Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Palpites para a semana 12 da NFL

Bom resumo da partida de domingo: Giants fazendo o que a
imagem mostra, Borland em todos os lugares sendo awesome


É, eu sei, já faz um bom tempo que não temos os palpites da semana aqui. Alguns fins de semana ocupados demais - inclusive um eleitoral - nos colocaram atrás no cronograma (eu continuei fazendo os palpites no papel mesmo), ai eu fiquei com preguiça de fazer um para compilar todas as apostas anteriores, dai a NBA começou e alguns posts foram surgindo, e a NFL ficou em segundo plano.

Bom, hora de compensar com a volta dos Palpites da Semana. Como sempre, darei palpites para todos os jogos (contra o spread também) e aproveitar para falar algumas palavras sobre cada um dos times/jogos. Ou pelo menos aqueles que mereçam que algo seja dito.

Como sempre, time da casa em caixa alta.

Palpites para a semana 12 da NFL


Chiefs over RAIDERS
Contra o spread: RAIDERS (+7) over Chiefs

Você sabia que o Chiefs está vindo de uma sequência de cinco vitórias seguidas (e 6 vitórias nos últimos 7 jogos?)? Pois é, desde a derrota para San Francisco e sua semana de folga, o Chiefs coleciona vitórias contra (em ordem) Chargers, Rams, Jets, Bills e Seattle. Bastante impressionante e que colocou o time definitivamente na briga pelo Wild Card da AFC, e até mesmo pelo título da AFC West depois da derrota de Denver para o Rams. E fizeram tudo isso sem ter nenhum passe para um TD de um WR na temporada inteira. Enquanto isso, o Raiders está 0-8. So there.

Então porque Raiders contra o spread? Porque o Chiefs é um time bom, mas não dominante o suficiente. Eles possuem uma das melhores home-field advantages da NFL, e usaram isso muito ao longo do ano, mas não é um time que se impõe com grandes placares (Patriots sendo a exceção). Das suas ultimas cinco vitórias seguidas, três foram por menos de 7 pontos, inclusive os dois jogos que teve fora de casa. Kansas City vai fazer o suficiente para vencer, e mais nada.


Browns over FALCONS
Contra o spread: Browns (+3) over FALCONS

Falcons joga em casa, e o Browns vem de uma derrota sofrida. É verdade. Mas você sabia que o Falcons está 4-0 dentro da NFC South, mas 0-6 (!!!) contra times do resto da NFL?! Todas suas vitórias vieram contra a pior divisão da NFL, times genuinamente ruins, inclusive duas contra o Bucs.  Não me peçam para confiar nessa equipe contra qualquer time minimamente competente, e ainda que o Browns seja o Browns, é um time minimamente competente. By the way, os 4-6 Falcons lideram a divisão!! É incrível!! A NFC South de 2014 está fazendo de tudo para roubar da NFC West de 2010 o título de "pior divisão da história da NFL". A coisa mais engraçada seria ver um time 6-8 do Falcons ganhando a divisão só com vitórias dentro da mesma.

Oh, e o Browns terá a volta de Josh Gordon, que foi o melhor WR da NFL em 2013 para ajudar o ataque aéreo a se reencontrar. Isso também.


EAGLES over Titans
Contra o spread: Titans (+11) over EAGLES

Em seus três jogos como titular, Zach Mettenberger completou 63% de seus passes a 8.1 jardas por passe, com rating de 93.1. Isso na verdade é muito bom, e ambas são as melhores marcas entre os QBs que lançaram um passe por Tennessee na temporada. Ele tem sido particularmente eficiente lançando a bola em profundidade, com 120.0 de rating em passes que viajam 20 ou mais jardas no ar. É um bom começo.

Mas a defesa do Eagles tem sido boa essa temporada, então não vai ser dessa vez que Mettenberger vai conseguir sua primeira vitória no comando do Titans. Aaron Rodgers expôs as falhas na defesa do Eagles, mas de novo, ele é Aaron freaking Rodgers, e isso não deve acontecer duas vezes seguidas, especialmente contra um Titans que não consegue correr a bola. Ainda assim, eu não estou pronto para apostar 11 pontos a favor de Mark Sanchez.


PATRIOTS over Lions
Contra o spread: PATRIOTS (-7) over Lions

O momento mais inexplicavel da semana que rendeu vários "O QUE DIABOS VEGAS ESTÁ FAZENDO?!": Patriots sendo favorito apenas por 3.5 pontos EM CASA contra um time do Lions que acabou de perder para um time com Drew Stanton de QB - sabe, o mesmo Drew Stanton que jogou três jogos para o lendário time do Lions de 2008 que terminou 0-16. Enquanto isso, New England é o time mais quente da NFL que acabou de arrasar Luck e o Colts. O time da casa, normalmente, já ganha 3 pontos no spread. Você quer me dizer que o Patriots é só 0.5 pontos melhor que o Lions em campo neutro?! Quem fez essa linha devia ser demitido.

E claro, a linha subiu 3.5 pontos em um dia, o que só prova O QUÃO ESTUPIDA era a linha original. Ainda assim, o Patriots - melhor time da NFL no momento - jogando em casa contra um time do Lions cujo melhor jogador e 90% do ataque (Megatron) está jogando com múltiplas lesões e bem abaixo de 100%, deve passar o rodo em cima de um time de Detroit que tem uma fama recente (e até certo ponto merecida) de não conseguir segurar o rojão nas disputas por playoffs. 


Packers over VIKINGS
Contra o spread: Packers (-7) over VIKINGS

Não tem sido um bom ano para quarterbacks calouros na NFL. Apesar de uma classe bastante badalada, em seu primeiro ano, os calouros tem jogado mal e falhado em mostrar o talento e potencial que fizeram deles jogadores tão interessantes. Claro, nem tudo é culpa deles - Jacksonville e Minnesota tem duas das piores linhas ofensivas da humanidade, e o Raides tem o pior time da NFL. É difícil ser um QB ainda em adaptação da NCAA para a NFL - um jogo muito mais rápido e mais físico - quando você não tem tempo para ler a defesa e fazer passes, quando seus WRs não conseguem criar separação, quando o jogo terrestre não encurta as descidas e mantém a defesa preocupada. E todos tem mostrados flashes do seu potencial: volta e meia Bridgewater vai fazer um passe espetacular, Bortles vai sair do pocket e mostrar toda sua habilidade atlética, e Carr vai comandar um drive de 80 jardas para o TD mesmo sem ajuda dos companheiros.

Ainda assim, os resultados da primeira temporada tem sido decepcionantes. Bridgewater e Carr são, respectivamente, os QBs #31 e #32 da NFL em QBR com 40, e Bortles é o segundo pior com 25 (apenas EJ Manuel foi pior). E os três ataques comandados pelos três calouros estão entre os quatro piores da temporada em DVOA (Jaguars o pior, Oakland o segundo, Minny o quarto pior). Ainda é cedo para desistir dos garotos, mas os primeiros resultados tem sido decepcionantes.

Enquanto isso, o Vikings de Bridgewater (ainda meu QB favorito da classe - não é culpa dele não ter linha ofensiva nem OC que prestem) vai enfrentar Green Bay, um dos dois time mais dominantes da NFL nos ultimos dias e que tem o melhor QB da liga (acho que podemos todos concordar que Rodgers recuperou esse titulo, certo?). Não vejo o Packers desacelerando contra o Vikings.


COLTS over Jaguars
Contra o spread: Jaguars (+14) over COLTS 

Andrew Luck ainda é muito bom QB, mas ao redor dele as coisas parecem estar piorando consideravelmente para Indy - como, alias, muitos esperavam no começo da temporada. A defesa, que começou bem o ano, agora caiu para 25th em DVOA, sem nenhum salvador no horizonte e que viu todo mundo menos a dupla Toler/Davis cair de produção ao longo do ano. Para piorar, o ataque tem lidado com todo tipo de problemas: Ahmad Bradshaw está fora da temporada, o que significa muito mais Trent "Zero jardas em sete corridas" Richardson, o que obviamente é um problema. Dwyane Allen, o melhor bloqueador e um dos três melhores jogadores desse ataque, também deve perder algum tempo com uma lesão no pé. Mesmo que com Luck esse ainda seja um sólido time acima-da-média, ele está bem mais enfraquecido hoje em relação ao resto da temporada.

Não deve ser jogando em casa contra o Jaguars que essas falhas devem ser expostas - Jacksonville não é um bom time sob hipótese alguma e tem um péssimo ataque, e Blake Bortles tem sido possivelmente o pior QB de 2014 - mas é suficiente para me fazer pensar duas vezes antes de pegar esse spread de 14 pontos. Com essa defesa e sem duas de suas principais armas ofensivas? A possibilidade de um TD em garbage time ou de uma vitória magra, na qual o Colts cadencia o jogo depois de abrir uma vantagem inicial, é grande. Fico com o spread.


TEXANS over Bengals
Contra o spread: TEXANS (-1.5) over Bengals

O Bengals vem de uma boa vitória fora de casa contra o Saints, e o Texans de uma boa vitória contra o Browns. Nenhum time é excepcional, ambos são times medianos com bons jogadores mas que não tem sido consistentemente bons ao longo do ano. Bengals tem um ataque um pouco melhor; Texans tem a melhor defesa e o melhor jogador da NFL (JJ Watt). Então esse é um jogo bem parelho.

Porque Texans sobre Bengals então? Em parte porque joga em casa, e em parte por causa de Ryan Mallett. Ainda é cedo demais para dizer se Mallett é ou não um QB titular de NFL para o futuro para o Texans, mas o que todo mundo sabia é que Ryan Fitzpatrick NÃO era um. A troca para Mallett fazia todo o sentido: se ele fosse bom, o Texans ainda brigava por playoffs e podia eventualmente descobrir o seu QB para o futuro. Se fosse ruim, o time afundava rumo a uma escolha melhor de Draft. E mais importante, teria uma informação muito melhor sobre o que tinham nas mãos, e poderiam tomar decisões sobre o futuro da posição de QB na equipe com muito mais confiança.

Eu não acho que de para dizer qualquer coisa sobre Mallett no momento, nem acredito que ele vá ser um Franchise QB. Mas o que eu estou convencido é que ele é melhor que Fitzpatrick, e só por isso já melhoram as perspectivas de ataque do Texans, ainda mais contra uma defesa suspeita de Cincy. Além disso, vale lembrar que, ao longo da sua carreira e também em 2014, a grande fraqueza de Andy Dalton sempre foi jogar sob pressão, especialmente times que conseguem pressioná-lo sem usar blitz. Bom, essa semana ele enfrenta JJ Watt, então acho que o Texans consegue uma boa vitória.


BILLS over Jets
Contra o spread: BILLS (-4.5) over Jets

Muita tristeza para um jogo só. Especialmente do lado do Jets. Mas o Bills tem uma defesa dominante e uma excelente torcida, que rende uma das melhores home-field advantages da NFL inteira. Times desesperados como o Jets são sempre perigosos, mas Buffalo é simplesmente um time melhor.


BEARS over Bucs
Contra o spread: BEARS (-5) over Bucs

A boa notícia para o Bucs é que Mike Evans acabou surgindo como um dos melhores jovens WRs da NFL, e que é hoje o favorito para levar para casa o prêmio de Offensive Rookie of the Year. Ele se tornou apenas o décimo WR a ter 200 jardas recebidas em uma partida como calouro, e é ainda mais incrível o feito de Evans quando lembramos que, no jogo que recebeu 203 jardas, seu QB teve 288 jardas TOTAIS. Evans agora lidera todos os calouros com 794 jardas recebidas (em apenas 9 jogos), recebendo 64.8% das bolas lançadas na sua direção.

A noticia ruim é que essa é a única noticia boa da temporada 2014 do Bucs. A cara e reforçada defesa de Tampa foi um enorme fiasco, e o ataque foi ainda pior. Os dois QBs do time tem sido igualmente ruins e nenhum é uma solução para o futuro, a linha ofensiva tem sido horrível apesar dos reforços dos ultimos anos, e seu suposto RB estrela (Martin) está vindo de mais uma péssima temporada. Tirando Evans e Gerald McCoy, nenhum jogador realmente foi bem por Tampa esse ano.

Enquanto isso temos Chicago, que não é um grande time, mas não é tão ruim quanto pareceu enfrentando Green Bay (muitos times tem parecido horríveis enfrentando Green Bay ultimamente). Em Chicago. As chances de playoffs do Bears são mínimas em uma disputada NFC, mas ainda existem e Chicago investiu demais (especialmente em Jay Cutler) para aceitar cair fora dos playoffs assim. Enfrentando um time de Tampa que já está com a cabeça em 2015, acho que não terá dificuldades.


SEAHAWKS over Cardinals
Contra o spread: SEAHAWKS (-6) over Cardinals

Eu sei, eu sei, quando vou aprender de parar de apostar na regressão do Cardinals? E eu sei que o Seahawks não é nem sombra do invencível time de 2013 (um fato que pode ou não estar relacionado com a NFL começando uma nova política antidoping em 2014...), e que o Cardinals está 9-1, e tudo mais.

A questão é que o Cardinals é uma regressão ambulante esperando para acontecer. O time tem o melhor record da NFL a 9-1, mas todos os outros fatores indicam que Arizona não é um time tão bom assim: é apenas 15th em DVOA, está mais que duas vitórias inteiras acima de sua Pythagorean Expectation (9-1 contra 6.7-3.3), e está recuperando 62% dos fumbles que acontecem durante os jogos (um número que tende a 50%). Não importa por onde você olhe, a verdade é que Arizona tem sido bastante "sortudo" (na falta de um termo melhor) ao longo da temporada, e é um candidato a regredir. Isso obviamente não quer dizer que Arizona seja horrível ou que vá perder todos seus próximos jogos, mas quer dizer que o time não está jogando no nível que seu record indica e que muitos fatores aleatórios não devem continuar acontecendo a favor da equipe. Tenho certeza que um torcedor de Arizona agora esta falando "Então esses números não servem pra nada, já que não dizem que Arizona é bom!", mas a verdade é que ao longo dos anos essa regressão foi apontada para vários times, todos eles tiveram torcedores defendendo-os veementemente, e a grande maioria acabou sofrendo eventualmente.

Mas mais importante que isso, eu não estou pronto para apostar em Drew Stanton em Seattle. Apesar da grande queda, Seattle ainda tem um bom time e uma boa defesa, e é muito difícil jogar lá (apesar de não tanto quanto em 2013). Esse é de certa forma um jogo importantíssimo para Seattle - se perder, fica 6-5 e olhando bem de baixo para os playoffs - e espero que o time jogue com tudo que tem para sair com a vitória. Em resumo, tem coisas demais agindo a favor de Seattle para eu achar que Arizona terá uma vida fácil essa rodada. By the way, eu já mencionei que o QB deles é Drew Stanton?


Rams over CHARGERS
Contra o spread: Rams (+4) over CHARGERS

Considere os seguintes fatos:

A. Desde o bye (semana 4), o Rams tem três vitórias: San Francisco (6-4, fora de casa), Seattle (6-4) e Denver (7-3)
2) Suas últimas cinco derrotas: San Francisco (6-4), Eagles (7-3), Chiefs (7-3), Cardinals (9-1) e Dallas (7-3)
III - Eu não consigo seguir um padrão

Tirando as duas primeira semanas - uma derrota para Minny e uma vitória sobre Tampa Bay - você não vai encontrar um time com um calendário pior do que Saint Louis. Não tem NENHUM jogo contra um time .500 ou abaixo desde a semana 2! E ainda assim eles tem sido bastante competitivos: as derrotas para Eagles e Cowboys foram por 9 pontos somados, e a derrota para San Fran era por 7 pontos até uma pick six em garbage time. O pass rush da equipe - a grande fraqueza no começo da temporada - voltou finalmente a vida, e ainda deve ganhar um reforço com a volta de Chris Long. É um time que tem BASTANTE potencial para estragar a vida de muita gente nessa reta final.

Enquanto isso, San Diego perdeu três jogos seguidos desde as lesões de Brandon Flowers e Jason Verrett, e só interrompeu a queda essa semana porque enfrentou o 0-10 Raiders em casa - e mesmo assim por apenas 7 pontos, uma magra vitória por 13 a 6. Rams é um time bem melhor, e o pass rush vai causar muitos problemas para Rivers. Um bom jogo para apostar nas zebras.


BRONCOS over Dolphins
Contra o spread: Dolphins (+7) over BRONCOS

Apesar da fragilidade recente do Broncos - duas derrotas em três jogos com a vitória sendo um jogo contra o 0-10 Raiders, uma performance realmente pífia contra Saint Louis, e múltiplas lesões - não sinto que é hora de apostar contra eles. Jogando em casa e com a ascensão de Kansas City, esse é um jogo que o time não pode se dar ao luxo de perder se não quiser começar a encarar a séria possibilidade de jogar os playoffs longe do ar rarefeito de Denver. É um jogo para ir com tudo, com ou sem Sanders e Thomas, e acho que jogando em casa Manning não vai desperdiçar essa chance.

Then again, eu realmente gosto desse time de Miami - Tannehill ainda é inconsistente, mas a defesa é excelente e o jogo terrestre tem mostrado bons sinais ultimamente. É um bom time que não vai deixar Manning em paz, e acho que fará o suficiente para deixar esse jogo apertado e cobrir o spread.


NINERS over Redskins
Contra o spread: Redskins (+9) over NINERS

Quer dizer, vocês VIRAM o Redskins ser derrotado pelo Tampa com uma performance patética de RG3 enquanto os fãs gritavam "We want Colt", certo?

O problema é que, enquanto a defesa de San Francisco voltou a ser excepcional - Bethea foi talvez a melhor contratação da offseason, Chris Borland (3rd round) e Aaron Lynch (5th round) são dois monstros, Aldon Smith está de volta  - o ataque tem sido muito ruim para confiar contra um spread tão grande. A linha ofensiva está horrível, Kaepernick não tem sido mais que mediano, e os WRs não estão em grande fase. Semana passada eles interceptaram Eli Manning 5 vezes e venceram apenas por 6 um fraco time do Giants. Se não fosse por uma pick six de Austin Davis em garbage time contra o Rams, as ultimas cinco vitórias de San Francisco na temporada teriam sido TODAS por 7 pontos ou menos. Eu sei que o Redskins é horrível, mas é difícil confiar em um ataque assim com um spread tão alto.

Por outro lado, San Francisco tem potencial para se tornar um time um pouco assustador nessa reta final. San Fran tem três jogos bastante "ganháveis" na tabela ainda (Redskins, chargers e Raiders) e confrontos diretos contra Seattle (2x) e Arizona (sendo que dois deles são em casa). Se o Niners conseguir chegar a 10-6 ou 11-5 e uma vaga de playoffs (algo não tão provável assim considerando o que vem jogando, mas dado o calendário, ainda possível), então é hora de se preocupar: San Fran tem uma defesa Top5 que tem tudo para ser a melhor da NFL agora que Aldon Smith voltou (e, eventualmente, com a volta de NaVorro Bowman e Glenn Dorsey), e embora o ataque seja ruim, Colin Kaepernick já mostrou o quão imparável ele pode ser nos playoffs quando joga com menos restrições e mais liberdade. É um time que eu acho que não vai aos playoffs, mas se chegar, tem tudo para causar estragos.


Cowboys over GIANTS
Contra o spread: Cowboys (-3.5) over GIANTS

Quer dizer, todos nós vimos Eli Manning jogando semana passada, certo? A única coisa que me preocupa é a volta de Rashad Jennings, um bom RB que dessa vez não terá Chris "Futuro Hall of Famer" Borland pela frente. Mas no geral, o Cowboys é simplesmente um time melhor.


Ravens over SAINTS
Contra o spread: Ravens (+3.5) over SAINTS

Eu ainda acho que o Saints vai levar a NFC South, e tem boas chances disso significar que um 7-9 time do Saints vai sediar um jogo de playoffs contra um 11-5 ou 10-6 time de Seattle, com a torcida de New Orleans insandecida clamando por vingança pelo que aconteceu em 2010.

E isso só vai acontecer porque a NFC South está a caminho de se tornar a pior divisão da história da NFL, porque o Saints não é um time bom. Drew Brees finalmente está mostrando alguma idade, o grupo de recebedores caiu, e a defesa - tão hypeada antes da temporada - é uma desgraça (terceira pior em DVOA).

Enquanto isso, Baltimore é um time com pouca atenção, mas que é bastante sólido. Justin Forsett explodiu como RB principal da equipe, Joe Flacco está tendo talvez a melhor temporada regular da sua carreira, e a defesa tem sido sólida o ano todo. Na verdade, três das suas quatro derrotas vieram por um touchdown ou menos, e Baltimore tem o terceiro melhor saldo de pontos (+80) de toda a NFL. Então por algum motivo - talvez um que rime com Tray Bryce - o Ravens não está recebendo a atenção que merece, mas dentro de campo tem sido um time muito sólido. De modo algum Saints é um time melhor que Baltimore em campo neutro, como essa linha sugere. Nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário