Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Palpites para a Semana 5 da NFL

Para quem não esteve ligado, o TM Warning viveu alguns dias agitados. Ontem mesmo tivemos um novo capítulo do Especial NBA - Isiah Thomas e Magic Johnson. E hoje cedo, colocamos no ar um podcast sobre os playoffs da MLB, com um pequeno preview das primeiras rodadas e palpites pro resto dos playoffs.

Bom, mas hoje também é sexta, o que significa que vamos ter três posts em dois dias, porque ta na hora dos palpites da rodada.

Como o tempo ta um pouco curto e eu já trabalhei muito no blog nesses últimos dias, não vou gastar mais do que o necessário em cada jogo, até pra ficar uma leitura mais ágil e dinâmica. Semana que vem a gente retoma o formato absurdamente longo habitual.

Entao vamos aos palpites, time da casa em caixa alta...


RAMS ganha do Cardinals

Esse palpite foi feito quinta feira antes do jogo via twitter (se não acreditam, só olhar meu pick'em no site da NFL), e escolhi Rams por uma série de pequenos motivos: Jogava em casa; a defesa do Cardinals estava desfalcada; a defesa aérea do Cards vinha de ceder mais de 400 jardas pro Ryan Tanehill; o Rams vinha de um bom jogo; e o Rams tem uma boa secundária, somado ao fato de que Kevin Kolb ainda não tinha sido Kevin Kolb na temporada, achei que era o jogo ideal pro Kolb ser ruim e o Rams ganhar por conta dos turnovers.

Bom, Kolb não lançou um monte de interceptaçōes como eu achei que iria, mas jogou mal, a linha ofensiva do Cardinals foi patética, o time de Arizona chamou uma péssima jogada numa 4th down crucial, e basicamente jogou muito mal o jogo todo. Nao que o Rams tenha jogado muito bem, mas uma bomba do Sam Bradford (que tambem nao foi bem) e a boa atuação da defesa selaram o jogo. Acho que todo mundo viu que o Cards é ok, mas não é tudo isso, né? E pensar que teve gente na NFL.com que disse que o Cardinals ia pro Super Bowl.

Btw, nenhum ataque passou das 280 jardas TOTAIS na partida, e o melhor jogador do ataque do Rams (Danny Amendoala) quebrou a clavícula. Numa nota relacionada, o jogo foi péssimo. Quem diria?


BENGALS ganha do Dolphins

O Dolphins é melhor do que muita gente esperava antes da temporada começar, mas ta longe de ser um bom time, Ryan Tanehill provavelmente vai exagerar na confiança e fazer um monte de besteiras, e o Bengals depende pouco do seu jogo terrestre (o que significa que a forte defesa terrestre de Miami naão vai ter tanta utilidade). Ao mesmo tempo, o Bengals é o "bom time ruim" da temporada 2012 da NFL: Aquele time que não é um grande time, mas que é consistente e consegue uma boa temporada vencendo todos os times inferiores do calendário. A defesa do Bengals sentiu demais a perda do seu Coordenador defensivo do ano passado e anda muito problemática, e o ataque terrestre não mostrou muita força, mas com um bom ataque aéreo e alguma consistência, eles tem aproveitado um calendário fraco pra começar bem a temporada. Enquanto o calendário continuar favorável, espero que o Bengals continue ganhando.


Packers ganha do COLTS

O Packers deu mostra de ser o velho ataque sobrenatural contra o Saints, mas infelizmente, era contra o Saints, então ainda é pouco pra ter alguma confiança na volta desse ataque. Numa nota relacionada, o Packers ainda tem Aaron Rodgers, então Green Bay não vai entrar em desespero tão cedo. Espero o Packers bom o suficiente pra vencer um fraco time do Colts, embora seja o tipo de jogo que eu odiaria apostar contra um Spread de, digamos, 7 pontos a favor de Green Bay, acho que o Lucas Oil Stadium e  Andrew Luck contra uma defesa suspeita podem manter esse jogo mais apertado do que deveria. 


Ravens ganha do CHIEFS

Então... O Chiefs meio que fede. E o Ravens, apesar das dificuldades contra o Browns semana passada e de uma defesa aérea que tem jogado muito mal, ainda é um excelente time com um bom ataque e uma boa defesa terrestre... E o Ravens não vai perder seu sono por causa dos passes do Matt Cassell tão cedo por mais que tenham visto Mick Vick e Brandon Weeden ter grandes jogos pelo ar contra suas defesas. Hmm, pensando bem, isso é um mau sinal. Mas não o suficiente pra me fazer mudar de ideia, ainda acho o Ravens o segundo melhor time da AFC atrás do Texans até o momento. E o Chiefs um dos três piores.


GIANTS ganha do Browns

Outra chance interessante pro Brandon Weeden causar estrago, dessa vez contra uma secundária muito desfalcada do Giants, especialmente se a decepcionante-até-aqui linha de frente do Giants (que no papel devia ser uma das melhores da NFL) continuar sem se achar dentro de campo. Ainda assim, o jogo é no MetLife Stadium e o Giants tem muito mais talento que o pobre Browns, que ainda estará sem o ótimo Joe Haden, suspenso. Não acho que o Giants vai ter dificuldades aqui.


STEELERS ganha do Eagles

Ainda não gosto muito do Steelers, ainda acho que a idade e as lesōes vão atrasar muito esse time, e acho que o ataque vai ser bem atrapalhado pela falta de uma linha ofensiva ou jogo terrestre (ou seja, mais um ano deitado na grama para o Big Ben). E eu sei que o Eagles está 3-1, mas não tem mostrado futebol americano pra isso, pelo contrário, tem perdido a bola muito ultimamente. Contra o Giants, uma vitória apertada às custas da incompetência do Tou Coughlin e de um erro de field goal no ultimo segundo, eles conseguiram passar o jogo todo sem cometer turnovers e isso ajudou em muito o Eagles a sair com a vitória, mas ainda parece a exceção e não a regra. 

Mas mais importante, o Eagles precisa dar um jeito (AKA um cérebro pro Andy Reid) de dar mais toques na bola pro LeSean McCoy. Nos três primeiros jogos do time, ele encostou menos de 20 vezes na bola, o que é ridiculamente pouco pra um dos melhores RBs da Liga. Contra o Giants, ele foi o principal jogador do time no segundo tempo passando de 100 jardas (só no segundo tempo) e fazendo várias jogadas explosivas. Além disso, a bola nas mãos de McCoy tira a pressão do Vick e pode ajudar o time a controlar os turnovers. Será que a vitória sobre o Giants ensinou a lição ao time?

*pensando*

Naah, eu duvido. O Andy Reid é teimoso demais. Por isso e pelo fato do Steelers jogar em casa, e pelo fato de que o Eagles é bem mais frágil do que seu 3-1 indica, eu vou com os metaleiros.


REDSKINS ganha do Falcons

Bom, meu amigo Bells palpitou essa semana que os três invictos iam cair. Eu não sou tão ousado, especialmente porque não vejo o Jets ganhando do Texans, mas acertei com Rams e acho que o Redskins tem uma chance.

O Falcons não pegou grande dificuldade até aqui, mas pegou times decentes com vitórias sobre o Chargers e talvez o Broncos. Mas eles mostraram fragilidade contra QBs atléticos (especialmente pela falta de pass rush) semana passada e só ganharam porque o Ron Rivera tomou uma péssima decisão de dar um punt numa 4th and 1 no final da partida passada. Acho que o Falcons é melhor do que aquilo, mas contra outro time com um QB atlético, fora de casa, e depois de Robert Griffin me impressionar mais uma vez... Acho que é hora da invencibilidade do Falcons cair nas mãos de Bob Griffin. Ei, eu fui 11-4 semana passada, tenho algum moral para arriscar, certo?? Pelo menos até eu terminar a semana 5-9 e voltar à realidade. Oh well...


PANTHERS ganha do Seahawks

O Hawks tem uma boa defesa, mas eles tem um problema: Nao conseguem fazer pontos. Ainda que ele seja carismático, inteligente e um grande lider de vestiário, o Russell Wilson não tem conseguido muito sucesso na NFL passando a bola. O Hawks disse que ia começar devagar no ataque para Russell conseguir assimilar melhor as coisas e crescer com mais calma, mas o time precisa pontuar mais e se Russell não está pronto pra dar o próximo passo no ataque, esse time não vai a lugar nenhum por mais que eu goste da defesa. Como Matt Flynn está supostamente machucado (embora não tenha sido limitado em nenhum treino, é o que diz o técnico Pete Carroll) e não deve entrar ainda, o Hawks vai continuar tendo problemas pra pontuar... Especialmente fora de casa, e contra um ataque dinâmico como o do Panthers, vai ser difícil ganhar se Russell não conseguir colocar pontos no placar.


Bears ganha do JAGUARS

Sim, Jay Cutler e o Bears são bipolares a ponto de dar raiva, um dia não conseguem produzir nada ofensivamente, e no outro estão dominando o Dallas em rede nacional. Btw, acho que eu não preciso falar de como o Bears deu sorte no meio da semana, e eu ainda estou desconfiado demais desse time no longo prazo... Mas contra o Jaguars e com a boa (e oportunista) defesa que tem mostrado até agora, esse é daqueles jogos que o Bears não vai precisar de um bom jogo de Cutler pra ganhar. Pense em Bears e Rams, que o Cutler nao passou das 200 jardas e teve só uma INT contra nenhum TD e mesmo assim o BEars ganhou com alguma tranquilidade. 


VIKINGS ganha do Titans

Os surpreendentes Vikings não são um time de elite, mas também não são um acaso: É um bom time, inteligente e bem montado que conhece suas forças e suas limitaçōes, e tem sabido usá-las com inteligência. Contra o Lions semana passada, o time não jogou bem e Christian Ponder pareceu mais o calouro confuso do ano passado do que o Quarterback eficiente das primeiras semanas, e ganhou principalmente por causa do PÉSSIMO time de especialistas do Lions. Sabia que o ST do Lions é o primeiro da historia da NFL a ceder um retorno pra TD de punt E kickoff em duas partidas consecutivas? Numa nota relacionada, eles perderam os dois jogos. Vai entender.

Mesmo assim, o Vikings jogou muito bem defensivamente e fez o que me faz ter confiança neles: O básico. Não tentou fazer o que estava fora do seu alcance e priorizou eficiência. O Vikings não vai perder para si mesmo, ponto. E contra um Titans sem Jake Locker e Kenny Britt... Em casa... Voces entenderam.

(Tava discutindo a teoria do "Bom time ruim" com um amigo meu essa semana, e ele acha que o BTR desse ano é o Viks. Eu acho o Viks melhor do que isso, mas está em jogo. Aguardemos...)


PATRIOTS ganha do Broncos

Não, eu ainda não confio em Peyton Manning: Seus passes não tem rotação, força nem parecem atingir o ponto que o QB quer. Seu braço está bem mais fraco do que antes e parece que seus passes flutuam muito mais do que deveriam. Então eu ainda estou descrente que Manning consiga realmente levar o Broncos a um novo nível e a ser um candidato real ao título (embora numa divisão bem fraca e numa AFC horrível onde 9-7 tem boas chances de te classificar pros playoffs, o Broncos tenha uma boa chance).

Agora você está pensando: "Se é assim,  como Manning passou pra 338 jardas e 3 TDs semana passada? Ta louco!? ". Bom, eu te digo como: O Raiders é um dos piores times com uma das piores defesas da NFL, e que em nenhum momento acharam uma boa ideia tirar os passes curtos de Manning e obrigá-lo a jogar com força. Assista os highlights, e Manning ganhou o jogo com passes de 8 jardas, e o Raiders nunca percebeu isso e ajustou. Em Denver, o braço fraco de Manning importa menos pelo ar rarefeito, mas... E em New England? Com essa defesa contra um time do Patriots que está vindo de uma linda "Eff-You!" performance semana passada? Não vejo Manning ganhando um shootout fora de Denver num time que provavelmente será inteligente pra obrigar Manning a lançar pro fundo. At all.


NINERS ganha do Bills

Lembra quando Mario Williams foi a primeira escolha do Draft na frente do Reggie Bush e todo mundo disse que o Texans estava louco, e que Williams nunca valeria essa pick? Foi a melhor coisa que aconteceu a ele: Ele se matou de treinar pra provar pra todo mundo que estavam errados e virou uma força na NFL. Mas pelo visto o contrato bilionário que o Bills ofereceu a ele ano passado teve o efeito contrário: Bem pago e firmado na Liga, parece que ele não tem mais interesse em jogar, e passou desapercebido em três dos quatro jogos do Bills na temporada até aqui. 

Aliás, sou só eu, ou tem algo errado com a linha defensiva do Bills? Eles tinham o DT All Pro Kyle Williams, draftaram ano passado o bom DT Marcell Dareus, e agora investiram pesado na offseason em dois DEs pra completar sua linha... E até aqui tem uma das piores linhas da NFL, que nao para a corrida nem coloca pressão no QB. Alguém percebeu que eles acabaram de tomar mais de 200 jardas terrestres do PATRIOTS?? Numa nota relacionada, o Niners acabou de vir de um jogo de 245 jardas terrestres contra o Jets fora de casa. So there!


SAINTS ganha do Chargers

Não acho esse time do Chargers horrível, mas tambem não acho confiável. Com uma boa defesa e numa divisão horrível, diria até que o Chargers tem boas chances de levar a divisão. Mas uma hora o Saints vai conseguir uma vitória nem que seja nas costas de Drew Brees... E em casa, com Sean Payton na torcida e Drew Brees prestes a quebrar o recorde de Johnny Unitas de mais jogos consecutivos com um TD (48, mais uma prova de que as estatísticas de passe estão fora de controle com as novas regras), acho que o Saints vai ter inspiração suficiente pra forçar o Chargers a um shootout, capitalizar nos erros do Phillip Rivers, e ganhar a partida. E tava na hora, 0-4 é osso.


Texans ganha do JETS

Nao vou perder o meu tempo nem o seu tentando justificar essa pick. Mas tem algo que me incomoda: Qual era mesmo o argumento contra o Tim Tebow como um QB titular na NFL, mesmo? Se não me engano, era que seus passes eram tortos e sem precisão, e que ele tinha dificuldade em ler a defesa na secundária, o que resultava num aproveitamento ruim e posses e bola desperdiçadas pela dificuldade de completar passes. E ele compensaria isso com improviso, suas pernas, tricky plays, liderança e tomando conta da bola, certo?

Bom, mas aqui está o meu problema: Sabia que o Mark Sanchez tem o pior aproveitando de toda a NFL e ta completando menos de 50% dos seus passes? Eu sei que não é só culpa dele, que o time acabou de perder seu único bom WR pro resto da temporada e que o time não tem jogo terrestre... Mas 49% fica difícil, especialmente juntando sua dificuldade de concluir jogadas e o numero de turnovers. Não da pra usar mais a justificativa do "Tebow tem um aproveitamento ruim nos passes!" pra deixar ele no banco, certo? Então porque não tentar? O Jets ta ferrado mesmo, perdeu seus dois melhores jogadores pra lesōes, o time não tem jogo terrestre, a defesa terrestre do time é péssima e não tem perspectiva de melhora. Tebow não vai salvar o Jets e levar o time ao Super Bowl (Será que... hmm... Naaaah), mas QB com aproveitamento ruim por QB com aproveitamento ruim, não vale a pena assumir o risco com o QB que pelo menos trás outras coisas pra mesa (mobilidade, improviso, liderança, protege bem a bola, e que ressuscitou o jogo terrestre do Broncos ano passado) e ver no que da? Pra mim Sanchez não dura mais duas semanas, especialmente com esse maldoso Monday Night à espreita. E btw, a tabela do Jets é muito fraca até o final da temporada, e como eu já disse, 9-7 pode dar um WC na AFC esse ano. Então... Porque não tentar? 


Week 3: 11-5
12' Season: 34-29-WTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário