Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Ranking das categorias de base do beisebol em 2015



Na semana passada, nós - Vitor Camargo, do TM Warning, e Vinicius Veiga, do Spinballnet - divulgamos nosso especial com os Top100 Melhores Prospectos do Beisebol. Você pode ler mais detalhes sobre o que é essa lista clicando aqui, mas em resumo, é uma lista que trás os 100 melhores jogadores do esporte que ainda estão nas ligas menores, que ainda estão esperando para chegar à MLB, jogadores que ainda não são tão conhecidos do público e possuem menos visibilidade, mas que logo devem brilhar nos grandes palcos do baseball. Você pode conferir a lista e a introdução ao especial clicando nos links abaixo.

- Introdução ao Top100 Prospectos do Beisebol
- Top100 Prospectos do Beisebol

Esses são os 100 jogadores que, na nossa avaliação, são os mais valiosos de modo geral do esporte. Mas isso cobrindo o lado individual de cada um deles. A pergunta que resta então é: que franquia possui a melhor categoria de base, no sentido coletivo?

Essa é a pergunta que respondemos nessa segunda parte do Especial MLB de 2015. Olhando além de quem são os melhores jogadores, a ideia é olhar para todas as categorias de base dos 30 times da MLB e analisar quais possuem as melhores (ou as piores) do esporte, quais franquias estão mais bem servidas em relação aos seus jovens jogadores.

Obviamente, essa é uma pergunta subjetiva. Tentamos avaliar todas as bases - os famosos farm systems - usando critérios semelhantes aos usados para os jogadores, ou seja, uma combinação entre o potencial dos jogadores, o risco que eles apresentam, e a proximidade desses jogadores de contribuir nas ligas principais. No entanto, quando olhamos o conjunto de jogadores das divisões de base de uma franquia, existe um ponto extra a ser considerado: a profundidade.

Por definição, prospectos são jogadores de alta variância. Alguns seguirão as previsões ao longo de suas carreiras, enquanto outros irão produzir muito acima do seu valor projetado inicialmente, e ainda mais prospectos irão fracassar em busca de um lugar na MLB. Isso acontece mesmo entre os melhores prospectos - ou seja, aqueles que estão no Top100. Então é muito importante ter uma base com considerável profundidade atrás de seus principais prospectos, mais jogadores jovens que dão mais opções para o time, seja para conseguir trocas, seja como plano B, ou simplesmente tendo uma maior variedade de opções para procurar futuros jogadores de divisão principal. Por exemplo, um time com um prospecto Top10, mas sem nenhuma profundidade atrás dele, não vai querer trocar seu futuro craque por uma série de prospectos de menor expressão... mas se algo acontecer e essa futura estrela não despontar como esperado, o time não tem nada para "compensar" esse fracasso, enquanto um time com várias opções está mais bem equipado para lidar com uma decepção com um ou dois jogadores. É uma variável bastante importante.

Por isso é bom, nessas horas, entender que os jogadores no Top100 são individualmente os mais importantes, mas não são os únicos que importam. Jogadores sem tanto potencial ainda podem ter um papel sólido no revezamento de um time, nem que seja como um reserva de luxo ou um jogador sem posição fixa, talvez um especialista, e esses jogadores ainda são importantes para times da MLB, mesmo que com menor valor individual. É importante considerar a profundidade das divisões de base além de seus principais prospectos, aqueles que entrara na lista Top100 nesse ano. Um exemplo bom seria Matt Barnes, arremessador do Boston Red Sox e #86 da lista do ano passado. Esse ano, Barnes passou longe da lista já que está claro que será um jogador de bullpen na MLB, e portanto oferece menos valor individual do que um futuro arremessador titular. Mas por outro lado, bons braços vindos do bullpen também são importantes para qualquer time, então mesmo que o valor individual de Barnes seja comparativamente menor ao de outros prospectos, ainda é algo que adiciona um bom valor para a franquia. Quanto mais dessas opções, melhor. Isso importa também.

Então sim, é muito bom ter os melhores prospectos, aqueles que tem maiores chances de se tornarem bons jogadores de baseball no futuro. São esses os mais valioso e que toda base quer ter, e os mais importantes. Mas ao mesmo tempo, é importante ter uma profundidade, boas segundas opções, mais oportunidades de achar um futuro jogador do time titular mesmo que não de tanto destaque. Como equilibrar essas duas coisas - a importância dos grandes prospectos e a importância de uma base profunda em talento - é o grande desafio desse ranking.


Apresentação das bases

É bastante simples a forma como decidimos apresentar essas bases. Além de rankear todas as 30 categorias de base dos times da MLB, achamos que era importante dar alguma perspectiva de como nós vemos cada uma delas em comparação às demais, para facilitar o entendimento dos leitores. Então além do ranking individual de cada uma delas e da nossa breve descrição sobre seus pontos fortes e fracos, adicionamos três fatores nas cartas:

- Número de estrelas. Na hora de avaliar cada franquia, demos uma "nota" para cada uma delas na forma de estrelas, indo de 0.5 até 5. Obviamente, quanto maior a nota melhor, mas é uma forma de se observar como vemos o nível de uma franquia em comparação com as demais. Se colocamos uma franquia como #5 e outra como #7, obviamente consideramos que a primeira é melhor, mas se ambas possuem o mesmo número de estrelas, é porque consideramos que ambas as bases estão em um nível bastante semelhante - enquanto que se você tem duas bases com classificações consecutivas mas diferente número de estrelas, é porque consideramos que existe um desnível maior entre elas, que pertencem a patamares ligeiramente diferentes.

- Melhor prospecto. No baseball, o maior valor vem das suas estrelas, então é importante ter o melhor jogador possível que possa, eventualmente, se transformar em uma. É importante para as franquias que tenham esse tipo de jogador para causar grande impacto no futuro, então indicamos quem é o melhor prospecto de cada time para dar uma noção do quão forte ele é no topo.

- Número de jogadores no Top100. Como o próprio nome explica, é a quantidade de jogadores pertencente àquela franquia no nosso Top100. Considerando como eles são os melhores prospectos das ligas menores, é uma boa forma de ver o quão forte é a base de uma franquia. Embora nem todos os jogadores do Top100 tenham o mesmo valor, e embora seja importante os valores FORA do Top100, é um bom parâmetro para avaliação - afinal, são eles os jogadores mais valiosos.

E é isso. Enfim, chegou a hora de conhecer as melhores categorias de base do beisebol em 2015:


Ranking das Categorias de Base do Beisebol



































































Agradecimentos especiais: Marcelo Mazzini (@maecomazzini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário