poder de reação desse time.
    Saints over Cowboys - Olha... o Saints tá me cansando. Eu queria confiar neles, mas tá fácil não.
    Pats over Chiefs - único jogo que deu tempo de comentar antes, só posso crer que o Pats vai na manha pra não correr risco.

    ResponderExcluir